Apenas um ano

Título: Apenas um ano
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
Edição: 1
Lançamento: 2015
Sinopse: Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro. Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta.
Resenha 

Quando ofereceu-se para levar Allyson (Lulu) para Paris, Willem não pensou que acabaria gostando da garota. Nem mesmo que um dia ao lado dela fosse marcá-lo para sempre. Acordando num hospital, ele não consegue lembrar do que aconteceu, e, por um momento, não se lembra de Lulu também. Mas ele sabe que alguém espera por ele, e, desde esse dia, ele começa a procurar a tal Lulu, mesmo sendo impossível encontrá-la, já que ele nem mesmo sabe seu nome verdadeiro.

Tantas garotas, pensei. Por que estou tentando encontrar só essa? – página 115

Em Apenas um dia, conhecemos a vida de Allyson antes, durante e após conhecer Willem, e agora é a vez dele. Confesso que não gostei tanto desse livro quanto do primeiro, mas Apenas um ano não fica muito atrás. Willem é um aventureiro, viaja o tempo todo para diversos países e não abandona sua busca por Lulu de jeito nenhum. Sem contar que conhecer a história de sua família e seus amigos foi uma coisa incrível também.

Fiquei esperando que Lulu o encontrasse o tempo todo, como na cena final de Apenas um dia, mas a autora é simplesmente magnifica. Ela conseguiu me distrair com a vida de Willem, sua carreira, sua mãe (que eu gosto e ao mesmo tempo, não), seus amores passados e recentes, e quando eu estava quase me esquecendo de Lulu, BUM! Surpresa!

Apenas um ano teve alguns momentos cansativos e maçantes, mas a maior parte deles são tão bons quanto os de Apenas um dia. É uma história muito bonita, mas eu esperava um pouco mais. Mais emoção, mais paixão, mais Gayle Forman! E, claro, senti falta de Lulu nesse livro. Ela aparece bastante nos pensamentos de Willem, principalmente quando ele a está procurando, mas não foi o suficiente.

Aquele dia, tão marcado em minha memória, é apenas mais um dia para o restante das pessoas. E, de qualquer forma, foi apenas um dia, e agora está tudo acabado. – página 105

Adorei conhecer os personagens novos que a autora introduziu nesse livro. Muitos deles aparecem poucas vezes (com poucas, digo menos do que eu gostaria), mas conseguem deixar uma marca não só em Willem, mas no leitor também. Gostei bastante do desfecho, das reflexões que estão presentes em todas as páginas e de conhecer Willem mais a fundo, levando-se em conta que mal o conhecíamos no primeiro livro.

Qualquer pessoa em sã consciência diria que é tarde demais. Já parecia tarde demais no primeiro dia, quando eu acordei no hospital. Mesmo assim, continuei procurando. Ainda estou procurando. – página 277

Infelizmente encontrei vários erros no livro, como quando os personagens estão falando e não há travessão para iniciar a fala, ou quando não estão e há. Confunde um pouco, mas não atrapalha em muito a leitura.
Estou animadíssima para ler Apenas uma noite, conto que se passa após Apenas um ano, que é o final final mesmo da história. Espero ser surpreendida novamente.


46 comentários

  1. Oi Dryh!

    Não li nem o primeiro livro ainda kkk E confesso que não me sinto muito atraída para ler não kkk Depois de uma experiência não muito proveitosa de um livro da Gayle Forman fico um tanto receosa com seus demais títulos :)
    Mas gostei bastante da sua resenha, e quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
  2. Aleluiaaaaaaaaaaaa
    Alguém teve o mesmo ponto de vista que eu rs
    Amiga eu também achei momentos do livro bastante massantes e cansativos viu? Eu até gostei da estória e de tudo que foi acontecendo, mas tinha hora que sinceramente me dava um desanimo, ainda bem que consegui chegar até o fim e ainda entender o porque de toda essa passagem que aconteceu e entender o que havia acontecido. Eu adorei. A Autora Gayle tem uma escrita muito boa e por conta disso virei fan dela. Ela é uma pessoa brilhante e espero poder ler o proximo também que estou bem curiosa rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/50-fatos-literarios-sobre-mim.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, infelizmente não foi tão bom quanto o primeiro, né?!

      Excluir
  3. Olá
    Eu ainda não li nada da Gayle, mas não foi por falta de incentivo, kkkkk, eu gostei muito do filme baseado nos outros livros dela. Sinto uma certa curiosidade em ler essa outra série. Acho as capas muito fofas.as as resenhas que li sobre eles são b contraditórias e só lendo eu tiraria as minhas conclusões, Rsts.
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você tenha a oportunidade de ler os livros dela, Manoel :)

      Excluir
  4. Ao contrário de todo o resto do mundo, eu não tenho muita curiosidade em conhecer o trabalho da Gayle. Um dos primeiros motivos é pq td mundo gosta, e é raro em pegar um livro que ta na febre e me agradar, segundo, porque as tramas dela costumam ter algumas coisinhas que me não curto, mas ainda não descartei ao todo a possibilidade de um dia vir a lê-la... espero que os próximos lançamentos dela me façam ter um maior interesse, pois dos atuais apenas um me chamou atenção e ainda assim, tenho meus receios de pegá-lo para ler... srss

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que pena, Raíssa. Mas espero que você tenha a oportunidade de ler pelo menos um, quem sabe não acaba gostando?

      Excluir
  5. Olá; ainda não li nada da autora mas tenho vontade de conhecer a escrita dela. Esse livro dessa série (acho que é trilogia, né?!) até me parecem interessantes, mas acho que esperaria todos serem lançados para então começar a ler.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    sempre ouço falar tão bem dessa história. A acho muito intensa e com personagens corajosos. Capazes de se aventurar por uma pessoa que mal conhecem.
    É uma leitura que quero muito fazer, apesar dos erros que você falou que encontrou, o que acho uma pena. Tomara que arrumem isso para as próximas edições.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Li o primeiro livro e adorei. Fiquei me corroendo pela continuação e li e ouvi tantas criticas em relação ao Apenas Um Ano que a vontade acabou sumindo. Lendo a sua resenha, minha vontade voltou. Vou ler em breve, com certeza!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Dryh, tudo bem??
    Bom eu simplesmente perdi a vontade de ler os livros, não sei porque conforme as resenhas foram saído fui percebendo que não era pra mim e apesar de amar romances... esse não me atraiu, mas que bom que mesmo com algumas partes maçantes, você curtiu a leitura e no fim ela foi satisfatória... xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Dryh.
    Eu li apenas um livro da autora e achei a narrativa tão decepcionante, maçante e cansativa que nunca mais li nada da Gayle, não tenho coragem, não gosto de enredos arrastados e temo encontrar o mesmo nos demais livros...e pelo visto não tive a impressão errada.
    Mesmo que a autora tenha conseguido te distrair na leitura, ainda assim senti que o enredo enrola e desenvolve pouco, e que o objetivo principal, no caso o encontro de Lulu com Willem é a parte menos explorada.
    Esse desespero de algumas editoras em lançar inúmeros livros no mês e não se preocuparem com uma boa revisão tá dando nos nervos, falta de respeito com o leitor que preza pelo bom português...algumas editoras foram excluídas da minha vida de leitora.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que pena, Paty :/ infelizmente as editoras andam pecando muito no trabalho de revisão, né?! Até desanima ler :/

      Excluir
  10. Olá,
    Vejo ótimos comentários sobre esse livro, uma pena a resenhista lá do blog não ter gostado. Ela reclamou de várias coisas, além de concordar com você que o livro é maçante e cansativo. Com isso, acabou me desanimando, mas lendo sua resenha fiquei na dúvida rsrs
    Li um outro livro dessa autora e gostei bastante, quem sabe leia esse! *-*
    Uma pena ter alguns erros e a editora deixou passar.
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem sabe, né? Espero que você tenha a oportunidade de lê-lo, Daya, e que goste :)

      Excluir
  11. Dryh lindona eu tenho receio com as continuações da autora, elas sempre me decepcionam e pelo visto o ritmo foi mais lento nesse livro, não gosto da visão do protagonista antes da continuação da historia. Por isso vou aguardar o último livro da trilogia para começar a ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii!
    Daya, eu li o Se eu Ficar dela e eu AMEI a escrita, muito bem elaborada e cheia de drama, mas confesso que não tenho muita vontade de ler os demais livros dela, principalmente dessa serie.
    Uma pena que a edição falhou um pouco e mesmo você dizendo que não atrapalhou muito, esses erros me incomodam bastante.
    Gostei da resenha e espero que você leia o próximo em breve!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que pena, Ana :/ "Apenas um dia" acabou passando na frente de "Se eu ficar" para mim...haha'

      Excluir
  13. Olá, Dryh!

    Sou apaixonada por Apenas um dia, e torci muito para que o casal ficassem juntos. Fiquei p da vida com o Willem por causa do mal entendido. Mas, a males que vem pro bem. Eu fiquei curiosa sobre a vida do Willem, já que no primeiro livro é tudo sobre Allyson. Sei que muita gente não curtiu Apenas um ano, por isso estou tendo controlar minhas expectativas, porque preciso saber o que realmente aconteceu.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você goste, Thayenne ♥ apesar de não ser tão bom quanto o primeiro, "Apenas um ano" também vale a pena :)

      Excluir
  14. Olá linda,

    Quero muito ler Apenas um dia e Apenas um ano.
    Já li tantas críticas de ambos que estou ficando confusa rsrs.

    Eu gostei de Eu estive aqui e espero também adorar esses dois livros de Gayle.

    Beijos!
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-o-ultimo-dos-canalhas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você goste dos dois livros, Joanice, são muito bons ♥

      Excluir
  15. Oi Dryh, sua linda, tudo bem
    Não sabia que existia esse conto, mas pelo visto, acho que pode agradar os leitores dando o final que eles tanto queriam. Dryh, sabe, essa autora tem algo de curioso, a maioria gosta do primeiro livro e não gosta tanto do segundo, acho que essa autora acaba de criar algum tipo de padrão, risos... Mesmo assim, você achou uma história bonita, eu tenho os dois livros e quero muito ler!!!! Sua resenha ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Confesso que já desisti dessa autora, não consigo captar a sensibilidade que todos veem na sua escrita, acho os livros bem monótomos :(
    Espero que o próximo livro seja uma boa leitura pra você ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu quero tanto esse livro! MEU DEUS. Eu sou fã da Gayle, li apenas um dia e amei. Amei cada local citado, a viagem que eles fizeram. A coragem dela de ir com um estranho para Paris em apenas um dia. Sabendo que o tempo é fluido...
    Se eu encontrar uma boa promoção quero comprar logo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siiiiim ♥♥♥ Espero que você o ache em promoção, Ingrid, e me conta depois o que achou \0/

      Excluir
  18. Oie! Há um tempo atrás eu tinha bastante curiosidade para conhecer a escrita de Gayle, mas cada resenha que leio me desanima mais. Quer dizer, eu ainda quero muito ler Se Eu Ficar, mas esses outros não chamam muito minha atenção. Li uma resenha de Apenas Um Dia que tirou todas as expectativas que eu tinha de gostar da obra, pois o enredo em nada me atraiu. Apenas Um Ano, apesar de ser uma continuação, parece ser mais legal. Pena que você encontrou erros no exemplar. Esse negócio do travessão também me persegue. E eu não gostei dessa ideia de fazer as capas praticamente iguais. Nem sei o que é uma série e o que é um volume único... Mas tomara que Apenas Uma Noite te surpreenda e seja uma leitura maravilhosa :3

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que pena, Fernanda :/ esse negócio das capas também me incomoda bastante....kkk' até dá a entender que os livros são da mesma série, como você disse *-*

      Excluir
  19. O único livro que li dessa autora foi Se eu ficar. Não vou dizer que foi o livro mais incrível que já li, mas gostei. Gostei do filme também. Então, acho que até arriscaria a leitura, apesar das partes maçantes que você mencionou. Só achei chato o fato de haver alguns erros no livro, mas se você diz que isso não atrapalha, então dá para encarar.

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siiiim, arrisca, Tatiana, tenho certeza de que você vai gostar ♥

      Excluir
  20. Oi Dryh,
    Estou pensando em ler o primeiro livro, ouço excelentes opiniões sobre. Sobre esse, gostei de saber que a visão de Willem acrescenta e muito na obra, não fica tipo aquela visão duplicada que é praticamente a mesma da outra personagem. Uma coisa que me incomoda com relação aos livros da autora são essas capas, queria saber o porquê dela sempre material esse estilo, dá até agonia às vezes, Hahaha.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, pelo menos isso...haha' acho que não aguentaria se esse livro fosse ctrl C ctrl V do primeiro *-*

      Excluir
  21. Olá!

    Ate hoje eu não li nada da Gayle e sou doida para ler, e to surpresa com quantos livros dela existem, pois cada vez me assusto com uma resenha de um livro que não conhecia antes o.o
    Nossa.. Deve ser complicado pro Willem perder a memoria de todo mundo assim... Ate da familia ao que parece. E da pra ver que as coisas com Lullu for intensas já que em Apenas um dia com ela o marcou dessa forma.
    Como sempre quis ler algo da Gayle, vou colocar esse na minha lista e quem sabe um dia eu finalmente leia algo dessa autora?

    Beijinhos!

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom, o Willem esqueceu-se apenas do dia que ele passou com a Lulu, e ele nem mesmo sabia o nome verdadeiro dela, o que complicou bastante as coisas *-* Espero que você goste dos livros da autora :)

      Excluir
  22. Oi, tudo bem?
    O primeiro livro que eu li da autora não me agradou muito e os outros que venho lendo estão sendo bacanas, mas sempre falta algo nas histórias da Gayle, por isso não sou uma fã da autora e confesso que essa coisa da mesma história ser contada pelo olhar de outro personagem não me anima muito.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que pena, Larissa :/ bom os livros não são exatamente iguais, o primeiro conta como os personagens se conheceram e então a vida da Allyson após isso, enquanto esse conta o que aconteceu com o Willem naquele dia e a vida dele após isso, então não são bem iguais.

      Excluir
  23. Tenho muita vontade de ler essa duologia da autora porém estou enrolando há um ano, que pena que o livro é maçante, pois eu imagino que eu iria gostar mais desse por ser do ponto de vista do cara, que foi exatamente o que aconteceu comigo na duologia Se eu Ficar! Até porque o cara é do mundo e ama viajar!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você goste dos livros, Giovana, o Willem é apaixonante ♥

      Excluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...