Lobo por lobo

Título: Lobo por lobo
Autora: Ryan Graudin
Editora: Seguinte (cortesia do grupo Cia de letras)
Páginas: 360
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: O Eixo ganhou a Segunda Guerra Mundial, e a Alemanha e o Japão estão no comando. Para comemorar a Grande Vitória, todo ano eles organizam o Tour do Eixo: uma corrida de motocicletas através das antigas Europa e Ásia. O vencedor, além de fama e dinheiro, ganha um encontro com o recluso Adolf Hitler durante o Baile da Vitória. Yael é uma adolescente que fugiu de um campo de concentração, e os cinco lobos tatuados em seu braço são um lembrete das pessoas queridas que perdeu. Agora ela faz parte da resistência e tem uma missão: ganhar a corrida e matar Hitler. Mas será que Yael terá o sangue frio necessário para permanecer fiel à missão?
Resenha

Os lobos da guerra estão se juntando. Eles cantam a canção de ossos podres. – página 95

O que seria do mundo se o Eixo tivesse ganhado a Segunda Guerra Mundial, e não os Aliados? O que aconteceria se, ao invés de atacar Pearl Harbor, o Japão tivesse feito um duplo ataque em conjunto com a Alemanha à Rússia? É neste mundo que nossa protagonista, Yael, vive. Num mundo dividido entre os países vencedores, Alemanha e Japão, um mundo vermelho, preconceituoso. Ei, mas e a Itália? Acontece que, neste livro, os alemães foram os responsáveis pela morte de Mussolini, e tomaram conta da Itália, assim como fizeram com o resto do mundo.

Como judia, Yael foi enviada para os famosos campos de concentração, mas, diferente de muitas crianças, foi escolhida a dedo para viver, tornando-se cobaia do Dr. Geyer, que fazia experimentos com a menina, querendo transformar seus cabelos e olhos castanhos em fios amarelados e olhos azuis. Feições arianas. Além disso, o doutor consegue algo impossível: ele faz com que Yael torne-se metamorfa, ou seja, ela pode roubar as feições de outras pessoas.

Yael teve muitos rostos. Muitos nomes. Muitos documentos. Porque as substâncias químicas que o Anjo da Morte tinha enfiado nas veias dela a transformaram. – página 20

Muitos anos depois, após Yael conseguir fugir do campo, ela trabalha com a resistência, que planeja um ataque à Hitler e uma revolução para acabar de vez com o nazismo e salvar o mundo. O plano não era fácil: todos os anos, ocorre uma corrida de motocicletas que se estende por milhares de quilômetros, atravessando a Europa e a Ásia. Ela participaria da tal corrida como Adele Wolfe, a vencedora do ano anterior. Adele fora a única mulher a ter a “honra” de dançar com Adolf Hitler. Sendo assim, quando vencesse, Yael (sendo Adele) dançaria com Hitler e o mataria em frente às câmeras, e ao mundo todo. A revolução então começaria.

Assim que vi a capa e a sinopse deste livro no catálogo da editora, eu me apaixonei pelo livro. Me interesso muito por obras sobre a Segunda Guerra Mundial, e nunca tinha lido nada que abordasse hipóteses contrárias ao que aconteceu. E se Hitler tivesse vencido?
Minhas expectativas estavam altas quando peguei o livro para ler, mas a autora conseguiu alcança-las, e as bateu fortemente. Como eu fui surpreendida! Que livro maravilhoso!

Yael é impressionante, e é impossível não sentir na pele o que ela sente. A tensão durante as corridas (as melhores partes da história, vibrei todas as vezes em que Yael [como Adele] ultrapassava algum corredor), o medo de se esquecer de quem é, os conflitos interiores pelos quais passava, a raiva do médico que destruiu sua vida, a dor de perder pessoas importantes, a determinação em cumprir a missão. Os cinco lobos tatuados em seu braço, como um lembrete de quem é e o que deve fazer. É uma personagem real, imperfeita, ferida, confusa. Acho que, de todos os personagens do livro, ela foi a única em que eu sabia que dava para confiar, a única por quem eu torci de verdade.

Porque o dia seguinte era o começo do fim. Ela correria da Germânia até Tóquio. Venceria o Tour do Eixo e seria convidada para o Baile da Vitória. Mataria o Führer e, consequentemente, o Terceiro Reich. Estava disposta a atravessar o mundo para mudá-lo. Ou a morrer tentando. – página 36

Mas devo destacar também Felix, irmão gêmeo de Adele, e Luka, um dos corredores com quem ela tem uma história. Ambos são pessoas que conhecem Adele melhor do que Yael, o que pode ser um problema para ela, pois, se a descobrirem, a missão estará acabada e a resistência falhará mais uma vez. Achei Felix incrível! Um pouco grudento, mas é compreensível, já que ele já tinha perdido um irmão para as corridas, e tinha medo de que o mesmo pudesse acontecer à Adele. Ele é a única pessoa em quem Yael confia sendo Adele, pois sabe que o amor de Felix pela irmã fará com que ele a proteja com sua vida. Já Luka é uma paixonite que deveria ser evitada, mas também pode ser um aliado forte, se ela souber lidar com ele.

Eu simplesmente amei este livro! Devorei as páginas e o li tão rápido que me arrependi depois. O que farei da vida agora? Sei que o segundo livro já foi lançado no exterior (é uma trilogia), e estou torcendo para que ele apareça por aqui logo, pois o desfecho de Lobo por lobo foi de matar, e me deixou de queixo caído e com cara de boba (apesar de eu ter chegado a cogitar que algo assim poderia ter acontecido).

A escrita da autora é envolvente, o livro é narrado em 3ª pessoa, me prendeu já nas primeiras páginas, e eu estava doida para saber mais sobre o passado de Yael, e Ryan Graudin me deu isso! Ela volta ao passado e conta sobre as cinco pessoas tatuadas em formas de lobos no braço de Yael, conta sobre a vida de cobaia da menina, os treinamentos, tudo! Com isso, eu me senti ainda mais próxima da protagonista, e torci ainda mais para que a missão desse certo, e ela conseguisse fugir dos guardas de Hitler após mata-lo.

Enfim, não importa o quanto eu fale sobre como o livro é incrível, sobre a geniosidade da autora ao criar uma história tão espetacular e sobre o quanto eu amei Lobo por lobo, ainda assim, não será o suficiente. É difícil um livro agradar tanto um leitor, e mais difícil ainda um livro ser original, imprevisível. Lobo por lobo conseguiu fazer as três coisas!

Descobri que a autora já tivera uma obra publicada no Brasil, se chama A cidade murada, e parece ser um livro incrível pela sinopse e pelas resenhas que encontrei dele, e, além disso, há um spin-off de Lobo por lobo, com a perspectiva de Luka durante a corrida ao lado de Adele. E, claro, o segundo livro da série. Que ele chegue logo em nossas mãos \0/

O mundo dentro destas páginas poderia ter sido o nosso. E foi, durante um tempo e em um lugar, então devemos fazer o possível para não esquecer isso.  – página 355

24 comentários

  1. Olá Dryh
    Eu não conhecia esse título, mas parece ser bem interessante, de acordo com suas impressões. Bom saber que é uma trilogia, já pra se preparar né haha Enfim, sua empolgação despertou muito o meu interesse porque o estilo me agrada também, e com certeza irei procurar mais informações a respeito.
    Beijos, Fe
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. oie, nossa, que bom saber que você se surpreendeu tanto com esse livro. É ótimo quando temos expectativas e elas são todas supridas. Achei um enredo interessante essas suposições de se o eixo tivesse ganhado a guerra adorei saber que a personagem foi bem construída. Espero vir a ler.

    ResponderExcluir
  3. Que delicia ler um resenha empolgante de um livro que eu nem sabia que existia. Já ouvi falar de A cidade Murada, mas também não li. Você descreveu a narrativa de um jeito tão bacana, que eu quero ler e te resse livro hoje!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Cara, a premissa do livro é muito interessante. Fiquei com vontade tremenda de ler!! A resenha me animou kkj
    Fala Carlos Rodrigo!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Que premissa mais incrível! Fiquei de queixo duplamente caído com essa sinopse e com a sua resenha do livro que parece ser sensacional. Adoro livros sobre a 2° Guerra Mundial mas esse aborda o tema de uma forma inédita, ao menos para mim. Fiquei contente em saber que suas expectativas foram superadas e sua empolgação me deixou muito motivada a ler o livro.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Cara quero esse livro para ontem com toda certeza adoro histórias que tenha como palco cenários da segunda guerra mas essa é exatamente Origins por inserir a fantasia como o dom da protagonista se metamorfosear. Achei o enredo interessantíssimo.
    Dica super anotada.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Esse livro fala de uma coisa que eh evito muito: guerra e ainda mais com tantos detalhes como esses que você coloca, mas embora eu não pretenda ler eu fiquei muito feliz por esse livro ser tão bom para você e te deixar com.uma baita ressaca e sem saber o que faz da vida kkkk estou procurando livros assim kkk beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro e que estou curioso com a leitura, porque gostei bastante da premissa! :)

    Bem, e ótimo que te tenha prendido (ainda que não goste la mutio de narração em 3 pessoa) e que seja envolvente! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Dryh,
    Meu Deus, que temática mais interessante. Como ainda não conhecia esse livro? Nunca pensei no "E se..." da SGM, para mim é ótimo que os Aliados tenham ganhado e isso me basta, mas esse livro abriu uma avalanche de pensamentos e variações do que poderia ter acontecido.
    Fiquei muito curiosa com esse livro e super anotei a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Nunca havia lido livros relacionados a essa temática, confesso que tenho um certo receio em livros assim, mas um dia darei uma chance e quem sabe eu não me interesse?



    Blog dos Jovens Leitores

    ResponderExcluir
  11. Eu tb sou muito interessado em temas que envolvem a segunda guerra, pois sempre conseguem nos trazer algo novo. Esse livro é a prova disso, um enredo bem diferente, incluindo todas essas experiências feitas com a personagem. Tomara que o próximo volume da trilogia chegue logo ao Brasil, esperar é tão difícil. Fiquei muito interessado. Adorei.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  12. Oi Dryh!

    Fiquei totalmente fascinada por esse livro, porque é exatamente o tipo de leitura que eu tenho procurado ler. A autora criou um universo bem original e imprevisível mesmo e eu quero muito ler para descobrir exatamente tim tim por tim tim. Haha. Adorei a sua resenha!


    beijos =)

    ResponderExcluir
  13. Oi Dryh, tudo bem?
    É a primeira vez que leio uma resenha desse livro e confesso que pela capa não imaginava que o conteúdo da história seria esse. Que livro incrível! Também adoro histórias que envolvem Segunda Guerra Mundial e achei muito genial o que a autora fez nessa história, é quase como se criasse um universo paralelo. Gostei muito e com certeza irei adquiri-lo, estou ansiosa para saber se a protagonista irá conseguir manter o disfarce e matar Hitler. Amei a sua resenha!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  14. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Prefiro livros narrado em primeira pessoa, mas, não acho ruim quando é narrado em terceira ;)
    Ainda não conhecia esse livro, mas, a premissa me atraiu bastante, ainda mais, se tratando de assuntos como a Segunda Guerra, que verdadeiramente AMO! Ainda mais por você ter lido tão rápido... Bom saber que é uma trilogia, pois, renderá mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, primeira vez que vejo essa obra e já pude notar logo no início que ela não é para mim! Não gosto de livros que envolvem guerra, envolvendo campo de concentração menos ainda... Então sei que não seria uma leitura que me prenderia, mas foi muito bom conhecer um pouco mais sobre ela e infelizmente dessa vez vou passar a dica! Mas que para aqueles que gostam, desejo uma excelente leitura.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Dryh

    A capa desse livro chamou muito minha atenção quando a vi nas opções de solicitação da editora, mas, ao contrário de você, não curto obras que sejam ambientadas na guerra, pois como conheço pessoas que viveram aqueles horrores isso torna as coisas ainda mais reais e dolorosas para mim.
    Não sabia desse lado mais "fantasioso", digamos assim, da história, como esse fato dela ser uma metamorfa.
    Imagino mesmo que seja um ótimo livro, mas infelizmente não é para mim.
    Sobre A Cidade Murada, eu já tinha ouvido falar, mas não lembro de ter lido resenhas...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  17. Olá! É simplesmente incrível a ideia da autora... A construção de um mundo completamente diferente do atual, mostrando as possibilidades, a forma como poderia ser a política e economia mundial. Estou curiosíssima para descobrir o mistério dessa obra, como os personagens se comportam, o que fazem para sobreviver e mudar o que é necessário. Adorei! Beijos.

    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Que livro fantástico!
    Também gosto de livros que o tema aborda sobre a segunda guerra mundial e deve ser interessante acompanhar a história de outro ponto de vista caso Hitler tivesse vencido. Imagino que para Yael não deve ter sido fácil passar pelo o que ela passou, mas ela me parece ser uma personagem bastante determinada e corajosa. Adorei sua resenha e a dica está anotada!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Dryh, interessante ler suas considerações de Lobo por Lobo, porque, pela capa eu não teria lido. Na verdade, até pela sinopse também não. Faz muito tempo que não leio um livro com temática de guerra e não sinto tanta falta. O que me chamou a atenção foi você ter dito o quanto ele é bom e por conseguir unir originalidade e imprevisibilidade. Talvez por isso eu dê uma olhada quando encontrá-lo. Gostei da sua resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  20. O livro tem uma trama que foge dos clichês publicados atualmente e isso já é um ponto a favor. Não sou fã de narração em terceira pessoa, prefiro em primeira pois assim vivemos com o personagem e acredito que a história ficaria melhor.

    ResponderExcluir
  21. Oi Dryh!
    Como você, eu adoro livros que retratam a SGM e nesse a autora conseguiu criar uma história bem diferente. Como seria o mundo se o Eixo tivesse ganho a guerra e como seria a sociedade com o Hitler ainda vivo...
    Quando a Cia das Letras lançou esse livro aqui no Brasil, também fiquei encantada com a construção da autora só lendo a sinopse e agora lendo a sua resenha, você conseguiu me deixar bem ansiosa para ler. Se eu tivesse ele agora, teria uma grande chance de largar o que estou lendo para começar ele.
    Não sabia que a autora era a mesma de "Cidade Murada". Esse eu também não, mas já ouvi muitas críticas bem positivas a respeito da obra.
    Talvez o único problema desse é que é uma trilogia e por enquanto só foi lançado o primeiro. Tomara que saia rápido o segundo
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/10/descobrindo-garcia-roza-resenha.html

    ResponderExcluir
  22. Sou apaixonada pela premissa dessa obra. Muitas vezes já me fiz perguntas parecidas com as que iniciam esta resenha, pois, obviamente, uma decisão qualquer que tivesse sido tomada de outra forma, poderia ter mudado o rumo da história. Algo me diz que vou gostar muito da personagem Yael, ela parece ser muito forte. Ótima resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  23. Hi baby, tudo bem? a primeira vez que ouvi falar desse livro foi através de uma youtuber e já fiquei louca para ler, agora então com sua resenha que fiquei mais animada ainda! quero muito ler logo!

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beiijinhos

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem querida?
    Primeiramente: gostei muito da premissa do livro e realmente já me perguntei como teria sido se o Eixo tivesse vencido a Segunda Guerra. Sendo franca, eu odeio as prováveis respostas mais que tudo.
    Segundo: um livro abordando justamente isso? QUERO.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...