Coluna de Fogo

Olá a todos,

Hoje trago a resenha de um autor já resenhado (e acredito que conhecido) no blog. Falemos sobre Coluna de Fogo, do Ken Follet.

Título: Coluna de Fogo
Autor: Ken Follett
Editora: Arqueiro (cortesia)
Páginas: 812
Lançamento: 2017
Sinopse:  Em 1558, as pedras ancestrais da Catedral de Kingsbridge testemunham o conflito religioso que dilacera a cidade. Enquanto católicos e protestantes lutam pelo poder, a única coisa que Ned Willard deseja é se casar com Margery Fitzgerald. No entanto, quando os dois se veem em lados opostos do conflito, Ned escolhe servir à princesa Elizabeth da Inglaterra. Assim que Elizabeth ascende ao trono, a Europa inteira se volta contra a Inglaterra e se multiplicam complôs de assassinato, planos de rebelião e tentativas de invasão. Astuta e decidida, a jovem soberana monta o primeiro serviço secreto do país, para descobrir as ameaças com a maior antecedência possível. Ao longo das turbulentas décadas seguintes, o amor de Ned e Margery não arrefece, mas parece cada vez mais fadado ao fracasso. Enquanto isso, o extremismo religioso cresce, gerando uma onda de violência que se alastra de Edimburgo a Genebra. Protegida por um pequeno e dedicado grupo de talentosos espiões e corajosos agentes secretos, Elizabeth tenta se manter no trono e continuar fiel a seus princípios.

Resenha

Ambientado em uma Inglaterra de 1558, fragmentada e completamente incerta, Coluna de Fogo é uma jornada típica de Follett. Ned é filho de comerciantes protestantes de Kingsbride, um reino da Inglaterra, ele trabalha no negócio da família - transportando ferro para os novos territórios conquistados pela Inglaterra. Quando Ned volta da França, ele quer conquistar o coração de Margery, filha do conde de Kingsbride. A família Fitzgerald - na qual Margery pertence - é católica e já arranjou um casamento para Margery, pretendendo uma espécie de trampolim social.

Enquanto a cidade de Kingsbride vê-se dividida entre o catolicismo e o protestantismo, a princesa Elizabeth será a próxima Rainha, já que o Rei não conseguiu ter filhos. A ascensão de Elizabeth ao trono pode causar inúmeros conflitos, a princesa prega a boa convivência entre os católicos e protestantes - uma raridade em reinados anteriores.

Nossos olhos se encontraram, e nessa rápida troca de olhares se passou toda uma vida.

Com todo esse conflito e insurgência a tona, Ned é chamado para representar os interesses da futura Rainha Elizabeth, ela precisa que o jovem garoto conceda informações sobre os recém conquistados territórios da Inglaterra na França. Além de ser 'informante', Ned carrega a vontade de salvar todo o povo protestante inglês que, até o momento, precisa viver escondido por temer a perseguição e morte.

A esperança e o anseio do povo protestante inglês está em jogo em Coluna de Fogo, talvez muito mais que isso está sendo posto a prova; costumes e sucessões da nobreza também parecem atrair Ken Follet. Enfim (novamente) é um bom romance.

Com uma narrativa fluída e imprevisível, Follett entrega os resultados de uma fórmula que já conhecemos de leituras anteriores do autor; cenas eletrizantes, bons cenários e satisfatória gama de personagens. O segredo talvez esteja nos lugares e sentimentos 'comuns' que o autor entrega ao leitor, essa 'comunicação' direta através de 'imagens' diferenciam os livros do autor - que infelizmente são subestimados por alguns leitores.

Ela sorriu, arqueou as sobrancelhas, inclinou a cabeça e fez cara de surpresa, incompreensão, desdém e deleite. Ned se pegou encarando-a exatamente como no passado. Por alguns instantes, foi como se não houvesse mais ninguém no salão.

Os personagens - nas mais de 800 páginas - conseguem ser bem desenvolvidos. Diferente de outros livros mais curtos do autor, Coluna de Fogo realmente merece ser longo, trata-se de uma estória abrangente - explorada com sucesso pelo autor. A linguagem empregada continua acessível e sem 'novidades' no timing do autor.
Editado pela Arqueiro, essa edição de Coluna de Fogo está surpreendente e até conta com um mapa de Kingsbride na parte interna da orelha do livro (já disse que amo livros com mapas?).

Recomendo a leitura de Coluna de Fogo para quem leu A Chave de Rebecca (também de Ken Follett) e para os leitores de Scott Mariani. Com imagens conduzidas através de uma narrativa fluída e personagens bem desenvolvidas, Ken Follett acerta novamente, é uma excelente estória sobre o protestantismo na Inglaterra e suas sucessões.


11 comentários

  1. Sempre via este livro por aí, mas não fazia ideia do que se tratava, até que semana passada vi a primeira resenha. Com essa sua ressaltou a minha vontade de ler.
    Fico feliz em saber que apesar de um livro com tantas páginas a leitura é fluída, ainda mais com as cenas eletrizantes. Eu ainda não tive a oportunidade de ler nada do Follett, mas esse é uma boa pedida, então reforço a dica.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Morro de vontade de ler algo do autor, adoro ficção histórica e Os temas que ele usa sempre me agrada como o período do reinado da primeira Elisabeth, já quero ler.

    ResponderExcluir
  3. Sempre quis ler algo sobre o autor, não sei por onde começar..
    Adorei a sua resenha me deixou ainda com mais curiosidade de ler

    https://florescendolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?!?! Ken Follet é o grande nome que mescla como ninguém fatos históricos e ficção.
    De início pode assustar a quantidade de páginas dos livros dele, mas a qualidade e a escrita muito fluida fazem com que as páginas sejam devoradas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada do autor, mas sei que ele é referência em romances históricos, onde os fatos históricos são protagonistas de seus enredos e a narrativa detalhada fascina os amantes de história.
    Tenho curiosidade de ler os livros dele, mas nessa vida corrida que levamos não tenho tempo nem coragem de encarar um livro de 800 páginas, a não ser que o compre em ebook e passe o ano lendo aos poucos. Vou amadurecer a ideia.
    Enfim amei conferir suas impressões. Parabéns pela leitura e pela resenha.

    ResponderExcluir
  6. Oiii tudo bem??

    Meu deus 800 paginas, caramba, não imaginei que fosse tão grande.
    Tenho muito interesse em ler algo do Ken Follet, mas não consegui iniciar nenhuma leitura ainda. Coluna de fogo me pareceu muito interessante, e realmente quero fazer essa leitura. Que bom que mesmo com tantas paginas ele não se perdeu,
    Amei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  7. Oi Dry.

    Eu tenho muita curiosidade de conhecer a escrita de Ken Follett, mas primeiramente vou ter que adquirir o livro A Chave de Rebecca como você mencionou para ler este livro. Pois sua resenha me deixou bem curiosa. Sua dica está anotada para os dois livros.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada de Ken Follett,mas sempre que vejo uma resenha sobre seus livros, percebo o quanto as pessoas adoram as suas histórias... E estou bem curiosa para conhecê-lo! Dica anotada!

    ResponderExcluir
  9. Olá Heitor,

    Eu ainda não li nada do Ken Follet e toda vez que eu vejo esse calhamaço fico assustada com ele. Mas foi bom ler a sua resenha e consigo ver que vale a pena, amo livros onde os personagens são bem desenvolvidos.

    Beijos e obrigada pela resenha...
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Nunca me interessei pelos livros do autor,sempre leio resenhas e comentários, mas não me bateu aquela curiosidade sabe. Parece ser uma história instigante e pelo tamanho, ainda bem que é bem desenvolvida, pois ler livros desse tamanho e a história não conseguir se desenvolver, é tenso rs'

    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Acredita que eu não li nada do Ken Follet ainda? Morro de curiosidade porque ele tem fãs fieis que sempre elogiam muito seus livros. Quem sabe no futuro né?
    Bjs!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...