Minhas lembranças de Leminski


Titulo: Minhas lembranças de Leminski
Autor: Domingos Pellegrini
Editora: Geração Editorial
Páginas: 200
Edição: 1
Lançamento: 2014
Sinopse: Pé vermelho (Domingos Pellegrini) entra em contato com a obra de Polaco (Paulo Leminski), no ano de 1964, ao ler um artigo deste na revista Invenções. Alguns anos depois eles se conhecem, iniciando uma amizade que dura duas décadas. Vinte e cinco anos depois, tendo Leminski já falecido, Pé Vermelho recebe a proposta de uma editora para escrever sua biografia. Como já havia uma lançada, O Bandido que sabia latim, de Toninho Vaz, ele fica em dúvida sobre como deve fazer, e se deve fazer. Pede um tempo pra pensar. Tem, então, um sonho onde está preparando sopa num caldeirão, com Leminski, este a adicionar páprica, ‘tempero fino’, à sopa comum. Ele interpreta com humor: deve escrever algo incomum, não uma biografia convencional, mas algo além, algo escrito pelos dois, sobre as faces poliédricas de Leminski, que tanto escreveu sobre pedras…
Resenha

Em primeiro lugar queria agradecer à editora Geração pela oportunidade de ler esse livro, que mexeu muito comigo.

O livro trata-se da “biografia” de Paulo Leminski, quem a organizou foi Domingos Pellegrini, colega de Lemisnki, mas tenho que confessar que não ficou tão bom assim.
Leminski foi escritor, poeta, crítico e tradutor (seu fascínio por letras me inspira) de origem polonesa, e um homem que acabou sendo influência de muitas pessoas.

Os fatos do livro não são mostrados em uma ordem tão cronológica, mas é possível acompanhar. Durante a trajetória de Leminski você não percebe a história em si, mas sim ele ao fundo do livro, o que é muito inspirador para o leitor.
O livro mostra uma foto na capa de cada capítulo, e em algumas partes você acompanha também os momentos de Pellegrini e Leminski, e também o processo criativo de Pellegrini (mas não tão explicito).

Conhecia um pouco de Leminski como poeta, mas quando você lê e acompanha os fatos, ele mexe com a sua cabeça, ter a biografia de uma pessoa sem espírito é uma coisa chata e entediante, mas quando temos uma personalidade enigmática e profunda, a leitura é perfeita! E Leminski tem essa personalidade.

Eu não gosto muito de biografias, pelo fato de ser maçante ás vezes, mas eu admito, se me falassem que o livro do Leminski não era uma biografia, e eu o lesse, não perceberia.
Quanto as poesias presentes, posso dizer que é uma questão, um paradoxo, são poucas palavras, mas sentimentos intermináveis, eu lia e relia tentando procurar ao fundo o significado.
Eu acredito que tanto para os fans de uma boa poesia, os curiosos admiradores de biografias, e também aos que procuram um desafio, o livro é uma ótima ideia. 
Apenas não pesquise nada sobre Leminski antes de ler o livro, deixe ele falar por você, mesmo sendo um pouco cansativo, é possível criar um vínculo com cada página.
 

Abraço
Heitor

9 comentários

  1. Oiee ^^
    Já conheço esse livro :) Ele é bem divulgado na page da editora e tenho bastante interesse nele *-* Gosto de biografias , mas nunca li nada do autor *-* Todo mundo diz que seus livros são ótimos e com isso fico bastante curioso :3 Leria esse livro sim , para conhecer a escrita dele *-* Adorei sua resenha :)
    VíciosVícios
    Um Grande Vício Literário | Compartilhe Seu Vício

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de ler biografias, principamente de pessoas interessantes, como o Paulo Leminski. Gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de biografias!
    Conheço muito pouco sobre Leminski, tanto a obra quanto o autor.
    Tenho bastante interesse neste livro! Quem sabe qualquer hora não leio também? :)


    um beijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Flor.

    Não sou fã de biografias então certamente não vou ler este livro, mas gostei muito de sua resenha.

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Como não amar tudo que envolva o Paulo Leminski no meio? Fiquei super a fim de conferir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Não gosto muito de biografias, não sei se leria esse livro, sou mais do romance, aventuras, etc.

    ResponderExcluir
  7. Hetor!
    Não entendi bem sua opinião, você disse que o livro é maçante e que a biografia não ficou muito boa e ainda assim deu 4 e achou o livro muito bom.
    Particularmente gosto de biografias e conheço o poeta, gostaria de ler.
    Muito bom ver resenhas de livros que não são ficção.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Sou uma leitora que tem bastante interesse em ler biografias mas ainda não tive esta oportunidade. Creio que este seria um livro que não me interessou muito por não conhecer a personalidade.

    ResponderExcluir
  9. Não gosto de biografias "/
    E não tenho interesse nessa ...

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...