O livro das princesas

Titulo: O livro das princesas
Autoras: Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza
Editora: Galera
Páginas: 288
Edição: 1
Lançamento: 2013
Sinopse: "Da mesa da Princesa Mia Thermopolis: Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn… Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR. Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão! (Sim, você também vai amar, Tina Hakim Baba. Pode pegar meu exemplar emprestado quando eu terminar de ler. Não, melhor: compre o seu. Assim você vai poder ler de novo e de novo, como eu pretendo fazer.)
Sinceramente, Sua Alteza Real, Princesa Mia Thermopolis"

Resenha

Como sou fã de todas as autoras, tinha expectativas bem altas para esse livro, e imaginei que ele seria muuuito melhor que qualquer outro livro delas, já que era uma mistura de todos, e bem, não estava muito errada.

O primeiro conto é da Meg Cabot. A nossa protagonista é Belle, uma modelo super famosa que embarca num cruzeiro de luxo com sua meia-irmã Penny, seu pai e sua madrasta, na lua de mel deles. Lá, ela acaba conhecendo o Sombrio Misterioso, um rapaz belo da suíte mais cara e luxuosa, um garoto que, de alguma forma, desperta algo nela.

“Foi assim que decidi que pensaria nele; como meu garoto sombrio e misterioso. Eu o chamava de meu porque havia alguma coisa nele, além da sombria aura de mistério: parecia triste, tão sozinho naquela varanda imensa.” – página 10

Belle odeia seu trabalho. Ela não gosta de estar sempre posando para fotos e de ter sua vida publicada em revistas e internet, mas não pôde evitar. Começou a trabalhar como modelo quando sua mãe faleceu, deixando para trás contas e mais contas de hospitais, que não conseguiram salvá-la. Assim, a garota precisou abandonar os estudos e ajudar o pai a pagar as contas, e foi assim que ele conheceu outra mulher. O pai e a “mãe” de Belle não aparecem muito no conto, os personagens que tem mais destaque na história são Penny, Gus (um jogador de futebol), o Sombrio Misterioso, e a própria Belle.

“Vivian pode não ter percebido, mas ela devolveu a vida ao meu pai. Ele só queria que eu encontrasse um cara que fizesse o mesmo por mim.” – página 21

Gus é um imbecil, me desculpem o linguajar, mas não encontrei palavra que melhor o descrevesse. Além de metido á rico, ele se importa mais com internet e jogos do que com as pessoas ao redor. Penny é uma adolescente agitada que quer conquistar o coração de dezenas de gatos. Belle é uma garota gentil, mas assim como qualquer outra garota, sonha em amar e ser amada por alguém. Bom, não sei muito o que dizer do Sombrio Misterioso, só que ele é um pouco esquisito, mas de um jeito bem fofo.
A história é encantadora, assim como todas as outras de Meg, mas confesso que esperava um pouco mais...
 *    *    *    *

O segundo conto é da Paula Pimenta, e estou apaixonada por ele até agora! Nossa protagonista é uma verdadeira Cinderela... Pop. Cintia é DJ, sua mãe está morando no Japão há trabalho e seu pai se casou com uma megera, e ela mora com sua tia, Helen.  O casamento de seus pais acabou de uma forma terrível, e foi Cintia quem viu aquela mulher destruir sua família e depois levar seu pai embora. Ela agora só usa preto, All Star’s e não fala com seu pai... Bom, até certo momento.

“A única coisa certa naquele momento é que eu não queria ver o meu pai nunca mais. Ele tinha morrido para mim.” – página 86

O que mais me encantou na história, foi ela parecer tão real. Cintia realmente parece uma garota comum que trabalha nos finais de semana para esquecer o que aconteceu com sua família, ela não é aquela garota popular, ou seja, é muito adorável.
Numa das festas onde tocava, ela conheceu Fredy Prince, um cantor adolescente que causa euforia nas garotas adolescentes... Mas não à ela. Depois de vários acontecimentos, Fredy acabou segurando seu sapatinho de cristal, um All Star customizado por ela e sua tia.

“Cinderela Pop... Nem tive a chance de me despedir... Você realmente desapareceu às doze badaladas, [...] Estou com um dos seus sapatinhos de cristal. E só o entrego pessoalmente.” – páginas 125 e 127

Fredy não é metido como eu pensei que ele seria, é apenas um garoto comum com talento, e ele enxergou em Cintia a princesa que ele sempre quis ter ao seu lado.
A história não acaba tão rápido; como Cinderela, Cintia passa por momentos difíceis perto de sua madrasta víbora e as filhas dela, que felizmente, não são tão ruins quanto a mãe.

A história é super encantadora, me afeiçoei com os personagens principais assim como aconteceu com Fani, de Fazendo Meu Filme.
Sem duvida, esse foi um dos melhores contos que eu já li!

*    *    *    *

O terceiro conto é da Lauren Kate. É a história de Talia, uma princesa que foi amaldiçoada quando nasceu, e carregou uma maldição por toda a sua vida, nossa Bela Adormecida. Ela seria perfurada pelo chifre de um unicórnio e cairia num sono muito profundo, e diferente das histórias que já conhecemos, não poderia ser acordada com um beijo.

É também a história de Percy, um rapaz americano que acabou de sair de um relacionamento com Amber, uma garota que o trocou por um músico. Ele está indo para Paris numa excursão com a escola, mas na verdade, só se inscreveu porque Amber estaria lá. 

Os capítulos contam as histórias dos dois ao mesmo tempo, e como já era de se esperar, eles acabam se encontrando no final, Percy sendo o príncipe encantado. Confesso que não gostei muito do final da autora, achei que ficou um pouco perdido, o que vem a seguir? Adorei o fato de ela ter criado dois personagens de épocas diferentes, mas o desfecho não se encaixou muito bem na história toda.

Seu sonho parecia um conto de fadas. E aquele tipo de fantasia que não se torna realidade. Não para caras como Percy. Entretanto, ele estava postado na beira do altar, curvando-se para uma menina linda e adormecida, medindo a distância entre os lábios dela e os dele.” – página 233
 *    *    *    *

E o último conto é da Patrícia Barboza. Nossa protagonista se chama Camila, e é uma verdadeira Rapunzel. Ela perdeu seus pais quando era criança, então mora com sua madrinha no 12º apartamento de um prédio, que ela costuma chamar de torre. Quando era pequena, Camila ficou muito doente, então sua tia fez uma promessa: se ela ficasse curada, só cortaria seus cabelos quando fizesse 15 anos.

“Bom, o meu nome é Camila, como já percebeu. Só que tenho um apelidinho carinhoso no colégio: Rapunzel. Aí você vai se lembrar que, quando era criança, leu sobre uma garota que havia sido presa pela bruxa no alto da torre e que tinha longos cabelos. Rapunzel, jogue-me as suas tranças. Sim, sou eu mesma, muito prazer.

Camila adora cantar, ela sonha em ser uma pop star e é super fã da Katy Perry; ela mal vê a hora de completar quinze anos e se livrar da cabeleira toda, e também de se apresentar no show de talentos da escola. Sua tia não aprova sua “carreira” de cantora, então ela, junto com seu melhor “amigo” Pedro, criam Mila Tower, uma garota talentosa que posta vídeos no youtube. Pedro é um garoto super engraçado, fica na cara que ele é apaixonado por Camila, mas ela não percebe.

-No conto original da Rapunzel, ela chora ao ver que o príncipe está cego, e, quando as lágrimas dela caem nos seus olhos, ele volta a enxergar. Continuo míope. Olha lá, não consigo ler nada que está escrito naquela placa.” – página 261

Eu já tinha lido uma história da Patrícia antes, o primeiro livro da série As MAIS, mas o conto da Rapunzel se superou e me surpreendeu. Além de divertida, a história é super fofa ♥ os personagens são maravilhosos e encantadores, com exceção de Laura, a madrinha rabugenta.

Bom, esse é O livro das princesas; essa deve ter sido a resenha mais comprida que eu já fiz, mas queria ressaltar o que há de bom em todos os contos, o que é quase tudo... kkk’ Adorei esse livro, foi uma ótima parceria entre as autoras ♥



41 comentários

  1. Oi Dryh,
    Já conhecia esse livro, mas não tinha vontade de ler, apesar da ótima parceria entre as autoras. Não costumo ler muitos contos, mas uma das minhas metas para 2015 será ler mais livros assim.
    Sua resenha me deixou curiosa em conhecer as histórias :)
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também não sou muito fã de contos, mas decidi dar uma chance :) quem sabe você não acaba gostando?

      Excluir
  2. Olá, Dryh. Gostei bastante da sua resenha porque ficou bem explicativa. Porém, não leria a obra. Não seria um livro que me agradaria, sabe? Apesar de gostar de contos, esses não são do estilo que gosto.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    menina tb amei este livro. Claro que alguns contos mais do que os outros rs.
    Doida para ler o Livro dos Vilões rs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana sua resenha, tenho vontade de ler esse livro principalmente pela "continuação" que é O livro dos vilões (aposto que vou gostar muito mais) hahaha
    Espero que você leia ele e faça resenha ta?! :)
    Leitora nova aqui no blog, já estou seguindo!
    Beijos.
    Blog Palavrear-se :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou com o dos vilões aqui também...haha' logo posto resenha :)

      Excluir
  5. Ahh, como não amara os contos das princesas??? São lindos, neh! Pareceu uma ótima leitura, e eu gosto muito dos livros da Meg, e tenho que ler algo da Paula Pimenta porque só ouço coisas boas dela. Bom, achei uma leitura bem fácil e tranquila para as férias!!!

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siiim, leia os da Paula, os livros dela são maravilhosos!

      Excluir
  6. anww que amor de livro, vi na livraria mas nem dei bola para ele! ADOREI ADOREI a resenha, alem de ter escritores que curto demais.
    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha' sei bem como é, espero que você consiga lê-lo e goste :)

      Excluir
  7. Oi, Dryh! Tudo bem?
    Ainda não tive a oportunidade de ler "O Livro das Princesas", mas ele ainda se encontra no topo da minha lista de desejados! Além de amar essa capa super linda, gosto de algumas das autoras por trás desses contos, a começar pela Meg Cabot <3 e a Paula Pimenta, a primeira tem um lugar especial na minha estante e a segunda só escreve coisas incríveis! Ainda não li nada da Lauren Kate e da Patrícia Barboza, espero que ela não me decepcionem! Por fim, amo releituras de histórias clássicas, ainda mais se elas são contextualizadas e bem feitas, dificilmente não curtirei esse livro. Bjs (:
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a capa é mesmo linda, né? Lauren Kate não é uma das minhas autoras favoritas, mas ela tem algumas histórias bacanas para contar :)

      Excluir
  8. Desde quando lançou to querendo ler o livro, mas não deu ainda, espero que em janeiro eu leia. Achoque irei curtir, principalmente o da Paula, por motivos de japão ter sido citado kkk
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiee Dryh, tamo indo?
    Ahhh máquina de fazer resenhas não me esqueci de passar aqui não, haha <3 Que resenha linda, adorei que você dividiu ela para falar um pouquinho dos contos. Minha amiga já me mostrou esse livro, ela adquiriu faz um tempinho e só me mostrou as partes mais engraçadas (se você me entende), mas assim eu não sei se leria não HAHAUAHUA. Fiquei meio com receio de uma autora aí, Lauren Kate, fico meio com medo de ficar parado logo no conto dela, estou até hoje lutando para ler "Fallen", mas o trabalho dele está lindíssimo <3 Vou ver se dou uma oportunidade pois fiquei curioso para saber essas princesas na atualidade HAUHAUAHUA

    Beeeijoooos!
    Luan || Um Grande Vício Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. máquina de fazer resenhas? kkkk' qualquer coisa é só pular o conto dela *-* li Fallen e até gostei, mas não tive vontade de ler os outros...

      Excluir
  10. Oii, Dryh!
    As histórias parecem ser super legais. Também com esse time de escritoras né... hahaha. O terceiro conto, que é o da Lauren Kate, é o único que não me chamou tanto a atenção, ainda mais com o seu comentário sobre o final. Eu sou super pé atrás com essa autora, custei a terminar a série dela, Fallen, e só terminei porque já tinha todos os livros, então peguei um pouco de trauma da autora. rs

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Claro que eu tinha que ter esse livro fofo <3 Tem Meg Cabot <3 Lauren Kate e a fofa da Paula Pimenta RSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Dryh, tudo bem??? Adorei a sua resenha. Mas acho que não ia curtir muito a leitura. Geralmente não sou muito de contos. Mas também o problema é que leio uns dez de uma vez, dai já viu né? hheheh, confundo tudo e entendo nada :(
    Das autoras nunca li nada :(
    Mas estou com um livro da Pimenta aqui. Espero poder ler logo e gostar bastante =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha' sei bem como é. eu também não sou muito fã de livros de contos :/

      Excluir
  13. Todo mundo diz que esse livro não é tão bom quanto parece, mas mesmo assim quero muito ler, tanto ele quanto o dos vilões! Tomara que eu não me decepcione muito!

    PS: tá rolando um sorteio do livro A Garota que Eu Quero, lá no blog! Pra participar é bem simples: basta ser seguidor! Corre lá!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2014/11/promocao-ano-novo-livro-novo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alguns contos desanimam um pouco, mas os outros compensam :)

      Excluir
  14. Oii, Dryh! Eu tenho mais vontade de ler "O Livro dos Vilões", principalmente para ver o conto da Carina Rissi xD Mas se um dia eu ganhasse "O Livro das Princesas", acredito que também iria me divertir com ele! Beijos e Feliz Natal!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Eu me decepcionei um pouco com a leitura desse livro porque esperava mais dos contos. Foi uma leitura leve, mas não me deixou tão satisfeita. O conto que eu menos curti foi o da Lauren Kate, pois não achei que autora tenha feita uma adaptação. O preferido ficou com a Paula Pimenta, que possui uma ótima escrita.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu já conhecia o livro, mas não me interessei muito. Talvez após sua resenha eu resolva dar uma chance para ele futuramente.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Dry,
    Achei muito interessante essa releitura de alguns clássicos de princesas. Adoro contos e tenho certeza que vou ter esse livro na estante. quem sabe até minha filha leia. Ótima resenha.
    bjs

    Antonio Henrique Fernandes
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que ela vai gostar, Antonio, são bem divertidos, e pode ser que você goste também :)

      Excluir
  18. Oi, Dryh!
    Pode até ser sua resenha mais comprida, mas adorei saber a sua opinião sobre cada conto. Eu não me vi ansiosa para ler o livro... Na verdade isso acontece não pela sua opinião, que é cheia de elogios e boas perspectivas sobre cada narrativa das autoras que participaram do livro, mas é pelo fato de saber que há o Livro dos Vilões. Quero muito mais ler os contos na versão dos vilões do que das princesas, haha.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha' sempre tive uma quedinha pelos vilões e sempre torcia para que eles vencessem *-* os dois são muito bons :)

      Excluir
  19. Oi, tudo bem?
    Não me mate ao dizer que nunca li nada de nenhuma das autoras! Embora tenha dois livros da Paula, dois da Kate, e tenha todos da Meg na biblioteca do meu trabalho.
    Mas pretendo conhece-las em breve, e acho que esse livro é uma boa opção. Adorei a forma como elas trouxeram os clássicos infantis para o mundo atual, acho que vou curtir esse livro
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  20. Oi flor, eu amoo contos e quero ler principalmente o da Paula Pimenta <3.

    A capa é belíssima e pela sua resenha o livro é todo divo.

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi Dryh, tudo bem?

    Não li o livro das Princesas, mas li o dos Vilões. Gostei da leitura, mas tem uns contos bem inferiores. Espero gostar do livro das Princesas.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu recomendo a leitura de O Livro dos Vilões, acho que assim como O Livro das Princesas, você irá gostar bastante, rs. Estou louca para ler cada um desses contos, dá para ver que as história são interessantes, mesmo que algumas tenham lá seus pontos negativos. :)

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...