Mentirosos

Título: Mentirosos
Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Páginas: 272
Edição: 1
Lançamento: 2014
Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.
Resenha

E se pudéssemos obrigar todo mundo a mudar? – página 216

Os Sinclair não reclamam. Não aceitam não como resposta. Não fazem escândalos e são a família perfeita. Loiros, altos, queixos quadrados, ricos, perfeitos. Todos os anos, eles passam as férias de verão na ilha particular do patriarca, Harris, um homem racista que tem todas as filhas e netos na palma da mão, dono da palavra que vale, com poder sobre todos os Sinclairs.

Cadence é a neta mais velha, filha única de Penny e do pai que foi embora quando ela era mais nova. Ela e seus primos, Mirren e Johnny, juntamente com Gat, um amigo, formam o grupo Mentirosos, o quarteto fantástico da ilha, o grupo inseparável desde que eram crianças. Eles se veem apenas nas férias de verão, e, fora dessa época, mal se falam. Ainda assim, eles eram como melhores amigos.

Nas férias de quinze anos, porém, algo de ruim aconteceu, e Cadence sofreu um acidente. Ninguém parece saber o que aconteceu, ou, se sabem, não querem contar. Ela sofre de dores de cabeça terríveis, seu melhor amigo é o oxicodona e doar seus bens materiais que, para ela, não servem para nada, tornou-se sua meta de vida. Cadence fica então dois anos sem ir à ilha, pois precisava se recuperar, e, quando enfim volta, aos dezessete, está determinada a descobrir o que aconteceu. Por que a casa de seu avô estava diferente? O que acontecera com ela?

“Você entende, Cady? O silêncio é uma camada protetora sobre a dor.” – página 43

Os Sinclair devem ser a pior família que eu já conheci. Arrogantes, movidos pelas aparências e interesseiros (e como!), eles não parecem ter sentimentos, colecionam dezenas de objetos, brigam por qualquer coisa que tenha valor, lutam pela atenção de Harris (principalmente suas três filhas, que vivem em pé de guerra por conta da herança) e estão sempre de nariz empinado, como se fossem melhores que o mundo. Acho que eu não preciso dizer que não gostei muito deles, não é?

Mas os personagens principais são encantadores, pelo menos aos olhos de Cadence, nossa narradora. Cada um é especial para ela de uma maneira, mas Gat tem um espaço especial em seu coração. Ele foi seu primeiro amor, e, mesmo contra a vontade de sua mãe e seu avô, ela se deixou apaixonar-se por ele. Johnny e Mirren não são lá muita coisa, ela é um pouco histérica e ele ignorante, mas aprendi a gostar de ambos ao longo das páginas.

E eu vi Gat, e vi aquela rosa na mão dele, e, naquele momento, com a luz do sol entrando pela janela e brilhando sobre ele, as maças sobre a bancada da cozinha, o cheiro de madeira e maresia no ar, eu rotulei de amor. – página 27

Por ser narrado por Cadence, o livro é um pouco confuso, já que a mente dela também é assim. Descobrimos o que aconteceu no verão dos quinze anos juntamente com ela, mas as suposições começam já nas primeiras páginas. Eu imaginei mil coisas, mas não consegui chegar perto da realidade, que me deixou pasma e sem chão. A autora foi incrível nesse aspecto, conseguiu me surpreender e me deixou doida da vida. É uma coisa que demora um pouco para o leitor absorver, sabe? Mas vou parar por aqui antes que comece a contar demais.

Aja como uma pessoa normal. Agora mesmo. Porque você é. Porque você pode ser. – página 142

Mentirosos é um livro que eu vinha querendo ler já fazia um bom tempo, todas as resenhas que eu encontrava eram positivas, e todo mundo parecia impressionado com o que aconteceu nas 272 páginas dele. É um livro curtinho, e a escrita da autora flui rapidamente, então é uma história que acaba rapidamente, mas que, novamente, traz algumas surpresas. É uma história um pouco angustiante, um tanto emocionante e cheia de metáforas, o que eu, particularmente, adorei.

Mas não consigo dar nota cinco ao livro. Gostei dos personagens, adorei a história, a escrita da autora chega a ser perfeita, porém, o livro não me conquistou tanto assim. De início eu havia ficado um pouco confusa com tantos personagens e o fato de que cada casa tinha um nome, mas logo me acostumei. Pode ter sido esse o motivo da nota quatro. O que importa é que o livro é incrível, e, se você ainda não leu, deveria. Estou doida para ler mais obras da autora, e espero que elas sejam tão boas quanto Mentirosos.


68 comentários

  1. Oi Dryh!
    Esse livro está na minha cabeça já a algum tempinho.
    Eu não se porque diabos ainda não o li. Tenho visto tanta gente falando bem dele, tantas resenhas positivas, que me sinto uma idiota por não ter lido ainda.Eu imagino que a escrita da autora seja impecável e o enredo bem atrativo e bem redondinho. Espero poder dar 5 estrelas e não me incomodar com as coisinhas que te incomodaram. Parabéns pela resenha! Ah, E pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você goste do livro, Anelise, e que dê cinco estrelas...haha'

      Excluir
  2. Olá,
    Eu também me perco em histórias que tem tantos nomes kakaka sou péssima em memorizar rs
    Nunca tive vontade de ler esse livro, mas lendo sua resenha fiquei curiosa como essa família se comporta, por agirem desse jeito e claro, saber o que aconteceu com Cadence.
    Quando a narração é em primeira pessoa, as vezes podemos nos perder mesmo, ainda mais Cadence sendo tão confusa rsrs
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é...haha' mas narrações em primeira pessoa ainda são as minhas favoritas ♥

      Excluir
  3. Aaaaaaaa que pena que a nota do livro foi 4, mas eu super entendo você, mesmo não tendo lido o livro "ainda" eu entendo.
    Esse livro está na minha lista desde o inicio de 2014, e realmente pretendo ler ele esse ano, de 2016 não vai passar kkkkk;
    A premissa é incrivel e por ser um livro angustiante de ler, me deixa ainda mais curiosa, acho que esse é o fato que me conquistou.
    Amei sua resenha e espero poder ler o livro logoooo.

    ResponderExcluir
  4. Oi, primeiro eu acho que eu vou ficar bem confusa durante a leitura porque eu já não sou rápida e ainda sendo confuso por natureza vou me perder #fato. Não gostei da família antipática e materialista, mas fiquei curiosa para descobrir o que houve. Então por ouvir bastante desse livro acho que lerei porque quero saber o que tem de tão especial que conquistam a todos! Ótima resenha <3
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  5. Esse livro estava na minha estante de desejados tem um tempo, mas pelo que comentou sinto que passarei bastante raiva lendo sobre esses seres humanos prepotentes e egoístas. Também recebi a informação de uma amiga que ele deixou um pouco a desejar frente as expectativas que havia feito em relação a obra.
    Acho que vai permanecer na estante por mais alguns meses.rs.
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o comportamento da família é mesmo um pouco irritante, mas dá para engolir...haha' espero que você consiga ler o livro um dia, Mari :)

      Excluir
  6. Oi Dryh, te entendo, às vezes leio um livro que eu queria tanto e quando leio apenas gosto, é um livro bom mas não consigo dar nota 5 por apenas ser bom rs.

    Eu não conhecia esse livro mas não curti a capa, gostei da sinopse e a sua resenha foi a melhor parte, somente pela sua resenha eu já daria uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a capa poderia ser melhor, mas até que é bonitinha, metalizada :)

      Excluir
  7. Este foi um livro que gostei bastante e que me deixou de boca aberta quando tudo é esclarecido para o leitor, mas entendo o fato de você não conseguir dar nota máxima para ele. Acho que sua expectativa estava nas alturas ou alguma coisa parecida, mas não deixou de ser um livro muito bom, não foi??? Quero ler mais coisas da autora.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não deixou mesmo ♥ a autora conseguiu me surpreender bastante com a história, fiquei boba quando terminei *-*

      Excluir
  8. Olha amiga eu tenho o livro e já faz um bom tempo que estou enrolando com ele na estante. Ando com bastante receio de ler por ser uma estória forte e por isso quando tu entrar no face tu me fala se é de boa, porque gostaria sim de ler, mas seilá. Quem sabe....Eu gostei muito do seu ponto de vista e percebi que a estória de alguma maneira te agradou, mas a trama em si mesmo não foi do tipo bombástico como costumamos ver em algumas obras que nos surpreende. Enfim...Mas quem sabe outros leitores venham a gostar né?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/renovamos-com-geracao-editorial-muita.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a trama é bem bombástica, mas infelizmente o livro não me pegou 100% de jeito, sabe? Umas coisinhas foram um pouco confusas para mim *-* espero que você goste da história, Sil :)

      Excluir
  9. Oi, flor.
    Eu entendo seu sentimento sobre o livro, mas no meu caso me senti arrebatada pela leitura desde as primeiras páginas. Não sei explicar direito... acho que a autora fez uso de recursos estilísticos aprimorados, sabe? O modo como ela escreveu o contexto é que me atraiu demais. Enfim, gostei muito dos personagens também e de entendermos as circunstâncias junto com a protagonista. :) Fico feliz em saber que você curtiu essa leitura.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a autora acertou em cheio, não foi?! Fico feliz que você tenha gostado do livro, Fran ♥

      Excluir
  10. Oie, tudo bem?

    Já li algumas resenhas deste livro por aí, mas nunca me despertaram interesse na leitura. Sua resenha está linda e bem desenvolvida, mas ainda não me senti atraída o suficiente para me arriscar na leitura. Mas, quem sabe um dia.... rs

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu já li esse livro e confesso que não estava esperando final. Ele nunca me passou pela cabeça, e fiquei de queixo caído quando terminei a leitura. É o segundo livro que leio da autora, e estou cada vez mais encantada com a narrativa. É uma ótima indicação.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse foi o primeiro que eu li dela e já estou encantada...haha' fico feliz que você tenha gostado, Carla :)

      Excluir
  12. Oláa
    Menina desde o ano passado que tô louca pra ler esse livro e sempre colocava e tirava da minha lista de comprinhas mas com certeza desse ano não passa e lerei esse livro!!!
    Adoro estórias assim que envolvem mistérios e tô aqui já roendo as unhas que nem tenho mais..hahahaha...pra saber o que aconteceu com Cadence..preciso desse livro já!!!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/12/titulo-irmandade-perdida-autor-anne.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você goste (e se surpreenda) com o livro, Anne :)

      Excluir
  13. Esse livro está entre os desejados faz tempo também. Li diversas resenhas positivas que tenho até medo de me decepcionar, por isso vou ler sem expectativas. E já fiquei com raiva dessa família. rsrs
    Espero conseguir ler ainda esse ano!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espera só quando ler o livro, vai odiar todo mundo...haha' espero que você goste do livro, Dessa :)

      Excluir
  14. Oi Dry,
    assim como você eu tenho vontade de ler esse livro já tem algum tempo,
    devido justamente as incríveis resenhas que eu leio sobre ele e a sua veio se juntar a esse time, espero ter a oportunidade de fazer essa leitura ainda esse ano e gostar tanto quanto você.
    Beijos
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você goste, Kris :) me conta o que achou depois ♥

      Excluir
  15. Oi Dryh, tudo bem?

    Adoro esse livro e concordo com você quanto a família Sinclair, não gostei deles, principalmente quando eles faziam o que fosse para garantir que a herança ficasse para ele. Mas gostei dos Mentirosos, e da forma que a Cad descreve cada um deles.

    E nossa, aquele segredo... nunca esperei por aquilo... a autora soube brincar com a maioria dos leitores.

    Foi um livro bem gostoso de ler, e posso ter ficado um pouco confusa também, já que a Cad não lembra de nada, mas a narrativa da autora é tão fluída e poética que logo fui me acostumando.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  16. Olá, Dryh!

    Eu li esse livro no comecinho do ano passado, e fiquei muito surpresa com o final. Confesso que não consegui acertar o mistério e sei que tiveram pessoas que captaram logo no início, mas acho que foi esse suspense, esse ar de mistério que fez com que eu gostasse tanto do livro.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também não acertei...haha' só fui saber no final mesmo *-*

      Excluir
  17. Oiii!

    Eu estou com esse livro aqui na estante mas ainda não consegui ler. Estou mega ansiosa. A escrita da autora é super elogiada e como vc já disse, pode ser considerada até mesmo perfeita. Eu fiquei curiosa com o enredo do livro que me lembrou um pouco PLL. Mesmo gostando assim da obra, eu acho que é normal sentirmos falta de alguns detalhes.
    Gostei muito da sua resenha e dos quotes escolhidos!

    Beijnhos

    ResponderExcluir
  18. Oi Dryh, tudo bem??
    Caramba mais uma resenha que fala que o final foi muito louco, acho que vou pegar esse livro antes do tempo para ler... porque gente... ele está aqui e as vezes pisca pra mim... mas ele está na minha meta de livros para ler este ano sem falta... chega de ficar para trás... até porque o enredo parece ser bem envolvente e atraente aos olhos do leitor, sua resenha é a prova disso... gostei... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você goste do livro, Diana, e do final também :)

      Excluir
  19. Olá, tudo bem? Espero que sim. Estória fascinante, amei a resenha, mas não vou negar, a capa não é nada bonita, adorei o título, bem original. Nunca li nada desse autor, mas já quero ler esse livro, ele me pareceu muito bom e me deixou muito curiosa para saber o que exatamente aconteceu com Cadence e o que acontecerá com essa família que agora está entrando, financeiramente, em declínio. Beijos...
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ooi,
    Eu to de olho nesse livro a bastante tempo! Todo mundo fala muito bem dele mas essa é a primeira resenha que me deixou com vontade de ler. Já anotei aqui na meta de 2016
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  21. Olá Dryh,
    Entendo toda sua curiosidade para ler o livro, Mentirosos. Eu também tenho ela, mas, cada vez que vejo uma resenha, me sinto mais temerosa.
    Entendi o motivo de você ter dado nota quatro para o livro e acho que, se tivesse a mesma percepção que você, também teria dado nota quatro. Um início com personagens confusos pode fazer toda a história se perder :(
    Beijos e parabéns pela resenha!
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oiii
    Eu sempre vejo falando desse livro. E acho que são opiniões divididas,pois vejo resenhas positivas e negativas na mesma proporção.
    Eu não acho que leria o livro,pois ele não chama a minha atenção. A única coisa que gosto bastante é a capa. Acho ela linda.
    Mas a sua resenha me deixou dividida,serio,você fez um nó na minha cabeça kkkk
    Agora quero ler para tirar minhas próprias conclusões.
    Obrigada pela sugestão.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Olha... Me interessei muito pelo livro porque trata de problemas familiares, o fato de você dizer que são a pior família que você já viu me instigou bastante também kkkkk.
    Entendo a sua confusão, também fico confusa quando tem muitos personagens em uma história.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Dryh lindona eu estou doida para ler esse livro desde seu lançamento, li muitos elogios a ele, e toda rede de mistérios do livro, mesmo com muitos personagens a autora conduziu bem pelo visto. Pena que o livro não mereceu 5 estrelas. Espero ler em breve. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma pena mesmo, mas quem sabe você não acaba gostando e dá a ele nota máxima?! :)

      Excluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu tenho vontade de ler esse livro desde a primeira resenha que li dele, porque foi muito positiva, assim como todas as outras que li. E agora lendo sua resenha fiquei novamente animada para ler, é um livro curto mesmo e que promete bastante, né? Acredito que irei adorar a história, apesar que também acho que ficarei confusa no começo kkk

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Uma história um pouco angustiante e um tanto emocionante? Bem meu tipo de livro! rs... Sou louca pra ler Mentirosos faz tempo, sempre vejo elogios e a cada resenha que leio fico mais animada. É bom saber que mesmo que o livro não tenha te conquistado tanto assim, você ainda o acha incrível e recomenda. Espero não ficar confusa com tantos personagens.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você não se confunda com eles, Ju :/ mas, de qualquer forma, a gente vai se acostumando ao longo da leitura *-*

      Excluir
  27. Olá!
    Engraçado que quando o livro saiu eu achei que, pela imagem da capa, seria uma coisa completamente diferente do que está no seu texto. Adoro livros em que há um certo suspense em torno do personagem principal, isso me instiga a imaginar os finais possíveis (como você) e a me surpreender quando erro tudo (como você!). Uma vez que estava um tanto enganada, darei uma chance ao livro! XD
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  28. Lembro que quando esse livro foi lançado foi um burburinho só na blogosfera e eu fiquei louca para fazer essa leitura. Uma pena o livro não ter sido tão maravilhoso quanto você imaginou, acredito que isso se deva ao fato de você ter criado grandes expectativas.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também acredito que tenha sido isso, Glaucia, mas é um livro ótimo, então tá valendo, né?! haha'

      Excluir
  29. É tão chato quando criamos muita expectativa no livro e dê certa forma ele não é tãooooooo boooom como você imagina, não é mesmo? Procura começar sem muitas expectativas. Gostei da sua resenha, muito detalhada e cheias d quotes (eu amooo) mas por enquanto não leria esse livro.

    beijos
    http://viajandoentrecitacoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você tenha a oportunidade de lê-lo um dia, Tatiana :)

      Excluir
  30. Oi Dryh! :D
    Ainda não vi nenhuma resenha negativa desse livro e só de ler a sua resenha já começo a pensar no que pode ter acontecido com essa guria. O.O Tenho certeza que é algo bem traumatizante e assustador, espero ler logo e poder descobrir também, pois a cada resenha que leio fico mais curiosa ainda para saber qual é o segredo dessa família.

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  31. Olá , tudo bem ?
    Olha eu vi esse livro logo no lançamento e não achei lá essas coisas, todos estavam falando tanto que eu deixei para lá, porque sabia que iria criar expectativas demais e não queria isso, nunca quero isso com leitura nenhuma minha.
    Mas agora tenho vontade de ler e sempre vejo o livro com um bom preço. Na próxima oportunidade tentarei adquirir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Oi!
    Deve ser mesmo meio confuso acompanhar as descobertas junto com a protagonista né, pois nem ela sabe realmente o que aconteceu e como você citou que tem lapsos de memória, aminésia... deve ser muito difícil... Mas, ao mesmo tempo é um ajogada surpreendente da autora, pois assim o leitor imagina mil e um motivos para o que aconteceu com ela, pra no final ser surpreendido e não ser nenhuma das coisas que você imaginou.
    Gostei bastante do tema dele, e com certeza se um dia tiver oportunidade farei a leitura do mesmo.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a autora acertou em cheio nesse ponto, não posso negar :)

      Excluir
  33. Oi, Dryh!
    Eu dei nota 5 pelo simples fato de não conseguir parar de pensar na história depois que acabei. Li ainda como prova e adorei toda a história, a complexidade da trama.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  34. Oiie Dryh,

    Primeiro quero falar da capa, simplesmente amei, achei numa delicadeza só. Gente, que estória é essa? É uma daquelas que não sai da nossa cabeça né? Fiquei mega doida para saber o que está por trás do acidade da Cadence, ai que agonia kkkk. Quero ler logo ele, e espero que seja nesse próximo mês.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...