A mesa voadora

Olá a todos!

Acabo de voltar de viagem (novamente..) e trago a resenha de outro livro de um dos meus escritores nacionais favoritos, Luis Fernando Veríssimo! Hoje eu vou resenhar o segundo livro que li dele, A Mesa Voadora.

Título: A Mesa Voadora
Autor: Luis Fernando Verissimo
Editora: Objetiva
Lançamento: 2001
Páginas: 154

Sinopse: Luis Fernando Verissimo, autor de 'As mentiras que os homens contam' entre muitos outros, apresenta neste livro 47 crônicas sobre comida e o universo que a circunda. Descreve situações bem humoradas como um churrasco no domingo e um jantar a dois, além de tratar de temas como ressaca, vinhos e pratos variados, compartilhando com o leitor suas memórias gustativas.




Resenha

A Mesa Voadora é um conjunto de crônicas sobre o mundo gastronômico, temos também experiências gastronômicas na Europa, dicas de como encarar um buffet ou até mesmo como pedir diferentes tamanhos de ostra em Paris.

As crônicas focam em experiências pessoais na maioria das vezes, mas algumas das crônicas são fictícias e claro, esbanjando humor. São ao todo 47 crônicas sobre esse mundo da gastronomia, muitas expressões em francês e restaurantes excelentes estão por toda parte.

A todo momento, Veríssimo consegue tirar aquela risada mesmo em um momento inoportuno, como por exemplo, quando dois amigos que não conhecem nada de vinho tentam pedir "o vinho", apenas para competir. O auge do livro foram as experiências que o autor teve em restaurantes europeus, sempre havia algo que eu destacava no meu Kindle, para poder pesquisar depois.

Tenho certeza que nenhum mero mortal consegue transparecer esse universo de forma tão engraçada como Veríssimo faz, eu poderia ler até o imposto de renda dele e ainda sim teria graça (coloquem graça nisso). A gastronomia sempre esteve presente na minha vida, além de eu gostar muito dessa área, minha família também marca presença. Esse detalhe fez mera diferença durante a leitura, a graça está mesmo na genialidade e a complexidade desse universo saboroso.

Estou muito animado para continuar lendo as crônicas de Veríssimo. Espero nunca mais ver nenhuma nos meus simulados ou livros de português, por que as pessoas associam aqueles pequenos trechos a identidade do autor, criando um estereótipo. 



Recomendo esse livro a todos que querem uma aventura saborosa, engraçada e também com muitas dicas de restaurantes, bistrôs e buffets. Verissimo coloca uma pitada de humor, relações amorosas, viagens para Paris e muito amor por comida, resumindo, um grande (um pouco maior que a ostra número 12) livro.


44 comentários

  1. Olá Heitor.
    Eu tenho um caso de amor e ódio com Luis Fernando Verissimo, tem coisas dele que amo de paixão, já tem outras que detesto, daí eu fico indecisa por que fico com vontade de ler, e com medo de não gostar.
    Acho que deve mesmo ser muito engraçado e ao mesmo tempo interessante conhecer a visão dele da gastronomia, vou anota-lo e ficar aqui dividida.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele!

      Recomendo que você comece com a leitura de A Mesa Voadora, é mais leve e bem cômico. Espero que goste!

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  2. Oi Heitor!
    Adoro Veríssimo.
    Tive oportunidade de ler vários livros dele na faculdade e sempre gostava de suas crônicas.
    Fico feliz em saber que gostou tanto e incentivo a continuar sim.
    Ótima dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rízia!

      Que bom que você pode ler Verissimo, ele é com certeza um grande escritor nacional, e, continuarei sim lendo seus livros!

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  3. Oi, Heitor! Adorei a dica. Ainda não li nenhum livro do Veríssimo, o que não quer dizer que não li nada dele. Conheço vários dos seus escritos, mas realmente queria uma recomendação como essa. Um livro dele viria em um bom momento para mim, especialmente esse, que tem tanto humor (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Recomendo sim que você leia A Mesa Voadora, é uma leitura engraçada e saborosa (coloque sabor nisso).

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  4. Oi, Heitor! Adorei a dica. Ainda não li nenhum livro do Veríssimo, o que não quer dizer que não li nada dele. Conheço vários dos seus escritos, mas realmente queria uma recomendação como essa. Um livro dele viria em um bom momento para mim, especialmente esse, que tem tanto humor (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiiie,

    Acho o Veríssimo o excelente autor nacional, e que todos deveriam ler, sou mega fã. Já li esse livro e adorei HAHA Gosto de crônicas pois são rápidas de ser ler, e quando tem humor melhora tudo ainda. Parabéns pela sua escolha.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estefânia!

      Fico feliz que tenha gostado desse livro, Verissimo merece muito amor, e claro, excelentes experiências gastronômicas, assim ele pode continuar nos divertindo!

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  6. Oii, tudo bem?
    Eu nunca tive a oportunidade de ler nada do Luis Fernando, mas adorei a forma como você escreveu a resenha. Eu não sou muito chegada em cronicas, mas gostei da premissa dessas, eu gosto bastante de coisas que envolvam culinária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovana!

      Também curto muito culinária, recomendo que você leia o livro, você vai gostar!

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  7. Oi ...

    Adoro Veríssimo. ...o humor dele é algo...hehe

    Não conhecia esse livro mas caramba. ..47 crônicas? Deve ser muito legal.

    Parabéns pela resenha e obrigada pela indicação.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise!

      O humor de Verissimo é algo único, concordo com você! Espero que possa ler A Mesa Voadora em breve.

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  8. Olá,
    Adoro ler livros que são engraçados e esse então heim..
    Além disso, ainda tem aventura mistura com muitas dicas de restaurantes, bistrôs e buffets.
    Gostei bastante da dica.
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daya!

      As dicas são excelentes, consigo passar um mês na Europa apenas seguindo as indicações de Verissimo.

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada do autor, e confesso que o livro não tinha me interessado tanto, mas você ressaltou tanto que o livro foi divertido e te causou várias risadas que acabei me interessando por esse livro.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maiara!

      Espero que possa ler em breve!

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  10. Olha eu gosto muito de crônicas, mas leio poucos livros sobre sabia?
    Nunca li na verdade se eu for parar para pensar, porque eu nem tenho na minha estante. Já vi algumas resenhas de algumas pessoas de livros assim, mas nunca li nada. Espero poder ter a chance de poder conhecer, porque acho bem interessante, ainda mais sendo de um autor nacional tão reconhecido. Espero poder ler ...vamos ver...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-filha.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana!

      Espero que você dê uma chance a Verissimo, ele merece bastante amor.

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  11. li pouco de Veríssimo mas curti a escrita mordaz dele em suas cronicas... Ainda não li A mesa voadora, mas já imagino que vou me divertir com a leitura... ^^
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria!

      Com certeza você vai se divertir, não tenho dúvida.

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  12. Oie, tudo bem?
    Ainda não li nada do autor, confesso que crônicas não são muito minha praia mas sua resenha me deixou bem curiosa para ler essa obra e quem sabe até outras se eu gostar dessa...
    Vou procurar por ele e espero me divertir como você :)
    Obrigada pela dica!

    Beijos :*
    Jess*
    http://www.lovebooks2.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu realmente ri bastante com essas crônicas, espero que você possa rir também!

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  13. Eu nunca li nada do Veríssimo, tenho até vergonha de falar isso, mas me interessei bastante por esse livro de crônicas, nunca li nenhuma com o tema gastronomia, achei diferente e deve ser uma leitura bem divertida. Gostei!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É uma leitura bem divertida, e engraçada!

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  14. Heitor adoro crônicas pena que não leia muito, adorei essa indicação e ainda regada a bom humor fica perfeito, ligada a gastronomia deve ter cenas bem engraçadas assim como as situações. Dica anotada . abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá!

      Fico feliz que tenha gostado, espero que você possa ler em breve!

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  15. Olá Heitor
    Tudo bom?
    Eu não costumo ler crônicas, mas só de ver que você se divertiu sobre o que ele escreveu aguçou minha curiosidade, ainda mais que nunca li nada dele.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Espero que você possa ler algo de Verissimo em breve, ele é um excelente e divertidíssimo autor!

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  16. Oi Heitor, fiquei super curiosa com esse livro, primeiro porque eu amo crônicas e segundo porque gastronomia me interessa muito. Sua resenha me cativou a ir atrás do livro o quanto antes e lê-lo!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kétrin!

      É realmente um bom livro, espero que leia em breve!

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  17. Olá!!

    Você acredita que eu nunca li nada do autor? Somente pequenas citações ou trechos, que já são normalmente encantadores. Gostei da sua resenha mega positiva e dá aquele gostinho de: Preciso ler urgente. hahahah

    Gostei

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula!

      Fico bem feliz que eu tenha lhe proporcionado esse sentimento, espero que possa ler em breve!

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  18. Olá... Heitor, tudo bem??
    Não me interesso por esse tipo de leitura, mas se você gosta é o que vale, para quem curte esse lado gastronômico, além da obrigação de cozinhar rs... deve ser uma leitura muito boa, porque imagino que as dicas citadas pelo autor dever ser de grande valia, afinal ele deve ter passado por todos os lugares para poder indicar... que bom que curtiu a leitura e que pretende continuar... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana!

      Obrigado pela visita.. As dicas são de grande valia sim, espero que possa ler em breve!

      Abraços, Heitor Botti

      Excluir
  19. Olá!
    Sempre vejo elogios para o autor, mas nunca li nada dele, acredita?
    Gostei muito da premissa de A Mesa Voadora e me animei para ler esse livro.
    Ao contrário de você, não curto muito a gastronomia, pois ou uma negação. Não sei nem ferver água rs.
    Fico feliz que tenha curtido a leitura e espero curtir também, se ler um dia.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem??

    Adorei conhecer um pouco mais sobre o autor... E realmente, é quase impossível não associa-lo a alguma prova de português... É a segunda resenha que eu vejo desse livro e estou com muita vontade de ler e mudar esse estereótipo de "provas" que eu tenho dele hehe

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Nunca li nada do Veríssimo (além dos trechos avulsos em livros escolares) e sinto muita curiosidade, principalmente com as crônicas. A Mesa Voadora parece ser ótimo e provavelmente será o primeiro dele que irei me aventurar a ler.
    Gostei da resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oiii
    Adorei conhecer mais sobre o autor,já que nunca li nada que ele escreveu.
    Sempre vemos o autor em provas e isso já devia ter sido motivo para que eu iniciasse a leitura dele.
    Gostei da resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Olá!!

    Ah, eu nunca li Verissimo :( Estou por fora!
    Gostei da proposta, gosto de crônicas, e gostie principalmente quando falou sobre "o vinho", kkkk minha cara quando eu e meu marido começamos a querer "entender" de vinho!! Acho que poderia gostar dessa obra!!

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Já li alguns dos escritos do Veríssimo, mas nunca um livro realmente. Quantos aos que li, achei todos muito divertidos e gostosos. Nunca vi uma resenha de um livro dele e realmente é uma das indicações que me faltava para "crescer" ainda mais como leitora. Já está anotado para ler assim que possível, tenho certeza que desse irei gostar.

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Faz tempo que não leio nada do autor hein. Ainda não conhecia esse livro, mas gostei da dica. Gosto bastante de livros de contos e crônicas, ainda mais se forem alegres, como esse parece ser. Com certeza pretendo ler, valeu a indicação!
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  26. Oie!!
    Absolutamente AMO Veríssimo, poucos seres humanos tem a capacidade de expressar sentimentos e ideias como esse homem. Ainda não conhecia A mesa voadora, mas fiquei bem interessa em lê-lo. Quero muito saber o que se pode esperar das peripécias do mundo gastronômico nas mãos do escritor ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  27. Apesar de adorar as Cronicas do LFV, acho que fui com muita sede ao pote em "as mentiras que os homens contam". Achei que morreria de rir ou que seria uma leitura leve depois de ter lido "a guerra que salvou minha vida", sqn.. leve sim mas chata.. me arrastei pra ler. Então hoje qdo falam nas cronicas bem humoradas eu coloco os 2 pés no chão. Mas volto a repetir ele é o MAXIMO

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...