O problema dos três corpos

Olá a todos!

Hoje eu trago a resenha de um livro um tanto "surpresa" para mim, vamos ver se foi uma boa surpresa?

Título: O problema dos três corpos
Autor: Cixin Liu
Editora: Suma de Letras (cortesia do grupo editorial Cia de Letras)
Edição: 1
Lançamento: 2016
Páginas: 320
Série: Remembrance of Earth’s Past # 1
Sinopse: China, final dos anos 1960. Enquanto o país inteiro está sendo devastado pela violência da Revolução Cultural, um pequeno grupo de astrofísicos, militares e engenheiros começa um projeto ultrassecreto envolvendo ondas sonoras e seres extraterrestres. Uma decisão tomada por um desses cientistas mudará para sempre o destino da humanidade e, cinquenta anos depois, uma civilização alienígena a beira do colapso planeja uma invasão. “O problema dos três corpos” é uma crônica da marcha humana em direção aos confins do universo. Uma clássica história de ficção científica, no melhor estilo de Arthur C. Clarke. Um jogo envolvente em que a humanidade tem tudo a perder.


Resenha

O problema dos três corpos começa com a história Ye Wenjie. Filha de um renomado físico morto durante a sangrenta Revolução Cultural, Ye, assim como seu pai, também era física. Pelo fato de Ye ser considerada subversiva pelos comandantes da Revolução, ela é mandada para uma prisão no meio da China rural.

Ao mesmo tempo que Ye é presa, os comandantes da Revolução Cultural decidem abrir uma Base da Costa Vermelha que tenta encontrar vida e se comunicar em outros planetas. Na necessidade de cientistas que dediquem todas as suas vidas a ficarem presos em uma base trabalhando, Ye é chamada.
Quase um século depois, temos Wang Mio, um professor de física renomado de uma importante faculdade na China, que é especializado em nanotecnologia. Ao passo que ele avança em suas pesquisas, ele percebe que pode estar realmente incomodando alguém, que pode não estar entre nós, seres humanos.

Tudo começa com uma chamada que Wang recebe durante a noite, o assunto só será relevado quando ele chegar. Ele decide mostrar a cara nessa reunião, e, quando ele chega, percebe que há uma mesa rodeada de policiais, chefes de inteligência e cientistas como ele.
O assunto dessa reunião é um problema que vem ocorrendo com vários cientistas na China, eles estão se suicidando, a ligação entre todos eles é que recentemente eles decidiram aderir a uma organização internacional. É proposto para Wang que ele se junte a essa organização e seja um informante, para tentar descobrir o que realmente está acontecendo.

Wang é um personagem um tanto "oco", às vezes, parece que ele apenas vive para a física e não se importa nem mesmo com suas ambições e família. Ao decorrer do livro, descobrimos que quem vive para ciência acaba largando todas suas ambições, isso ameniza um pouco minha forma de pensar.
Alguns dias depois de Wang ser chamado, ele começa a perceber que todas as fotos que ele tira começam a vir com uma contagem regressiva. Um tempo depois, essa contagem regressiva começa a vir em seus olhos, e quem está por trás disso, pede para que Wang pare imediatamente com todos seus estudos.

As questões lançadas pelo autor são várias: Quem está por trás dessa contagem? Qual a relação entre Ye e Wang? Por que jovens cientistas estão se matando? Querido leitor, infelizmente, algumas dessas não são reveladas.
Cixin Liu, autor do livro, além de se dedicar em prol da Física, se dedicou a escrever um livro que mudou todo meu conceito sobre a Física. Não conseguia imaginar que haviam pessoas que largavam tudo para descobrir os segredos do nosso universo. O autor propõe ao leitor uma viagem à origem da Física e, ao mesmo tempo, uma imersão a um mistério, que não será todo revelado.

Ye foi a personagem que mais me intrigou, ela tem uma história de vida fantástica e triste, infelizmente, ela revela coisas não tão doces como ela parece ser. Durante a Revolução Cultural (comunista) na China, Ye viu seu pai ser morto por um grupo de militantes, que o perseguiam por ele citar físicos capitalistas durante suas aulas na faculdade. Após o pai ser morto, Ye foi mandada para uma prisão no meio da China rural, e como descrevi acima, ela foi chamada para trabalhar na Base da Costa Vermelha, pois não havia a disponibilidade da aptidão dela.

O autor lança duras críticas à Revolução Cultural e fiquei me perguntando: como esse livro pode ser lançado na China, um país que sofre com a censura? É interessante ressaltar que há inúmeras citações sobre Física e história oriental durante a leitura, mas Cixin Liu é tão legal que nos concede vários rodapés, essa foi realmente inteligente! (nem precisei usar o Google).

O livro é narrado em terceira pessoa e tem três pontos de vista: o do Wang, o jogo Problema dos Três Corpos e também o ponto de vista de Ye. É um livro cansativo, seja pelas inúmeras citações ou até mesmo pelo seu conteúdo que é complicado, mas é bem escrito, porém em nenhum momento tem a função de cativar o leitor.
O problema dos três corpos é um livro voltado a um ''grupo seleto'' de leitores, aqueles que amam física e aventuras, mas vale dar uma chance. Cixin Liu me cativou mais que meu professor de física, que eu já acho o melhor de todos, ou seja, leia agora esse livro incrível!


8 comentários

  1. Olá!
    Não conhecia obra, mas de cara a premissa não me atraiu.
    Não é o tipo de livro que me agrada, por isso evito leituras assim.
    Mas gostei muito da resenha e dos pontos que você ressaltou, principalmente pelas suas justificativas por não ter gostado da obra e pela sinceridade.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Heitor, tudo bem?
    Apesar de ser graduada na área de exatas não sou muito próxima da física, acho interessantíssimas algumas questões levantadas por esse campo e as várias teorias existentes, porém não tenho o hábito de ler muitos livros ambientados em questões de física. Fiquei até um pouco curiosa para saber essa questão da contagem regressiva e o porquê dos acontecimentos, mas fiquei triste em saber que muitas respostas não são encontradas. Vou deixar a dica anotada aqui, quem sabe um dia eu leio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Heitor!
    Eu tenho esse livro, mas ainda não li. Entendo pouco de física e quase nada sobre história oriental, então fico aliviada em saber que o conteúdo "diferentão" é explicado nas rodas de rodapé, pra que o leitor mais leigo não fique perdido. Acho que esse enredo é um tanto peculiar, estou bem curiosa pra saber qual será munha reação durante a leitura.
    Beijos... Elis Culceag.​ * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  4. Embora tenha achado a ideia do livro interessante, ao terminar de ler sua resenha me senti não fazendo parte do público ao que ele se refere. Quer dizer, eu não sou muito fã de física - e minhas referencias se limitam a TBBT - então o livro se tornaria muito mais do que cansativo par mim.
    Mesmo assim, para mim me pareceu algo bem diferente o que não deixa de ser interessante :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  5. Pela sua resenha eu não me encaixo muito no tipo de leitor, mas confesso que minha curiosidade para sair da zona de conforto é maior, e acho que vou querer conferir a obra, rsrs. Acho que vou ficar um pouco perdida na leitura, mas azar, gosto de leituras desafiadoras assim.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Oii.. adorei a resenha, fiquei até com uma vontadezinha de ler, para saber como é o final da história, mas esse não é um tipo de leitura que costumo fazer, cheio de questões de física, cultura oriental, e extraterrestres, então não sei se iria aproveitá-la muito. Talvez um dia ainda a leia, mas com certeza não é uma das minhas prioridades.

    http://livroslapiseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Heitor, recebi este livro e para ser sincera não fazia muito ideia do que se tratava, infelizmente sua resenha não me ajudou muito pois ainda estou meio confusa, mas serviu para que eu tivesse uma ideia de como a narrativa se desenrola, ele está entre minhas próximas leituras provavelmente irei ler logo, só espero que esse ritmo lento não me trave

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Achei a premissa da obra bem interessante e inusitada!
    Não li nenhuma obra onde os personagens fossem físicos e isso me chama muito a atenção por ter formação em Química. Fiquei bem curiosa com alguns levantamentos no decorrer da resenha e meio ansiosa pelo fato de nem tudo ter sido esclarecido, um bom gancho para os próximos volumes da série.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...