De olho no autor #38: Hevila Chaves

Hevila Chaves é autora de Destino ou Acaso, um livro que me surpreendeu e me fez acrescentar mais um nome na listinha de maridos literários: Rafael ♥ O De olho no autor de hoje é todo dela, e eu já adianto que tem novidade por aí...

Resenha - Link Compra - Blog Autora - Instagram - Fanpage

1. Qual foi seu primeiro contato com a leitura? 
H.C.: Foi quando eu tinha sete anos. Ganhei um concurso de redação na escola, e a coordenadora me deu um livro lindo como prêmio. Minha professoras sempre me davam livros, e eu lia todos, além de alugar na biblioteca. A pessoa aqui sempre foi viciada desde criança mesmo (risos).

2. Quando você começou a escrever?
H.C.: Quando eu tinha dezesseis. Publicava fanfics em um site junto com uma amiga, mas depois passei a escrever sozinha.

3. Quem inspirou os seus personagens e a história de sua obra? 
H.C.: Alguns eu mesma idealizei a personalidade, a aparência e tal. Outros eu me inspirei em amigos e até em mim mesma.

4. Você se divertiu enquanto escrevia o livro? 
H.C.: Sim, muito! Quando você escreve um livro, você vive aquela história. E estando destro da cabeça da Malu foi experiência maravilhosa, porque ela é meio doida, adora fazer o que é proibido, não está nem aí para ninguém. E eu sou totalmente o contrário. Amei escrever cada linha desse livro.

5. Quanto tempo levou para escrever “Destino ou acaso”, e como foi a experiência? 
H.C.: Levei um ano e meio. Como já disse, foi uma experiência ótima. Jamais vou esquecer de como se escreve um livro. Além de viver dentro da cabeça da personagem, o autor também tem que pesquisar muito... Foram muitas madrugadas em claro, conciliando com os estudos da faculdade, mas no fim tudo deu certo e valeu muito a pena.


6. Quais são as dificuldades para que um autor consiga ter seu livro publicado e conhecido no mercado literário brasileiro? 
H.C.: A maior dificuldade que tive foi encontrar uma editora com uma proposta legal. As maiores, que distribuem bem, divulgam o livro e o autor, fazem eventos literários e tal, são muito caras. Minha editora é pequena, por isso o livro ainda é um pouco raro de se encontrar. Mas, de todas que procurei, foi a mais acessível.

7. Para você, qual a melhor coisa em escrever? 
H.C.: É levar para as pessoas histórias que a distraiam e as divirtam por meio dos personagens. Um dia desses recebi uma mensagem de uma leitora que me emocionou bastante. Ela disse que nunca havia se divertido e aprendido tanto com Destino ou Acaso, e que eu deveria escrever livros sempre. Isso me deixou tão grata a ponto de não ter nem palavras para agradecer.

8. Sei que essa pode ser uma pergunta difícil, mas qual seu livro preferido? 
H.C.: Nossa, muito difícil mesmo, essa pergunta. Ai, meu Deus, podem ser uns dez? (risos). Acho que meu preferido é A Garota Que Você Deixou Para Trás, da Jojo Moyes.

9. Se fosse um personagem, não só do seu livro, qual seria? Por quê? 
H.C.: Eu seria a Ana, de Simplesmente Ana, da Marina Carvalho. Ela também cursa direito, gasta muito dinheiro com livros e, além disso, descobrir que você é uma princesa é tudo de bom, não?

10. Além de escrever, você também lê bastante? 
H.C.: Leio muito mais do que escrevo. Leio sempre, o tempo todo. Agora é que não estou tendo muita disponibilidade para ler tanto porque estou muito focada nos estudos e na divulgação de Destino ou Acaso. Mas sempre carrego um livro comigo onde quer que eu vá.

11. Qual livro nacional você recomenda? Por quê? 
H.C.: Uma Herança De Amor, sem dúvidas. Aprendi muito com esse livro, não é apenas um romance água com açúcar, é uma bela história que nos ensina sobre amor, compaixão, perdão. A escrita é perfeita. Simplesmente sensacional!

12. Poderia nos contar um pouco do seu livro?
H.C.: Destino ou Acaso é um romance com um pouco de drama. Conta a história de Maria Lúcia, mais conhecida como Malu. Ela é jogadora de vôlei e é muito rebelde, rancorosa, não aceita críticas, nem tem paciência com nada. Fred é seu melhor amigo e é cantor de sertanejo universitário. Ao contrário dela, é uma pessoa quase perfeita, muito virtuoso. Por causa dos ataques das fãs, ele sempre pede que ela finja ser sua namorada durante os shows. Entretanto, em um deles, um triste acontecimento muda a trajetória dos dois para sempre. A partir daí, ela irá aprender sobre amor, amizade, perdão, compaixão, vai fazer novos amigos que a farão dar valor às coisas simples, irá finalmente se apaixonar. Coisas que só o destino, ou mero acaso mesmo, explicam.

13. Tem algum trabalho futuro chegando? Poderia nos falar um pouco dele ou é segredo?
H.C.: Sim! Estou escrevendo o segundo. Mas ainda estou no comecinho. Só posso adiantar que se trata de um romance de época :)

12 comentários

  1. Olá Dryh,
    Que bacana conhecer um pouco mais dessa autora. Achei muito legal o primeiro contato dela com a leitura, afinal, foi desde criança. Ela foi bem sincera ao responder sobre as dificuldades de se publicar um livro, também acredito na relação com as editoras. Adorei!
    Beijos, Tão doce e tão amarga.


    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela entrevista, Dri. Amei ser entrevistada por você!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Parabéns pela entrevista! A Hevila parece ter escrito um livro muito lindo! Ela merece todo o sucesso que está tendo com seu livro! As entrevistas são boas para, além de sabermos mais sobre o autor, conhecermos vários pontos de vista dos autores brasileiros quando vão divulgar suas obras.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estou vendo várias pessoas que estão gostando desse livro, e quero muito ler ele, ainda mais pelos personagens serem tão diferentes dos romances nacionais.

    ResponderExcluir
  5. Oi Dryh!
    Eu ainda não conhecia o livro ou a autora, mas gostei bastante da entrevista e fiquei curiosa sobre a história, que parece muito boa mesmo! espero ter a oportunidade de ler Destino ou acaso logo :)
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adorei a entrevista com a autora, adoro conhecer um pouquinho sobre elas
    Não conhecia a autora nem o livro mas já quero. Adoro um bom romance
    Estou de olho agora nesse livro que ela esta escrevendo agora
    Adoro romances de época
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Não conhecia essa autora e foi muito bacana poder ler essa entrevista e conhecer um pouquinho dela e seu trabalho. Li uma resenha sobre o livro "Destino ou acaso" hoje e que capa linda,né?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia a Hevila e nem o trabalho dela. Sou fã dessas entrevistas, pois podem causar um aproximamento maior com o autor do que através do trabalho dele, pois é algo mais direto.

    O livro dela não é exatamente o meu tipo, mas é bem brasileiro, não é mesmo?! Vôlei, sertanejo universitário... Só faltou o futebol e o samba rs

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh, sua linda, tudo bem
    Acabei de ler sua resenha e quando entro aqui, encontro a autora, que máximo. Ele tem um jeitinho tão simpático de falar, dá para perceber pelas respostas. Adorei conhecê-la, me identifiquei um pouco pois também devorava livros desde pequena. Romances épicos são so meus preferidos, então, não vejo a hora desse novo lançamento da autora. Sucesso para ela.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Dryh, Tudo bem?
    É muito amor! Super adorei, vou ficar no aguardo do livro e inclusive adorei o seu post super bem trabalhado e dedico hehe beijos!
    http://vampleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Dryh!
    A entrevista está maravilhosa.
    Eu fiquei muito interessada no livro da escritora e assim que puder quero ler.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...