A estrela

Titulo: A estrela
Autores: Javi Araguz e Isabel Hierro
Editora: Raí
Páginas: 240
Edição: 1
Lançamento: 2012

Sinopse: Após uma catástrofe ter transformado o Linde em um ambiente hostil e instável, todos os habitantes do mundo precisam aprender a viver em clãs isolados, dentro dos Limites Seguros. As rupturas fazem com que o mundo mude de forma repentinamente e os que não estão preparados podem perder-se para sempre. Durante uma violenta ruptura, Lan, uma garota que vive no clã de Sálvia, não resiste e acorda sozinha e sem mantimentos no meio do deserto. Logo a garota é resgatada, porém, por seu pior inimigo. Destemida e determinada a encontrar sua família, Lan percebe que a única forma de reencontrá-la e talvez encontrar uma cura para o Linde depende unicamente da aliança com um povo nada confiável.

Resenha

O mundo onde Lan vive é catastrófico. Ele está se partindo por dentro, no núcleo, no interior, e isso causa rupturas na superfície, destruindo casas, florestas e fazendo com que pessoas se percam, indo parar do outro lado do mundo. Lan mora numa vila (clã) chamada Sálvia, onde pula telhados e espera ansiosamente a chegada dos Errantes, que sempre trazem histórias.
Os Errantes são pessoas sem um lar fixo, eles foram vitimas de uma maldição que os proíbe de tocar qualquer ser humano, e por conta disso, estão sempre andando. O simples toque de um Errante poderia matar alguém como Lan.

Lan não gosta das regras e precauções que todos na vila precisam tomar para fugir das Partículas e das rupturas da Quietude, mas não pode arriscar se machucar ou se perder, assim como aconteceu com seu pai, e deixar sua mãe sozinha. Partícula é uma substância amarela que saí da Quietude (nome dado ao rompimento), um resíduo perigoso que pode deixar as pessoas loucas ou matá-las.
Assim era a vida no Linde e, ainda que Lan estivesse cansada de todas aquelas regras e precauções, não podia fazer nada para mudar isso. Eram sobreviventes, e o menor descuido poderia ser fatal. – página 18
Porém um dia, um garotinho chamado Ivar se perde na floresta durante uma das rupturas, que ficavam cada vez mais freqüentes e chegavam ainda mais perto dos Limites Seguros (lugares que ficavam afastados das rachaduras). Lan decide ir atrás dele, contra a vontade de sua mãe, e ao encontrar o garoto, ela dá de cara com um homem que parecia estar seqüestrando o pequeno Ivar. Lan apelida-o de Seqüestrador.

Ao voltar para a vila sã e salva com o garoto nos braços, Lan percebe que os Errantes estão de volta, e todos eles têm a mesma tatuagem do Seqüestrador: uma estrela. Confusa e assustada, ela acredita que aquele Errante era do mal por ter levado o garoto, e o mais estranho, é que ele a tocou.
Lan respirou profundamente, tomada pelo pânico, enquanto se maravilhava com o esplendor daqueles lindos olhos cintilantes, repletos de tristeza e rancor; sem esperança. – página 112
Alguns dias depois, uma ruptura muito grande atinge a vila, fazendo com que Lan se perca e vá parar no deserto. A partir daí as coisas começam a ficar mais tensas e ela dá de cara com o tal Seqüestrador novamente. Eles então precisam lutar para sobreviver, e vão atrás de uma cura para as Partículas, e uma forma de impedir o rompimento completo do planeta.

Bom, eu sou muito fã de distopias, e a sinopse e a capa (principalmente a capa) desse livro me conquistaram de cara. Não sabia o que esperar dele, mas com certeza não imaginava que seria tão intenso. A escrita dos autores é maravilhosa, leve e bem detalhista, mas em certo momento chegou a ficar cansativa, e eu não via a hora de terminar logo o livro para ler outro. Mas então certas coisas acontecem e eu me vi presa na história, torcendo para que os personagens principais encontrassem uma saída da confusão em que se meteram.

Por falar neles, ainda não consegui me desapegar de Lan e do Seqüestrador. Ela é uma menina corajosa e faz o que for preciso para salvar seu planeta e para ver sua família novamente; ela acredita que o pai está vivo, perdido em algum lugar próximo. Seqüestrador é diferente dos outros Errantes, ele não aceita as coisas tão fácil e também fará de tudo para salvar Lince. Já dá para imaginar que acontecerá um romance entre esses dois (impossível não perceber), e é nessa hora que conseguimos enxergar quão sensíveis ambos são. A melhor parte do livro, eu diria.

Gostei bastante do livro, mas ainda estou revoltada com o final! A história é muito criativa, mas senti que faltou algo mais para deixá-la ainda melhor. Fiquei um pouco confusa em algumas partes, mas no geral, a narrativa é muito boa.
Para quem gosta de distopias (0/), com certeza vai gostar.
O menino sorriu de modo confiante e finalmente disse: As estrelas sempre mostram um caminho. – página 162 


6 comentários

  1. Oi!
    Eu adoro distopias!
    Esse livro me deixou bastante curiosa com a intensidade dele e com certeza vai para minha lista de desejos.
    Adorei a resenha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook
    Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, sério que ficou faltando algo no final? Venho rodando atrás desse livro há mais de um ano. Agora consegui comprar para o Kindle, e quando eu ia começar a ler, vim ver sua resenha e levei um bummmm
    ahauhauahuhaa
    Agora não sei se quero mais ler.
    Tinha essa distopia super em alta. Li comentários bem legais sobre ela. Mas se o final deixa a desejar, me desanimou total.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem sabe você acaba gostando dele, Carol? Nunca se sabe, né? acho que eu não consegui "entrar" na história, sabe, mas talvez você consiga :)

      Excluir
  3. Interessante o Livro. Me deixou louca, fanaticamente pra ler. É uma história complicada, porém interessante só pela introdução. Vou ler sem dúvidas haha.
    Seguindo aqui!!.
    http://antenadana-moda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Dryh, apesar de o final ter sido um pouco vago p vc, eu achei a história bem interessante, sou fã de distopias!
    Adorei a resenha, não conhecia o livro!
    Bjos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas de fato, a capa é linda e me interessei muito. Principalmente porque você diz que a narrativa é intensa e o romance é interessante. Obrigada pela dica!
    www.blogsemserifa.com

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...