O lado bom da vida

Titulo: O lado bom da vida
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Páginas: 160
Edição: 2
Lançamento: 2013
Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.
 Resenha

Esse é um dos livros que eu tinha colocado na Maratona Sou Doideira, e foi o primeiro que eu li, tanto por ser menor mas também por ser o que mais me deixava curiosa. Já tinha visto o filme, e gostei bastante, então imaginei que acabaria gostando mais do livro, pois como nós leitores sabemos, o livro sempre é melhor que o filme... Bom, quase sempre.
“- Acredito em finais felizes – digo para ele. – E acho que esse filme já durou o bastante.” – página 9
Pat acabou de sair de uma clinica psiquiátrica de onde ficou durante anos, mesmo que para ele, apenas meses tivessem se passado. Ele não se lembra de como foi parar lá, mas sabe que está chegando a hora de ver Nikki, sua esposa, quem ele não vê esse tempo todo.

Ele volta a morar com os pais, e após algum tempo, acaba conhecendo Tiffany, irmã de uma amiga. Tiffany é uma mulher muito bonita, mas estranha. Ela segue Pat por todos os lados, e parece estar estudando todos os seus movimentos e ações, sabe-se lá para quê. No inicio, tudo o que Pat mais queria era que ela parasse de ir atrás dele, mas depois de algum tempo correndo juntos, eles se tornam amigos.

Pat, seu irmão e seu pai são loucos por futebol, principalmente pelos Eagles. Eles passam horas em frente á TV, gritando e torcendo pelos jogadores enquanto a mãe de Pat serve cervejas e torce para que o time vença, ou o pai de Pat vai ficar bravo, parar de falar com todos eles, e talvez, quebrar algum móvel.

Pat sabe que fez algo muito terrível para ir parar naquele lugar, a clinica, que ele denomina “lugar ruim”, e precisa se redimir para nunca mais botar seus pés lá. Ele começa então a visitar um terapeuta, o Dr.Cliff, um homem muito simpático que não se torna apenas seu médico, mas um amigo querido que também torce para os Eagles.
“Cantamos em uníssono, usando braços e pernas em um esforço para representar cada letra com nossos corpos, e eu tenho de dizer, por mais estúpido que possa parecer, que cantar com Cliff me faz sentir muito melhor. E, a julgar pelo sorriso em seu pequeno rosto moreno, ele sabe o valor do que está fazendo por mim.” – página 73
 Ele está diferente agora, anda malhando e corre todos os dias, esperando o dia em que finalmente verá a mulher de sua vida correr para seus braços, e eles viverão felizes para sempre. Pat acredita em finais felizes, e não gosta que os outros duvidem que as pessoas podem encontrar a felicidade nas pequenas coisas da vida.
Não quero ficar no lugar ruim, em que ninguém acredita no lado bom das coisas, no amor ou em finais felizes, e onde todo mundo me diz que Nikki não vai gostar de meu novo corpo, nem vai querer me ver quando acabar o tempo separados. Mas tenho medo de que as pessoas de minha antiga vida não sejam tão entusiásticas quanto estou tentando ser agora.” – página 3
 A leitura é bem lenta, e em praticamente o livro todo temos jogos dos Eagles, não que isso seja uma coisa ruim, é apenas uma observação.
Pat é obcecado por Nikki, mesmo que ela não o tenha procurado durante todos esses anos, ele não faz ideia d’o por que das fotos de sua esposa terem sumido de sua casa, nem mesmo sabe o que fez de errado, mas acredita que eles está apenas “dando um tempo”, e logo voltarão a se ver.
“Quando corro, sempre finjo que estou correndo em direção a Nikki, e isso me dá a impressão de que estou diminuindo o tempo que terei de esperar para vê-la novamente.” – página 12
 Como disse no inicio, esperava que o livro fosse ainda melhor que o filme, mas fiquei surpresa ao ver que isso não estava acontecendo. A história era cansativa, diferente do livro, e percebi algumas diferenças entre o livro e filme, que ficaram ainda melhores no segundo. A capa é linda, não dá para negar, e tem frases inspiradoras que eu até pensei em colocá-las aqui, mas são tantas...


Maratona Sou Doideira [1/7]
Como esse livro estava na minha lista da Maratona Sou Doideira, preciso encontrar uma música que se adéqüe a esse livro, e a primeira música que veio em minha cabeça, quando eu estava lá pela metade do livro, foi “Só os loucos sabem”, do Charlie B. Jr.

MilkMilks
Dryh Meira

19 comentários

  1. Oi, Dryh! Eu li "O Lado Bom da Vida" recentemente e confesso que também achei o filme melhor, o problema é que o filme é uma comédia romântica e o livro é um drama. Como a gente já viu o filme, ficou com aquilo na cabeça de ser uma comédia romântica e puuuft, não é! No fundo, achei a história do livro boa até, mas o problema foram as repetições, eu tava quase dando um tiro no Pat se ele começasse a cantar o hino do Eagles de novo! rs
    Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk' somos duas, mas espero ainda ver um jogo dos Eagles *-*

      Excluir
  2. Oi Dryh
    Eu amei o livro, e diferente de vc eu não gostei do filme, na realidade acho que todos que leram o livro antes não gostaram muito do filme, não tive paciência pera ver nem a metade, o que foi uma pena pois adoro os atores. Achei o maximo um livro narrado por uma pessoa conturbada e cheia de coisas na cabeça que só ele pode entender, suas paranoias etc, gosto dos malucos fazer o que ! Mas adorei a sua resenha, muito bem detalhada.


    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Adriana ^^ acho que se eu lesse o livro primeiro talvez tivesse uma opinião diferente :/

      Excluir
  3. Oi Dryh, logo que este livro foi lançado, eu fiquei com muita vontade de ler, mas diante de tantos lançamentos interessantes, acabei me esquecendo dele. Também não assisti ao filme, e acho que vou procurar para comprar, pois adoro comédias românticas. Quanto a sua resenha, está perfeita, detalhada e muito interessante. Coloquei o livro na lista novamente. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como a Tici disse ali em cima, o livro trata mais do drama, infelizmente *-*

      Excluir
  4. Oi Dryh :)

    Eu li o livro primeiro e depois vi o filme. Não me decepcionei com o livro por isso, ter visto o filme depois, sabe? Mas preferi também - em algumas partes - a adaptação! Ótima resenha, flor

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que se eu tivesse lido o livro primeiro talvez gostasse mais dele *-* rsrs'

      Excluir
  5. Oi Dryh, tudo bem?
    Que pena que o livro não é tão bom assim. Engraçado, nunca me interessei em ler o livro, pois quando vi o filme achei bom, mas não a ponto de rever.
    Mas da sua resenha eu gostei, risos...
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs' obrigada Cila ^^ mas quem sabe você não vê um dia né?

      Excluir
  6. Oie,
    nossa filme melhor que o livro é osso hein!!
    Ainda não vi nenhum dos dois, mas pretendo tentar ler o livro primeiro

    bjs

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, esse foi um dos poucos casos em que eu encontrei um filme melhor que o livro *-*

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Ainda não li esse livro e nem assisti ao filme. Não gostei muito do enredo do livro, parece ser muito parado, principalmente com tanta descrição de futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um pouco paradinho sim, Monica, mas o filme tem a vantagem de ser comédia :)

      Excluir
  8. Oi Dryh, tudo bem??
    Este livro foi lido este ano, e confesso que amei a historia demais e não gostei muito do filme, achei a historia emocionante e este livro é um dos meus favoritos, me trouxe uma mensagem de superação e aprendizado.E apesar de não ter gostado tanto da parte de futebol americano achei o livro super interessante! Mas achei bacana tua resenha!
    Beijos flor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. queria bater no Pat kkkk' já estava ficando um pouco irritada com o hino dos Eagles *-*

      Excluir
  9. Dryh!
    Nem li o livro e nem assisti o filme ainda, vejo comentários controversos em ambas versões e na dúvida, prefiro não arriscar; vou deixar mais para frente.
    Boa sua resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Assisti ao filme e apesar de ser um filme devagar, gostei muito, um romance sem falsidade e lento, mesmo assim gostei do final, principalmente quando os dois dançam. Muito lindo!

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler o livro, eu li que tem bastante diferença entre o filme e o livro, então queria conferir e saber mais .

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...