Caixa de pássaros

Título: Caixa de pássaros
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Edição: 1
Lançamento: 2015
Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.
Resenha

Num mundo onde não podemos abrir os olhos, uma venda não é tudo o que temos para nos defender?

Não abra os olhos. Malorie lembra muito bem de quando olhava para fora da janela e via o azul do céu, quando brincava com sua irmã de olhar as nuvens e enxergava seus colegas nelas. Mas agora ela não pode mais fazer isso, não pode olhar lá fora e nem abrir os olhos. Se o fizer, verá o que todos eles viram antes de se matarem a matarem outras pessoas. Se ela abrir os olhos, enlouquecerá e tirará a própria vida, e a vida de seus filhos, Menina e Garoto.

Quando aconteceram os primeiros casos as pessoas ficaram com medo, e quando eles foram chegando mais perto de onde moravam, começaram a prender cobertores nas janelas e a trancar as portas. Não foi o suficiente. Malorie estaca gravida quando tudo começou, e sua irmã Shannon ficara obcecada com os casos e, assim como todas as outras pessoas, queria saber o que estava acontecendo. Era um vírus? Ataque alienígena? O que as pessoas viam que as deixavam daquele jeito? Isso foi há cinco anos. Agora Malorie vive sozinha com as crianças numa casa cujas paredes são marcadas por sangue de seus falecidos amigos. Ela sonha com o dia em que terá coragem de sair e encontrar um lugar seguro, e é assim que começa o livro.

... E o cheiro também. Morte. Morrer. Apodrecimento. O céu está caindo, o céu está morrendo, o céu está morto. – página 221

Não gosto de terror, e acho que ele também não gosta de mim. Nós simplesmente não nos damos, mas algo em Caixa de pássaros me fez querer lê-lo, e não foi somente a insistência da minha irmã porque queria alguém para conversar sobre a história. Já no início eu não conseguia parar de ler, e ok, confesso, olhar para trás com medo de encontrar uma criatura atrás de mim ou algo do tipo. É uma história assustadora e incrível, mas também deixa muitas pontas soltas. Terminei o livro e até agora não sei o que eram as criaturas. Nem mesmo sei se eram criaturas mesmo, ou algum vírus ou sabe-se-lá-o-que. Também não sei o que aconteceu no final, ficou naquilo mesmo? Fiquei bastante frustrada e com raiva do autor por deixar o leitor no escuro desse jeito...

Não sei bem o que dizer de Malorie. Ela é corajosa, mas o jeito que trata as crianças me fazia querer chorar. Eles não podiam falar um pio e já levavam tapas, desde que nasceram foram instruídos a taparem os olhos e serem os ouvidos dela. Ver os dois crescerem naquele mundo me deixou com um aperto no peito. Não tiveram infância, nunca viram o mundo lá fora e tinham uma mãe que parecia não gostar deles. Nem mesmo um nome lhes havia dado.

Será que sabem o que fazem? Será que querem fazer o que fazem? – página 57

Caixa de pássaros é, de longe, o livro mais tenso que eu já li. Ficava em alerta o tempo todo e morrendo de medo do que poderia acontecer. Não chorei, mas quis muito fazê-lo em algumas cenas onde os personagens se davam mal. Senti muita raiva em outras, e em algumas ficava pensando o que seria de nós se algo assim acontecesse. Estaríamos muito, mas muito ferrados.

NESTE DIA você terá que fazer uma coisa que não faz há muito mais do que quatro anos. Hoje você vai ter que abrir os olhos. – página 142

Enfim, é um livro muito bom, com uma premissa incrível, personagens e acontecimentos mais do que realistas, mas deixou um pouco a desejar. O final me surpreendeu um pouco, mas não 100% de um jeito bom, esperava explicações do que estava acontecendo com o mundo e o que viria depois. Não sei se haverá um segundo livro, mas queria muito que isso acontecesse, e sei que os leitores de Caixa de pássaros também.

    

6 comentários

  1. Dia desses me indicaram esse livro, mas eu acabei deixando meio de lado a ideia de ler ele. Agora vendo a sua resenha tenho que confessar que fiquei curiosa pra começar a leitura.

    Beijos
    Love, Camie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você goste tanto do livro quanto eu, Camila ♥

      Excluir
  2. Olá!

    Fiquei curiosa pela leitura, achei a premissa bem interessante, mesmo eu já tendo ficado apavorada só com sua resenha. Nem quero imaginar como é você querer enxergar e não poder por causa de terceiros...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha' melhor se preparar para o livro então, porque é de arrepiar *-*

      Excluir
  3. Oi Dryh, tudo belezinha?
    Eu gostei muito da premissa de Caixa de Passaros, tem uma premissa muito boa. Pena deixar tantas perguntas neh?

    Enfim, talvez um dia eu leia.

    Abraços!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mesmo uma pena :/ espero que você tenha a oportunidade de ler e goste :)

      Excluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...