Se eu ficar


Titulo: Se eu ficar
Autora: Gayle Forman
Editora: Rocco (relançado pela NC)
Páginas: 133
Edição: E-book

Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.


Resenha

“Se eu ficar. Se eu viver. Depende de mim.”

Conheci essa história através do filme, que será lançado em setembro deste ano, e como gostei muito da história, resolvi procurar o livro. Tem poucas páginas, mas é o suficiente para abalar o leitor emocionalmente e deixar um gostinho de quero mais.

Mia é uma garota tratada como nerd que sempre gostou de musica clássica, até se apaixonar por violoncelo e dedicar seus dias a treinos e orquestras. Ao longo do livro a narradora, que é a própria personagem, nos conta o que a fez gostar do instrumento e como era tocá-lo e participar de coisas que ela nunca pensou que sequer chegaria perto.

Lendo a sinopse já dá para entender do que o livro se trata, mas nada como conhecer a história pelo ponto de vista da garota que saiu para passear com os pais e foi levada para um hospital após o carro bater. Mia pode ter virado um fantasma, ou teve sua alma retirada do corpo, não dá para saber realmente, a autora não dá muitos detalhes, mas a garota consegue ver seus pais jogados no asfalto banhado de neve e sangue, e seu corpo sendo retirado pelos paramédicos.

“Eu me concentro nas notas, me imaginando tocando, me sentindo agradecida por essa chance de praticar, feliz por estar no calor do carro com minha sonata e minha família. Eu fecho meus olhos.”
 Mia então passa a ver seus familiares e amigos chegarem todos os dias para vê-la, mas quem ela mais queria ter ao seu lado não aparece: Adam, seu namorado. Eles eram completamente diferentes; ele tinha uma banda de rock, e ela tocava musica clássica, mas eles estavam apaixonados e se davam bem, pelo menos até certo ponto. Algumas discussões aqui e ali, mas Mia tinha certeza de que ele era a pessoa mais importante para ela naquele momento. E ela precisava vê-lo.

Mia não sabe como não morreu e por que não consegue acordar, mas ela sabe que deve escolher entre ir e ficar. Mas como fazer essa escolha? Descansar ou acordar para uma vida onde ela não verá os cachos loiros do irmão mais novo ou seus pais? Por que ela deveria ficar?

“Ela está controlando o show. Talvez ela esteja simplesmente guardando seu tempo. Então conversem com ela. Digam para ela levar o tempo que precisar, mas para voltar. Vocês estão esperando por ela.”
Mia nunca foi popular, ela tinha uma melhor amiga chamada Kim e o namorado que sempre desejou ter, mas sempre se sentira deslocada no meio de sua família, não só por eles gostarem de outros estilos musicais, mas por serem tão diferentes dela. Ainda assim, era sua família perfeita.
A autora soube escrever uma história que mexesse completamente com o leitor, uma escrita delicada, mas que aprofunda bem o sentimento de perda e duvida da protagonista, que hora ou outra relembra momentos de sua vida, seja quando conheceu Adam ou quando seu irmão nasceu.

Foi impossível não me emocionar com o livro, e sei que vou chorar quando ver o filme, pois o trailer já fez o trabalho dele em me deixar curiosa. Esse é um dos melhores livros que eu já vi, uma das melhores histórias, e foi impossível não gostar de Mia, que acabou se tornando minha amiga, sei que acabaria aceitando-a se a escolha dela fosse outra. O final ficou um pouco no ar, não é bem complexo, mas acho que a autora não poderia ter escolhido desfecho melhor.

“Eu não tenho mais certeza se eu pertenço a esse mundo. Não tenho certeza se eu quero acordar.”

MilkMilks
Dryh Meira

27 comentários

  1. Oi Dryh! Tudo bem?

    Também só ouvi falar pelo filme. Quando estava indo assistir Malévola e vi o trailer, logo me interessei também!!!! Que bom que li sua resenha, agora estou mais curiosa ainda e super animada para ler. Vou na biblioteca amanhã pegar!
    Ui, até me arrepio com a história haha Imagine isso acontecendo com alguma de nós? Nossa, viu!
    Depois de "um dos melhores livros que já li" vou me despedir e ir correndo atrás dessa história hahahaha
    Parabéns pela resenha, incrível como sempre flor.

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs' seria horrível, principalmente se não soubermos como ficar ou ir *-*

      Excluir
  2. Parece ser perfeitooooo :3
    Eu amo gêneros assim, eles me tocam profundamente. Vou procurar e tentar ler poqud tenho quase certeza de que não vou me arrepender apenas por essa resenha espetacular sua *--*
    Ainda não vi o trailer do filme mas vou procurar agora mesmo porque fiquei muito interessada, e com toda certeza, se eu gostar, vou assistir no cinema :3
    Beijos <3
    http://isah-cerejasvoadoras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha. Não conhecia esse livro, mas fiquei super interessada. Parece ser muito bonito. Com certeza, quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma história muito bonita ^^ me diga se gostar depois, Monica :)

      Excluir
  4. Oi,
    Confesso que não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou bastante curiosa. Dica Anotada!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  5. Amei ler Se eu ficar. Estou ansiosa pra assistir ao filme.
    A continuação me decepcionou um pouquinho. Já teve a oportunidade de ler??
    Bjs, Fernanda Drumond
    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sabia de uma continuação, mas vou procurar ler ^^

      Excluir
  6. Cara, eu ainda não li esse livro porque estou esperando o lançamento pela NC. Sei que vou amar o trem aqui.
    Sua resenha ficou lindíssima, lindona! Sem palavras para dizer o quanto estou curiosa pelo livro.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Dryh, tudo bem?
    Ouvi falar sobre o livro/filme, mas ler a sua resenha me motivou fortemente a ler o livro. Parece ser uma leitura rápida e ao mesmo tempo muito intensa. Ai, preciso lê-lo!

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  8. Oi Flor, não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa e quero ler. Não sei quando será, mas você sabe como é leitor né. rs

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Namoro esse livro há tanto tempo que fiquei surpresa pela NC decidir relança-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o bom de ser relançado pela NC é que os livros deles são bem mais baratos que o da Rocco *-*

      Excluir
  10. Que livro legal, amei a resenha e desertou em mim a vontade de ler logo esse livro. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Dryh! Que sensacional você ter ido ler o livro logo para ver antes do filme! Também queria, mas estou esperando o relançamento dele pela NC! *-* O trailer do filme já me deixou com água nos olhos e tenho certeza de que o livro também fará! Muito feliz que você gostou do livro! <3
    Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ia esperar o relançamento também, mas acabei não aguentando...rsrs'

      Excluir
  12. Oi, Dryh!

    Eu estou muito ansioso pelo filme, o trailer está espetacular. Fiquei chateado por não encontrar a edição da Rocco em lugar nenhum, mas que bom que a NC vai relançar! Espero gostar tanto quanto você.

    Beijos,
    Gabe
    http://sixdoe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que já venderam todos os exemplares da edição da Rocco, pois também não encontrei :/

      Excluir
  13. Dryh!
    Uma história realmente interessante. Dilema entre ficar viva ou se deixar morrer....
    Gostaria de ler para entender que tipo de abordagem sobre o assunto foi dado pela autora.
    Imagino que deve ser bem emocionante a leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  14. Ooi

    Nossa! Quero muitooo ler esse livro, quase comprei ele na Barnes and Nobles, tive que me segurar!

    Abracos, Heitor

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o livro, mas gostei bastante do enredo, parece ser um livro bem interessante, e eu adoraria ler, e confesso que estou curiosa quanto a Mia, se ela vai escolher ficar e o q vai acontecer ")

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...