A rede social


Lançamento: 3 de dezembro de 2010 (1h59min.)
Dirigido por: David Fincher
Com: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake
Gênero: Drama
Nacionalidade: EUA
Sinopse: Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.

Quem nunca teve curiosidade de saber como o Facebook foi criado? Mark Zuckerbeg se tornou o bilionário mais jovem do mundo ao criar uma rede social que começou em Harvad e aos poucos foi se expandido para outras faculdades importantes dos Estados Unidos, e em pouco tempo, já abrangia milhares de pessoas em todos os continentes. Mas como isso aconteceu?


Mark teve a ideia quando sua namorada terminou com ele, dizendo que ele era um idiota. Ele então hackeou os sistemas da universidade onde estudava e criou um site onde os outros alunos podiam eleger a garota mais bonita de Harvad. O site ganhou mais de 22 mil visualizações em duas horas, chamando a atenção dos gêmeos Winklevoss, Tyler e Cameron, que tinham a brilhante ideia de criar uma nova rede social, mas precisavam de alguém para fazer os códigos e toda a parte difícil. Mark aceitou, porém aprimorou a ideia e criou o TheFacebook, passando por cima dos gêmeos.


Começa aí então os conflitos e processos. Os Winklevoss contratam advogados e tentam arrancar dinheiro de Mark, alegando que ele havia roubado a ideia de ambos e que os havia enganado. Conflitos também entre Mark e Eduardo, co-criador da tal rede social que foi sendo deixado de lado aos poucos por Mark, que passou a ouvir Sean Parker, um homem que havia criado um site onde era possível baixar e compartilhar música, o Naspar. Eduardo e Mark eram melhores amigos antes de Sean aparecer, mas após ouvir os conselhos do novo sócio, Mark foi diminuindo a importância de Eduardo em sua vida e para o Facebook.


O filme é bem cansativo e tem algumas partes bem chatinhas, mas é muito interessante. Eduardo é quem cuida da parte financeira da empresa, e Mark quem cria os códigos e expande a rede, mas ao longo do tempo, eles vão contratando estagiários. Mark é apresentado como um rapaz inteligente e ignorante, ele se acha superior á todas as outras pessoas e essa foi a gota d’água para o término com sua namorada. Ele também se mostra imaturo e infantil quando tenta se vingar dela, falando mal da moça em seu blog, onde a compara com animais de fazenda. Diferente de Mark, Eduardo se importava com o dinheiro que eles iriam receber com a criação do novo site, mas ele também ajudava por gostar de seu amigo e por se sentir bem fazendo algo tão importante. Ele queria o melhor para a empresa e corria atrás de anunciantes e investidores, não obtendo sucesso.

Sean só queria saber do dinheiro. Ele passou por cima de Eduardo e assumiu o cargo financeiro, e inclusive tirou o rapaz da jogada. Ele ajudou a quebrar uma amizade por conta da ambição, e ver Mark e Eduardo se separarem de tal forma e se tornarem inimigos me deixou chocada, primeiro porque não imaginei que Mark faria tal coisa, e segundo, porque Eduardo foi tão importante na criação do Facebook que eu não pensei que ele pudesse ser colocado de lado.


Enfim, é um filme muito interessante, mas não pense que ele mostra apenas como o Facebook foi criado, ou como era a vida de Mark antes da fama. Ele mostra que não adianta se esconder atrás de um computador e fingir ser alguém que você não é, as pessoas descobrirão sua verdadeira face, de uma forma ou de outra.


Nota: 9

24 comentários

  1. Confesso que eu esperava bem menos desse filme, mas no final das contas acabei gostando bastante dele!

    PS: tá rolando um sorteio do livro A Garota que Eu Quero, lá no blog! Pra participar é bem simples: basta ser seguidor! Corre lá!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2014/11/promocao-ano-novo-livro-novo.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Dry, como vai?
    Eu já gostei deste filme, aliás, fui obrigada a gosta, igual ao filme de Piratas do vale do silício, foi legal também, mas antes de fazer o curso que agora envolve tudo isso, eu não gostei, achava chato e nem compreendia do porque saber disso, mas depois eu vi como é importante saber a partir de quando começou a "era das redes sociais" quem começou e como tudo começou.
    Se não achou este tão interessante, mais ainda vai ver com Windows X Apple que também é bem interessante ^^
    Como disse, foi bom saber como é atrás das telinhas =D

    Beijos flor!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mesmo, tirando as partes cansativas é um filme bem interessante :)

      Excluir
  3. Já vi muitos comentarios sobre esse filme e nunca me chamou atenção, tem cara de ser cansativo e corro disso
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dryh. Bom, nunca tive muita curiosidade sobre esse filme, e já ouvi muito sobre os problemas entre o Mark e o Eduardo, mas nunca soube muito bem sobre isso. Adoro usar o facebook, e sei que por trás dessa página há muito rolando, como dinheiro e intrigas. Bom, só assistindo pra saber um pouco mais.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para ser sincera eu nem sabia que tinha um Eduardo na história....haha' fiquei feliz por saber mais assistindo o filme *-*

      Excluir
  5. Oi Dryh este filme é um clássico, acho que todos deveriam dar uma olhada por que ele engloba toda a historia das redes sociais e eu acho um máximo!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Oi Dry!
    Ahh, não conhecia o filme, mas fiquei curioso :D apesar de você dizer que tem umas partes chatinhas. Ainda fiquei com vontade de assistir *--*

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Dryh,
    Nunca tive vontade de assistir este filme, apesar de ser usuária do facebook rs. Gostei de saber um pouquinho sobre ele e perceber quanta intriga esteve por trás da criação da rede social. Assim que der, vou assisti-lo. Obrigada pela dica!!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha' para ser sincera eu nem sabia que existia o filme até encontrá-lo por um acaso *-*

      Excluir
  8. Não sabia da existência desse filme. Depois dessa sua resenha fiquei super interessado. E bom conhecer o que aconteceu realmente por baixo dos panos.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu assisti esse filme dois anos atrás. Minha mãe não se aguentou de tédio, mas eu adorei!
    Muitas pessoas dizem que o filme é cansativo, não deixo de concordar que existem partes bem cansativas, mas é algo que todos deveriam assistir, ainda mais pelo tema abordado. Uma história bem curiosa.

    Beijos, Carol. E um Feliz Natal :)
    pequenaleitora.com

    ResponderExcluir
  10. n assisti ainda, vou já procurar

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu assisti esse filme já faz um bom tempo, mas ele é meio chatinho e ao mesmo tempo bom... eu gostei de saber omo deu inicio e para onde foi... só não gostei do Mark por ter subido muito a cabeça e fazer as coisas horríveis que ele fez isso me deixou revoltada. Mas ao todo foi tudo bem. xero!

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Eu já assisti esse filme e foi bem interessante para saber mais sobre o caráter do próprio Mark. Querendo ou não, ele é o nerd por trás dos códigos do Facebook, mas ele realmente pisou em várias pessoas para chegar onde chegou.
    Beijos!!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sempre imaginei que ele tinha conseguido tudo sozinho, foi um choque ver tudo o que ele fez *-*

      Excluir
  13. Olá! :D Tudo bom?
    Acredita que eu ainda não vi o filme? É uma história bem interessante, talvez eu pego pra ver agora em 2015.

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Dryh!
    Eu cheguei a começar a ver o filme mas não cheguei até o final. Confesso que também fiquei chocada com a separação de Mark e Eduardo. Mas fazer o quê?
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...