A pequena guerreira

Título: A pequena guerreira
Autor: Giuseppe Catozzella
Editora: Record (cortesia)
Páginas: 224
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: “A Pequena Guerreira” é um romance baseado na vida de Samia Omar, a menina determinada a ser uma atleta de sucesso que cresceu numa Somália devastada pela guerra. Samia dormia com a foto do campeão olímpico Mo Farah ao seu lado, treinava arduamente apesar da violência e do preconceito que a rodeavam, e conseguiu, contra todas as expectativas, integrar a seleção somali de atletismo, além de participar das Olimpíadas de 2008 em Pequim. Um dia, com a família sob risco de ser irremediavelmente afetada pela guerra, sua irmã se vê forçada a fazer a perigosa viagem de barco para a Europa, como refugiada. Pouco tempo depois, Samia, temendo por sua segurança e por seus sonhos, resolve seguir os passos da irmã, e com isso coloca a própria vida nas mãos de traficantes de pessoas, demonstrando até onde alguém é capaz de ir por um sonho. A pequena guerreira é uma história inspiradora e tocante de guerra, família e esperança.
Resenha

Nascida na Somália, Samia Omar sempre adorou correr. Acompanhada de seu melhor amigo, Alí, que morava na mesma casa que sua família, Samia percorria as ruas da cidade todos os dias, sonhando que um dia venceria as competições locais e nacionais, e até mesmo as Olimpíadas, seu maior sonho. Vivendo em guerra civil desde que nascera, Samia estava acostumada com o ar cheio de pólvora e os prédios destruídos, e isso não a impedia de correr ou sonhar. Mas as coisas tornam-se mais difíceis quando o grupo Al-Shabaab, terroristas ligados à Al-Qaeda passam a controlar totalmente a cidade onde Samia vive, e seus arredores, criando uma verdadeira ditadura.

Não é mais permitido cantar, dançar, usar roupas coloridas (que Samia, sua mãe e irmãs tanto amavam), e as mulheres devem usar burcas pretas que cubram tudo, com exceção dos olhos. Antes Samia não usava burca, trajava apenas camisetas e bermudas, e, mesmo sendo repreendida pelos mais velhos, afinal, ela era uma muçulmana, Samia continuava com suas roupas simples. Agora ela mal pode correr, pois os panos a impedem de se movimentar como antes e a fazem tropeçar.

A guerra, como já disse, me privou do mar. Em compensação, me fez querer correr. Porque grande como o mar é minha vontade de correr. A corrida é o meu mar. – página 14

Mas quem disse que a garota desiste? O sonho de correr nas Olimpíadas de Pequim de 2008 pelo seu país sempre esteve presente na cabeça de Samia, e ameaça terrorista alguma a fazia desistir. Ela sabia que podia chegar lá, sabia que suas pernas podiam ser mais rápidas, apesar de magras, e que aquele sonho não era impossível. Ela só precisava lutar para alcança-lo.

E Samia lutou. Após algumas tentativas fracassadas de conseguir um treinador de verdade e de viver num lugar onde seria tratada como uma atleta de verdade, Samia decide seguir os passos da irmã mais velha e fazer a Viagem, um percurso perigosíssimo nas mãos de diversos grupos de traficantes que poderiam leva-la à Itália, onde Samia poderia finalmente recomeçar e, quem sabe, chegar mais perto de competir nas Olimpíadas.

Um dia venceria as Olimpíadas e faria isso como mulher somali e muçulmana. Com o rosto descoberto e os olhos voltados ao céu. Através de uma câmera de TV,  falaria ao mundo todo sobre o que significa lutar sem meios para alcançar a libertação. – página 138

Quem lê o livro até imagina que foi Samia quem escreveu a história, de tão real que aparenta. Mas não foi. Infelizmente, a travessia de Samia pelo Mar Mediterrâneo em direção à Itália lhe custou a vida, e ela morreu afogada em 2012, com 21 anos. Mas o autor narra a história cronologicamente, então primeiro conhecemos a Samia criança, que brincava e corria com Alí, (quem deveria ser seu inimigo por pertencer a um clã inimigo) mas que era seu irmão de consideração, e depois conhecemos a Samia adolescente, ainda mais determinada e amadurecida. Só então somos apresentados às viagens da protagonista, que passou por situações que nenhum ser humano jamais deveria ser submetido à, e que perdeu a vida, juntamente com centenas de pessoas, tentando agarrar a chance de uma vida melhor.

Este livro é um verdadeiro baque. Mesmo sabendo que Samia havia morrido, eu me apeguei muito a ela enquanto acompanhava sua vida, suas conquistas e derrotas, então me senti tremendamente triste quando ela faleceu. E com muita, muita raiva de saber que centenas (ou milhares!) de pessoas passam pela mesma situação, pagando a traficantes para atravessar o Mediterrâneo e morrendo no meio do caminho. E não são somente os refugiados somalis que fazem tal travessia, pessoas da Síria, Afeganistão, Sudão, Iraque e Eritréia também estão nas estatísticas.

A pequena guerreira é um livro maravilhoso com uma história linda, mas também muito triste. Saber que Samia não conseguiu participar das Olimpíadas de Londres me deixou com um aperto no coração, e eu fico imaginando quantos sonhos não são destruídos todos os dias por conta de tantas guerras civis acontecendo no mundo atualmente. E a pior parte é saber que a vida de Samia poderia ter sido poupada se ela tivesse a ajuda e apoio necessários para participar da competição.

Enfim, A pequena guerreira é um retrato muito belo da vida de uma garota somali, e vale muito a pena ser lido, principalmente para quem gosta de livros baseados em histórias reais. Só não sei onde encontraram romance aqui, como consta na sinopse. A vida de Samia não gira em torno de um romance, e sim da esperança, e de sua família. Desde pequena ela sonhava em mudar sua realidade para melhor, em ajudar as mulheres de seu país com a repreensão que sofriam (e conseguiu, em partes) e conquistar sua liberdade. É sim um livro inspirador, mas também muito triste.

“Você é uma pequena guerreira que corre pela liberdade”. – página 42

19 comentários

  1. Olá Dryh
    nossa, fiquei bem intrigada com essa história e fiquei chocada ao saber de sua morte, ainda mais por ser tão nova. Imagino mesmo que vale a pena ler esse livro, especialmente diante das mensagens que podemos encontrar. Anotei a dica!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Não sabia da existência do livro, mas fiquei muito emocionada com as suas conclusões e acho que vou adorar conhecer a vida da Samia. Gosto disso, gosto de histórias que nos levam a acreditar que somos capazes e que está nas nossas mãos, muitas vezes, vencer os desafios. Adorei e sei que será uma leitura marcante.
    Muito obrigada pela dica
    http://meuamorpeloslivros.blogspot.com.br/2016/07/eu-christiane-f-13-anos-drogada-e.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Dryh! Estou impressionada com a profundidade deste livro. Certamente é muito inspirador, ainda mais sendo baseado na realidade! Olha, eu também me revolto e sinto muita raiva de saber que muita gente passa pelo que Samia passou. Ela só queria seguir seu sonho! Só isso! E teve esse final.
    Obrigada por me apresentar este livro.
    Historiar

    ResponderExcluir
  4. Olá Dryh,
    Eu tenho uma queda por livros assim e fiquei bem curiosa em relação a obra, ela parece ser, mesmo, um baque no leitor, mas parece agradar também. Acho que me apegaria à personagem, como você se apegou, aliás, acho que seria inevitável isso acontecer. Fiquei bem triste por saber que ela morreu.
    Anotei a dica de leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Oi Dhry!
    Livro em clima de olimpíadas! Não conhecia, mas torci por Samia e fiquei triste por ela não ter conseguir ir atingir seus objetivos. Mas senti que foi uma linda lição e que o livro transmite muitas mensagens e uma bela história. Certamente despertou minha curiosidade.
    Ótima dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oie, nossa sempre que paro para pensar na vida das pessoas que vivem nesses países...do medo constante que devem sentir percebo como as vezes reclamamos por pouco. Essa realmente deve ser uma história chocante e que nos emociona é nós leva a refletir. Com toda a certeza vou ler esss livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nossa, não sabia que se tratava de uma história real e fiquei muito surpresa ao saber que ela morre na tentativa de uma vida melhor, isso é muito triste mesmo. Mas acho que é uma leitura muito válida, porque é muito triste como as pessoas são obrigadas a viver com essa ditadura. Adorei a recomendação.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Olha, fiquei de boca aberta com esse livro! Gente, que isso história incrível. Se baseia em fatos reais e nos deixa com uma curiosidade com todo enredo porque realmente passamos, é um luta para conseguir realizar um sonho. Esse livro é INSPIRADOR, amei! Todo lindo, delicado, adorei conhecer ele..Beijinhos
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Já havia visto esse livro antes, mas não sabia que se trava de uma história tão rica e de tirar o fôlego. Realmente possui um excelente pano de fundo e é um enorme incentivo ver uma garota correr atrás dos seus sonhos. Aliás essa protagonista parece ser incrivelmente cativante. Quero muito ler este livro e pretendo fazer isso em breve.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Não conhecia esse livro, mas fiquei tremendamente tocada ao conhecê-lo aqui, principalmente por saber que é uma história real e bem fiel a verdadeira Samira.
    É muito triste ver que vários sonhos são destruídos com guerras, tudo que você luta para conseguir vai por água abaixo por coisas idiotas como 'qual é a religião verdadeira' e coisas do tipo que acontecem naquela região.
    Enfim, fiquei muito feliz em saber que o livro é incrível e tocante, se um dia ver nas prateleiras com certeza comprarei

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Não conhecia o livro, mas me parece ser super bom. Só lendo a sua resenha, já adorei, rsrs.
    Gosto de histórias incentivadoras e quando é somado ao esporte, curto mais ainda. Além de saber que foi um caso real e por tudo que ela teve que passar, deve ser muito triste mesmo.
    Todo esse sofrimento, dela ter que passar como refugiada para chegar no seu destino e infelizmente ter morrido durante é algo devastador.
    Já coloquei na minha lista!
    Adorei a resenha.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Dryh, não conhecia o livro e já me peguei com o coração apertado pensando na Samia, ainda mais por ser uma história real. Vu anotar o nome e me preparar para chorar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Pela sua resenha pude perceber o quão profundo o livro é. Sem dúvidas Samia foi bem guerreira e achei lindo o empenho dela em ir atrás do seu sonho em meio à guerra. Assim que tiver oportunidade, pretendo ler o livro, sua resenha ficou ótima!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Dryh, é complicado quando vemos pessoas morrerem em busca dos seus sonhos, no caso da protagonista, é ainda mais chocante pelo fato de sabermos que é baseado em fatos reais. Tenho certeza que o livro deve ser lindo, mais que não deve ser prazeroso pelo fato de seu final triste. E quando paro para pensar que neste momento uma pessoa está deixando esse mundo neste momento que escrevo essas palavras é que me revolto mais ainda. Por que que as coisas tem que ser assim? Enfim, sobre o livro, fico contente em ver que o autor soube escrever a história da Samia de forma tão delicada e bonita. Dica maravilhosa realmente.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu não conhecia o livro e nem a história de Samia. Fiquei muito triste de saber que ela morreu fazendo a travessia e não teve oportunidade de realizar seu sonho =/
    Infelizmente essas guerras ainda existem e a coisa tá ficando cada vez mais grave. É um absurdo que pessoas percam a vida buscando um destino melhor =/
    Apesar de não gostar muito de livros do gênero, fiquei com vontade de conhecer a história dessa "pequena guerreira" que foi Samia.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Poxa, chorei só com a resenha, como assim ela morreu, queria um finalzinho feliz :( Não entendi porque 3 estrelas, a história parece maravilhosa pela sua resenha kkk, estou super doida para ler agora, pois adoro histórias que se passam em países de religião mulçumana.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia a Samia antes de ler o livro, na verdade li o livro bem nas escuras, não sabia nada sobre e a cada nova página lida ia me surpreendendo. Realmente parece que foi ela mesma quem escreveu a história é que história, né? Senti meu coração se quebrando em tantos momentos, é doloroso acompanhar tudo mesmo, mas é uma história linda.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Oiii!!

    Nossa, não conhecia o livro e achei o enredo um pouco tenso e pesado para o momento. Estou procurando algo leve. Como não costumo ler sinopse, não me iludiria com ela.
    É bom saber que é uma história inspiradora, mas passo a leitura.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oi Dryh, tudo bem?
    Eu vi o lançamento desse livro e desde então já estava bem curiosa, mas não sabia exatamente do que se tratava. Gostei muito da sua resenha e da sua opinião, acredito que eu leria ele sim logo que tiver uma oportunidade, e espero que seja em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...