Nosso segredo! - Entrevista com Bruna Harmel

Hey pessoas, voltei ^^

Há mais ou menos duas semanas o blog fechou parceria com a autora Bruna Harmel, e logo depois fiz uma entrevista com ela, que está logo abaixo da resenha. Espero que vocês gostem ;)

Titulo: Nosso segredo!
Autora: Bruna Harmel
Editora: Clube de Autores
Páginas: 147
Edição: 1
Lançamento: 2011
Sinopse: Gabi é uma garota normal, com duas melhores amigas e um amigo gay, que adora maquiagem, ela achava que os pais faziam parte da familia real dinamarquesa, por vários motivos que ela até enumerava.Tinha suas quedas por garotos famosos, mas pelo vocalista dos Greave´s em especial, como uma garota normal, bom era o que ela pensava, até que ela descobriu um segredo que com certeza iria mudar sua vida

Resenha

Gabriela é uma estudante comum com duas melhores amigas e um amigo gay. Após alguns acontecimentos e telefonemas estranhos de seus pais, ela chega a pensar que eles são rei e rainha de um reino distante, pois já fora fotografada num shopping e tinha várias razões para acreditar ser da realeza. Para sua surpresa, ela descobre que ambos são espiões de uma agência secreta.

Para complicar ainda mais, Gabi estava vendo Victor ao mesmo tempo em que conversava com Fred, um rapaz lindo e vocalista de uma das bandas mais famosas do momento. Gabi estava se apaixonando por Fred, mas não podia deixar de ver Victor, já que ele treinava no mesmo lugar onde ela jogava vôlei.

Ela decide então continuar com o negócio da família, ou seja, se tornar uma espiã. Seus pais a treinam praticamente todos os dias, até que chega o dia de sua primeira missão, que como já era de se esperar, acaba sendo um sucesso.

“Fui dormir aliviada, e feliz, minha vida estava perfeita.”

Os acontecimentos começam e acabam rápido demais, mal tive tempo de assimilar uma coisa e Gabi já pula para outra. Não consegui gostar da personagem, ela é um pouco metida e infantil demais. Na verdade, não gostei de nenhum personagem, todos eles me pareceram bobos demais e muito felizes *-*

A história é boa, a ideia que a autora teve é bem bacana, mas ela poderia ter trabalhado muito melhor os acontecimentos, aumentando ou criando mais detalhes, eles acabam tão rapidamente e são tão previsíveis, que não pude deixar de revirar os olhos várias vezes enquanto lia o livro.
A revisão do livro está péssima! Encontrei uns vinte ou mais erros gramaticais por páginas, sem contar repetições de frases no mesmo parágrafo ou de palavras, que me irritaram bastante.

Os acontecimentos são bem previsíveis e bem clichês, principalmente o final, mas achei ele bonitinho até. Apesar de tudo, a história é bem fofa e divertida, esse é um dos pontos positivos dela; o outro é ver que os pais de Gabi apoiam as decisões dela, mesmo que possam prejudicar a agência e colocar todos em perigo.
Enfim, me decepcionei bastante com o livro, mas tenho certeza de que ele seria bem melhor depois de um banho de revisão. Não sou de recomendar livros pois acho que cada leitor tem uma opinião diferente, mas quem gosta de apostar alto em livros clichês-fofos, manda bala!


Entrevista com Bruna Harmel

1. Como foi seu primeiro contato com a leitura? 

Então, desde pequena minha mãe lia para mim, sempre fui muito presenteada com livros e incentivada pelos meus pais e minha família, inclusive hoje em dia, meus presentes de natal, aniversário e etc se resumem a livros hahaha

2. Na infância, qual era sua relação com os livros?
Minha relação acredito ter sido a melhor possível, minha mãe quando fazia pós-graduação, tinha que ir para outra cidade, e se ausentava por alguns dias, e ela sempre comprava um livro para mim, como forma de recompensa por ter me comportado enquanto ela estava fora, isso me fez ter uma relação linda com livros, eles me lembram momentos bons, me lembram a infância.

3. Quando você começou a escrever? 
Eu sempre escrevi pequenos contos, mas a ideia de juntá-los em um só livro veio quando tinha apenas 14 anos, fui escrevendo o “Nosso segredo” e deixei-o de lado, certo tempo, enfim depois de dois anos criei coragem e publiquei meu primeiro livro, e agora estou com a programação de publicar o segundo esse ano ainda.

4. Quais são suas inspirações para escrever? Tem algum autor como referência?
Minhas inspirações são com toda a certeza, J.K.Rowling, Dan Brown, e J. R. R. Tolkien, todos me inspiram demais e são minha referência, mudei bastante de estilo de escrita, e meus dois próximos livros, um tem bem a pegada Dan Bronw, com quebra-cabeças e mistérios, e o outro tem um tom mais Tolkien e trás um mundo de reinos, cheio de aventuras, seres mágicos, príncipes e princesas.


6. Quanto tempo levou para escrever seu livro e como foi a experiência? 
Não tenho o tempo exato de quanto demorei pra escrever, comecei com 14 anos, e acredito ter terminado por volta dos 15, mas publiquei mesmo com 16 anos, então acredito que para escrever demorei 1 ano, mas para publicar foi mais um.

7. Quais são as dificuldades para que um autor consiga ser publicado e conhecido no mercado literário brasileiro? 
A publicação nem vejo tanto como um problema, acredito que o reconhecimento do mercado literário é que é o dilema. Hoje em dia o acesso á informação e á novidades, também literárias está muito mais fácil, ou seja, qualquer lançamento estrangeiro chega aos ouvidos e aos olhos dos brasileiros muito rápido, mas o autor nacional, acaba muitas vezes esquecido, por falta de divulgação, acredito que o mercado literário brasileiro poderia ser bem melhor, se houvesse mais incentivo.

8. Como você vê a literatura brasileira atualmente? Quais são suas expectativas quanto à ela?
Eu vejo a literatura brasileira engatinhando ainda, acredito que tem muito a crescer ainda, mas está bem estruturada e no caminho certo. Eu vejo que esse incentivos dos blogs á literatura nacional é algo simplesmente maravilhoso, e algo a ser muito bem elogiado e eu acho simplesmente lindo.


9. Para você, qual a melhor coisa em escrever?
Acho que a melhor coisa em escrever é o fato de ver nossas ideias de concretizando, acho mágico o mundo de fantasia que em um dia estava apenas na minha imaginação, e no outro estar concreto no papel, em forma de história, com personagens e cenários

10. Sei que essa pode ser uma pergunta difícil, mas qual seu livro preferido?
Nossa, qual meu livro favorito? Sinceramente, acredito que meus dois livros favoritos vão ser o “Straguerk” e o “Prisioneira do próprio destino”, quando lançá-los hahahaha Os dois são os meus estilos favoritos de leitura, um é mistério e o outro fantasia. Mas enquanto eles não estão publicados ainda, opto pelos livros de referência para criá-los, fico com dois ainda, Harry Potter e o enigma do príncipe e Símbolo perdido de Dan Brown.

11. Qual livro nacional você recomenda? Por quê?
Eu recomendaria atualmente não apenas um livro, mas sim uma coleção, a coleção vagalume, eu lia quando adolescente e me fez me apaixonar ainda mais pela literatura e acredito que todos deveriam lê-la. Acho os livros curtos, mas muito bem construídos, daquelas coleções que dá pra ler todos em uma semana, um atrás do outro hahaha.

MilkMilks
Dryh Meira

23 comentários

  1. Amei a entrevista, mas sinceramente gostei mais do livro, puxa, a capa tem udo haver com o título, muito criativo. Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a autora disse que está preparando uma nova capa, estou doida para ver ^^

      Excluir
  2. Oi Flor, tudo bem?
    Menina eu achei a capa desse livro linda, mas quando li a sinopse ela não me contagiou como a capa fez rsrs. Pela sua resenha percebi que eu ficaria irritada com os erros gramaticais... Não sou perfeita no português, mas tem uns erros que dependendo incomoda.... E querendo ou não meio que atrapalha a leitura... A autora é nova... e sei que ela ainda vai crescer muito em sua escrita... espero que a editora possa avaliar uma nova revisão do livro, porque existem pessoas muito mais críticas a erros de revisão. Eu gostei muito da entrevista... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs' a capa é bem bonita mesmo, e misteriosa. Acho que a autora vai mudar a escrita nos próximos livros, mas espero que revisem bem ^^

      Excluir
  3. Gostei muito da entrevista. A capa do livro é bonita. A premissa do livro é legal, pena que náo foi bem desenvolvido e que possui muitos erros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, a autora poderia ter arrumado algumas coisas e o livro seria bem melhor :/

      Excluir
  4. Oie,
    poxa é uma pena terem feito isso com a autora, erros de diagramação e gramática sempre prejudica a autora :(
    Não conhecia o livro, mas a história pareceu bem interessante.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou dar um toque e ver se ela não consegue novos revisores *-*

      Excluir
  5. OI Dryh, tudo bem?
    Que pena, estava com expectativas altas com esse livro, a história é bem interessante e estava super curiosa para descobrir esse segredo. Eu gosto de clichês, nunca me incomodei com eles, mas parece que o problema não foi esse e sim o desenvolvimento da trama.
    Mas vou ler o livro sim, a autora também e minha parceria, depois trocamos figurinhas, risos..
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também gosto bastante de clichês, mas quando eles são bem desenvolvidos, como você disse, e infelizmente não foi o que aconteceu com o livro *-*

      Excluir
  6. Oi Dryh, tudo bem?
    Uma pena que a estória não te agradou tanto. Mas acho que talvez a falta de revisão atrapalhe e muito a leitura.
    A Bruna parece ser muito simpática.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pior que atrapalha mesmo, principalmente quando há muuitos erros *-*

      Excluir
  7. Oi, Drhy, tudo bem?

    Feliz em saber que uma das minhas autoras preferidas também inspirou a Bruna. Eu não escrevo, mas concordo com a opinião da autora para a pergunta 9. Colocar as ideias no papel deve ser uma sensação maravilhosa.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha' J.K. é uma inspiração coletiva, faço das suas palavras as minhas ^^

      Excluir
  8. Oi Dryh!
    Que pena que não gostou, a premissa do livro parece ser incrível, tinha me deixado super curiosa!
    Espero ler o livro em breve e tirar minhas próprias conclusões. :)
    Gostei muito da entrevista! Deu para ver que a Bruna parece ser uma pessoa bem bacana! :)

    um beeijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Dryh!

    Sua resenha me deixou bem animado pelo livro da Bruna. Sou completamente apaixonado pela literatura nacional, espero poder ler Nosso Segredo o quanto antes. Ótima entrevista!

    Beijos,
    Gabe
    http://sixdoe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Dryh!
    Quando um livro fica um tanto atropelado, é difícil mesmo acompanhar o desenrolar do enredo.
    Não me importo com os clichês, mas achei sua avaliação um tanto desestimulante para leitura.
    Já da entrevista, gostei. Bom podermos saber um pouco mais sobre o autor, sua formação, sua obra...Gostei muito das fontes inspiradoras da Bruna: J.K.Rowling, Dan Brown, e J. R. R. Tolkien, muito bons escritores.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Olá, Dryh! Tudo bem?
    A Bruna me disse que Nosso Segredo será relançado, então acredito que esses erros gramaticais não persistirão, mas é bem triste saber que o livro não ganhou uma edição decentes logo de cara :( Gostei da entrevista, principalmente dos autores que a autora mais gosta! Também sou fã de carteirinha deles! <3 Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela me disse isso também, e espero que você esteja certa, Tici.

      Excluir
  12. Não conhecia nem a autora nem o livro, mas não me interessei pelo livro, pois disse que tem vários éramos ortográficos, e isso é o que mais me irrita em um livro .

    Adorei a entrevista , a autora parece bem legal ")

    ResponderExcluir
  13. Gostei da entrevista e o livro parece ser interessante, apesar dos erros gramaticais como vc comentou e da história um pouco obvia, mas vou ler e depois tiro minhas conclusões.

    ResponderExcluir
  14. Gostei do fato como a autora respondeu as perguntas, a capa de seu livro é belíssima e acredito que o conteúdo deve ser bem interessante , mais mesmo assim não sei se leria esse livro :]

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...