De olho no autor #49: André Cáceres

André Cáceres é autor de Cela 108, livro distópico que se passa em um país fictício chamado Pátria, e que tem como personagem principal Dante, um rebelde que luta contra o regime ditador em que vive.
É o André quem está no De olho no autor de hoje \0/



1. Como foi seu primeiro contato com a leitura? 
A.C.: Além dos livros que a gente lê na escola, como Machado, Guimarães e Alencar, o primeiro contato que eu tive espontaneamente com a leitura foi através dos thrillers de Dan Brown. Fiquei admirado pela maneira de unir ação frenética com temas históricos e um densa simbologia nas suas tramas. 

2. Quando você começou a escrever? 
A.C.: Comecei a escrever em 2010, mas voltado para o jornalismo. A literatura veio um pouco depois. Passei a escrever contos, crônicas e poemas por influência da minha namorada, Bruna Meneguetti, que também é escritora, desde quando ainda éramos apenas amigos.

3. Quem inspirou os personagens? Algum ator, atriz, conhecido...
A.C.: Dante, Arthur, Beatrice e Beatriz foram inspirados pelos personagens Dante, Virgílio e Beatriz, da Divina Comédia, livro do poeta italiano Dante Alighieri. De certa forma, Cela 108 também mostra uma viagem interior do protagonista ao inferno em busca de sua amada, mas essa releitura da Divina Comédia está inserida no contexto político de uma distopia. Na vida real, o poeta foi mesmo apaixonado por uma Beatrice, mas esse romance nunca se concretizou e ela morreu muito jovem. Espero que as pessoas percebam essa referência ao ler! Já Arthur tem esse nome por causa de Arthur Conan Doyle, autor de Sherlock Holmes, pois ele é o personagem mais inteligente da trama de Cela 108. (Fica a dica, leitores! Prestem atenção nele.) Os outros personagens do livro tiveram seus nomes extraídos de artistas, mas não tem tanto significado como esses.


4. Que sentimentos estiveram presentes enquanto você escrevia seus livros?
A.C.: Eu quis transmitir, a todo momento, o sentimento de opressão. Tentei transportar o leitor para esse mundo horrível e kafkiano e fazê-lo sentir na pele a angústia de uma ditadura totalitária. Quero que as pessoas leiam como se fossem um rebelde perseguido pelos becos estreitos da Capital, tanto que essa mesma cena está em um dos primeiros capítulos do livro. 

5. Quanto tempo levou para escrever “Cela 108”?
A.C.: Comecei em janeiro de 2014. A escrita inicial levou apenas seis meses, mas depois fiquei mais um ano reescrevendo e me dedicando à revisão.

6. Quais são as dificuldades para que um autor consiga ter seu livro publicado e conhecido no mercado literário brasileiro? 
A.C.: Ser publicado é relativamente fácil, pois hoje existem muitas editoras que dividem os custos de impressão com o autor. O difícil é divulgar esse livro. Entre reedições e títulos novos, 60 mil livros foram lançados somente em 2014 e são raros os autores brasileiros que de fato aparecem para o público. Nesse sentido, o Brasil ainda precisa de um ecossistema que fomente o surgimento de novos escritores mais por mérito do que por contatos privilegiados, como acontece bastante nos EUA, em que surgiram nos últimos tempos autores como Andy Weir (Perdido em Marte) e Hugh Howey (Silo) publicando de maneira independente e conquistando fãs ao redor do mundo. 

7. Para você, qual a melhor coisa em escrever?
A.C.: Escrever é libertador. Inventar mundos e personagens distantes do nosso nos faz perceber que tudo isso só tem a dizer sobre nós mesmos e nossa realidade. Por mais fantasioso que um universo fictício possa ser, ele estará sempre falando sobre nós. Aliás, a primeira distopia de que se tem notícia foi escrita nos anos 1920 por um russo chamado Yevgeny Zamyatin, e ela se chama “Nós”. 

8. Sei que essa pode ser uma pergunta difícil, mas qual seu livro preferido? Pode ser um dos seus, ou de algum colega escritor...
A.C.: Nossa, que difícil! Nunca pensei sobre isso. Acho que sou jovem demais para ter um livro favorito, ainda preciso ler e conhecer muita coisa. Mas meus autores favoritos são Isaac Asimov, J.R.R. Tolkien, Luis Fernando Veríssimo, Charles Bukowski, Douglas Adams, George Orwell, entre muitos outros.

9. Se fosse um personagem, qual seria? Por quê?
A.C.: Mais uma pergunta difícil! Acho que eu não daria um bom personagem, por que gosto de personagens problemáticos, cheios de conflitos e sem uma distinção clara entre bem e mal. Creio que eu seria o Arthur Dent, do Guia do Mochileiro das Galáxias, porque ele é um cara absolutamente normal. 

10. Além de escrever, você também lê bastante?
A.C.: Leio menos do que eu gostaria por falta de tempo, afinal eu trabalho, faço faculdade e ainda escrevo. No entanto, eu leio bastante e estou me organizando ultimamente e conseguindo ler mais livros. 

11. Qual livro nacional você recomenda? Por quê?
A.C.: O Clube dos Anjos, do Veríssimo, e Capitães da Areia, de Jorge Amado são dois dos meus favoritos. Acho que traduzem muito do Brasil, do nosso povo, e ao mesmo tempo são dois gênios de épocas diferentes. 

12. Poderia nos contar um pouco dos seus livros?
A.C.: Cela 108 é meu primeiro livro e se passa em um país fictício governado por uma ditadura totalitária que se baseia em alguns conceitos utópicos da política, filosofia e até da psicologia para manter o controle da população. O governo proíbe as manifestações, a arte e a cultura e tira as crianças dos pais para doutriná-las e continuar exercendo seu poder através da enigmática figura do Presidente. Nesse contexto distópico, o protagonista Dante faz parte de um grupo de rebeldes que se infiltra nas altas esferas do partido para destruir a ditadura. No entanto, o poder é sedutor e, bem... vocês vão descobrir o que acontece! Fora esse, tenho alguns contos, crônicas e até poesias que estão disponíveis na minha conta da rede social Scribe (que eu divido com a Bruna) para qualquer um ler.


13. Tem algum trabalho futuro chegando? Poderia nos falar um pouco dele ou é segredo?
A.C.: Meu próximo livro já tem cerca de 30 capítulos escritos, um pouco mais da metade da história, mas ainda sem revisão. Ele não será nem um pouco parecido com Cela 108. O nome deve ser Quando os Deuses Sangram e é uma fantasia medieval, outra pegada. Resumindo muito, muito mesmo: se passa num continente criado por deuses que regem os elementos naturais. Cada um desses seres mitológicos é patrono de um povo, e quando uma guerra é travada no plano divino por causa de uma disputa que existe desde o começo do universo, o mesmo se repete com os povos. Um ilusionista e inventor descobre uma arma que pode deter o exército que deu início a essa guerra e a partir daí ele acaba encontrando aliados improváveis em uma jornada para restaurar a paz no continente e entre os deuses. Será apenas um livro, sem sequências, mas infelizmente ainda devo demorar um tempinho para terminar essa história. Espero que tenham ficado curiosos, pois eu estou adorando escrever!

*   *   *   *

34 comentários

  1. Olá Dryh
    Gostei muito de conhecer o autor, ele é bem sério e maduro, ainda não li o Cela 108, mas gostei de saber das referencias que ele usou, a temática viagem ao inferno, de Dante. Adorei ele escolher o Arthur Dent como o personagem que ele seria, o cara comum, até mesmo rabugento que se vê em uma aventura espacial.
    Também gostei muito do pouco que ele falou sobre seu próximo trabalho, acho que tem mais a minha cara.
    Beijos
    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Que legal essa entrevista com esse autor! Apesar de relativamente novo como autor ele fala com bastante propriedade e maturidade, gostei disso e da confiança dele. Com certeza ele vai muito longe! E adorei o personagem mais inteligente do livro dele ser inspirado em Arthur Connan Doyle.

    Beijos!

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o autor mas já vai p lista do Skoob pq eu adoro distopias! Pelas respostas ele parece ser bem simpático e o fato de ter revisado o livro bastante me dá mais vontade ainda de ler pq deve estar com uma qualidade excelente! E o livro novo tbm me apetece muito *o* Oh céus, mais um autor nacional para eu tietar kkkkkkkkkkkkk

    Blog Mundo de Tinta

    ResponderExcluir
  4. Amiga eu li sua resenha do livro aqui e gostei bastante por se tratar de uma distopia e espero poder conhecer o livro. Mas eu por agora estou querendo ler os meus livros como eu já havia te dito né? rs

    Mas olha eu gostei bastante da entrevista e saber não só do autor, mas de seu trabalho também, porque ainda não o conhecia e as entrevistas são muito bom por causa disso. Preciso começar a ativar essa coluna em meu blog, porque já tem um tempo que não coloco nada. Mas é isso ai...Parabéns pelas perguntas e também para o autor pela sua dedicação, porque vida de autor nacional não é fácil não!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/ebook-worlds-2.html

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Adorei conhecer André!
    Vi sua resenha da Cela 108 e foi bom saber as influências e sentir um pouco da personalidade dele.
    Parabéns e sucesso.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Ai que bacana, ele ter começado a escrever contos e crônicas e poemas, através da influência da namorada, super bom esse incentivo.
    Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa para poder lê-lo.

    beijos
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parei de ler a entrevista no meio porque preciso fazer estes comentários:
    1. Eca, Dan Brown, sério?! Tantos bons e você foi começar a ler Dan Brown?
    2. A-HÁ! Sabia que Dante vinha do Divina Comédia, arrasou, migo!
    3. BUKOWSKI! Agora você tá perdoado <3

    Curti bastante a premissa do Cela 108, parece uma história bem pautada na política e amo histórias assim! Mas, André, fica a dica: não mantenha uma conta conjunta com sua namorada por mais legal que isso seja para o relacionamento de vocês, com certeza são trabalhos diferentes com suas individualidades que precisam ter cada um um cantinho especial. Sei lá, minha opinião, você tem todo o direito de discordar (afinal, não estamos (ainda) numa ditadura ;))

    Beijão, Dry! Obrigada por apresentar esse autor, curti bastanta as respostas!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá Dryh, não conhecia o autor, mas fiquei feliz em conhece-lo. Adoro conhecer autores tão jovens e com muitas histórias para contar. Sucesso para ele.

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Não conhecia o autor e a obra parece ser interessante, adoro distopias! Adorei as perguntas feitas e as dicas do autor!
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente ele tem razão ao falar que tem milhares de livros publicados e poucos brasileiros saem na mídia. É até fácil publicar um livro, o difícil é ele sair mais do que o autor acaba querendo e isso acaba sendo um pouco triste, mas é um trabalho árduo e diário e muitas vezes se perde boas leituras neste meio. Ele é bem falado por esta obra.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, sempre é bom conhecer autores de livros e saber mais curiosidades sobre eles. Confesso que o livro não me chamou muita atenção, mas sabendo dessa relação com A Divina Comedia me despertou um pouco interesse por gostar bastante dessa história, então irei repensar sobre a leitura, vai que eu acabe gostando? E realmente concordo que o mais difícil é divulgar as obras, infelizmente sem uma grande editora raramente isso acontece :/ Mas espero que isso mude em breve!
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Amo estes bate-papos com autores. Muito bom conhecer mais do autor. Eu não o conhecia. Mas gostei muito da premissa do livro. Gosto de distopias, sempre passa uma força bacana, e mostra como não devemos ser acomodados.
    Sucesso a ambos.

    beijos
    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adoro ler entrevistas com os autores, conhecê-los melhor me dá mais vontade de ler os livros. Acho que distopias são sempre atuais, principalmente, nesse momento de manifestações em que estamos vivendo. Não sabia qual havia sido a primeira distopia e faz todo sentido ter sido russa. Com certeza leria o livro desse autor :)
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  14. Já via algumas resenhas desse livro, e todas chamaram minha atenção. Tô com muita vontade de lê-lo. Ainda não conhecia o escritor, e como é jovem. Acho isso bom demais, é sangue novo chegando e espero que fique por muitos anos produzindo boa literatura. Sempre que possível faça mais algumas entrevistas, é sempre bom a gente conhecer um pouquinho mais dos escritores.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  15. Oi Dryh, eu tenho parceria com o autor e estou com o livro dele para ler aqui, só não sobrou um tempinho ainda, mas logo logo quero conferir. Parece ter uma trama muito boa e essa entrevista com ele me animou mais ainda para colocar o livro no topo da pilha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Dryh! ^^
    Já li algumas resenhas sobre esse livro e fiquei bastante empolgada para conhecer a história. \o/
    Ainda não conhecia o autor e fiquei muito feliz em ver que a nossa literatura está crescendo cada vez mais, infelizmente os autores brasileiros ainda tem que enfrentar muitas coisas até conquistarem seu espaço, mas é muito bom ver pessoas como você dando esse apoio e divulgando para nós leitores.

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ser autor no Brasil ainda é bastante difícil, mas eu pelo menos faço por amor. Escrevo porque gosto. Acho que isso é o que mais vale :)

      Excluir
  17. Ooi,
    Não conhecia o livro nem o autor mas adorei a entrevista Achei muito legal as inspirações dele e ele parece muito maduro! Vou aguardar a resenha do livro porque parece muito interessante.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  18. Olá, que maravilha essa entrevista, porque vi sobre esse livro aqui mesmo e me interessei em saber em o que o autor se baseou para poder escrevê-lo, na verdade achei que tinha uma pegada de segunda guerra, mas acho que me enganei, achei o autor bem promissor e fiquei ainda mais curiosa para ler a sua obra.
    Que ele consiga ultrapassar a difícil barreira que tem em nosso mercado editorial e consiga se promover, pois sua obra parece merecer bastante ser lida.
    Beijos e parabéns pela entrevista.

    Giuliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Giuliana, você não errou muito não! Eu me inspirei bastante em uma teoria da psicologia de massas do fascismo, de um cara chamado Wilhelm Reich, que estudou os regimes totalitários tanto da Alemanha nazista quanto da Itália fascista. O livro não se passa na II Guerra, mas a ditadura tem lá suas inspirações nesse período sim... :)

      Excluir
  19. Olá!!!
    O livro está sendo muito bem recomendado e com boas críticas. É bom conhecer um pouco do autor e de onde foram inspiradas suas criações e saber algumas curiosidades e de certa forma interage melhor com o livro. Parabéns pela postagem do autor promissor.

    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  20. Olá Dryh,
    Sempre gosto muito das suas entrevistas. Acho suas perguntas extremamente bacanas. O André entrou em contato comigo recentemente para divulgar seu trabalho e fiquei bastante interessada no livro. Agora, lendo a entrevista achei ele muito simpático e ele começou a ler com o Dan? *O* Apaixonada por ele rs.
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito difíceis as perguntas também! hahaha
      Confesso que Dan Brown me abriu muitas portas sim, especialmente "Ponto de Impacto", que é talvez o livro menos conhecido dele, mas um dos melhores!

      Excluir
  21. Olá,
    Eu ainda não conhecia o escritor, mas já vi algumas resenhas de Cela 108 e fiquei bem curiosa. Gostei de saber que alguns personagens foram inspirados em a Divina Comédia e em Doyle. Gostei muito da entrevista e gostei muito de saber que já tem um livro vindo... Gostei muito da sinopse.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Carol! :D Espero que você tenha a oportunidade de ler e que goste muito!

      Excluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o autor e nem o livro dele, mas fiquei curiosa depois de ler a entrevista, pois o autor foi bem explicativo e atencioso, além disso o livro parece ser bem bacana mesmo e eu adoro nacionais *o* Enfim, espero ler em breve o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Larissa! Que bom saber que ficou interessada :) Quando ler, não deixe de entrar em contato e contar tudooo o que você achou!

      Excluir
  23. Oi!
    Eu ainda não conhecia o autor, nem o livro. Mas gostei da forma que ele homenageia grandes autores e seus personagens, emprestando seus nomes. Achei o livro bem interessante e assim que puder quero lê-lo. Gosto de distopias, ainda mais quando fazem algumas referências a grandes obras.
    Só senti falta dos links do autor e da obra para poder conhecê-los melhor e segui-lo.

    Bjs

    www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seja por isso, Rosangela! Aqui vão os links:
      Facebook: https://www.facebook.com/cela108/
      Site: https://www.andrecaceres.com.br/
      E-mail: contato@andrecaceres.com.br
      Para comprar a edição impressa: http://www.martinsfontespaulista.com.br/cela-108-508203.aspx/p (ou pode me enviar um e-mail se preferir!)
      Para comprar o e-book: http://www.amazon.com.br/Cela-108-Andr%C3%A9-C%C3%A1ceres-ebook/dp/B017RMJMX4

      Espero que você goste! E se ler o livro, entre em contato comigo dizendo o que achou, porque eu adoro críticas e sugestões para melhorar nos próximos! :)

      Excluir
  24. Adoro entrevistas com autores, nos levam a ver que são pessoas como nós, e que mais do que isso, são também leitores.
    Adorei a inspiração dele no personagem do Sherlock Holmes ^.^.

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi, Dryh! Que fofo o André, hem? Fiquei apaixonada pela história de Cela 108 e espero poder ler em breve! Além disso, amei a entrevista. É tão bacana conhecer os escritores, principalmente os nacionais (que vivem a mesma que realidade que nós), e ver que eles são gente como a gente. É inspirador, de verdade. Fiquei curiosa com o próximo livro dele!

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber que ficou interessada na história! Espero que suas expectativas sejam satisfeitas! :D Saiba que para os autores (gente como a gente, hahaha) também é incrível ler comentários assim

      Excluir
  26. Muito obrigado pela entrevista, pelas ótimas perguntas e pelo espaço! :) E é muito legal ver os comentários do pessoal, espero que todo mundo tenha a oportunidade de ler e dê uma chance para Cela 108!
    contato@andrecaceres.com.br

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...