Memórias de uma Gueixa

Olá a todos!

Hoje trago a resenha de um livro que eu estava com vontade de ler há muito tempo. Fiquei super feliz quando soube que a Arqueiro estava relançando esse livro que estava há um tempo sem ser impresso no Brasil.

Título: Memórias de uma Gueixa
Autor: Arthut Golden
Editora: Arqueiro (cortesia)
Ano: 2015
Sinopse: Olhos cinza-azulados. Muita água em sua personalidade é o que diz a tradição japonesa. A água que sempre encontra fendas onde se infiltrar, cujo destino não pode ser detido. Assim é Sayuri, uma das gueixas mais famosas de Gion, o principal distrito dessa arte milenar em Kioto. Com um olhar, ela é capaz de seduzir. Com uma dança, ela deixa os homens a seus pés.O que ninguém sabe é que, por trás da gueixa de sucesso, há um passado de perdas e desilusões de uma mulher que, desde o dia em que o pai a vendeu como escrava fez cada uma de suas escolhas motivada pelo amor ao único homem que lhe estendeu a mão.Neste livro acompanhamos sua transformação enquanto ela deixa para trás a infância no vilarejo pobre e aprende a rigorosa arte de ser uma gueixa: dança e música, quimonos e maquiagens; como servir o chá de modo a revelar apenas um vislumbre da parte interna do pulso; como sobreviver num mundo onde o que conta são as aparências, onde a virgindade de uma menina é leiloada, onde o amor é considerado uma ilusão.Já idosa, vivendo nos Estados Unidos, ela narra suas memórias com a sabedoria de quem teve uma vida longa e o lirismo de quem soube encontrar nela seu lado mais doce.


Resenha

Memórias de uma Gueixa começa com a apresentação a Chiyo (que depois muda o nome para Sayuri) e a sua família, que vive em uma pequena cidade banhada pelo mar. Sua família não é muito rica, o pai Chiyo é pescador, sua mãe vive em casa e sua irmã já é adolescente. Nas próximas páginas o leitor vira espectador da desgraça que se passa com a família de Chyo, sua mãe está sofrendo de uma doença terrível e o pai dela não tem muito dinheiro. 
Um homem rico que trabalha na Companhia Japonesa de Frutos do Mar decide comprar Chyo e sua irmã, porém o destino de Chyo é diferente do da sua irmã, ela foi criada para uma casa de gueixas.

Eu gosto de pensar que Arthur Golden deixa o leitor refém dos encantos de Chiyo, ela é esperta e segundo o narrador, tem muita "água" dentro dela (termo japonês para definir as personalidades), eu já li vários livros onde o narrador passa por turbulações quando criança, mas a mente de Chiyo (ou Sayuri se preferir) é complexa. A cultura japonesa está presente em toda a história, termos, folclore e cultura deixarão você submerso nessa infinita dança que é o livro Memórias de uma Gueixa.

Observei-o enquanto se afastava, com meu coração doente- embora fosse uma doença agradavel, se é que existe algo assim. Quero dizer que se você teve uma noite mais excitante do que o resto de sua vida, fica triste quando ela acaba; mas continua grato porque ela aconteceu.

Chyio sofre um pouco para se adaptar, ela tenta fugir algumas vezes para procurar a irmã, que na verdade se tornou uma prostituta. Junto na casa de gueixas, há Hatsumomo, que é uma gueixa popular que não aceita rivais, e Chyio sofre muito nas mãos dela. Eu não vou dar mais detalhes para não estragar a trama, não espere ficar numa zona de conforto durante a leitura, há muitas descobertas, reviravoltas e amor em quase todo capítulo.

Eu amei completamente as primeiras 200 páginas, me divertia em cada "fugidinha" de Chyio pela cidade de Kyoto, vibrava toda vez que Hatsumomo aprontava com Chyio e ela apanhava de Mamãe e Titia, que são como "chefes" da casa. Não podemos esquecer também de Abóbora, a única garota da idade de Chyio presente na casa, eu sempre ria de alguma das características atribuídas à personagem.

Todo esse mundo das gueixas no Japão despertou uma enorme curiosidade em mim, eu quero tentar achar mais livros sobre esse assunto, a minha concepção sobre gueixas mudou um pouco após a leitura desse livro. A nota da tradutora no início do livro é bem esclarecedora, eu sou a favor de notas em todo o tipo do livro, sou aquele leitor que quer entender ao máximo como as coisas ao decorrer da histórias foram desenvolvidas, se elas são relatos ou ficção.

A editora Arqueiro está de parabéns com a diagramação do livro, a capa também ficou absolutamente fantástica, a página de trás dourada também caiu super bem. Essa segunda edição foi traduzida pela Lia Luft, então se você não gostou muito da tradução na primeira edição você pode dar uma chance a segunda edição. O kit de cortesia veio com um leque e um bottom, eles capricharam bastante nesse kit.



Finalizando, Memórias de uma Gueixa é um livro rico, presente em todos os aspectos, a prosa é completa e cheia de detalhes que saciarão o leitor. A nossa personagem principal é cheia de personalidade e pequenos traços que deixam tudo mais completo. Recomendo esse livro para aqueles que apreciam a cultura japonesa, também para os admiradores de uma leitura renovadora.


14 comentários

  1. Oieee
    Quero ler esse livro a muitoo tempoo *o*
    Adorei a resenha ;p
    Beijinhos Screepeer
    http://screepeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigado pela visita, espero que goste do livre tanto como eu gostei.

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  2. quero muito ler, e essa edição está uma beleza... esse leque é lindo *-*
    Vi o filme uns anos atrás e por isso decidi ler o livro... assim que puder, vou comprar essa edição da Arqueiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria!

      Eu quero ver o filme para poder ver como ficou, muito obrigado pela visita!

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  3. Essa nova edição de Memórias de uma Gueixa está linda, já conheço o livro e gostei muito filme, a editora caprichou bastante mesmo amei esse leque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena!

      Que bom que gostou da edição assim como eu, o fundo dourado deixa o look final do livro muito mais completo.

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  4. Ooi,
    Achei o titulo chamativo, premissa muito legal e a capa espetacular! Vou procurar para ler e espero gostar tanto quanto você Heitor :)
    P.s Que leque lindo!!
    xoxo
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna!

      Espero muito que você goste, eu já recomendei esse livro para quase todo mundo, a sensação de sair falando de um livro que você amou é espetacular!

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  5. Olá... gostei muito de sua resenha... achei super interessante esse livro... geralmente não é minha opção de leitura essa temática, mas confesso que curti muito todos os pontos que você levantou aqui. A resenha ficou ótima, você disse exatamente o necessário para que a minha curiosidade fosse aguçada, parabéns... Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana!

      Muito obrigado pela visita, eu conheço pessoas que também não colocam muita ``fé´´ nesse livro, porém eu não me decepcionei nem um pouco! Espero que você possa ler em breve.

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  6. Eu gostei bastante do que você contou em sua resenha.
    Nunca tinha lido nada sobre esse livro, embora eu já tenha visto algumas pessoas comentando muito bem sobre a história desse livro, mas nunca me chamou atenção sabe? Eu acho que não seria um livro que compraria para ler não. Mas mesmo assim gostei de tudo que você abordou e principalmente pela maneira como você escreveu. Adoro as resenhas daqui e sou fan desse blog. PARABÉNS

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/demi-lovato-edicao-especial-para-fas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana!

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário, fico feliz por ter exposto pontos que te agradaram. Espero que você possa ler em breve esse livro e gostar tanto como eu gostei.

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  7. Oi Heitor, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha e já tive bastante vontade de ler. Adoro a cultura japonesa e sempre quero conhecer um pouco dela, e as gueixas são figuras bem presentes nessa cultura, então é bem interessante conhecer um pouco mais sobre esse mundo. Também adoro personagens bem construídos e protagonista forte.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha ficou ótima e apenas despertou ainda mais meu interesse pelo livro. A cultura japonesa me fascina, acho-a encantadora sobre diversos aspectos e conhece-la um pouco mais sempre é uma oportunidade bem vinda.
    Abraços

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...