Legend

Titulo: Legend
Autora: Marie Lu
Editora: PRUMO
Páginas: 256
Edição: 1
Lançamento: 2012
Sinopse: A Verdade Se Tornará Lenda - Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.
Resenha

Numa sociedade futurista onde atua a República da América, conhecemos Day, o criminoso mais procurado do país, um adolescente pobre que foi reprovado na prova obrigatória e enviado para os campos de trabalho. Por outro lado, vemos também June, uma garota rica, com inteligência acima do normal que mora com seu irmão, capitão da nação.

A tal República atua na Costa Leste de onde um dia fora os Estados Unidos, e como em todas as distopias, temos os rebeldes, que aqui são chamados de Patriotas, e temos as Colônias, que vivem em guerra com a República, cada um tentando dominar o país. Como era de se esperar, a República recruta jovens soldados, e eles são escolhidos através da Prova, onde a pontuação máxima 1500 pontos, foi atingida por June.

Day é conhecido em todos os lugares, vive para ajudar os mais pobres e sua família. Junto com Tess, sua amiga órfã, ele rouba comida e dinheiro dos mais ricos, ás vezes dando para os mais pobres. Faz de tudo para impedir que a República continue ativa, controlando as pessoas. Como se já não bastasse todo o sofrimento e horror que a população passa, uma praga anda matando centenas de pessoas, e só os mais ricos possuem dinheiro para comprarem a vacina.

O livro é narrado tanto por Day quanto June, é foi muito bom ver os dois pontos de vista, principalmente pelo fato dos dois serem inimigos (June é a favor da República, e Day não) e por terem tanto em comum. Day me conquistou já no inicio, desde pequeno já tinha aquele jeito meio rebelde, e já tentava defender as pessoas que amava. As coisas que ele fazia, e do jeito que fazia, me impressionavam cada vez mais, até June chegar.

Numa de suas “missões”, Day se viu frente á frente com Metias, o irmão mais velho de June, e precisou enfrentá-lo. Procurando justiça, June acabou se tornando a responsável por rastrear e capturar o assassino de seu irmão, que de acordo com os outros soldados, era Day.

Comecei a ler o livro com expectativas altíssimas, principalmente por ser um livro distópico, meu gênero favorito, e também por ver criticas positivas dele na blogosfera. A leitura fluiu bem devagar, e só consegui me prender na história por causa de meu personagem favorito, Day.
A escrita da autora é muito boa, mas os acontecimentos estavam óbvios demais, principalmente os sentimentos entre Day e June, não havia mistério algum entre os dois.

Fiquei impressionada com a capacidade de June de ser chata. Sabe aquela personagem mesquinha metida á rica que você não engole no começo do livro, nem no final? Pois é, tai uma definição para June. O pior é que Day acaba levando tudo numa boa no fim do livro. Fiquei me perguntando como, já que June era sua inimiga e tinha feito de tudo para ferrá-lo. (revoltada *-*)

Apesar de tudo, Legend é um livro emocionante, e Day é um personagem maravilhoso, assim como outros que aparecem mais tarde. Ele se mostrou um pouco bobo algumas vezes, mas nada que supere sua coragem e determinação. É realmente um personagem para se admirar.
Bom, acho que nem preciso dizer que estou doida pra ler Prodigy né? rsrs’

-Nunca lhe perguntei sobre esse nome de guerra. Por que Day?
- Porque cada dia significa novas 24 horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer num instante, e tudo se resume a um dia após o outro. – Ele olha para a porta aberta do vagão da ferrovia, onde faixas escuras de água cobrem o mundo. – E aí você tenta caminhar sob a luz.” – página 253

MilkMilks
Dryh Meira

15 comentários

  1. Olá
    Quero ler esse livro, pois adoro distopia. Gostei da descrição que você fez do Day, já fiquei encantada. Pena que a leitura não fluiu muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, mas acho que isso se deve ás páginas do livro, que são bem fininhas e parecem não acabar nunca *-*

      Excluir
  2. Oi Dryh! Eu quero muio ler Legend. Até já tenho um exemplar (e eu acho linda demais a estética desse livro), só que mesmo ele sendo pequeno ainda não encontrei um espaço para encaixá-lo. Acho que vou esperar lançarem Champion, para ler tudo junto. Como a Prumo foi incorporada à Rocco, acho que ainda vai demorar um pouquinho para isso... :/
    Beijo!
    Daniela Martins
    A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou doida para o lançamento de Champion *-* não sabia disso *-*

      Excluir
  3. Eu já fiquei tentada a ler esse livro só porque era uma distopia, e eu nem sabia muito da história, agora, depois da sua resenha, é que eu estou sabendo! rs Eu acho que ficaria encantada com o Day a princípio, por conta da sua postura rebelde e tal, mas se ele começasse a ficar todo bobo por conta da June (de quem eu já não curti nenhum pouco), eu ia começar a não gostar dele também! Acho que vou riscar "Legend" da wishlist, mas vou ficar de olho na sua opinião sobre a continuação!
    Beijos, Dryh!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk' June é uma metida esnobe, e ela seria a última pessoa do mundo que eu escolheria para fazer par romântico com o Day *-*

      Excluir
  4. Também AMO distopias *---* Li Legend há algum tempo, mas não fui com taaanta expectativa assim. Achei o início um pouco chatinho, mas depois foi ficando tão legal! Não detestei a June, mas também não a amei. Fiquei indiferente HAHA Ainda não li o segundo, mas estou bem curiosa.

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk' sorte a sua, acho que nunca odiei tanto uma personagem *-*

      Excluir
  5. Oi Dryh.
    Eu adorei essa distopia, e ao contrário de você não vi em June uma protagonista chata, vi a fraqueza de quem foi manipulada a vida toda e tinha a noção de outra realidade totalmente distorcida, e entendi perfeitamente suas atitudes com relação a Day.
    Leitura é realmente questão de gosto, esse livro flui pra mim de forma incrível, li em tempo record.
    Pena que Champion parece que nunca vai chegar.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, estou esperando o terceiro livro há séculos e nada *-*

      Excluir
  6. Dryh!
    Gosto demais de ficção e distopia ainda mais porque cria uma realidade diferenciada.
    Não li Legend ainda, mas tenho lido boas resenhas.
    Não entendi bem, você achou Day chata e o livro um tanto monótono e ainda assim achou o livro muito bom...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Day é um personagem maravilhoso, eu não gostei foi de June. A história é D+ mas com alguns pontos negativos que meio que foram ofuscados pelos positivos ;)

      Excluir
  7. Infelizmente mais um livro que não faz meu estilo, mesmo que a resenha esteja perfeita, não gosto de livros assim.

    ResponderExcluir
  8. Os livros futuristas e distópicos são bem interessantes porque nos mostram uma realidade totalmente diferente da nossa e isso sempre me chamou a atenção!
    Fiquei interessada em ler o livro e toda a série, gosto do tema.
    Boa resenha.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Distopias*---------------*
    Já tinha ouvido falar sobre o livro, mas nunca tive a oportunidade de ler T.T
    Acho o enredo bem legal, e quero muito ler o livro ^-^

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...