Vamos juntas?


Título: Vamos juntas?
Autora: Babi Souza
Editora: Galera (cortesia)
Páginas: 144
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas? Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado.
Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.

Resenha

Não sei por que demorei tanto para ler este livro, já que ele é pequeno e trata de um assunto que me chama a atenção, além de falar sobre um movimento que eu acompanho, o Vamos juntas?
Mas o que é isso? Bom, o Vamos juntas?, é um movimento criado pela Babi Souza, mas é algo que sempre existiu. É quando uma mulher, ao andar sozinha de noite, convida uma desconhecida que está indo pelo mesmo caminho, para acompanha-la, sendo assim, nenhuma das duas precisa ir para casa sozinha.

[...] Cheguei a pensar em trabalhar de casa, apenas para tentar me livrar do medo de ser assediada, assaltada, ou, principalmente (o pior medo de todos), violentada.

E por que isso? Se você é mulher, com certeza já sentiu medo ao andar sozinha, principalmente durante a noite. E se você é homem, com certeza acompanha os noticiários ou já viu notícias na internet sobre casos de assédio ou estupro. Infelizmente, essa é a realidade de todas as mulheres do mundo, (acho que nenhuma consegue escapar disso). Mas e se fizéssemos algo a respeito disso? E se, ao invés de ver as outras mulheres como rivais, passássemos a vê-las como seres humanos, como irmãs?

Não é difícil encontrar exemplos da rivalidade feminina imposta pela sociedade. Conhece algum filme onde duas mulheres brigam por um cara? Ou quando duas amigas se tornam inimigas por conta de algo relacionado a garotos? Já parou para pensar que, quando a mulher possui um amante ou algo do tipo, ela é a culpada, e quando o homem possui uma amante, a amante é a culpada? Pois é, são coisas que parecem pequenas, mas estão enraizadas duramente em nossa cultura machista, de forma que, até quando a mulher é atacada, a culpa é dela.

“Será que todas elas estavam com o mesmo receio que eu ou será que havia alguma coisa errada comigo, que sentia tanto medo por ser mulher? ”

Para isso existe este livro. Para mostrar casos onde mulheres apoiaram umas às outras em prol da vida, da segurança e do empoderamento feminino. Mulheres que não se conheciam, mas que acolheram outras mulheres para protege-las, praticando a sororidade, (palavra que muita gente não conhece, inclusive o Word, já que tanto ela quanto empoderamento aparecem em vermelho.)

Com depoimentos emocionantes e, às vezes, revoltantes, passamos a conhecer não só o movimento e o que há por trás disso, mas também a realidade de mulheres de todos os cantos do país, além de conhecermos os significados das palavras empoderamento e sororidade, e como praticar a ambos, e também falarmos sobre machismo, feminismo, e também da independência feminina.

É um livro obrigatório para quem quer conhecer mais sobre os temas citados acima, e também para quem gostou do movimento. Na página do Vamos juntas? no facebook há vários depoimentos de mulheres que ou praticaram o Vamos juntas? ou sofreram algum tipo de violência. São depoimentos muito lindos, mas, infelizmente, poucos estão no livro. Ele poderia ser um pouco maior, constando com depoimentos no final :/

Por um mundo mais seguro, justo e livre, vamos juntas?

So.ro.ri.da.de = Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.

Em.po.de.ra.men.to fe.mi.ni.no = É um conceito que também é conhecido como “empoderamento das mulheres”. Consiste na concepção do poder das mulheres como forma de exigir equidade de gênero nos variados tipos de atividades sociais, de modo democrático e responsável.





13 comentários

  1. Oi Dryh! Eu conheço o livro, mas não o li ainda. Apesar de me interessar é achar o assunto de extrema importância, não tenho tanta vontade de ler.
    No meu dia a dia sempre evito me colocar em perigo. Não tenho o costume de andar sozinha principalmente a noite. É uma trite realidade está nossa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Dry!
    O livro parece ser bem interessante, a temática é algo que deveria chegar nas mãos de muita gente, ou mesmo páginas como essa, não apenas para aliviar nós mulheres que estão todos os dias a mercê da falta de respeito das ruas, mas para os agressores verem que a cada dia mais o combate quanto à violência está crescendo e não estamos sozinhas.
    Vou procurar saber mais sobre o livro.

    Beijos!

    http://www.papelpalavracoracao.com.br/2016/10/olho-no-olho.html
    http://www.brutwos.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Dryh!
    Eu não conhecia o livro nem o projeto. Como feminista fiquei feliz em conhecer a obra e saber que existe mulheres dispostas a se ajudarem - até porque em todos esses casos que você citou, nós que somos vítimas ou culpadas, nunca o homem.
    É um livro que deveria ser lido por mais gente (homens e mulheres). Agora vou procurar mais a respeito do projeto e d irei atrás do livro para ler.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/10/livro-desnecessario-depois-de-voce.html

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Já conheço o projeto e o acho magnífico e extremamente importante pras mulheres, apesar de achar triste que uma ação como essa seja necessária para despertar o sentimento de empatia entre as mulheres e como medida de segurança no dia a dia. Tenho muito interesse em ler o livro pra conhecer melhor o movimento e ficar melhor informada sobre o assunto. Também me parece uma boa opção pra presentear alguma amiga e fazê-la conhecer o Vamos Juntas.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia o livro, mas já o amo. Infelizmente essa é a realidade do mundo em que vivemos. Sempre somos culpadas, até mesmo quando algonão depende da gente. E sempre somos inferiorizadas, mesmo que isso aconteça nas entrelinhas, num "não sou preconceituoso, mas".
    Já conhecia a ideia do Vamos Juntas e achei fantástica.
    Necessito desse livro o mais rápido possível.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Dryh,
    Esse livro aborda temas bastante importantes e acho péssimo essa questão do machismo, mas ele é algo, como você disse, enraizado, que, por muitas vezes, as próprias mulheres praticam. Ao invés de haver colaboração entre nós, há rivalidade e desavenças.
    Gostei muito da sua resenha e acho que seria legal que o final deveria ter mais relatos, eu pensei que teria, aliás.
    Vou tentar comprar logo meu exemplar e ler.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Então, ainda não comprei o livro para lê, mas eu tenho muita vontade de lê pelo assunto, pois realmente, é meio assustador adar à noite sozinha, às vezes, quando uma amiga minha não vai para faculdade eu tenho que ir embora sozinha e sempre com medo, porque sempre tem noticias de que aconteceu alguma coisa com estudantes e tal. O livro já esta na minha lista de leituras e adorei pode conferir a resenha da obra por aqui, ela me deixou ainda com mais vontade de lê o livro haha

    ResponderExcluir
  8. Oi Dryh!

    Quando eu li esse livro no começo do ano, ele foi super esclarecedor e importante para mim como mulher e feminista sabe? A gente anda sempre com medo, se tá à noite, meu deus.. e a Babi quando criou essa página, esse movimento, ela ajudou/ajuda milhares de mulheres. Eu adorei a resenha, deu até vontade de reler haha


    beijos <3

    ResponderExcluir
  9. Oi Dryh, tudo jóia?
    Essa foi uma leitura que eu adorei e super recomendo para todo mundo!
    O livro está recheado de muita informação legal e importante! Por exemplo, para desmistificar alguns preconceitos e diminuir a rivalidade feminina, temos conceitos de sororidade, feminismo, machismo, entre outros.
    Além de gráficos e estatísticas, mostrando pontos de desigualdade e injustiça entre os gêneros e ainda guias e listas, para ajudar as irmãs a identificarem casos de abuso e violência, emponderar outras mulheres, colocar a sororidade em prática e muito MUITO mais mesmo!
    É uma leitura que vale muito a pena e eu gostaria de apresentar para todas minhas irmãs por aí! Unidas somos mais fortes!
    Sinto que ele poderia ter falado também sobre feminismo branco e feminismo negro, mas ainda assim, já é um ótimo pontapé para instigar discussões sobre os assuntos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu conheço esse livro mas ainda não tive a oportunidade de ler, apesar de morrer de vontade. Acho muito importante um livro demonstrar essa sororidade porque muitas vezes nós mesmas somos machistas sem perceber, o que é uma coisa muito triste.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu achei a ideia do projeto super interessante e conhecer um pouco mais sobre ela com o livro foi uma ótima experiência. A gente vive no meio de tanto machismo que é estranho pensar que nós mesmos nos tornamos nossas inimigas e rivais ao invés de nos ajudar...
    Sabe que eu pensei que poderia ter mais depoimentos no livro também? Depois de ler passei a acompanhar mais a página e tem tantas histórias lindas que mereciam ser passadas para mais pessoas, para ver como é possível sim se empoderar e se fortificar sem precisar fazer muito...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  12. Não sou muito desse tipo de leitura, mas pela resenha, este é um livro bastante recomendado para as mulheres ou até mesmo homens, conhecermos mais sobre um assunto tão atual é importante. Já conhecia o movimento do facebook, mas não ainda o livro.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Conheço o livro e acho super bacana a ideia. Estamos precisando disso, de mais mulheres juntas, chega de ficar apontando o dedo uma para as outras, precisamos estra juntas em meio a tanto machismo.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...