Spettacolo

Título: Spettacolo
Autora: Rafaela Papini (book tour)
Editora: Arwen
Páginas: 327
Edição: 1
Lançamento: 2015
Sinopse: De um lado temos a história de Hiram, um misterioso e sedutor artista de circo que se apresenta fazendo shows com fogo. De outro, a história de Maria Luisa, uma moça insegura, levando uma vida monótona em uma cidade pequena do interior. Ele possui segredos de um passado doloroso que desvenda com a ajuda de uma fotografia rasgada e o diário de sua mãe, morta no incêndio ocorrido durante o show de mágica quando ainda era criança. Ela sofre com uma mãe distante e um namorado indiferente, entediada com sua vida dolorosamente comum.
Eles levam vidas completamente diferentes, mas, de alguma forma, o destino os cruza durante um espetáculo em que Hiram é hipnotizado por um par de olhos azuis que o fitava, admirado, na plateia. Em meio a encontros e desencontros, seus estilos de vida serão postos à prova, fazendo-os encarar seus piores pesadelos e repensar tudo aquilo em que acreditavam na tentativa de viver esse grande amor.
Resenha

Maria Luisa sabe que seu relacionamento com Pedro não é o mesmo que há três anos, quando se conheceram num bar. Romântica, Malu sente-se desolada quando começa a reconhecer sinais que mostram que seu relacionamento está praticamente acabado, e, para fugir da rotina monótona que leva, trabalhando numa lanchonete que odeia e cursando publicidade, ela acaba acompanhando sua melhor amiga ao circo, e lá conhece Hiram, o Dragão.

Órfão de mãe, Hiram nasceu e cresceu no circo, tornando-se parte daquela grande e animada família. Nunca conhecera seu pai, então a mãe era tudo o que tinha, até ele perde-la num incêndio quando ainda era garoto. Desde então, Hiram sente a necessidade de controlar as chamas, que outrora mataram a única pessoa que ele já amara na vida.
Durante seu espetáculo (o último, mais esperado e mais incrível, diga-se de passagem), Hiram acaba distraindo-se com um par de olhos azuis hipnotizantes, e, desde então, sente que precisa encontrar a dona daqueles olhos. Mas ele não havia reparado em sua face, apenas nos olhos, então como encontrá-la?

[...] De uma coisa ele estava certo: onde quer que fosse, ele definitivamente reconheceria aqueles olhos se os visse novamente, brilhando como dois faróis a iluminar a vastidão escura do oceano. – página 71

Sabe aquele livro que já te prende na primeira página? Então, assim é Spettacolo. A escrita da autora flui muito rapidamente, tanto que eu nem percebia as páginas passando, de tão apaixonada que estava pela história. E por falar em paixão, Hiram! Meu Deus! Que homem! Pode parecer clichê, mas eu gostei e me apaixonei por ele já na primeira menção de seu nome, o que me assustou, pois não me lembro da última vez em que isso me aconteceu. Toda vez em que Hiram sorria ou tentava proteger alguém eu me pegava rindo que nem boba, e quando ele se sentia sozinho ou com saudades da mãe, queria entrar no livro só para abraça-lo.

Malu também não é de se jogar fora. Ela vive com a mãe, mas o relacionamento das duas não é o que se pode chamar de intimo ou afetivo. Quem a entende bem mesmo é Kátia, a melhor amiga que alguém poderia ter, e a melhor pessoa que poderia ter ajudado Malu em sua transformação estética no começo do livro (o que deixa o leitor louco, porque Malu começa a usar lentes de contato verdes, o que dificulta para Hiram encontrar a garota dos olhos azuis). Sentimos na pele as dificuldades pelas quais Malu passa durante o livro, e a frustração quando Pedro age que nem um idiota, o que é constante na história.

A autora tomou o cuidado de dar destaque também para os outros artistas do circo, o que eu gostei muito. Tiago é o melhor amigo de Hiram desde sempre, e Rosário é a não-namorada dele, mas ela bem que queria ser. Temos também Stella, uma das bailarinas, e a família que comanda a coisa toda, um trio italiano “do mal” que só parece se importar com os lucros e que nos dá arrepios.

A única coisa negativa no livro, é a revisão. Encontrei algumas palavras repetidas e outras faltando, e eu até poderia dizer que isso não atrapalha a leitura, mas incomoda, principalmente quem tem mania de corrigir todos e tudo (hi!). Tirando isso, a editora está de parabéns. Adoro os livros da Arwen pelo cuidado que a editora tem com a capa e a introdução dos capítulos, e com Spettacolo não foi diferente.

Olhando-se no espelho Hiram se sentia tão dividido quanto o reflexo que o fitava do outro lado. Metade de si vivia para o circo, encontrava o sentido da vida em seu show, sentia-se poderosa dominando o fogo diante dos olhos hipnotizados e encantados da plateia. A outra metade, porém, parecia perdida, em busca de algo que não sabia precisar, sequer sabia existir. – página 33

Bom, vocês devem estar imaginando que a história é somente Hiram procurando a garota dos olhos azuis, mas não é bem assim. Rafaela Papini encaixou cenas de ação e tensão na história, e, mesmo que eu tenha sentido um pouco de raiva dela em algumas partes (hehe’), eu adorei o que ela fez, pois deu ao livro algo a mais, o que o deixou ainda mais emocionante e belo. Adorei o desfecho, o final não poderia ter sido melhor, apesar de eu querê-lo um pouquiinho diferente, mas a gente engole o choro e aceita, né? O mistério do passado de Hiram me pareceu um pouco previsível, eu já imaginava que certas coisas fossem acontecer, e elas aconteceram, mas tirando isso, novamente, a autora me surpreendeu.

Enfim, Spettacolo é um verdadeiro espetáculo! De verdade, o livro é encantador e muito apaixonante, eu não acreditei quando virei a última página e percebi que ele já havia acabado, de tão presa que estava na história. Rafaela tem uma escrita viciante que não te deixa desgrudar os olhos das páginas uma só vez, e eu estou mega doida para ler mais livros dela. Spettacolo me pegou de jeito, e acabou tornando-se uma das melhores leituras que já fiz.



25 comentários

  1. Olá Dryh
    Eu não conhecia essa obra e confesso não ter curtido a capa. Mas ao ler seus comentários achei que a premissa pode ser bem interessante sim. Sua empolgação me deixou bem motivada e quero conhecer esse livro que você afirma ser um espetáculo mesmo ;)

    Boas leituras!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Dryh, me apaixonei pelo Hiram só pela tua descrição. Deu até vontade de conhecer esse homem!
    Gostei muito do enredo e de como a história vai se desenvolvendo, fiquei curiosa também com a Malu e o seu caminho. Imagino a agonia em acompanhar Hiram nessa busca.
    Gostei muito da resenha e espero ler o livro algum dia.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dryh!
    Linda resenha!
    Fiquei curiosa demais para conhecer o Hiram, hahaha. E seus elogios foram tantos, que decidi que preciso ler este livro para ver se me sinto do mesmo jeito que você se sentiu. Ah, ainda não li nada da editora Arwen.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dryh
    Faz algum tempo que eu tenho curiosidade com esse livro. Eu não sei bem qual sera minha impressão com a leitura, mas sem dúvidas é uma obra que merece ser lida. Espero poder gostar quando eu finalmente for ler. Gostei da sua resenha e de saber sua opinião.

    ResponderExcluir
  5. Oie, fiquei imaginando as cenas de ação e a forma que o personagem irá procurar a garota de olhos azuis. Adorei a sua conclusão sobre o livro e saber que ele é um espetáculo me deixou mega entusiasmada para ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?Acho que só pela rua resenha eu já me apaixonei por Hiram até mesmo porque eu adoro esses cenários de circo...e ele teve uma vida bem triste neh? Sem conhecer o pai e ainda perder a mãe em um incêndio...mesmo sendo meio clichê e com o final previsível como disse fiquei com vontade de ler esse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Dryh,
    Ainda não conhecia essa obra, mas posso dizer que, assim que você mencionou Hiram, já comecei a imaginá-lo, pensar em como ele faria determinadas coisas e isso me fascinou, pois há muito tempo não me sinto assim. Achei muito legal ele ter se encantado com um par de olhos azuis que, para muitos, podem não significar nada.
    Fiquei bem curiosa para conhecer a trama e devorar essa obra, pois acho que agirei assim.
    É uma pena que a revisão não seja perfeita, mas, apesar de não atrapalhar, acho que me sentiria incomodada como você.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oie, que bacana conhecer esse livro, eu ainda não havia ouvido falar dele e adorei saber que se passa em um cenário de circo. Um ponto que me incomodaria com certeza foi os probleminhas de revisão que você mencionou. É bom saber que a história não ficou nisso da procura pela garota dos olhos azuis mas que teve também ação e tensão. Fiquei intrigada para ler.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, a sua resenha foi o meu primeiro encontro com ele. A capa do livro é bem diferente, mas não chamou a minha atenção. A história também não me agradou muito, mas é muito bom saber que a autora soube manter o ritmo e deixar o leitor fissurado em cada página da obra. É bem legal também ter em mente que os personagens do livro são apaixonantes ♥

    desencaixados.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh, não conhecia o livro e fiquei bem interessada no enredo, não me surpreendi por você ter gostado. Espero ler e curtir como você.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Dryh

    Não conhecia a história, mas o seu entusiasmo me contagiou. Acho que sei pq você gostou do Hiram logo de cara, esse nome é bem forte e másculo! hahahahahahaha
    Gostei também da ambientação, nunca li nada que tivesse um circo no meio, deve ser bem legal!
    Pena que a revisão deixou um pouquinho a desejar, mas uma nova edição resolve o problema.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Já tinha visto a capa do livro mas não fazia ideia do que se tratava!
    Gostei muito da premissa dele, e leria com certeza!
    Quero saber como o Hiram consegue encontrar a Malu que está usando lentes de contato e como tudo se desenrola!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Não conhecia o livro, porém a sinopse não me chamou a atenção. E a capa diminuiu mais ainda a chance de ler ele.
    Mas é interessante a história se passar num circo, algo diferente do que estamos acostumadas.
    Que bom que gostou da leitura!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Menina, esse livro me pareceu ser muito bom, a história me parece ser empolgante, a capa tem tudo a ver com a história mesmo sendo um tanto chamativa kkkkk. Acho que eu nunca li histórias que envolvam circos, é uma boa hora para tentar kkkkkk. E vou te dizer uma coisa, nada como um olho azul para tirar a atenção kkkkk.
    Quando você falou dos erros fiquei até um pouquinho triste, assim como você eu acredito que os erros podem não atrapalhar muito a leitura, mas incomoda.
    bjs.

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não li o livro mas tenho muita curiosidade. Achei sua resenha muito bem feita e você sobe se expressar bem. Acho que quando eu ler, devo ter as mesmas impressões que você pois parece mesmo ser um livro envolvente e ser daqueles que a gente não tira da cabeça até terminar a leitura. Eu fiquei um pouco triste com os defeitos que você relatou. Mas nada que atrapalha a minha leitura.

    XoXo, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  16. Oi flor, apesar de não conhecer como é a escrita de fato da autora pelo que pude entender, com base na tua resenha, ela é ótima. Afinal, ficar presa na leitura ao ponto de que quando menos esperou ela acabou é uma coisa muito boa né? Fiquei feliz em ver que a Rafaela conseguiu encaixar as cenas de tenção e ação na trama, isso deve dar uma fluidez maior ainda. :)

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Achei a premissa bem diferenciada e acho que também me apaixonaria pelo Hiram e todo o seu ar de mistérios. Só lamentei o fato da história não possuir elementos sobrenaturais, pois acho que ficaria fantástico. Mas ainda assim, o romance do casal e as cenas de ação que você disse que o livo guarda me deixarem interessada em conhecer essa obra. A capa é realmente muito bonita a Editora Arwen sabe caprichar. Dica super anotada.[

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  18. Adorei saber que o livro faz jus ao título e é, de fato, um espetáculo, HAHA.
    Tão bom ler livros que nos prendem de tal forma que só percebe que acabou quando você fecha a última página, né?
    Que bom que tirando a parte do passado de Hiram, a autora soube criar surpresas e momentos de tensão!
    Quero muito ler!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  19. Oi Dryh!

    Esse livro tem um título MUITO chamativo e interessante. A premissa não da muita diferença de tanta coisa por ai, mas a maneira como você contou essa história me deixou bem curiosa. Ainda mais pela autora conseguir jogar esses elementos de ação, tensão no meio da busca do protagonista. Adorei mesmo conhecer essa obra e anotei a dica.


    bjs =)

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Sua resenha é muito empolgante, mas o livro não me atraiu em nada. E a capa também não ajudou. Mas achei legal da trama se passar em um circo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. O blog sempre traz resenhas de livros incríveis que merecem ser mais conhecidos, esse é um deles, simplesmente amei a premissa e a maneira como a história aparenta ter sido contada, com leveza e com personagens envolventes, que despertam várias emoções no leitor, é decepcionante quando o livro não é bem revisado, acaba atrapalhando a leitura, mesmo assim estou querendo ler

    ResponderExcluir
  22. Hi baby, tudo bem? eu não gosto muito de circo mas adoro historias ambientadas neles, esse livro ainda não conhecia mas fiquei muito intrigada pelo protagonista, já vou add esse livro a minha lista de futuras leituras ;) suas dicas são sempre maravilhosas

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Oi Dryh, tudo bem?
    Uau com tantos elogios assim é difícil passar despercebida por esse livro, Eu não conhecia ele ainda e confesso que já me senti bem curiosa com ele, parece ser fascinante e uma história bem diferente do que estou acostumada a ler. E com toda certeza já está na minha lista e pretendo ler o quanto antes!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  24. Oi Dryh, já te prende desde a primeira página? Já quero haha Que bom saber que você acho a história fluida, porque pra mim livros tem que ser assim e nossa pelo que você falou do Hiram quero ir correndo comprar esse livro. Sua resenha está ótima, adorei <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...