De olho no autor #12: Bruna Harmel

O iee pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje o De olho no autor vai contar com a presença de Bruna Harmel, (que fez aniversário há alguns dias, parabéns Brunaa ♥). Espero que vocês gostem :)


Entrevista com Bruna Harmel

            1. Como foi seu primeiro contato com a leitura? 
BH: Minha mãe sempre lia para mim quando pequena antes de dormir, e eu amava ouvir as histórias, inclusive antes de saber ler minha mãe comprava discos de vinil com as histórias “contadas”, e eu já achava o “máximo” quando pude começar a ler então, fiquei maravilhada.

2. Na infância, qual era sua relação com os livros?
BH: Acredito que era a melhor possível, minha mãe fazia pós-graduação em outra cidade e passava tempo fora, e eu sempre ganhava um livro de presente toda vez que ela voltava para casa, e meu pai também sempre me dava livros de presente.

3. Quando você começou a escrever? 
BH: Bom, eu acho que escrevo desde sempre haha Sempre escrevia contos, desde bem pequena, criava meus mundos e minhas histórias, eu até já escrevi uma versão de Harry Potter comigo como personagem também. Eu sempre tive vários cadernos escritos, que era meus “livros”.

4. Quais são suas inspirações para escrever? Tem algum autor como referência?
BH: Bom minhas inspirações, por mais maluco que seja, sempre vem do nada, sempre tenho ideias que nascem na minha cabeça sem motivo algum, às vezes estou escrevendo e pensando no que vai aconteceu á seguir e então vem uma ideia e mudo tudo hahaha. Tenho um trio favorito que uso de referência, J. K. Rowling, Dan Brown e Tolkien.

5. Os personagens do seu livro foram inspirados em alguém que você conhece?
BH: No meu primeiro livro “Nosso segredo”, apenas as amigas da Gabi tiveram inspiração nas minhas duas melhores amigas, tanto que os nomes “Mayla e Talita”, nada mais são do que a segunda opção de nomes para elas na vida real, nem a Gabriela foi inspirada, eu simplesmente criei. Já em Straguerk, muitos personagens tem inspirações, alguns eu até mudei certas características depois de certas pessoas entrarem em minha vida, inclusive o Gregg foi inspirado no meu namorado.

6. Você já recebeu críticas negativas ou mal educadas sobre o seu trabalho?
BH: Críticas mal educadas nunca recebi nenhuma, ainda bem, apenas recebi algumas críticas que não posso nem classificar como negativas, por que na verdade elas eram apenas verdadeiras. Até hoje apenas recebi criticas pela falta de enredo do meu primeiro livro, e talvez da imaturidade que tive ao escrever, e as críticas que tive, concordei com todas, meu primeiro livro não teve o enredo muito bem explorado e ele é digamos “rapidinho” que na época era meu objetivo, e claro que eu era imatura por que escrevi com 14 anos, então na verdade nunca tive críticas para se considerar negativas.

7. Quanto tempo levou para escrever seu livro e como foi a experiência? 
BH: Meu primeiro livro demorei cerca de 1 ano para escrever e mais um para publicar, foi uma experiência maravilhosa, “Nosso segredo” foi uma junção de meus contos de infância, e como sempre amei escrever, era uma delícia colocar todas as minhas ideias em prática.

8. Quais são as dificuldades para que um autor consiga ter seu livro publicado e conhecido no mercado literário brasileiro? 
BH: Atualmente os autores brasileiros sofrem muito com preconceito e falta de incentivo, infelizmente ainda a literatura estrangeira é muito melhor divulgada e explorada que a nacional. Mas aos pouquinhos acredito que estamos engatinhando para melhorar esse aspecto, e com a maravilhosa ajuda dos blogs acredito que vamos logo logo reverter esse cenário.

9. Para você, qual a melhor coisa em escrever?
BH: Com toda a certeza, concretizar minhas ideias, colocar no papel o cenário que eu imaginei, os personagens que criei, libertá-los da minha imaginação e criar toda uma história, é algo simplesmente mágico.

10. Sei que essa pode ser uma pergunta difícil, mas qual seu livro preferido?
BH: Vale dizer os meus? Hahaha Acredito que não tenho um só preferido, toda a coleção do Harry Potter, mas amei mais o Relíquias da morte e o Enigma do príncipe, Código da Vinci , também amei, e uma coleção que fez parte da minha infância e adolescência que amei muito e agora está meio esquecida, que é a coleção Vagalume.

11.  Se fosse um personagem, qual seria? Por quê?
BH: Acredito que se eu fosse um personagem de qualquer livro eu seria a Hermione, de Harry Potter, sempre me identifiquei com ela, sempre gostei muito de estudar também, e acho que seria por isso. Agora se eu fosse algum personagem do meu livro eu escolheria a Alice, uma personagem do Straguerk, por que eu também sempre fui conhecida por ser filha ou neta de alguém, já que moro em uma cidade pequena e minha família sempre foi muito conhecida, principalmente minha mãe que é professora, então eu sempre fui a “filha da professora Ellen”, no começo me irritava mas agora gosto disso haha.

12.  Além de escrever, você também lê bastante?
BH: Sim, claro, atualmente não muito por que estou dedicando todo o meu tempo á escrever, e entre escrever e ler eu prefiro escrever, mas a leitura sempre esteve presente e foi muito importante para mim.

13.  Qual livro nacional você recomenda? Por quê?
BH: Então como eu comentei, uma coleção que me marcou muito e hoje em dia acho que está esquecida, é a coleção vagalume e acho que recomendaria pelo fato de serem livros leves, divertidos e misteriosos, sem contar que é uma literatura de ótima qualidade, então acho que os recomendaria.

14.  Poderia nos contar um pouco do seu livro?
BH: O Nosso segredo é um livro leve e dinâmico, escrevi ele muito nova, então ele é um livro mais juvenil, mas ainda tem muita aventura, mistérios e muita confusão. Foi uma delícia de escrever e mesmo atualmente caso eu fosse reescrevê-lo mudaria muita coisa nele, eu mantive toda a essência de quando escrevi e me orgulho muito dele.

15.  Tem algum trabalho futuro chegando? Poderia nos falar um pouco dele ou é segredo?
BH: Sim, logo logo vou lançar o Straguerk, meu novo livro, estou terminando de escrevê-lo e estou amando, inclusive enviei o começo para os meus blogs parceiros, para deixá-los com “aguinha na boca” hahaha. Ele é um mistério estilo quebra cabeças, onde Lara descobre que seu avô nada mais era do que um General estrategista nazista e deixou um segredo a ser revelado e apenas ela pode resolvê-lo. E já tenho outro projeto que acredito que sai do forno ano que vem, que é o “Prisioneira do próprio destino” uma história com príncipes, princesas, reinos, poderes mágicos, romance e muito mistério. Aguardem ;).



PS.: Eu recebi alguns capítulos de Straguerk e mal vejo a hora de ler o resto!
PS²: Também li bastante livros da coleção Vagalume, e realmente, são muito bons.
PS³: Parabéns atrasado Bruna ♥ muuito sucesso, felicidade e aninhos de vida :)

5 comentários

  1. Olá
    legal a entrevista del,a já vi uma resenha sobre o livro e ele parece ser legal.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a autora ainda! Eu acho sempre muito legal conhecer um pouco mais sobre outros autores brasileiros e fico feliz em saber como o mercado está entrando em expansão <3 Venham mais e mais colegas de profissão e de letras <3
    Bjs
    Iris
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    A Bruna mora da minha praia de Barra Velha <3 Também é parceria de meu blog, ela é liiinda <3 Quero ler o livro dela logo <3 obs: Adorei a entrevista!
    Beijos!
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a autora e nem a história do livro dela, mas já me interessei, deve ser um romance meio secreto, curti bastante, vou dar uma pesquisada já que preciso de autores nacionais novos <3
    Beijoos ♡ || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Que bacana, parabéns Bruninha ^^
    Adorei sua entrevista e ela parece um amor, realmente é difícil porque era novo para ela, mas tenho certeza que as críticas servira muito e futuramente será uma ds melhores escritoras =D
    O preconceito com nacionais ainda existe, mas espero que um dia isto seja revertido =/

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...