A menina submersa


Titulo: A menina submersa
Autora: Caitlin R. Kiernan
Editora: Darkside
Páginas: 320
Edição: 1
Lançamento: 2014
Sinopse: 'A Menina Submersa - Memórias' é um verdadeiro conto de fadas, uma história de fantasmas habitada por sereias e licantropos. Mas antes de tudo uma grande história de amor construída como um quebra-cabeça pós-moderno, uma viagem através do labirinto de uma crescente doença mental. Um romance repleto de camadas, mitos e mistério, beleza e horror, em um fluxo de arquétipos que desafiam a primazia do 'real' sobre o 'verdadeiro' e resultam em uma das mais poderosas fantasias dark dos últimos anos. Considerado uma 'obra-prima do terror' da nova geração, o romance é repleto de elementos de realismo mágico e foi indicado a mais de cinco prêmios de literatura fantástica, e vencedor do importante Bram Stoker Awards 2013. A autora se aproxima de grandes nomes como Edgar Allan Poe e HP Lovecraft, que enxergaram o terror em um universo simples e trivial - na rua ao lado ou nas plácidas águas escuras do rio que passa perto de casa -, e sabem que o medo real nos habita

Resenha

Venho querendo ler esse livro há bastante tempo, desde que vi sua capa pela primeira vez. Fiquei encantada com a diagramação quando ele chegou, e imagino que muita gente também tenha namorado as folhas belíssimas que envolvem a história antes de ler. A sinopse me deixou curiosa, e eu esperava uma história maravilhosa que mexesse comigo, mas não foi bem o que aconteceu.

É um mito que as pessoas loucas não saibam que são loucas. – página 15

Vinda de uma linhagem de suicidas, Inp já está seguindo o mesmo caminho que sua mãe e avó. Ela tem esquizofrenia e toma vários remédios todos os dias, visita uma psiquiatra e escreve tudo o que se passa em sua vida, e na sua cabeça. São coisas bem confusas para a personagem, e mais ainda para o leitor.
Uma moça solitária que gosta de pintar e de vez em quando escreve contos (bem bizarros, devo dizer).

O livro é narrado em primeira pessoa, e é como um diário da personagem principal. Ela chega a conversar com o leitor, mas na maior parte do tempo, aparenta estar discutindo com si mesma e mistura os acontecimentos várias vezes, o que me deixou ainda mais confusa. Cheguei a pensar que a protagonista era a própria autora, pois os relatos pareciam tão verdadeiros e tão sinceros, que pensei ser impossível serem fictícios. E Inp é uma personagem tão real!

Quando alguma coisa deixa uma forte impressão em nós, deveríamos fazer o nosso melhor para não esquecer. Por isso, anotar é uma boa ideia. – página 22

As coisas começaram a mudar drasticamente quando ela conheceu Eva, em novembro... ou fora em julho? Uma mulher que ela encontrara no meio da estrada, encharcada e nua. Inp a levara para seu apartamento, mas pouco depois, Eva sumiu. Inp então ficou obcecada com a tal sereia, tinha sonhos bizarros com ela e passara a procurá-la em todos os lugares por onde andava, para total desgosto de sua namorada, Abalyn.

Um pássaro preto significa mentira, a menos que o pássaro preto seja a própria mentira. – página 212

Inp conta sobre como ficou fascinada pelo quadro A menina submersa, de Phillip George Saltonstall desde a primeira vez em que o viu. Ela estava no museu com sua mãe e não conseguia desgrudar os olhos da tela. Ela menciona o tal quadro e o artista dezenas de vezes no livro, assim como tantas outras obras (tanto literárias quanto artísticas), o que eu achei bem interessante, mas não consegui anotar o nome de todos, como sempre faço, para pesquisar depois.

Eu não disse que seria mais fácil. Disse que apenas não sou capaz de fazer isso nesse momento. Quero acabar com isso. Quero botar tudo para fora para não ter medo de botar para fora. É um maldito caroço na minha garganta. Dói e quero tossir isso, por favor. – página 175

O livro é encantador, angustiante e muito realista, mas também cansativo demais. Não sei como consegui terminá-lo. Enquanto lia A menina submersa, tudo em que eu conseguia pensar era em qual livro eu leria depois. Fiquei um pouco incomodada com a escrita, pois a personagem misturava muita coisa e fugia do assunto, mas o que mais incomodou mesmo foi a narrativa lenta e maçante. Não sei se indicaria esse livro, pode ser que você goste, pode ser que não. Vai depender do seu ponto de vista e do que achará da protagonista e seus pensamentos, mas acho que vale a pena arriscar.

Rio para manter os lobos à distância. – página 152

 

33 comentários

  1. Oi Dryh,
    Acho que eu não leria este livro se tivesse oportunidade, pois ele parece deixar o leitor confuso e angustiado. Pelo menos, foi assim que me senti ao ler sua resenha...rs
    Gosto de ler livros com esse "q" psicológico, mas por ser um tema "pesado" o escritor tem que criar uma narrativa muito boa, justamente para ela não ficar cansativa.
    Obrigada por sua opinião :)
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também gosto bastante de livros assim, mas uma pena que esse não acabou dando muito certo :/

      Excluir
  2. Oiee Maquina, tudo bom?! HAUAHUA
    Eu ainda tenho curiosidade com esse livro, até hoje me lembro aquela foto que tu postou com uma pilha enorme de livros comprados #rica HAUHAUHAAU. Putz... Que pena que ficou uma narrativa cansativa :/ Como você comentou, acho que vou me arriscar pois eu sou apaixonado por essa premissa e também adoro os livros da DakSideBooks <3 O que achei engraçado foi o nome dos personagens, um pouco confuso viu Drybs?! Mas vamos lá né, e também estou lendo uma obra com esse tema psicológico também e estou adorando *u*

    Beeeijos no core!
    Luan || Um Grande Vício Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha' logo logo tem pilha nova *-* nem me fale, não consegui ler os nomes certo uma vez...haha'

      Excluir
  3. Olá Dry!

    Olha, eu amei a capa e a sinopse nem me fale rs, mas já li muitas resenhas, positivas e negativas, não sei se leria por conta delas pois, assim como você, acharam maçante e ideias um pouco confusas, vamos ver se um dia darei uma chance porque já comprei um livro pelo que achei a capa e sinopse e foi um pavor kkkk.

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a capa é mesmo linda né? a sinopse é uma enganação...haha' não caia na conversa dela

      Excluir
  4. Oii Dryh! Eu já tinha visto alguns comentários sobre esse livro por aí e eu imagino que ele seja exatamente o que falou: angustiante e cansativo, mas também muito interessante.

    PS: tá rolando um sorteio do livro A Garota que Eu Quero, lá no blog! Pra participar é bem simples: basta ser seguidor! Corre lá!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2014/11/promocao-ano-novo-livro-novo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma pena né? a história poderia ter sido bem melhor :/ já estou participando do sorteio :)

      Excluir
  5. Vejo várias resenhas sobre este livro a maioria não tão positivas, não sei parece ser um livro que não vai me surpreender também e arrastado! Mas para saber só lendo né?!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, espero que você consiga gostar dele mais do que eu, Joi :)

      Excluir
  6. Me interessei pelo livro logo de cara: indicação do Neil Gaiman não é pouca coisa. É bom saber que o livro é bom! A escrita confusa provavelmente é proposital: li uma vez que é meio que norma colocar isso quando retratando personagens com problemas psicológicos/psiquiátricos, já que geralmente os pensamentos dos mesmos não são tão lineares quanto os de uma pessoa sã. Enfim, ótima resenha e feliz ano novo!
    http://www.distopicamente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já tinha lido outros livros assim também, mas nenhum deles tinha me incomodado *-* espero que você goste do livro :) Um Ótimo ano Novo ♥

      Excluir
  7. Ainda não conhecia o livro, mas a tua resenha me deixou curiosa.
    Até mesmo os pontos negativos me atrairam, pois esta "confusão" na narrativa me parece que torna mais real o ponto de vista de um protagonista com transtorno \o/

    beijos
    www.confraria-cultural.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ficou mesmo mais real, mas me confundiu bastante...haha' espero que você goste do livro :)

      Excluir
  8. Estou louca por esse livro, mesmo com os pontos negativos que vc colocou na resenha, não diminuiu a minha vontade, fez na verdade aumentar. Espero ler em breve
    Feliz Ano Novo!!!
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você consiga gostar dele, Brubs ^^ Um ótimo Ano Novo ♥

      Excluir
  9. Oi Dryh!
    Esse livro também me chamou atenção pela capa, mas agora após ler sua resenha, confesso que desanimei um pouco de lê-lo, principalmente por ser uma leitura que se torna cansativa.
    Futuramente talvez eu dê uma chance, por enquanto, não.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você consiga gostar dele, Aline. Me diga depois o que achou :)

      Excluir
  10. Oie, tudo bom?
    Esse foi um livro que me conquistou a primeira vez pela capa, mas lendo sua resenha creio que a narrativa me deixaria cansada. Acredito que a autora tenha usado a confusão da protagonista para criar um texto mais denso e cansativo.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que depende bastante do leitor, né? Tem gente que adora livros confusos...haha'

      Excluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu quando vi esse livro pela primeira vez fiquei interessada por ter uma capa bonita, mas foi só isso mesmo, ele só chamou a minha atenção pela capa e vendo agora que ele é cansativo eu fiquei mais desanimada ainda.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi flor...
    É a primeira vez que leio uma resenha desse livro... e eu tenho uma imensa vontade de lê-lo, porém a sua resenha me deixou receosa... mas ainda tenho vontade de comprar e ler.... porque quero tirar as minhas próprias conclusões... porém achei válido todas as coisas que você contou na resenha... gostei da premissa e da proposta... só fiquei preocupada por dizer que a leitura foi maçante, mas cada leitor tem uma visão não é mesmo???

    Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mesmo, vi algumas pessoas que gostaram bastante do livro, depende do gosto de cada um, né?

      Excluir
  13. Oi, tudo bem?
    Gostei da premissa do livro, mas um livro lento e cansativo dá desanimo de ler. Acho que não arriscaria a ler por agora, não
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desanima mesmo, mas espero que você consiga lê-lo e goste :)

      Excluir
  14. Olá Dryh! Tudo bom?
    Eu vi que esse livro dividiu bem as opiniões. Eu tenho curiosidade ainda na leitura, mas não é nenhuma prioridade rsrs. Sem contar que, as edições da DarkSide são lindas e seu lado consumista fala mais alto hushushs =P
    Gostei da resenha ;)

    Gabriel - http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Dryh, como você vai amoré?
    Bom, tenho que comentar que não tenho curiosidade em ler este livro, principalmente depois de ler sobre a sua resenha e ver do que se trata. Realmente não faz o meu gênero e ler um livro pensando em outro realmente não rola não é? Mas quem sabe um dia não mude de opinião...
    Parabéns pela resenha e sucesso.
    http://chuvaelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Dryh, para com isso, menina! Você me confunde toda, hahaha... Venho lendo elogios e elogios na sua resenha, para no final dela encontrar sua crítica sobre a narrativa ser cansativa. Pronto. Já não sei se devo ler ou não a obra... Estou numa onda de evitar livros cansativos, sabe? Mas li a resenha do Diego, de Leitor Sagaz, e já tinha adicionado esse livro entre os que quero conhecer. Sua opinião me divide, mas sei que devo dar uma chance a ele. Vou me preparar e tomar um banho de sal grosso antes de pegá-lo, no entanto, haha.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha' não queria falar de cara que o livro não era lá tanta coisa *~* espero que você goste dele, Fran :)

      Excluir
  17. Oi Dryh,
    Eu gostaria de ler esse livro. apesar do que disse em sua excelente resenha, quero ver o quanto eu consigo extrair dele, e quero ler sem pressa. o livro assim acaba sendo um verdadeiro desafio.
    bjs

    Antonio Henrique Fernandes
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Não sei se eu ia curtir o fato do livro ser um diário, de haver essa conversa entre o leitor e a personagem e tal. Mas, por outro lado, adoro uma leitura angustiante. Fico feliz em saber que você curtiu o livro.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Dryh!

    Olha na época que o livro lançou, eu queria muito ler, pois a capa chama a atenção, mas esperava um enredo diferente, mas vendo que é um livro maçante e um tanto confuso, pois como a personagem mistura tanta coisa, eu ficaria confusa, enfim, acho que não é para mim esse livro.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...