Flores da Ruína

Olá a todos!

Hoje trago minha primeira experiência lendo Patrick Modiano, sempre ouvi falar do escritor, porém li meu primeiro livro dele nessas férias.

Título: Flores da Ruína
Autor: Patrick Modiano
Editora: GaleraRecord
Versão: e- Pub
Páginas: 98

Sinopse: Novo livro da “trilogia essencial” de Patrick Modiano Em 24 de abril de 1933, dois jovens cônjuges se suicidam em seu apartamento em Paris. Naquela noite, eles teriam se encontrado com diversas pessoas e foram dançar. Trinta anos depois, o narrador tenta reconstruir a história deles, que parece se cruzar com a sua própria. Cada pergunta suscita outras, como um eco, ao curso de andanças fantasmagóricas por Paris, de lembranças que retornam à memória... Remissão da Pena, Flores da Ruína e Primavera de Cão são histórias independentes mas formam a “trilogia essencial” da obra de Patrick Modiano.
Resenha

Antes de começar a resenha, é melhor explicar a história do escritor brevemente. Patrick Modiano é francês, e ele viveu em Paris na época da invasão nazista, então Flores de Ruína vai abordar algumas experiências reais do escritor.


O livro tem 98 páginas (na versão ePub), ele é contado a partir de uma caminhada em Paris, cada nome de um lugar, rua ou pessoa vai fazer jus ao narrador e ele logo ligará esse nome com algum acontecimento. Nós temos três principais raízes nesse romance, a história de um casal que foi assassinado em Paris; Pacheco, que aparentemente deve ter ajudado o inimigo durante a invasão e por fim há a história do pai do narrador.

Eu não posso dizer que gostei de como esses acontecimentos brotaram durante a narração, mas eu não posso dizer também que Modiano escreve mal, pois isso seria mentira. É necessário se tornar refém de cada detalhe do narrador, somente assim a história vai fluindo aos poucos.

O que me surpreende bastante é que Modiano trouxe inúmeros detalhes minuciosos em apenas 98 páginas, isso é um dádiva do escritor, são detalhes, nomes e feições ricas. Eu sempre gostei de livros que se passam em Paris, mas posso dizer que a Paris que Modiano criou durante a história foi diferente para mim, era como se eu fosse descobrindo segredos da cidade em cada linha.

Como eu disse anteriormente, temos três "histórias" dentro desse livro, as três necessariamente não se conectam no final, uma delas na minha opinião acaba ficando sem um "final". A história do casal tem uma pegada um pouco policial. A história de Pacheco parece ser memórias de quando Modiano estudava, foi para mim a mais real. E por fim há a história do pai do narrador, que fugiu durante a invasão, que eu gostei muito também.

Eu gostaria de sentar com Modiano em um café de Paris (de preferência algum dos que ele cita no livro) e conversar sobre esse livro, saber como foi mexer com experiências passadas e liga-las a detalhes minuciosos. Espero poder continuar lendo mais de Modiano e tentar entender mais desse ótimo escritor.

Flores da Ruína faz parte de uma trilogia, mas não é necessário ler os anteriores para entender esse, Modiano ganhou o Nobel da Literatura com o livro Flores da Ruína. 
Recomendo esse livro a pessoas que estão em uma jornada de descobertas, assim como eu. Apreciadores de uma caminhada agradável em Paris também vão gostar desse livro, uma leitura dinâmica, rica em detalhes e minuciosa aos olhos do leitor.

12 comentários

  1. Heey!
    Adorei a premissa do livro e a história parece ser muito boa. É muito bom quando o autor consegue expressar tudo detalhadamente em poucas páginas ha ha ^~^
    Abraços!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Heitor..
    Ainda não tinha ouvido falar no livro, mas fiquei super interessada. É bem minha cara esse livro.
    Realmente é de se admirar ele detalhar tanto em poucas páginas. Gostaria muito de conhecer as experiencias dele.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olha eu nunca ouvi falar do livro, mas gostei bastante da premissa.
    Me parece ser interessante. Espero poder ter a oportunidade de fazer a
    leitura assim que possivel. Porque estou precisando mudar um pouco o foco do meu gênero literário para outras coisas sabe? Eu queria conhecer livros diferentes do que estou acostumada e acho que esse seria legal.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-entrelinhas.html

    ResponderExcluir
  4. Oi, Heitor!
    Gostei muito da sua resenha. Peguei em mãos esse livro e achei a sinopse muito interessante, mas confesso que minha curiosidade se justificava apenas pelo autor. Sempre tive enorme curiosidade em conhecer algo do Modiano e acho que Flores da Ruína, pelo que você destacou, seria uma ótima pedida.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Dryh, sua linda, tudo bem
    Parece ser um livro mais cabeça, diferente e esse título é bem forte. Acho que é a segunda vez que vejo falarem sobre esse autor. Pronto, você me deixou bem curiosa. Se tiver uma oportunidade eu vou ler essa história. Gostie da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, boa noite!

    Não conhecia nada sobre o autor e menos ainda sobre a trilogia ou o livro em questão, mas gostei da premissa, parece ser uma leitura rápida e bem legal! Histórias em Paris são sempre bacanas! XD

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia o autor, mas o livro me interessou muito. Acho fantástico quando o autor faz um mistério cujo enredo flui tranquilamente.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Só 98 páginas? Que bom que ele conseguiu dizer tanto com tão poucas páginas. E pelo visto faz o autor viajar por Paris.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Ola Heitor mesmo sendo ambientado em Paris ( que amo) a premissa do livro não me chamou atenção, mesmo tendo alguns elementos como suspense que me chama atenção vou deixar essa leitura para outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com


    ResponderExcluir
  10. Oiie!!
    Não conhecia o livro e o mesmo não me cativou, apesar de ser em Paris e meus olhinhos brilharem, mas não...:x
    Porém sua resenha está ótima, como sempre
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que perfeito!
    Não conhecia a obra, mas adoro livros assim. Estou muito ansiosa para saber sobre estes detalhes... Acho rico quando um autor consegue escrever em poucas linhas grandes coisas!
    Sua resenha me cativou. Sério! ;)

    Um abraço pra ti!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu não conhecia o livro, mas gostei bastante da história.
    Não sei se ficaria meio confusa com três histórias rolando ao mesmo tempo. Também não gostei de saber que uma não teve um final propriamente dito.
    Adorei quando você disse que o livro fala de descobertas.
    A sua resenha está muito boa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...