A garota que você deixou para trás

Titulo: A garota que você deixou para trás
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Edição: 1
Lançamento: 2014

Sinopse: Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.




Resenha
Uma vez feito, não pode ser desfeito.

Quando vi que a editora Intrínseca havia lançado outro livro da Jojo Moyes já me fez querer lê-lo, pois ela havia se tornado uma das minhas autoras favoritas. Ele acabou ficando um pouco para trás por conta das minhas metas de leitura, mas consegui arranjar um espacinho para Sophie, nossa heroína da vez.

Sophie é uma mulher francesa atingida pela Segunda Guerra Mundial assim como milhões de pessoas, e ela não tem muita coisa que a diferencie das outras mulheres da época: está tão magra que não se reconhece ao olhar no espelho, espera ansiosamente a volta do marido, vive com sua irmã e alguns sobrinhos no hotel que um dia fora fino e elegante, e sente um ódio mortal pelos soldados alemães que invadiram sua cidade natal. 
“Era esse o motivo de os alemães estarem aqui, não para discussões sobre arte e boa comida. Eles estavam aqui para matar nossos filhos e nossos maridos. Estavam aqui para nos destruir.” – página 63
Todos na cidade pareciam enfrentar os problemas juntos, dividiam o pouco que lhes restava de comida e estavam sempre unidos caso alguma coisa acontecesse. Mas quando Herr Kommandant decidiu que o hotel de Sophie, Le Coq Rouge, será o novo restaurante de seus homens, as pessoas começam a duvidar do caráter da moça, acreditando que ela apoiava os homens que lhe tiraram o marido e a saúde.

Durante todo o livro, Sophie aguarda noticias de seu amado marido, Édouard, e nos conta como eles se conheceram e se apaixonaram. Mas também conta a história do A garota que você deixou para trás, quadro que Édouard pintou da esposa. Esse quadro chega a ser o ponto mais importante da história, unindo Sophie com outra personagem, da qual eu falarei mais tarde. 

“Cheguei mais perto e examinei meu rosto: as sombras embaixo dos olhos, os leves vincos entre as sobrancelhas. Estremeci, mas não de frio. Pensei na garota que Édouard deixara para trás havia dois anos. Pensei no toque das mãos dele na minha cintura, seus lábios macios no meu pescoço. E fechei os olhos.” – página 97 
Gostar dos personagens alemães era impossível, mas assim como Sophie, eu consegui enxergar algo humano no Kommandant. Claro, ele era um nazista, mas parecia querer cuidar de Sophie, ele realmente parecia gostar bastante dela, mas tudo o que a moça queria, era ter seu pintor de volta, custasse o que fosse.

“A cantoria terminou e, passado um momento, quase com relutância, ele recuou e me soltou.- Obrigado, Madame. Muito obrigado.Quando finalmente ergui os olhos, vi lágrimas em seus olhos.” – página 77 
A história se passa no passado e presente. Sophie nos conta em primeira pessoa como era viver junto com os alemães, e um narrador nos conta como Liv vive em nosso tempo, atolada em dividas, sem trabalho e tendo seu marido falecido há alguns anos. As duas moças estão ligadas, como já era de se imaginar, pelo quadro A garota que você deixou para trás, e Liv começa a procurar pistas de Sophie e sua família para conseguir que o quadro fique com ela.

Ler a história de Sophie foi a melhor parte, a leitura flui rápida e mesmo tratando de um assunto pesado, a autora conseguiu deixar a escrita bem leve. Já na parte de Liv, eu não conseguia ler no mesmo ritmo, era tudo tão cansativo, e não consegui gostar de nenhum personagem, nem mesmo dela. Gostaria que Jojo tivesse dividido o livro em dois (não em partes como foi feito), o primeiro tratando de Sophie e o segundo ligando ela
à Liv. Acredito que as histórias seriam melhores dessa forma, e teriam mais o que contar. 
“Os olhos de Édouard eram as janelas de sua alma; neles, seu próprio eu estava posto a nu. Os do Kommandant eram intensos, astutos e, no entanto, de certa forma velados, como se para esconder seus verdadeiros sentimentos.” – página 72
MilkMilks
Dryh Meira

31 comentários

  1. Quero ler esse livro, pois adoro histórias que se passam durante a segunda guerra mundial. Gosto muito dos livros dessa autora. Aposto que vou gostar desse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também adoro as duas coisas, e uma combinação como essa é d+ :)

      Excluir
  2. Gostei muito desse livro!
    Li rapidinho
    Adorei ver ele por aqui e os quotes que você escolheu
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Cara, li como eu era antes de você e chorei, chorei e chorei. Vou ler esse com muito medo, confesso, é que eu não sou muito fã de romance, eu admiro muito o Nicholas, porém não leio seus livros, só li querido John e não gostei, mas mesmo se eu não gostar desse livro, sempre vou amar a Jojo por como eu era antes de você <3

    Beijos,
    http://booksandflowers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha' vai por mim, esse não é tãão triste quanto Como eu era antes de você, que também me fez chorar bastante.

      Excluir
  4. Oi,
    Sou doida para ler esse livro, mas nunca consigo tempo p/ler. Já vi mts resenha falando super bem do livro.

    Obs: Queria agradecer seu comentário na resenha do "O Duque e Eu" e contar que sem querer acabei apagando o post e não consegui recuperar os comentários. :(
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dryh!

    Todo mundo está falando muito bem dos livros da JoJo, mas não os comprei ainda. Já ouvi pessoas falando que choraram tanto que precisaram dar uma pausa na leitura. Será que eu, coração de pedra para leituras, vou ser atingido?

    Beijos,
    Gabe
    http://sixdoe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu particularmente não chorei neste, mas Como eu era antes de você conseguiu me abalar bastante. kkkk' acho que vai pelo menos amolecer o seu coração

      Excluir
  6. Oi, Dryh! Ainda não li nenhum livro da Jojo, mas "A Garota que Você Deixou Para Trás" é o que eu menos tenho vontade, apesar da capa belíssima! Acredito que seja porque há algo na estrutura da sinopse que não me permite entender do que realmente a história se trata! Mas um dia irei ler todos os da Jojo, ah, irei, sim! rs Parabéns pela resenha, uma pena a Liv n ter te conquistado, mas sempre acaba acontecendo, né?
    Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs' pois é; dos três livros que eu conheço da Jojo, este é o que menos me interessava também

      Excluir
  7. Quero muito ler esse livro, li o "Como eu era antes de você" e amei!
    Pri
    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A garota que você deixou para trás não é tãaao bom quando Como eu era antes de você, mas espero que você goste :)

      Excluir
  8. Ainda não li este livro, mas tenho vontade de ler e espero gostar dele.

    Flor, vou fazer o niver do blog em Agosto e ainda não sei se te convidei, caso queira me avise.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você goste dele, Fernanda ^^ vou ver se tenho algum livro aqui para sorteio e falo com você ^^

      Excluir
  9. Oi Dryh!!!
    Jojo Moyes é muito <3
    Até hoje li apenas um livro dela, mas esse único livro foi o bastante para que eu me apaixonasse pela escrita da autora. Desde quando lançou esse livro entrou para a minha lista de desejados. Espero em breve poder comprar o meu exemplar :)

    Beijos, Taty Assis.

    P.s: tem resenha nova no blog. A resenha da vez é do livro Atraído da Emma Chase. Espero que goste *-*
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/2014/06/resenha-atraido.html?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jojo é uma lenda...rsrs' também me apaixonei por ela já no primeiro livro lido ^^

      Excluir
  10. Não é o tipo de livro que leio sempre, mas por ter passagens pela segunda guerra, leria certamente. Adoro livros que são ambientados nesse período.
    O fato de brincar com o presente e o passado também me agrada bastante.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também gosto bastante de livros que se passam na Segunda Guerra :)

      Excluir
  11. Oie ^^
    Tenho o marcador desse livro aqui hauahau , sempre me interessei por essa leitura ! Tem uma premissa muito boa e que deixa o leitor cada vez mais curioso através de ler uma resenha ou sinopses :) E além do mais poder mostrar um pouco sobre o que acontecia na Segunda Guerra haha , adorei ! Espero em breve ler *--*
    Ótima resenha ;)
    Um Grande Vício Literário | Compartilhe Seu Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk' aceito um de presente! Eu gosto de livros que se passam nesse tempo justamente por isso, aprende-se mais do que na escola...haha'

      Excluir
  12. Li apenas um único livro dessa autora para nunca mais! O dito cujo foi Como eu Era Antes de Você. Nossa, o final me estraçalhou, e o sentimento ruim (e de raiva) que fiquei sentindo depois de finalizar a leitura me deixou extremamente irritada com a escritora. Jurei nunca mais ler um livro dela outra vez, ainda que as pessoas comentem que é muito bom e coisa e tal.

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu fiquei um pouco irritada com a autora quando li Como eu era antes de você também, mas não tanto *-*

      Excluir
  13. Já conhecia esse livro, e é muio bom, vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  14. Oi Dryh, tudo bem?

    Muito boa a sua resenha. Já tinha lido algumas. A história parece ser bem tocante, principalmente a parte da Sophie. E acho legal essas histórias que contam passado e presente e de alguma forma as duas se entrelaçam. Pena que não gostou muito da parte da Liv. Quero muito ler esse livro, mas antes quero ler "Como eu era antes de você".

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Rafaella ^^ acho melhor você ler Como eu era antes de você primeiro...haha' é bem mais tocante ♥

      Excluir
  15. Dryh!
    Tenho lido boas indicações desse livro, várias pessoas tem dito que é o melhor livro do ano que leram e por sua classificação e análise, gostou demais também.
    Quero muito saber como tudo se passou com Sophie, sua família, a interferência dos alemães, enfim, acompanhar toda história e me emocionar com ela.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gostei muito dele, mas ser o melhor do ano eu não acho que seja *-*

      Excluir
  16. Nunca li nada da autora, mas parece ser um livro muito bom, já ouvi falar da escrita da autora, e dizem que ela escreve muito bem, espero poder ler seis livros um dia, gostei bastante desse aliás ")

    ResponderExcluir
  17. Vou admitir uma baita confusão que eu fiz. "A garota que voce deixou para trás" eu sempre achei que fosse a continuação do "Como eu era antes de você" mesmo sabendo do Depois de Você, achei que eram momentos diferentes da Louisi, mas agora lendo a resenha vi que estava errada. Na verdade só me ajudou pois achei uma historia delicada, romance sempre me encantam. gostei!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...