De olho no autor #16: Lucinda Riley

Oiee ^^

Quem já leu algum livro da Lucinda Riley? A autora veio este ano para o Brasil, durante a Bienal do livro em SP, e o Heitor conseguiu conhecê-la E fez uma entrevista com ela. Os livros da Lucinda foram publicados pela editora Novo Conceito.



     1.    Você já tinha imaginado se tornar uma escritora?
LR.: Eu sempre tive uma vívida imaginação, e quando criança eu passava muito do meu tempo livre fazendo histórias, então não foi algo sem querer, eu tinha talento, tanto quanto a paixão por escrever. Sempre foi uma coisa que pareceu vir naturalmente.

     2.     Na sua opinião, como é o relacionamento entre o leitor e o escritor?
LR.: A motivação por trás das minhas histórias é mostrar como perdoar e entender o passado pode nos ajudar a viver feliz no presente e olhar pra o futuro, e isso é um tema relevante para todos os meus leitores, e cria uma grande reação emocional. O mundo no qual vivemos está ficando cada vez mais tecnológico, me baseando ano a ano eu penso que é maravilhoso ter tanta mídia para atingir meu público diretamente. Agora, eu recebo lindas cartas, emails e mensagens no meu site, e esta comunicação é importante para mim e para meus leitores. Eles variam de adolescentes a mulheres que criam uma família, mas uma qualidade que todos os meus leitores parecem compartilhar é que eles acreditam que o amor verdadeiro existe.

3. Qual era a sua ambição antes de se tornar uma escritora?
LR.: Eu comecei a minha carreira como atriz, mas aos 22, eu fiquei doente e então não podia trabalhar. Eu escrevi meu primeiro romance e consegui o contrato de três livros com a Simon & Schuster (Editora britânica). Escrevi mais sete novelas sobre o pseudônimo "Lucinda Edmonds" e eles foram ótimos, mas depois, eu estava escrevendo um livro e tendo um bebê por ano e alguma coisa teria que parar.
Então eu me concentrei em ser uma mãe por seis anos, então, há quatro anos atrás, quando meu filho mais velho entrou pra escola, eu tive o impulso por escrever novamente então veio "A Casa Das Orquídeas". Quando o livro estava terminado, deixei meu agente publicar, mas como "Lucinda Riley". Então eu seria julgada como uma escritora desconhecida, sem um histórico.


    4. O livro As Sete Irmãs trata da história do Cristo Redentor. Como foi o processo de escrita desse livro?
LR.: Quando eu estava no Brasil promovendo meu primeiro livro, eu me apaixonei pelo país e as pessoas, então eu percebi que eu nunca tinha escrito um livro baseado no Brasil. Eu fui ao Corcovado para ver o Cristo Redentor e fiquei maravilhada com a estátua e pensei sobre as histórias que se passaram nesta construção há mais de 100 anos. Após eu começar minha pesquisa, eu voltei ao Rio de Janeiro e aluguei um apartamento em Ipanema, por coincidência, eu descobri que meu vizinho era Bel Noronha, que é a bisneta do Heitor da Silva Costa, o designer e o criador do Cristo Redentor. Ela me deu acesso aos diários e a vastos documentos sobre o período da construção. Então, eu fui para as montanhas para ficar em uma velha fazenda de café chamada Fazenda Santa Tereza, que foi o local de infância da Bel no livro.


5. Na Bienal do Livro de São Paulo deste ano, qual foi a sua reação ao ver todas aquelas pessoas ali apenas para ver você?
LR.: Foi muito estranho. Eu me lembro de me sentir como uma estrela do rock. Quando eu estava andando nos bastidores, eu podia ouvir meus leitores me chamando e aquilo foi surreal, significa muito pra mim ver e conhecer os meus leitores.

6. Muitos livros se tornam filmes atualmente, você imagina seus livros se tornando filmes?
LR.: Infelizmente não sei se algum dos meus livro será transformado em filme, mas seria maravilhoso ver meus personagens e histórias contadas a um grande público. Nada está confirmando, mas recentemente eu tive duas propostas sobre meus livros.

7.  Nos livros A Casa Das Orquídeas e As Sete Irmãs, você apresenta aos leitores um novo país e cultura, com uma história por trás disso. Pra você, como é escrever dessa forma?

RL.: A motivação inicial ás vezes começa comigo viajando para algum lugar especial ou procurar alguma construção que me faça querer saber mais, uma vez que a inspiração flui, os personagens e as histórias fluem em minha cabeça rapidamente.
Eu assisto aos filmes e leio os livros sobre aquele tempo ou local que eu posso, mas quando eu volto naquele local e conheço pessoas que moraram ali, eu construo uma imagem completa. Curiosamente eu acho que eu surpreendo todas as pessoas que viveram naquela área com a sua própria história, geralmente, eu me sinto atraída pelo passado e por mostrar o seu impacto sobre as nossas vidas hoje. A maior parte da ficção que eu tenho lido é histórica, Meu período favorito é o de 1930/20 e os maravilhosos escritores como F. Scott Fitzgerald e Evelyn Waugh, que escreveram evocativamente naquela parte da história. Todos os meus livros são contados em dois pontos de vista (POV), com poderosas histórias. Ás vezes eu realmente sinto que eu estou sendo contada a história, eu não tive nenhuma problema até agora com os capítulos, tudo parece se reunir de forma holística até o final.

      8.  Você é fan de algum escritor brasileiro?
LR.: O livro que me ajudou a ter inspiração para escrever A Sete Irmãs é De Braços Abertos, Bel Noronha escreveu um lindo livro sobre seu avô Heitor da Silva Costa e a construção do Cristo Redentor no Rio e Paris.


PS.: A casa das orquídeas é um livro M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! Super recomendo! Eu ficaria muuito feliz se ele fosse adaptado para as telonas ♥
PS².: Todos os livros da autora contam uma história no presente e ao mesmo tempo uma no passado, unindo uma ou mais gerações. 
PS³.: O Heitor conseguiu conhecer a Lucinda na bienal de SP e participou de um bate-papo com a autora, promovido pela Novo Conceito.

O Heitor ficou ausente por algum tempo no blog, estava ocupado com as provas finais e coisas do tipo, mas insistiu para que eu acrescentasse que ele vai se dedicar ao blog e dar as caras de vez em quando. Fica frio, Heitor, a gente sabe como é final de ano, né?

22 comentários

  1. Oi Dry! Ja me indicaram a leitura de A Casa das Orquidias. Não faz meu estilo, então até o momento não me senti balançado pra ler.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Olááá Dryh-coisota, tudo bem?!
    Tipo, ainda não tive nenhuma oportunidade de começar ou ganhar algum livro da Lucinda, fico em dúvida se consigo me arriscar nesses 'livrões' (rs). Mas eles tem uma proposta tão boa e umas capas lindíssimas, o qual mais estou interessado é do livro que se passa na cidade aqui do Brasil, Rio de Janeiro, ''A casa das orquídeas'', ai se a dryuliss recomendou vou ver se leio hauhauahaua. Adorei a entrevista ♥

    Beeeijos no core ;*
    Luan || Um Grande Vício Literário

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    tb adoro o A casa das Orquídeas dela. Acho mtoo lindo!!!
    Ainda não li os últimos lançados, mas lerei em breve

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. que entrevista legal! adoro o trabalho da Lucinda e assim como vc torço por uma adaptação!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Dryh!
    Ainda não li nada da Lucinda, mas tem bastante curiosidade de conhecer suas obras.
    Adorei a entrevista e poder conhecer um pouco sobre ela. :)
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Tudo bom? Meu nome é Raquel Machado e sou autora do livro Vingança Mortal. Te encontrei lá no blog My Queen Side e vi que você se interessou pelo meu livro, gostaria de te convidar a conhecer um pouco mais da história e aproveitar porque ainda estou aceitando parcerias. Se tiver interesse me avise pelo e-mail "raquel.machado2014@yahoo.com.br".
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Drih e Heitor , ótima entrevista !!!
    Nunca li nada dela , sempre fiquei com medo que fosse algum romance água com açúcar rsrs, mas agora fiquei curiosa hihi

    Bjoss
    Ariane
    www.resenhasdelivros.com.br

    ResponderExcluir
  8. oi, tudo bem?
    Que legal a entrevista com a autora, parabéns. Eu estava na bienal de Sp, em um estande do lado na Novo Conceito quando a Lucinda chegou, e realmente, pareceu a entrada de um astro do rock, porque foi uma gritaria e empurra-empurra louco, rs. Nunca li nada dela, mas temos alguns livros em casa, que minha mãe amou, por sinal.
    Adorei saber mais sobre a construção dos livros, mas principalmente de Sete Irmãs.

    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Dryh!
    Poxa, muito legal ele conseguir entrevistar a autora. Eu nunca li nenhuma obra dela, e confesso que as premissas pouco me chamara a atenção. Mas eu a vi quando chegou no estande da Novo Conceito e se jogando nos leitores para tirar fotos e etc, realmente uma estrela do rock

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  10. Aaaah, Lucinda! <3 Um amor de escritora! Conheci ela na sessão de autógrafos no Rio de "As Setes Irmãs" e foi uma experiência sensacional! Ótima entrevista! Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Dryh, a Lucinda é um doce.Muito amável e atenciosa. Parabéns pela entrevista.
    Bjs,Rose.

    ResponderExcluir
  12. Ahhh, eu amo a Lucinda!! Fui a um bate-papo com ela aqui no Rio e ela foi muito simpática com todos nós. Fizemos perguntas diretamente a ela. Contei a ela que meu sonho é passar a lua de mel na Irlanda e se ela tinha algum livro sobre a cultura irlandesa, prontamente Lucinda me indicou A Garota do Penhasco e eu estou louca para ler. Me apaixonei pela escrita dela em A Casa das Orquídeas e comprei As Sete Irmãs para ela autografar, mas ainda não li.

    Amei a entrevista!!!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Dryh, como vai?
    Adorei a entrevista e o bate papo feito pelo Heitor com a autora Lucinda. Tenho muitaaaaa curiosidade em ler algum livro da autora principalmente A garota do Penhasco. Adorei as perguntas e as respostas da autora e do Heitor, fiquei honrada em conhecer mais a autora, imagine fazer uma entrevista em?
    Enfim, parabéns a todos.
    Beijos e sucesso.
    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Amei a entrevista!!!
    Nossa as sinopses dos livros são ótimas, tanto quanto as capas, dá muita vontade de ler todos!!!
    Bjs
    www.satisfashionbrazil.com

    ResponderExcluir
  15. Ola Dryh adorei a entrevista já li A casa das orquídeas é lindo , a forma como ela descreve que devemos perdoar o passado é lindo , ainda não li as Sete Irmãs mas já estou com ele no Kobo, todos livros da autora vem carregado de emoções. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Amo de mais essa escritora , ela é incrível , escreve de mais , já fui no evento que ele estava , um amor de pessoa ... esse último livro dela é de mais !

    ResponderExcluir
  17. Oi Dhry, gosto muito de ler entrevistas com autor.
    Não li nenhum livro da autora pq não faz muito meu estilo, mas admito que as capas são lindas demais :)

    Bjs
    Jéssica Rodrigues
    Blog Coração Leitor

    ResponderExcluir
  18. Eu li até o momento apenas um livro dela, e foi tão bom que não consigo falar nele sem abrir um sorriso e ter um sentimento de satisfação.
    Ela escreve muito bem *-*

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi, Linda!

    Nunca li nada da autora, mas tenho muito curiosidade até porque sempre falam coisas muito boas a respeito. Espero ter a chance de lê-los.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Eu adorei essa autora e adorei a entrevista, eu tive o prazer de conhece-la aqui no Rio ela é muito simpática e inteligente! Parabéns pela entrevista!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  21. Que massa essa entrevista, Heitor deve ter ficado louco entrevistando ela em? Já conhecia os livros dela, mas ainda não li, quero começar pelo A Casa das Orquídeas.

    As capas são lindas...adorei as respostas dela, e essa de já gostar de escrever desde bem pequena é massa, porque eu gosto desde pequena, mas a veia de escritora pra criar um livro, não tenho,kkkk.

    Amei a entrevista, traz mais autores pra gente.

    bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Meu Deus que máximo, acho que não iria conseguir fazer uma entrevista com a tia Lucinda.
    Mas, quero ler os livros dela, e quero começar com As sete irmãs. :)
    Abraços,
    http://livrosmitologiaeromance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...