[Culturação] - 150 anos de Alice no País das Maravilhas: A.G.Howard (Atrás do Espelho)


Eu conheci um País das Maravilhas fantasiante. 
Parecido com o original, porém, mais fascinante. 
Nesta história, Alice teve uma filha. 
E essa, de vestido e sapatilha
tinha asas belíssimas que a levavam para o céu,
mosaicos deslumbrantes e lábios com gosto de mel.
Alyssa não era uma garota comum,
mas ela não podia contar
que ouvia as flores a sussurrar
e a abelha fazendo zumzum.
Ela também tinha um mentor lindíssimo 
com um gosto refinado e mariposas no chapéu
um olhar deslumbrante que a levava para o céu.
Alyssa é neta de Alice, mas nessa história,
quem tem um mundo para descobrir
e uma grande trajetória
é a garota borboleta, e seu amigo violeta ♥
                            - Para O lado mais sombrio

*   *   *   *

Hoje, 4 de Julho, a história Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, faz 150 anos de idade. E é claro que nós, blogueiros, não deixaríamos essa passar. O projeto Culturação (saiba mais) lançou o desafio de fazer uma postagem diferente e criativa sobre o tema, e como li Atrás do Espelho (resenha do primeiro livro AQUI) recentemente, decidi fazer algo inspirado na releitura de A.G. Howard. Mas para continuar, é necessário conhecer um pouco do que acontece no segundo livro da série, sendo assim, mergulhemos na toca do coelho antes que as formigas cheguem!


Título: Atrás do espelho
Autora: A.G. Howard
Editora: Novo Conceito
Páginas: 400
Edição: 1
Lançamento: 2014
Sinopse: Em O Lado mais Sombrio, a releitura dark de Alice no País das Maravilhas, Alyssa Gardner foi coroada Rainha, mas acabou preferindo deixar seus afazeres reais para trás e viver no mundo dos humanos. Durante um ano ela tentou voltar a ser a Alyssa de antes, com seu namorado, Jeb, sua mãe, que voltou para casa, seus amigos, o baile de formatura e a promessa de ter um futuro em Londres.
No entanto, Morfeu, o intraterreno sedutor e manipulador que povoa os sonhos de Alyssa, não permitirá que ela despreze o seu legado. O mesmo vale para o País das Maravilhas, que parece não ter superado o abandono. Alyssa se vê dividida entre dois mundos: Jeb e sua vida como humana... e a loucura inebriante do mundo de Morfeu. Quando o reino delirante começa a invadir sua vida real, Alyssa precisa encontrar uma forma de manter o equilíbrio entre as duas dimensões ou perder tudo aquilo que mais ama.
Resenha

Alyssa estava errada quando pensou estar livre de Morfeu e do País das Maravilhas. Após ser coroada rainha e decidir por viver sua vida como humana ao lado de Jeb, ela deixou seu reinado nas mãos de pessoas de sua confiança e assumiu sua identidade como Alyssa Gardner, uma adolescente comum animada pela chegada do baile de formatura. Mas, Morfeu não desiste assim tão fácil.

Juntos, eles provam o que eu sempre soube...Que só você possui a chave que abre o meu coração. – página 25

Intruso nos sonhos da amada, ele retorna e mostra a ela a nova realidade do reino abandonado: as coisas não poderiam estar piores. O País das Maravilhas está entrando em colapso e a Rainha Vermelha está de volta, mais vingativa e poderosa do que nunca. Alyssa é a única pessoa que pode derrota-la, pois além de intraterrena, ela também é humana, e essa é uma grande vantagem.

Não importa a distância que eu tente colocar entre nós, estou pata sempre ligada a uma estranha e horripilante espécie de criaturas magicas chamadas intraterrenos. – página 8

Mas ela não quer abandonar sua vida justo agora que as coisas estão se acertando! Sua mãe finalmente saiu do sanatório, e agora elas tentam recuperar o tempo perdido. Alyssa e Jeb planejam uma vida juntos em Londres, seus mosaicos estão cada vez mais intrigantes e chamativos, ela tem nas mãos a chance de uma nova vida! Mas como poderia deixar o País das Maravilhas e todas as criaturas nele caírem nas mãos da Vermelha novamente?

Morfeu está aqui no reino humano, e todos aqueles que eu amo estão em perigo, a menos que eu o encontre, reivindique o meu trono e lute pelo País das Maravilhas contra a ira da Rainha Vermelha. – página 67

Alyssa me impressionou nesse livro, mas a parte mais chocante foi no final. Fiquei pasma com ela e com seu novo lado. Ela agora tem um pouco de Morfeu em suas palavras e gestos, manipula, esconde coisas e faz o possível para alcançar seus objetivos, mas tentando sempre proteger as pessoas que conhecem. Comparando a Alyssa de O lado mais sombrio, e a Alyssa de Atrás do espelho, não é muito fácil encontrar coisas em comum entre as duas. Uma delas é bem perceptível: o amor por Jeb e a paixão avassaladora por Morfeu. Tirando isso, não sei bem se elas são realmente a mesma pessoa.

Por falar em Jeb e Morfeu... O primeiro não foi de muita ajuda nesse livro. Como ele havia perdido suas memórias de quando estava se aventurando pelo País das Maravilhas com Alyssa, ele não fazia a menor ideia do que estava acontecendo, e ficava absorto em suas pinturas, entrevistas e na chance de ganhar mais dinheiro para se sustentar em Londres. No finalzinho do livro ele até ajudou em alguma coisa, mas não foi nada em comparação ao impacto de Morfeu durante as 400 páginas.

Além de charmoso, misterioso e de ter um gosto incrível por moda, Morfeu também é apaixonante. É incrível como a gente consegue amá-lo e odiá-lo ao mesmo tempo, suas mentiras e seu egocentrismo são insuportáveis, porém ele também tem uma parte sensível e apaixonada que faz o possível para ajudar Alyssa, seja para salvar os mundos (humano e das maravilhas) ou para que ela reconheça sua verdadeira forma, suas asas e o fato de pertencer mais ao mundo fantasioso do que o real.

...Nada pode quebrar os laços que você inspirou em meu coração. Porque você é o País das Maravilhas. – página 185

É impressionante a agilidade e criatividade da autora em criar situações incríveis que conseguem deixar o nosso queixo no chão! Agora que a história não se passa mais no País das Maravilhas, que foi o principal cenário do primeiro livro, que o País das Maravilhas venha para o mundo humano! É aterrorizante, sombrio, sinistro, maravilhoso e consegue nos prender do início ao fim, sem contar que a autora também dá destaque aos personagens secundários nesse livro, principalmente aos pais de Alyssa. Quem diria que eles seriam tão importantes assim?

Fiquei doida quando o livro acabou, e mais ainda quando vi novamente a capa do terceiro e último da trilogia. Aquele é Jeb? O que será que vai acontecer com ele, com Morfeu, Alyssa e os outros? E mais, com quem ela ficará? Eu, pessoalmente, torço para que o escolhido seja Morfeu desde o primeiro momento em que ele apareceu, e, vendo a graande utilidade de Jeb em Atrás do espelho, acredito que serei #TeamMorfeu até o fim...haha’ que venha Ensnared!!!
Eu sou louca, e aceito isso. – página 392


*   *   *   *

Alyssa está confusa. Ela não sabe quem escolher, ela não sabe o que fazer. Mas ela precisa fazer alguma coisa, o País das Maravilhas e o mundo humano estão em perigo. Alyssa precisa derrotar o inimigo. Porém, primeiro, ela precisa encontrá-lo.


Ela estava apaixonada.
Dois homens, dois corações.
Nessa escolha, sentia-se aprisionada.
Jeb, seus lábios eram o convite que ela sempre esperou,
e por ele, muitas vezes Alyssa chorou.
Quando finalmente juntos, o amor fortaleceu.
Mas pouco depois, Morfeu apareceu.
Com seu chapéu brilhante, e a fama de ignorante
fez reascender uma chama ardente,
e dentro de Alyssa, a paixão se fez presente.
Agora a hora da decisão,
mas como poderia ela escolher,
se nem ao menos sabe onde eles estão?
                   - Para Atrás do espelho




*   *   *   *
A.G. Howard

Casada e mãe de dois adolescentes, A.G. divide seus dias entre passar o tempo com sua família e escrevendo o seu próximo livro. Quando não está escrevendo, ela gosta de patins, esquiar na neve, jardinagem e família.
A. G. Howard escreveu seu primeiro livro, O Lado Mais Sombrio, enquanto trabalhava em uma biblioteca escolar. A autora espera que o seu intrigante e psicodélico tributo a Lewis Carroll inspire os leitores a se interessarem pelas histórias que ela aprendeu a amar na infância. A. G. Howard vive em Amarillo, no Texas.










*   *   *   *
Conheça outros posts sobre [Culturação] 150 anos de Alice no País das Maravilhas



O que é Culturação?

Funciona quase da mesma forma que a postagem coletiva, mas com algumas pequenas alterações. Seria como um grande encontro de blogueiros, onde podemos conversar sobre um mesmo tema, conhecer pessoas, esclarecer dúvidas e ainda ganhar livros e mimos."




Tenha muito cuidado... As coisas estão estranhas por aqui. Enquanto Alyssa luta para manter seus amigos a salvo, o País das Maravilhas e o mundo real estão se unindo. Se misturando. É preciso escolher um lado, um time. E eu digo, agora, com muito orgulho e convicção, que sou #TeamMorfeu ♥

25 comentários

  1. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler O lado mais sombrio, mas muitas amigas falam muito bem do livro e eu mal posso esperar para o ter em mãos. A Alice fez parte da minha infância, mal da para acreditar que a historia dela já faz 150!


    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste dele, Giovana ^^ Obrigada pela visita :)

      Excluir
  2. Heey!
    Eu adoro Alice no País das Maravilhas e tenho muita vontade de ler esse livro, espero em breve ter essa oportunidade ^~^
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste tanto quanto eu, Guilherme ^^ Obrigada pela visita :)

      Excluir
  3. Oi, Dryh!
    Morro de curiosidade de conhecer essa trilogia!
    Conhecer a história de Alice de uma forma diferente, mais sombria. E parece que a cada livro fica melhor.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dryh! Tudo bem?
    Adorei a diagramação! Já está na minha whishlist! Haha

    Beijocas da Jay
    http://aprateleira2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha! Ainda não li esse livro, mas morro de curiosidade!
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Eu ainda não li esse e nem o primeiro livro mais quero, acho legal por ser uma releitura de Alice.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Dryh que super resenha!
    Eu gosto muito da história da Alice no País das Maravilhas, e sou dois para conferir os livros da A.G. Howard.
    Essas blogagens coletivas e este lance de Culturação estão dando muito certo.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou adorando o Culturação ♥ Obrigada pela visita, Lia ^^

      Excluir
  8. Olha eu ainda não li esses livros de Alice da Novo Conceito, mas tenho bastante interesse, pois todos comentam muito bem sobre ambas as histórias e pelo que perebi na resenha me chamou bastante atenção. Mas o mais legal de tudo é vocês estarem homenageando os 150 anos de Alice no pais das Maravilhas. Sempre fui encantada pelo filme da disney e até hoje eu ainda vejo se tiver passando no Disney Channel, mesmo tendo o DVD e tudo mais hahahaha...Mas tipo, adorei a postagem de vocês. Muito legal mesmo. PARABÉNS

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-o-amor-pode-ter-asas.html

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-no-mundo-da-luna.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Silvana ^^ Espero que você dos livros, são incríveis!

      Excluir
  9. Eu ainda não li esse livro, mas desde que vi o lançamento na NC que fiquei louca e nem foi só por causa da história em si não. Acho Alice no país das maravilhas, legal. Mas não chega a ser grande coisa pra mim. O que me conquistou mesmo nesse livro foi essa capa bafônica.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh!
    Por enquanto eu só li O lado mais sombrio, mas já sou sou #TeamMorfeu rs
    Acho incrível o universo que a autora recriou, sem contar que ela conseguiu me fazer ler o primeiro livro praticamente sem respirar esperando pelas próximas loucuras... Espero ler o Atrás do espelho logo e continuar apaixonada pela história.
    Gostei muito do post!
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Dryh! Nem conheço, mas já tô apaixonada pelo Morfeu, hahaha.
    Adorei a iniciativa do projeto de celebrar 150 anos de uma obra que, até hoje, é tão famosa e permanece no nosso imaginário. Eu ainda não li a versão original, mas pretendo. Gosto muito de qualquer adaptação de Alice no Pais das Maravilhas – inclusive o jogo Alice Madness Returns.

    Ainda bem que já tenho ambos os livros dessa autora! Fiquei com muita vontade de lê-los.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha' espera só até o conhecer de verdade *~* Espero que goste dos livros, Fran ^^

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?

    Adoroooo Alice no País das Maravilhas mas, não sabia que estava completando 150 anos da obra, muito bacana essa culturação e essa postagem que fez, que foi ao meu ver uma forma de homenagem também. Adorei!

    Eu não conhecia essa trilogia, não! E, confesso que fiquei bem curiosa. Só pelo pouco que você apresentou sobre os personagens, confesso também que fiquei tendenciosamente inclinada para o lado do Morfeu e isso pq sequer li e ou sabia da existência dos livros. hahaha. Adorei!
    Vou aguardar a resenha do próximo volume então e, quem sabe venha a ler. Fiquei bem curiosa mesmo!

    Beijo!
    Ana L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste da trilogia, é muuito boa ♥ haha' espera só até conhecer o Morfeu, ele é incrível! ♥

      Excluir
  13. Olá!
    Essa é uma história que vai de geração em geração. Cada vez vão atualizando, mas o princípio é o mesmo. A capa desse livro é maravilhosa e sempre tenho vontade de ler esse livro.
    Adorei o post.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...