Acabo de voltar de viagem (novamente..) e trago a resenha de outro livro de um dos meus escritores nacionais favoritos, Luis Fernando Veríssimo! Hoje eu vou resenhar o segundo livro que li dele, A Mesa Voadora.
Autor: Luis Fernando Verissimo
Editora: Objetiva
Lançamento: 2001
Páginas: 154
Sinopse: Luis Fernando Verissimo, autor de 'As mentiras que os homens contam' entre muitos outros, apresenta neste livro 47 crônicas sobre comida e o universo que a circunda. Descreve situações bem humoradas como um churrasco no domingo e um jantar a dois, além de tratar de temas como ressaca, vinhos e pratos variados, compartilhando com o leitor suas memórias gustativas.
Resenha
A Mesa Voadora é um conjunto de crônicas sobre o mundo gastronômico, temos também experiências gastronômicas na Europa, dicas de como encarar um buffet ou até mesmo como pedir diferentes tamanhos de ostra em Paris.
As crônicas focam em experiências pessoais na maioria das vezes, mas algumas das crônicas são fictícias e claro, esbanjando humor. São ao todo 47 crônicas sobre esse mundo da gastronomia, muitas expressões em francês e restaurantes excelentes estão por toda parte.
A todo momento, Veríssimo consegue tirar aquela risada mesmo em um momento inoportuno, como por exemplo, quando dois amigos que não conhecem nada de vinho tentam pedir "o vinho", apenas para competir. O auge do livro foram as experiências que o autor teve em restaurantes europeus, sempre havia algo que eu destacava no meu Kindle, para poder pesquisar depois.
Tenho certeza que nenhum mero mortal consegue transparecer esse universo de forma tão engraçada como Veríssimo faz, eu poderia ler até o imposto de renda dele e ainda sim teria graça (coloquem graça nisso). A gastronomia sempre esteve presente na minha vida, além de eu gostar muito dessa área, minha família também marca presença. Esse detalhe fez mera diferença durante a leitura, a graça está mesmo na genialidade e a complexidade desse universo saboroso.
Estou muito animado para continuar lendo as crônicas de Veríssimo. Espero nunca mais ver nenhuma nos meus simulados ou livros de português, por que as pessoas associam aqueles pequenos trechos a identidade do autor, criando um estereótipo.
Recomendo esse livro a todos que querem uma aventura saborosa, engraçada e também com muitas dicas de restaurantes, bistrôs e buffets. Verissimo coloca uma pitada de humor, relações amorosas, viagens para Paris e muito amor por comida, resumindo, um grande (um pouco maior que a ostra número 12) livro.
Olá Heitor.
ResponderExcluirEu tenho um caso de amor e ódio com Luis Fernando Verissimo, tem coisas dele que amo de paixão, já tem outras que detesto, daí eu fico indecisa por que fico com vontade de ler, e com medo de não gostar.
Acho que deve mesmo ser muito engraçado e ao mesmo tempo interessante conhecer a visão dele da gastronomia, vou anota-lo e ficar aqui dividida.
Beijos
Olá Daniele!
ExcluirRecomendo que você comece com a leitura de A Mesa Voadora, é mais leve e bem cômico. Espero que goste!
Abraços, Heitor Botti
Oi Heitor!
ResponderExcluirAdoro Veríssimo.
Tive oportunidade de ler vários livros dele na faculdade e sempre gostava de suas crônicas.
Fico feliz em saber que gostou tanto e incentivo a continuar sim.
Ótima dica.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Olá Rízia!
ExcluirQue bom que você pode ler Verissimo, ele é com certeza um grande escritor nacional, e, continuarei sim lendo seus livros!
Abraços, Heitor Botti
Oi, Heitor! Adorei a dica. Ainda não li nenhum livro do Veríssimo, o que não quer dizer que não li nada dele. Conheço vários dos seus escritos, mas realmente queria uma recomendação como essa. Um livro dele viria em um bom momento para mim, especialmente esse, que tem tanto humor (rs).
ResponderExcluirBeijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Olá!
ExcluirRecomendo sim que você leia A Mesa Voadora, é uma leitura engraçada e saborosa (coloque sabor nisso).
Abraços, Heitor Botti
Oi, Heitor! Adorei a dica. Ainda não li nenhum livro do Veríssimo, o que não quer dizer que não li nada dele. Conheço vários dos seus escritos, mas realmente queria uma recomendação como essa. Um livro dele viria em um bom momento para mim, especialmente esse, que tem tanto humor (rs).
ResponderExcluirBeijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Oiiie,
ResponderExcluirAcho o Veríssimo o excelente autor nacional, e que todos deveriam ler, sou mega fã. Já li esse livro e adorei HAHA Gosto de crônicas pois são rápidas de ser ler, e quando tem humor melhora tudo ainda. Parabéns pela sua escolha.
Bjs
Amantes da Leitura
Olá Estefânia!
ExcluirFico feliz que tenha gostado desse livro, Verissimo merece muito amor, e claro, excelentes experiências gastronômicas, assim ele pode continuar nos divertindo!
Abraços, Heitor Botti
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca tive a oportunidade de ler nada do Luis Fernando, mas adorei a forma como você escreveu a resenha. Eu não sou muito chegada em cronicas, mas gostei da premissa dessas, eu gosto bastante de coisas que envolvam culinária.
Olá Giovana!
ExcluirTambém curto muito culinária, recomendo que você leia o livro, você vai gostar!
Abraços, Heitor Botti
Oi ...
ResponderExcluirAdoro Veríssimo. ...o humor dele é algo...hehe
Não conhecia esse livro mas caramba. ..47 crônicas? Deve ser muito legal.
Parabéns pela resenha e obrigada pela indicação.
Abraços
Olá Denise!
ExcluirO humor de Verissimo é algo único, concordo com você! Espero que possa ler A Mesa Voadora em breve.
Abraços, Heitor Botti
Olá,
ResponderExcluirAdoro ler livros que são engraçados e esse então heim..
Além disso, ainda tem aventura mistura com muitas dicas de restaurantes, bistrôs e buffets.
Gostei bastante da dica.
beijos
Conchego das Letras
Olá Daya!
ExcluirAs dicas são excelentes, consigo passar um mês na Europa apenas seguindo as indicações de Verissimo.
Abraços, Heitor Botti
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca li nada do autor, e confesso que o livro não tinha me interessado tanto, mas você ressaltou tanto que o livro foi divertido e te causou várias risadas que acabei me interessando por esse livro.
Beijos :*
http://www.livrosesonhos.com/
Olá Maiara!
ExcluirEspero que possa ler em breve!
Abraços, Heitor Botti
Olha eu gosto muito de crônicas, mas leio poucos livros sobre sabia?
ResponderExcluirNunca li na verdade se eu for parar para pensar, porque eu nem tenho na minha estante. Já vi algumas resenhas de algumas pessoas de livros assim, mas nunca li nada. Espero poder ter a chance de poder conhecer, porque acho bem interessante, ainda mais sendo de um autor nacional tão reconhecido. Espero poder ler ...vamos ver...
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-filha.html
Olá Silvana!
ExcluirEspero que você dê uma chance a Verissimo, ele merece bastante amor.
Abraços, Heitor Botti
li pouco de Veríssimo mas curti a escrita mordaz dele em suas cronicas... Ainda não li A mesa voadora, mas já imagino que vou me divertir com a leitura... ^^
ResponderExcluirbjs
Olá Maria!
ExcluirCom certeza você vai se divertir, não tenho dúvida.
Abraços, Heitor Botti
Oie, tudo bem?
ResponderExcluirAinda não li nada do autor, confesso que crônicas não são muito minha praia mas sua resenha me deixou bem curiosa para ler essa obra e quem sabe até outras se eu gostar dessa...
Vou procurar por ele e espero me divertir como você :)
Obrigada pela dica!
Beijos :*
Jess*
http://www.lovebooks2.com.br
Olá!
ExcluirEu realmente ri bastante com essas crônicas, espero que você possa rir também!
Abraços, Heitor Botti
Eu nunca li nada do Veríssimo, tenho até vergonha de falar isso, mas me interessei bastante por esse livro de crônicas, nunca li nenhuma com o tema gastronomia, achei diferente e deve ser uma leitura bem divertida. Gostei!
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
Olá!
ExcluirÉ uma leitura bem divertida, e engraçada!
Abraços, Heitor Botti
Heitor adoro crônicas pena que não leia muito, adorei essa indicação e ainda regada a bom humor fica perfeito, ligada a gastronomia deve ter cenas bem engraçadas assim como as situações. Dica anotada . abraços
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
OLá!
ExcluirFico feliz que tenha gostado, espero que você possa ler em breve!
Abraços, Heitor Botti
Olá Heitor
ResponderExcluirTudo bom?
Eu não costumo ler crônicas, mas só de ver que você se divertiu sobre o que ele escreveu aguçou minha curiosidade, ainda mais que nunca li nada dele.
Beijos
Olá!
ExcluirEspero que você possa ler algo de Verissimo em breve, ele é um excelente e divertidíssimo autor!
Abraços, Heitor Botti
Oi Heitor, fiquei super curiosa com esse livro, primeiro porque eu amo crônicas e segundo porque gastronomia me interessa muito. Sua resenha me cativou a ir atrás do livro o quanto antes e lê-lo!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Olá Kétrin!
ExcluirÉ realmente um bom livro, espero que leia em breve!
Abraços, Heitor Botti
Olá!!
ResponderExcluirVocê acredita que eu nunca li nada do autor? Somente pequenas citações ou trechos, que já são normalmente encantadores. Gostei da sua resenha mega positiva e dá aquele gostinho de: Preciso ler urgente. hahahah
Gostei
Beijinhos
Olá Ana Paula!
ExcluirFico bem feliz que eu tenha lhe proporcionado esse sentimento, espero que possa ler em breve!
Abraços, Heitor Botti
Olá... Heitor, tudo bem??
ResponderExcluirNão me interesso por esse tipo de leitura, mas se você gosta é o que vale, para quem curte esse lado gastronômico, além da obrigação de cozinhar rs... deve ser uma leitura muito boa, porque imagino que as dicas citadas pelo autor dever ser de grande valia, afinal ele deve ter passado por todos os lugares para poder indicar... que bom que curtiu a leitura e que pretende continuar... Xero!!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Olá Diana!
ExcluirObrigado pela visita.. As dicas são de grande valia sim, espero que possa ler em breve!
Abraços, Heitor Botti
Olá!
ResponderExcluirSempre vejo elogios para o autor, mas nunca li nada dele, acredita?
Gostei muito da premissa de A Mesa Voadora e me animei para ler esse livro.
Ao contrário de você, não curto muito a gastronomia, pois ou uma negação. Não sei nem ferver água rs.
Fico feliz que tenha curtido a leitura e espero curtir também, se ler um dia.
Beijos
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Olá, tudo bem??
ResponderExcluirAdorei conhecer um pouco mais sobre o autor... E realmente, é quase impossível não associa-lo a alguma prova de português... É a segunda resenha que eu vejo desse livro e estou com muita vontade de ler e mudar esse estereótipo de "provas" que eu tenho dele hehe
XOXO
Umnovo-roteiro.blogspot.com
Nunca li nada do Veríssimo (além dos trechos avulsos em livros escolares) e sinto muita curiosidade, principalmente com as crônicas. A Mesa Voadora parece ser ótimo e provavelmente será o primeiro dele que irei me aventurar a ler.
ResponderExcluirGostei da resenha.
Beijos
Oiii
ResponderExcluirAdorei conhecer mais sobre o autor,já que nunca li nada que ele escreveu.
Sempre vemos o autor em provas e isso já devia ter sido motivo para que eu iniciasse a leitura dele.
Gostei da resenha.
Beijos.
Olá!!
ResponderExcluirAh, eu nunca li Verissimo :( Estou por fora!
Gostei da proposta, gosto de crônicas, e gostie principalmente quando falou sobre "o vinho", kkkk minha cara quando eu e meu marido começamos a querer "entender" de vinho!! Acho que poderia gostar dessa obra!!
Bjus
blog Fundo Falso
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirJá li alguns dos escritos do Veríssimo, mas nunca um livro realmente. Quantos aos que li, achei todos muito divertidos e gostosos. Nunca vi uma resenha de um livro dele e realmente é uma das indicações que me faltava para "crescer" ainda mais como leitora. Já está anotado para ler assim que possível, tenho certeza que desse irei gostar.
Beijos,
Andy!
Oi!
ResponderExcluirFaz tempo que não leio nada do autor hein. Ainda não conhecia esse livro, mas gostei da dica. Gosto bastante de livros de contos e crônicas, ainda mais se forem alegres, como esse parece ser. Com certeza pretendo ler, valeu a indicação!
Abraços,
Andy - StarBooks
Oie!!
ResponderExcluirAbsolutamente AMO Veríssimo, poucos seres humanos tem a capacidade de expressar sentimentos e ideias como esse homem. Ainda não conhecia A mesa voadora, mas fiquei bem interessa em lê-lo. Quero muito saber o que se pode esperar das peripécias do mundo gastronômico nas mãos do escritor ;)
bjs
Apesar de adorar as Cronicas do LFV, acho que fui com muita sede ao pote em "as mentiras que os homens contam". Achei que morreria de rir ou que seria uma leitura leve depois de ter lido "a guerra que salvou minha vida", sqn.. leve sim mas chata.. me arrastei pra ler. Então hoje qdo falam nas cronicas bem humoradas eu coloco os 2 pés no chão. Mas volto a repetir ele é o MAXIMO
ResponderExcluir