Instituição para jovens prodígios - A seleção

Título: Instituição para Jovens Prodígios – A seleção
Autora: L.L. Alves
Editora: Biblioteca 24 horas
Páginas: 312
Edição: 1
Lançamento: 2013
Sinopse: Do subúrbio carioca para uma Instituição de jovens superdotados na Inglaterra, Lara Müller, uma adolescente com todas as frustrações e inseguranças típicas da idade aprenderá que para realizar seu sonho é preciso fazer sacrifícios. Deixando tudo de mais precioso para trás, nossa protagonista precisa encarar uma nova realidade, muitas vezes assustadora... Quando Lara se deixa levar pela curiosidade e é atraída pelos novos ares de Sheffield coisas ligeiramente estranhas começam a acontecer... Por que ela sente como se alguns alunos a conhecessem? Por que parece que já fizera inimigos em tão pouco tempo? E, principalmente, quais os reais interesses dos mantenedores dessa poderosa instituição? Com uma nova melhor amiga ao seu lado, Lara começa a acreditar que está ficando maluca...É normal um pombo se comunicar com uma garota?
Resenha

Lara Müller era só mais uma garota comum vivendo no Rio de Janeiro. Inteligente à beça e passando por problemas comuns da adolescência, tudo o que ela queria era arranjar uma forma de ajudar seus pais com as contas da casa.
Terminando o ensino médio, ela vê uma oportunidade (na verdade, quem insiste é sua mãe) de estudar fora, num tipo de universidade chamada Instituição para Jovens Prodígios, um programa que selecionaria os jovens mais inteligentes do mundo para estudarem na Inglaterra.

Ao fazer a prova e ser selecionada, passando em terceiro lugar, Lara percebe que as coisas vão mudar. Ela não só se mudará para outro continente, como também ficará três anos longe de sua família, e conhecerá diversas culturas. Se estava assustada? Eu no lugar dela entraria em pânico, mas Lara até que agiu bem, considerando tudo o que viria a seguir.

Descubra seus verdadeiros amigos. Aqueles em que você possa confiar sua vida.

Lara logo faz amigos, e alguns inimigos também. Ela passa a dividir um quarto com Irene, outra brasileira que conseguiu passar e é muito divertida, conhece Patrick, um rapaz que de cara já consegue nossa afeição, e Hugh, seu novo crush. Porém, nem tudo corre às mil maravilhas. Sem saber como ou por quê, Lara não precisa mais de óculos, e um pombo anda falando com ela. Oi? Como assim? Pois é, se você já ficou surpreso com o pombo, espere só para ver o que acontece depois.

Estava bastante animada para ler esse livro, não é de hoje que eu vejo resenhas super positivas para os dois volumes de Instituição. Não sabia o que esperar do livro, mas já no início a leitura flui rapidamente, e a protagonista nos parece tão real que é impossível não gostar dela.
Foram incontáveis as vezes em que L.L. Alves conseguiu me surpreender, e após me deixar de queixo caído quando o livro acabou, vou tentar parar de adivinhar o que acontece no segundo, pois sei que será muito mais do que eu estou imaginando.

A autora soube medir romance, fantasia e um pouco de drama no livro, então a história não fica muito melosa, muito viajada ou chorona demais. Os personagens são cativantes quando devem ser, e é claro, os vilões mais do que odiáveis. Adorei conhecer Lara e Irene. As duas são diferentes, porém já no primeiro instante em que conversam é possível perceber que serão grandes amigas, e é impossível não se identificar com pelo menos uma delas.
Hugh e Patrick também não deixam a desejar. O primeiro me irritou um pouco, ficava imaginando se ele realmente era quem dizia ser e porque agia tão esquisitamente de vez em quando. Mas sendo a nova paixão de Lara, dá para perdoar. Patrick é simplesmente incrível. Carismático e divertido, gostei dele no primeiro instante, e espero que ele e Irene se acertem, pois fazem um belo casal.

Parecia que tudo se encaminharia bem. Ela se formaria em uma das melhores Instituições do mundo.

Estou mais do que curiosa para saber o que acontece no segundo livro. O desfecho do primeiro não é aquela bomba que quase mata o leitor do coração, mas consegue nos deixar muuito curiosos. Fico imaginando o que Lara fará para descobrir o que anda acontecendo na Instituição, e porque alguns personagens agem tão estupidamente. Seriam eles realmente “do mal”?

Me arrependo muito por não ter lido Instituição antes, mas agora que já li e experimentei um pouco da universidade bizarra e conheci os personagens, vou logo ler o segundo e ver o que L.L. Alves aprontou por lá.


10 comentários

  1. Oieee, tudo bem? Imagina que sonho? Ir estudar fora??? Seria maravilhoso kkk, enfim, gostei bastante da ideia inicial do livro, não tinha ouvido falar do livro e apesar da capa não ter me agradado muito acho que arriscaria a leitura, acho que iria gostar da história rsrs, não conhecia o livro, muito obrigado pela dica de leitura rs, Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. incrível, não? Mas eu não iria para a Instituição de jeito nenhum...haha'

      Excluir
  2. Resenha positiva :D
    baixei os livros em ebook e estou louca pra ler, espero gostar. Estou lendo Mudança da autora e estou gostando bastante
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você goste de IJP, Brubs ♥

      Excluir
  3. Olá!
    Pela premissa eu achei uma leitura bem interessante e, em certas partes, me lembrou Divergente. Como a resenha foi positiva e eu me interessei, vou procurar os livros para ler :D

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você goste da saga, Juliana :)

      Excluir
  4. Oi Dryh, tudo bem?
    Nossa não sabia que esse livro tinha esse enredo todo, confesso que é a segunda resenha que leio dele, mas a primeira não teve muitas coisas para se saber, até porque quem resenhou não curtiu a leitura... eu ainda não me sinto animada para ler, porque tem muita fantasia para meu gosto rs, porém fiquei com uma pontinha de curiosidade porque adoro um infanto juvenil... Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que pena, Diana, mas espero que a curiosidade aumente...haha'

      Excluir
  5. Oi Drih,

    Amo personagens que conquistam o leitor de cara e através delas somos fisgadas para a outra e quando o autor consegue a proeza de dosar equilibradamente romance, fantasia e drama a trama fica muito interessante e dinâmica, parabéns para a autora que conseguiu fazer isto.
    Vou me aventurar pelo mundo da Instituição para Jovens Prodígios, fiquei animada com sua resenha.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Dyyyyy! Mil perdões! Com Bienal e toda essa vida corrida, não pude vir aqui antes, e caramba, me arrependi!! *----* Que resenha incrível!! Suas resenhas são sempre muito sinceras e apontam o que é interessante ou relevante no livro, mas %¨&@! hahahaha Fiquei toda boba com teu carinho, mulher! <3 <3 <3 Já fiquei feliz quando tu me contou no inbox o quanto tinha gostado, mas ler essa resenha é muito mais do que pedi! Obrigada por acreditar em mim, mais uma vez! Te adoro e mais sucesso ainda com esse blog lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...