A menina que fazia nevar

Titulo: A menina que fazia nevar
Autora: Grace McCleen
Editora: Paralela
Páginas: 312
Edição: 1
Lançamento: 2013
Sinopse: Todos os dias se parecem na vida que Judith McPherson leva ao lado do pai. Eles têm uma rotina simples e reclusa, numa casa repleta de lembranças da mãe que ela nunca conheceu, e as únicas pessoas com quem convivem são os fiéis da igreja cristã a que pertencem. Judith não tem amigos na escola, onde é alvo de gozações, e para encontrar consolo se refugia no mundo de sucata que construiu em seu quarto. Lá, cada dia é um dia, e a vida pode ser incrivelmente feliz graças a sua imaginação. Basta acreditar que a Terra Gloriosa, como ela chama sua maquete, é realmente o paraíso prometido onde um dia vai viver ao lado da mãe. Aos dez anos, Judith vê o mundo com os olhos da fé, e onde os outros veem mero lixo, ela identifica sinais divinos e uma possibilidade de criar. Assim, constrói bonecos de pano e inventa para eles histórias felizes na Terra Gloriosa. O que nem Judith poderia imaginar é que talvez seu brinquedo seja mais do que uma simples maquete. Pelo menos é o que parece quando ela cobre a Terra Gloriosa de espuma de barbear e a cidade aparece coberta de neve na manhã seguinte.
Resenha

 “As pessoas dizem que têm medo do escuro, mas elas não têm medo do escuro em si, têm medo das coisas do escuro, como os monstros e os fantasmas, por exemplo. Mas eu tenho medo do escuro em si, porque no escuro não há Nada.” – página 246

Li esse livro porque a capa me pareceu interessante, mas confesso que não prestei muita atenção na sinopse, e quando cheguei mais ou menos na metade do livro, percebi que deveria ter pesquisado mais sobre ele, pois foi uma das maiores decepções literárias que eu já tive.

Judith é uma menina de nove anos que mora com o pai numa casinha simples. Eles são super religiosos, saem nos finais de semana pregando citações da bíblia na casa das pessoas, mas como já era de se esperar, normalmente são expulsos dos bairros. Por causa disso, Judith é alvo na escola. As outras crianças zombam dela e fazem de tudo para humilhá-la, principalmente Noel, um valentão que se acha melhor que os outros.

O pai de Judith não gosta dela, e não estou dizendo isso por que ele não dá atenção para a menina. Ele realmente não gosta dela, podemos ver isso já nas primeiras páginas, tudo o que ela faz é repreendido por ele, qualquer coisinha o deixa irritado e é motivo para aumentar a voz com Judith.
“Tenho um segredo. O segredo é: o Pai não me ama.” – página 69 
Para fugir de tudo isso, Judith se isola em seu quarto, com a Terra Gloriosa, que é como uma maquete que ela vive construindo, esse é o seu tesouro. Judith sai ás ruas procurando materiais recicláveis ou simplesmente lixo, para construir pessoas e casas na Terra Gloriosa, e bom, as outras pessoas não vêem isso de uma forma boa.

Quando Judith faz nevar na Terra Gloriosa com creme de barbear, e o dia seguinte amanhece branco, ela começa a acreditar que tem um dom, que fez um milagre, e acho que já dá para imaginar como a história anda a partir daí. Ela tenta convencer as pessoas de que tem o poder de fazer milagres e de conversar com Deus, mas é claro que ninguém acredita.
“Era manhã quando acordei. O ar estava quieto e denso. Pesava sobre mim como um cobertor, e o cobertor estava frio. Saí da cama. Puxei as cortinas. O mundo estava inteiro branco.” – página 45 
Os capítulos são bem curtinhos, mas ainda assim, a leitura é muito cansativa, não sei como consegui terminar o livro em tão pouco tempo. Não consegui gostar de nenhum personagem, nem mesmo de Judith, por mais que eu tentasse.
Não é um livro que eu recomendo, mas como eu sempre digo, vai da opinião e do gosto de cada um.

MilkMilks
Dryh Meira

11 comentários

  1. Sério que o livro é assim? Esperava muito mais dele!
    Por isso e outras coisas que dizem que não se deve julgar um livro pela capa, às vezes a capa é maravilhosa, porém a história não é tão maravilhosa quanto.
    Fiquei realmente com dúvida se ainda leria esse livro, mas realmente é como você citou na última frase, cada tem sua opinião e talvez ao ler, eu goste do livro.
    Enfim, se um dia eu tiver a oportunidade, o farei.

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente sim, Gabriella *-* o ruim é que a sinopse também é interessante, então eu tinha certeza de que o livro era ótimo :/

      Excluir
  2. Me fez desistir de ler o livro. hahaha Antigamente eu pensava: Vou conhecer o livro e ver o que eu acho, mas agora que ando sem tempo, to selecionando muito as leituras. :P
    beijos
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse livro tem um público bem especifico como você disse, não são todas as pessoas que vão gostar dele. Quando foi lançado, me empolguei muito e tenho ele, mas quando li resenhas com mais calma percebi que não era para mim. Esta encalhado na minha estante.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu não procurei resenhas antes de lê-lo, mas se o tivesse feito, não teria lido *-*

      Excluir
  4. Caramba... a escrita do livro deve ser ruim, então...
    que coisa...
    Mas, gostei da sua opinião sincera! Obrigada! :)

    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Pelo que vi na sua resenha, o livro é indicado para quem gostou do livro A Cabana. Eu não gostei, mas tem muita gente que gosta né?!
    Não me interessei por este livro e não vou ler justamente por isso.

    Amei sua resenha! Tem que falar o que sente mesmo!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não li A cabana justamente por se tratar de tal gênero e assunto, mas se soubesse que A menina era parecido, não chegaria nem perto *-*

      Excluir
  6. Oi Dryh

    Eu li foi recomendado por uma amiga blogueira ( Blog Minas De Mim ) que tambem leu , eu gostei do livro , confesso que demorei para terminar de ler pois me mudei e no transtorno deixei de lado , mas como tinha interesse na leitura do mesmo recomecei novamente e entáo consegui terminar. Eu ainda tenho ele e no momento esta com uma das professoras de minha filha que também está gostando da leitura..
    Você foi sincera e isso é bacana , o gosto pela leitura é assim mesmo !!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...