Placebo Junkies

Título: Placebo Junkies
Autora: J.C. Carleson
Editora: Fábrica 231 (cortesia editora Rocco)
Páginas: 304
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: Audie é uma jovem como qualquer outra, mas encontrou uma forma incomum de descolar uns trocados: ela serve de cobaia para a indústria farmacêutica. Neste irreverente romance, J.C. Carleson, ex-agente da CIA, mergulha no universo pouco conhecido, mas muito impressionante, dos voluntários em série de testes farmacológicos. Na tradição de Trainspotting e Drugstore Cowboy, doses cavalares de humor negro disputam espaço na trama com o drama de jovens que vivem no limite. No caso de Audie, ela precisa juntar dinheiro para oferecer a Dylan, seu namorado que tem uma doença terminal, uma festa de aniversário de 18 anos inesquecível. “Não há ganho sem dor”, ela repete, em meio aos efeitos colaterais das substâncias e procedimentos a que está sujeita e aos esquemas para lidar com eles. Mostrando as entranhas de um mundo desconhecido da maioria das pessoas, Placebo junkies arrancou elogios da crítica com sua narrativa original e completamente viciante.
Resenha

Suas partes macias nunca mais serão as mesmas.

Audie não teve uma infância fácil. Ela não fala muito sobre isso, mas sabe-se que é uma menina órfã, e que conheceu mais assistentes sociais do que poderia contar. Mesmo sendo menor de idade, porém, Audie já consegue se virar: juntamente com seus amigos, Charlotte e Jameson, ela é cobaia de experimentos farmacêuticos.
Eles sabem que os efeitos colaterais podem estar destruindo todos os sistemas existentes em seus corpos, mas, quanto mais perigoso o medicamento, maior é a quantidade de dinheiro que recebem, então, para eles, vale a pena.

Audie tem um namorado, Dylan, que possui um câncer terminal que, milagrosamente, ainda não o matou, e é por causa de Dylan que ela ainda preenche formulários e se submete a efeitos colaterais horríveis: Audie planeja levar Dylan para uma viagem inesquecível no aniversário de 18 anos dele. Mas o prazo fica cada vez mais apertado, e Audie acaba aceitando uma proposta de Charlotte que pode até matá-la: elas se inscreverão em todo e qualquer tipo de experimento ou pesquisa que surgir pela frente.

Eu nunca tinha lido nada que mencionasse ou fosse sobre cobaias farmacêuticos ou coisa do tipo, então ficava cada vez mais surpresa quando via o quanto Audie, Charlotte e até mesmo Jameson (ou algum dos personagens secundários) ficavam aliviados ou felizes ao receber uma nova proposta, ou encontrar algum experimento que necessitasse de cobaias. Como e por que alguém se submeteria a algo desse tipo? Até que ponto vale a pena sentir dor para ganhar dinheiro?

Placebo Junkies me surpreendeu muito, em parte porque eu achei interessante o fato de Audie só continuar com os experimentos para fazer Dylan feliz com a surpresa que planejava. Mas o mais impressionante é que a autora nos acerta com uma coisa incrível mais para o final da obra, o que me deixou com o queixo caído e me sentindo confusa, assim como Audie. Não é uma confusão ruim, mas uma confusão que Audie também sente, já que ela é a narradora da história.

Gostei do desenvolvimento da obra, de acompanhar Audie enquanto ela servia de cobaia com certos medicamentos, e de ver os efeitos colaterais aparecendo e fazendo com que ela agisse diferente, e o mesmo acontecia com Charlotte. Ficava me perguntando quando elas parariam de fazer aquilo e sairiam daquela vida, e torcia muito para que isso acontecesse logo, pois, mesmo que nem Audie nem Charlotte fossem personagens apaixonantes, é impossível não sentir afeição por ambas, e torcer para que fiquem bem.

Acho que tem algo na vida de cobaia, toda essa aposta com a mortalidade, que deixa uma pessoa insensível. Como se fosse difícil apreciar o valor de qualquer objeto, de qualquer coisa, se você já começou a vender a própria carne pela melhor oferta. O que é mais valioso que isso? – página 167

Este foi o primeiro livro que eu li da autora, mas acho que já posso me considerar uma fã. A forma como Carleson escreve, tão crua e real, fez com que a leitura fluísse bem rápido, e eu só não terminei o livro antes por questão de tempo. Os personagens também são muito reais, e a forma como ela conduz a história para o desfecho é incrível, eu nunca imaginaria um final como aquele! Não sei o que eu esperava para Audie, mas, com toda certeza, não era aquilo.

Enfim, Placebo Junkies foi uma surpresa muito agradável, (apesar de agradável não ser um adjetivo que poderia caracterizar a obra, por possuir temas bem fortes), e eu estou bastante curiosa para conhecer as outras obras da autora, imaginando que sejam tão boas quanto esta foi.


8 comentários

  1. Oi, Dryh, eu ainda não li o livro e nenhum parecido com ele, mas já assisti um filme que trata do mesmo tema e via as consequências que os personagens sofriam por servirem de cobaias. Fiquei muito curiosa com a premissa do livro e para descobrir o que vai acontecer com os protagonistas. Parece ser uma leitura cheia de emoções.

    ResponderExcluir
  2. Eu li a sinopse recentemente e fiquei super curiosa. Só tinha visto cobaias em séries ou filmes e sempre como personagens secundários, então não tinham tanto destaque. A forma como você comenta que elas entram nessa e continuam mesmo com os efeitos colaterais ruins me fez ficar ainda mais empolgada para descobrir como é que a autora finalizou a obra... Porque eu sei que dependendo do teste, eles são super bem pagos - e é fácil entender que alguém prefira arriscar um teste que dá dinheiro do que continuar sem trabalho normal - que muitas vezes é difícil de encontrar.
    Gostei de encontrar sua resenha. Antes só pensava em colocar o livro na lista, agora, quero ler ele o quanto antes possível :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  3. Fiquei super curiosa para saber o final da Audie e se o Dylan consegue ter a viagem fantástica.

    Sabe, eu até sei que existem voluntários, mas só isso. O livro deve ser bem legal por conta disso, é um universo novo para a maioria das pessoas né? Vai pra lista de leitura com certeza.

    E não sei pq eu achei o livro com um quê de clube de compras dallas.

    Tiffannyk
    PARAISOLITERARIO.COM

    ResponderExcluir
  4. Olá Dryh,
    Vi esse livro num vídeo de Book Haul e gostei muito da premissa!
    Adorei ler sua resenha, está incrível, como sempre.
    Também não tinha visto nenhuma história sobre cobaias e gostei muito da forma como a autora trabalhou o tema, pela sua resenha. Parece que os personagens se sentem gratos por terem essa oportunidade.
    Gostei da força de vontade que a Audie parece ter e vou anotar a dica, com certeza.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. É a primeira vez que estou tomando conhecimento desse livro. Fiquei muito curiosa pelo tema desenvolvido. Eu, também, nunca li nada sobre cobaias e me surpreendi sabendo que essas pessoas sentem-se realizadas com as propostas recebidas.

    Bjos,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já quero ler esse livro! É a primeira resenha que leio sobre ele e já fiquei encantada com o enredo e os assuntos abordados pela autora. Nunca li nada sobre voluntários da indústria farmacêutica, mas já vi em uma serie de comédia, que tratou como algo que envolve riscos, claro. Coloquei nos desejados e espero ter a oportunidade de ler logo. Sua resenha ficou maravilhosa <3
    Beijoos

    ResponderExcluir
  7. Antes de mais nada eu adorei a capa, bem simples e direta, bacana. Nunca havia ouvido falar desse livro ou da autora, mas achei o plot interessante, e suas impressões deram uma vontade doida de ler. Mas infelizmente a pilha por aqui tá enorme, então não tenho a menor ideia de quando e se conseguirei colocar ele na lista, mas a dica é muito boa.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Oi Dryh.
    Tenho que dizer que Audrie, é no mínimo uma personagem muito corajosa. Mas sinceramente não sei se vale a pena o que ela tá fazendo, já que com esses experimentos ela pode morrer a qualquer momento e até mesmo antes do namorado, então o risco não valeria pra nada no final. De qualquer jeito, ela deve ser uma moça durona.
    Confesso que fiquei bem curiosa pra saber que surpresa é essa em determinado ponto da história, e como não tenho muita intimidade com esse tipo de história, fiquei com muita vontade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...