A esperança é uma torta de maçã

Título: A esperança é uma torta de maçã
Autora: Sarah Moore Fitzgerald
Editora: Galera (cortesia)
Páginas: 176
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: Um romance delicado sobre pertencimento, primeiros amores e bullying. Oscar é o melhor amigo e vizinho de porta de Meg. Ele tem o incrível dom de consertar qualquer problema assando tortas de maçã perfeitas. Mas nem suas renomadas tortas conseguem aplacar a tristeza de seu pai, ainda de luto pela morte da esposa. Quando Meg recebe a notícia de que irá se mudar para a Nova Zelândia por seis meses, ela fica devastada com a ideia de ficar tanto tempo longe do amigo. Para piorar tudo, a casa de Meg é alugada pela família da terrível Paloma Killealy, que inventa todo tipo de mentiras sobre o garoto na escola. De repente, Oscar desaparece. Sua bicicleta e suas roupas são encontradas no litoral, e todos acreditam que o pior aconteceu e ele cometeu suicídio. Com a ajuda do irmãozinho de Oscar, Meg decide investigar o paradeiro dele, e por mais difícil que seja, nunca abrir mão da esperança.
Resenha

Aprendi que, se algum conhecido desaparece, você não deve tirar conclusões automaticamente. Deve fazer perguntas e olhar, e procurar até ter certeza. Não desista até ter eliminado todas as possibilidades. Mantenha a esperança em seu coração.  – página 18

Meg e Oscar são melhores amigos desde sempre. As janelas de seus quartos são extremamente próximas, de forma que eles estão sempre conversando e passando o tempo juntos, mesmo após o horário de dormir. Mas tudo muda quando os pais de Meg decidem que vão passar seis meses na Nova Zelândia, e que ela deve ir também. É claro que eles não a consultam, e para ela, a ideia de deixar Oscar era terrível.

De início ela não queria mesmo ir, fez birra e até acabou com a empolgação de seus pais, mas nada pode ser feito, e Meg foi. Algum tempo depois, a casa da menina é alugada por outra família, e, assim que Oscar começa a falar sobre a nova moradora que agora dorme no quarto de Meg, os dois começam a se afastar. Aliás, esse foi apenas um dos motivos. O outro é uma carta que Meg havia escrito para Oscar, mas tinha escondido, e, de alguma forma, a carta foi parar nas mãos do rapaz, deixando as coisas bem estranhas entre eles.


Tudo desmorona quando Meg recebe a pior ligação do mundo: Oscar havia desaparecido no mar, sua bicicleta e tênis encontrados no litoral. Todos sabiam que ele poderia estar morto, afinal, não haviam duvidas, mas Meg não acreditava nisso. Nem mesmo Stevie, o irmão mais novo de Oscar, e, juntos, eles decidem investigar a coisa de perto e descobrir o paradeiro do amigo, ao mesmo tempo em que Meg vai descobrindo que o Oscar desaparecido não é o mesmo rapaz que ela deixara na Irlanda meses atrás.

Oscar Dunleavy tinha desaparecido. Ninguém conseguia encontra-lo. Ninguém sabia onde ele estava. Ele tinha partido. – página 97

Senti falta de mistério na história, mas acho que isso deve-se ao fato de que Oscar também narra os acontecimentos. Ele e Meg possuem sentimentos além de amizade pelo outro, mas o medo de estragar tudo o que construíram ao longo dos anos é maior, e eles acabam guardando segredo, até a chegada da odiável Paloma Killealy, uma menina insuportavelmente fútil que consegue mexer com a cabeça de Oscar, e que não suporta o fato de ele ser apaixonado por alguém que não ela.

Oscar é um menino especial. Expert em fazer tortas (as melhores!), ele consegue sentir quando alguém está para baixo, e é quando assa suas famosas e mágicas tortas, que, já na primeira garfada, fazem os outros sorrirem. Além disso, ele é um menino incrível, e todos o adoram, até a chegada de Paloma. Eu não entendi qual era a dessa menina, ela parecia ter inveja de Oscar e de tudo o que ele tinha, então começou a falar coisas ridículas para ele, e Oscar, na maior inocência, acreditava em tudo o que a menina dizia, até que chegou uma hora em que Paloma passou dos limites.

Mas não é uma torta de maçã qualquer. Depois que você der uma mordida, o mundo vai parecer quase completamente diferente. As coisas vão começar a mudar, e depois que tiver comido uma fatia inteira, você vai perceber que tudo vai ficar bem. – página 44

Confesso que o principal motivo pelo qual eu pedi este livro à editora foi a capa. Convenhamos, é maravilhosa, né? E o título também ajudou, além do fato de a sinopse mencionar o bullying. É interessante notar como as coisas vão se desenrolando na história, desde o momento em que Meg descobre que o amigo pode estar morto (início do livro) até o momento em que nos são apresentados os motivos pelos quais Oscar fez o que fez. É triste, dá raiva, mas é interessante.

A única coisa que me incomodou no livro foi a falta de mistério (e eu nem sou fã de mistério) e o final corrido, além de um acontecimento envolvendo Paloma que eu achei muito surreal. Mas, tirando isso, o livro é incrível! Eu adorei a amizade de Meg e Oscar (apesar das pausas e desentendimentos), e adorei os personagens secundários (apesar de querer mais destaque e aprofundamento para Stevie e Barney).

A esperança é o que nos mantém vivos [...] Você precisa tanto de esperança quanto de ar e de água. Sem ela, todos poderíamos nos jogar do píer e cair no mar escuro lá embaixo. – página 119

Enfim, A esperança é uma torta de maçã não só possui uma capa linda, quanto também possui uma história belíssima. Acho que, apesar de não ter sido 100% desenvolvida (principalmente por ser um romance juvenil), a obra não me prendeu completamente, mas, ainda assim, é uma leitura que eu recomendo muito, principalmente pelas mensagens que traz.



19 comentários

  1. Eu gostei tanto do nome do livro, mas como não tinha lido a sinopse não sabia do que a história se tratava. Nem fazia ideia que era voltado pra o publico infanto-juvenil. Agora, mesmo tenho achado a história interessante, não fiquei mais com vontade de ler, acho que acabaria não gostando tendo em vista que por enquanto não quero ler livros assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu ja conhecia esse livro, mas essa é a primeira resenha que leio e adorei poder conferir suas impressões a respeito. Realmente gostaria de poder conferir também. Deve ser uma leitura bem fluida, e não tenho dúvida de que a história é bonita, por conta das mensagens e afins.. uma pena não ter mistério e o final ser corrido.
    Valeu pela dica!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dryh. Eu lembro de ter visto a capa desse livro em algum lugar mas não conhecia nada da história. A capa é um charme, muito bonita e a história também parece ser linda. Acho que a leitura deve ser leve mas que tenha alguns momentos mais tensos e até de reflexão. Eu já queria ler só pela capa, agora eu quero ainda mais.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você, a capa do livro é mais que maravilhosa, é deliciosa, do tipo que dá fome.
    Fiquei imaginando o pavor de saber que o amigo sumiu e talvez eu também sentisse falta de mistério na trama, mas só lendo pra saber.
    Espero te r a oportunidade de conferir
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, amo livros com temas de melhores amigos, afinal podemos acompanhar o nascimento do amor dos dois. Amo também livros com temas de bullying, sem contar essa capa? linda né? dá até fome!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Dryh.
    A capa é realmente linda!!!
    Eu gostei bastante da sua resenha e acho que é um livro que eu leria, apesar de achar que talvez seja um pouco superficial, ainda mais sem ter mistérios.
    Livros que tratam de bullying são muito importantes de serem lidos.
    Abraços.

    Papel, palavra, coração

    ResponderExcluir
  7. Olá Sryh,
    Ainda não conhecia esse livro, mas concordo: A capa é linda e dá vontade de ler apenas por ela.
    Gostei de ter conhecido a obra e sua opinião. Acho que a falta de mistério me incomodaria, mas como ter mistério, se o mocinho desaparecido também narra? Uma coisa que me intrigou bastante foi o Oscar não ser o mesmo e o teor da carta que Meg não ia mandar.
    Vou anotar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Realmente, eu fiquei apaixonada por essa capa e compraria o livro só por ela. De fato o Oscar narrar a história tira mesmo um pouco do mistério, e o final corrido desanima um pouco a gente, mas mesmo assim fiquei morrendo de vontade de conferir essa história que parece ser muito boa.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste, ainda que com menos mistério do que gostarias! :)

    Compreendo sim por que pediste o livro a editora, a capa e linda mesmo e se gostas do tema do bullying... :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-do-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Desde que a editora lançou esse livro ando muito curiosa para conferir a história, então é claro que fiquei animada em ler a primeira resenha dele no blog. Eu sou muito fã de mistério, então achei um pouco chato essa parte não ter sido muito bem trabalhada, mas ainda assim não desanimei pois adoro histórias juvenis e apesar dos dois personagens terem seus desentendimentos, quero muito ver como é o relacionamento deles e entender o que Oliver fez, no fim.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi Dryh!
    Eu não conhecia esse livro, mas fiquei bem interessada nele. E não por causa da capa (que por sinal, acho bem mais ou menos) nem pelo título que é bem estranho... Mas sim pela sinopse, pois gosto bastante de histórias que tratam de bullying - que eu acho um assunto super sério e bem importante de ser retratado em histórias.
    Fiquei curiosa com esse mistério, mesmo você não achando ele, rsrs. Irei anotar o título para tentar comprar!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/10/acqua-toffana-e-de-matar.html

    ResponderExcluir
  12. Nossa, esse livro parece ser uma gracinha. Além da capa, que é uma fofura, a premissa parece ser bem interessante. Falar sobre bullying é atual e muito importante. Estou evitando livros juvenis, mas acho que esse entrou pra minha lista. Gostei da resenha, abraços

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro recentemente e gostei bastante, diferente de você não senti falta de misterio, gostei da forma como foi desenvolvido. A amizade entre Meg e Oscar é linda de acompanhar mesmo e é impossível não ser conquistado pelos dois, em especial por Oscar. Enfim, fico feliz em ver que você gostou do livro também.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Nossa!

    Eu nem sei o que dizer, logo de inicio a Meg separa do seu amigo! Um tanto frustante. Me identifiquei, porque quando mais novas os meus pais não me consultavam em minhas escolhas, ou até mesmo nas escolhas que n afetavam só a eles, como também toda a família. O mais legal é vê que a amizade verdadeira ultrapassa a distância, e tudo o que eles conquistaram foi necessário.

    ResponderExcluir
  15. Oi querida,
    Tenho que concordar que essa capa é linda ♡

    A história tem um enredo leve e envolvente. Creio que os temas que a autora abordou no livro são ótimos para o jovem de agora. Eu leria pois a premissa é ótima e tem um toque de fofura muito bom.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  16. Pena que não tenha mistério, não é? Mesmo assim gostei da premissa do livro, a forma como é conduzido todo o enredo e os personagens é extremamente encantador. A capa é linda e também me apaixonei por ela.

    ResponderExcluir
  17. Menina adorei essa capa também é fiquei com vontade de comer uma torta de maçã com canela aqui. Achei a amizade de Oscar e Meg linda e é compreensível os desentendimentos dos dois afinal quem nunca se desentendeu com quem se ama?
    Fiquei curiosa para saber sobre o sumiço do Oscar e o desfecho para isso.
    Bj

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Que capa maravilhosa! Dá até fome, isso porque adoro torta de maçã com canela!! Hummmm
    A obra parece ser uma excelente leitura e está na minha lista. Fiquei triste por saber que não existe tanto mistério pois isso prende bastante minha atenção e também pelo final ser corrido. Isso com certeza irá me incomodar também.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Dryh, tudo bem?
    Tenho bastante curiosidade em ler esse livro, eu gosto de obras mais juvenis que trazem uma mensagem bacana, só é uma pena que o livro não foi 100% desenvolvido. Mas mesmo assim quero dar uma chance a ele, acho que irei gostar. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...