Arena 13

Título: Arena 13
Autor: Joseph Delaney
Editora: Bertrand Brasil (cortesia do Grupo Editorial Record)
Páginas: 320
Edição: 1
Lançamento: 2016
Série: Trilogia Arena 13 #1
Sinopse: Leif tem uma única ambição: tornar-se o melhor lutador da famosa Arena 13. Lá, os espectadores apostam em qual lutador vai derramar sangue primeiro. E, em ajustes de contas, apostam em qual lutador vai morrer. Mas a região é aterrorizada por Hob, um ser maligno que se deleita torturando a população e exibe o seu poder devastador desafiando combatentes da Arena 13 a lutas até a morte quando bem entende. E isso é exatamente o que Leif quer, pois ele conhece bem os crimes de Hob. E, no cerne da sua ambição, arde o desejo de vingança. Leif procura revanche contra o monstro que destruiu a sua família. Mesmo que isso lhe custe a vida.

Resenha

1.       O objetivo dos combates na Arena 13 é cortar carne humana e derramar sangue. Combatentes humanos são os alvos.

Vindo do Sul, Leif andou por semanas até chegar em Gindeen, cidade em que ficam as arenas onde os combates acontecem. Onde fica a Arena 13, que é seu maior objetivo. Com um bilhete azul em mãos, Leif tem o ingresso para ser treinado por um dos melhores treinadores da tal luta que o mundo já conhecera: Tyron. Mas o homem é osso duro de roer, e, antes de aceitar Leif entre seus discípulos, o menino precisará passar por treinamentos que dirão se vale a pena mantê-lo, ou se ele deve voltar para sua cidade natal.

Leif perdera ambos os pais quando mais novo, e, desde então, vinha morando numa fazenda onde trabalhava e quando podia, treinava luta de bastões com seus amigos. Ele tornou-se o melhor na luta, e foi por conta disso que recebeu o tal bilhete azul. Mas as coisas na cidade grande são um pouco diferentes, a concorrência é maior, assim como o nível dos outros competidores, e, para complicar ainda mais, um ser maligno chamado Hob aterroriza a todos.

Conhecido por capturar pessoas (principalmente mulheres) e agir como um vampiro, sugando o sangue de suas vítimas e, às vezes, suas almas, Hob possui um grande exército de monstros a seu favor, que fazem todo o trabalho sujo. Ele é um djinni, ser que consegue criar diversos tipos de eus (ou seja, diversos Hobs), criado primeiramente pelos militares para servir ao Exército Humano, mas as coisas não deram muito certo, e Hob meio que se rebelou.

Na Arena 13, vence quem derramar primeiro o sangue do adversário, mas os humanos não lutam diretamente entre si. Cada um possui um número de lacs (podem ser um ou três, sendo que uma pessoa com um lac luta com outra com três), seres que servem para proteger os alvos (os combatentes) e que seguem as ordens de seus chefes, que fazem movimentos únicos e particulares com os pés, batendo-os no chão em um ritmo que somente seus lacs entendam.

Como Leif ainda é um calouro nessa coisa de combate, ele não começa o livro já combatendo na Arena, e sim lutando com bastões em apostas para conseguir dinheiro, assim que chega na cidade. Mas, primeiro, somos apresentados a Hob e seus poderes perante os humanos, que não passam de meros fantoches em suas mãos. Hob é um ser abominável, e eu torcia muito para que alguém desse um fim nele, e para que Leif (personagem do qual eu gostei muito) conseguisse o que queria: vingança para seus pais. Mas, como sempre, nada é tão fácil.

Primeiro, Leif precisa aprender a controlar os lacs, e, somente depois, quando seu treinamento estiver avançado e ele tiver acesso à Arena 13, terá a chance de lutar com quem deseja, e de fazer o que precisava fazer. Para lutar contra Hob, Leif precisaria ser o melhor dos melhores, e ainda assim, poderia não ser bom o suficiente.

Devo confessar que a complexidade deste livro me impressionou, assim como as reviravoltas do mesmo. Nada é previsível, o autor conseguiu me surpreender em várias partes da história, principalmente quando mostrava o passado e os talentos de Leif. Leif é um garoto extraordinário, mesmo que aja de maneira boba às vezes (algo a ver com uma garota, mas não vou falar mais que isso). Ele é um lutador muito bom, e acho que isso se deve ao fato de que Leif precisa ser bom para alcançar o que quer, do contrário, não poderá vingar sua família.

Era preciso deter o Hob de alguma forma... Alguém precisava fazer isso. Era preciso detê-lo. – página 127

Os personagens secundários também são um show à parte, por mais que alguns não tenham conquistado minha afeição (voltamos à garota interesseira e oportunista de antes), todos foram muito bem desenvolvidos e tiveram papel importantíssimo para a trama, principalmente os que conviviam com Leif. O final do livro deixou um pouco a desejar, imaginei que, por ser o primeiro livro de uma trilogia, o autor soltaria uma bomba nas últimas páginas, mas ele não fez isso. Não sei de fico feliz com isso (não vou sofrer tanto pela continuação) ou triste (o final não foi bom o bastante para o resto do livro).

Além disto, o livro não tem tantas cenas de ação e tensão quanto eu imaginava, apesar de que, as cenas e luta tão um pouquinho desesperadoras, principalmente quando é Leif quem está lutando. Encontrei alguns erros de revisão na obra, mas não é nada que atrapalhe a leitura, mas, ainda assim, achei que deveria mencionar.

Nunca tinha lido nada do autor antes, mas gostei da escrita dele, é leve e rápida, e, como a história é narrada em primeira pessoa, me senti mais próxima de Leif e seus sentimentos. Estou torcendo para que o segundo livro seja lançado logo, o que eu acho um pouco improvável, já que este acabou de ser lançado.

Enfim, acho que Arena 13 será uma ótima leitura para os fãs de distopia e de livros de ação, principalmente para quem gosta de um derramamento de sangue, mas não espere um livro 100% tenso e massacrante ou um romance forte no meio.

Com qualquer nome, ele é uma abominação. Uma criatura como essa merece ser cortada em pedacinhos e espalhada ao vento. Mas os homens estão fracos e amedrontados, e aqui Hob governa. Porque esta é Midgard, a terra de um povo derrotado e morto. Esse é o Lugar Onde Homens Habitam. – página 16


17 comentários

  1. Oi Dryh,
    Eu estava curiosa para ler uma resenha sobre esse livro, especialmente porque não conseguia me decidir se gostaria de ler ou não. Eu gosto muito do gênero distopia, e adorei poder conferir seus comentários a respeito. Com certeza pretendo ler em breve.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Dryh!

    Eu fiquei bem tentada a solicitar esse livro, porque realmente acho a premissa massa. Imagina que arrependimento eu tive quando li que o livro é bom? Haha ai deus, eu adoro autores que nos surpreendem, não tem como não ficar feliz com reviravoltas, surpresas que tiram a gente daquele previsivel. Fiquei com vontade de ler agora, espero ler ainda este ano. Haha

    bjs =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Dryh,
    aprendi a gostar de distopias e desde que embarquei no gênero nunca me decepcionei com nenhuma das leituras que fiz, esse livro a primeira vista não chama muito minha atenção, mesmo pertencendo a um dos gêneros que mais amo, no entanto sua resenha não deixa dúvidas de que irei gostar muito de ler essa história, só fiquei meio receosa com a parte sangrenta, não curto muito, mas acho que da pra relevar em prol dos outros elementos que me agradam e atraem.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  4. Olá Dryh,
    Não leio muitas distopias, mas me interessei por essa. Acho que a história é bastante legal, apesar de ter ficado um pouco decepcionada por saber que o livro não tem tantas cenas de ação.
    Como ponto forte acho que é a complexidade da história e a não previsibilidade dos acontecimentos.
    Vou anotar essa dica para comprar na minha próxima ida à livraria.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu ainda não conhecia o livro mas gostei da premissa. Eu não gosto muito de livros de distopia (mas amo filmes) mas esse me interessou. Achei a temática dele muito intrigante e fiquei curiosa com a história. Só que eu pensei mesmo que fosse ter altos massacres, mesmo não sendo assim, ainda me sinto muito interessada para realizar a leitura.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muito interessada nas cenas de ação, mas não estou muito afim de encarar uma serie agora. Bacana essa primeira experiência com um autor e de cara, curtir a escrita dele. espero que o nível seja mantido nos proximos volumes da série.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Uau! Que capa é essa? Instiga muito a curiosidade!
    E se você recomenda para os fãs de distopia e aos que apreciam uma história com um "derramamento de sangue", é pra mim...rsrsrs...

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Em primeiro lugar, devo dizer que adorei a capa!! :) ahah Bem, eu nao conhecia o livro mas adorei saber mais sobre ele!! :)

    A verdade e que amo distopias e livros de açao!! Mas o romance tambem e importante... Bem, eu vou ler em breve este livro!! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e você conseguiu me deixar bem curiosa em relação à trama; pela capa eu imaginava uma história totalmente diferente da que você descreveu e a sua descrição me agradou muito mais do que eu imaginava. Com certeza o incluirei na minha lista de leituras.
    Beijos!

    http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Dhry
    Estava aguardando uma resenha para saber se leria ou não esse livro. Gostei muito dos pontos que você apresentou, mas confesso que não sei se vou ler. Achei um pouco sem graça e esperava mais ação.
    Ainda está na lista, mas no momento não é uma opção muito forte.
    Valeu a dica;
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Oii
    confesso que não sou muito fã de distopias... li as mais famosas e não tem nenhuma que tenha me feito virar fã do gênero.
    Quando vi essa capa pensei que o livro fosse baseado em algum jogo de video game ahahaha.
    Não sou fã de livros de ação muito menos de derramamento de sangue, então definitivamente esse livro não é pra mim :/
    mas muito boa sua resenha :)
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Essa é a primeira resenha e a primeira vez que sei do livro e já gostei bastante. A capa é bem chamativa, dá o tom certo das lutas que devem ter o livro. A premissa é muito legal, me lembrou jogos de RPG, um pouco de Pokemón (culpa desses lacs protetores, hahaha), tudo me deixou bem empolgada com a distopia (gênero que adoro). Dica anotada com louvor! bj! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  13. Oiii!

    Eu não conhecia esse livro acredita? Eu não sou muito de distopia. Já tentei ler alguns e sempre fico perdida.
    A sua resenha ficou ótima, muito bem escrita e detalhada na medida certa!
    Não afirmo se lerei no momento, mas não vou descartar 100%

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oii
    E oque dizem, a vingança e um prato que se come frio... esse já tava congelando... o livro parece mesmo ser bastante complexo e eu realmente gosto de distopias, infelizmente essa não me chamou a devida atenção, a capa esta linda e o enredo e bem intrigante mas não deu vontade de ler o livro... a resenha ta ótima e bem sincera, gostei muito...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Bem, sua resenha não foi das mais animadoras, eu realmente gosto de distopias, mas não me animei a respeito desse livro não, uma distopia para dar certo precisa de outros ingredientes que nos prenda a leitura, e pelo que li aqui isso não acontece!! Adorei sua resenha!! Parabens!

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Eu estou de olho nesse livro desde o seu lançamento, mas minha lista de desejados está enorme rsrs, então não teve como eu o adquirir. Mas eu adorei a sua resenha e tenho certeza de que não irei me arrepender caso eu venha a o ler, pois amo distopia e livros de ação <3

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Uma distopia com ação, que interessante!
    Gostei do tema ser lutas, e fiquei bem curiosa à respeito da garota interesseira, e principalmente da mecânica dessas lutas!
    Eu que nem li o livro também já quero alguém para dar um fim em Hob!
    Enfim, apesar do final ter deixado a desejar, acho que leria se tivesse oportunidade, o que está difícil, muitas leituras atrasadas!
    Bjs

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...