O doador de memórias

Oie oie pessoal, tudo bem com vocês?

Que tal tirar o domingão para assistir um filme?

Lançamento: 11 de Setembro de 2014 (1h37min.)
Dirigido por: Phillip Noyce
Com: Brenton Thwaites, Jeff Bridges, Meryl Steep
Gênero: Ficção científica, fantasia, drama
Nacionalidade: EUA
SinopseUma pequena comunidade vive em um mundo aparentemente ideal, sem doenças nem guerras, mas também sem sentimentos. Uma pessoa é encarregada a armazenar estas memórias, de forma a poupar os demais habitantes do sofrimento e também guiá-los com sua sabedoria. De tempos em tempos esta tarefa muda de mãos e agora cabe ao jovem Jonas (Brenton Thwaites), que precisa passar por um duro treinamento para provar que é digno da responsabilidade.





Na Comunidade onde Jonas vive, não há dor, não há guerras ou discórdia. As pessoas têm comida e tudo o que precisam, não há desigualdade ou inanição. É um mundo perfeito, todos têm um emprego e uma família. Mas chega uma hora em que tudo isso não basta.

As memórias de todas aquelas pessoas foi roubada; elas não vêem cores, não conhecem os sentimentos e emoções e não sabem o que é a chuva, os raios do sol, ou até mesmo a neve. Todas essas coisas lhes foram roubadas para que coisas como a guerra e a violência, desaparecesse de uma vez por todas do mundo.



Ao completarem doze anos, todas as crianças da Comunidade se tornam adultos, recebendo assim a profissão que irão exercer para o resto de suas vidas. Este é o dia mais emocionante da vida de todos os adolescentes, e com Jonas não foi diferente. Porém, algo estranho aconteceu durante a cerimônia, e seu número de identificação foi pulado, deixando-o sozinho no palco onde antes haviam cem pessoas. Ele fora selecionado, deixado por ultimo por ter sido escolhido como o novo Receptor de Memórias, o cargo mais importante de todos.

 

Um receptor de memórias é aquele que guarda para si todas as memórias e lembranças que foram tiradas das outras pessoas, sejam elas alegres (aniversários, natal, sorrisos) ou dolorosas (guerra, perda, dor, violência). Jonas seria o novo receptor, aposentando o antigo receptor, que há tempos não tinha um substituto.

Li o livro pouco antes de ver o filme, mas como não gostei muito do final literário da história, imaginei que acabaria não gostando tanto do filme, mas estava enganada. Muitas coisas eram diferentes (tive que agüentar minha irmã reclamar umas 15 vezes que no livro não era daquele jeito), e no inicio eu também fiquei um pouco irritada e confusa com as mudanças, mas quando o filme acabou, percebi que havia gostado bem mais dele do que do livro.
Ver Jonas evoluir e perceber a falsidade onde vivia me deixou impressionada, mesmo que já soubesse que isso iria acontecer, mas VER foi outra coisa.

 

O filme começa em preto e branco, mostrando que as pessoas não conheciam e nem enxergavam cores, mas na medida em que Jonas vai recebendo lembranças do Doador, as cores vão surgindo, assim como os sentimentos e descobertas feitas pelo personagem.
Há pouca ação até os últimos minutos de filme, quando as coisas começam a esquentar, e muito (coisa que não acontece no livro). Achei que a história ficou melhor na adaptação cinematográfica, mas diferente da literária, esta não conseguiu me emocionar. O final é bonito e etc, mas senti que faltou algo mais chocante que fizesse o telespectador vibrar ou chorar.



Nota: 9

 MilkMilks
Dryh Meira

22 comentários

  1. Olha para ser sincera eu comprei o livro por conta do filme e ainda não li. Mas estou bastante curiosa, porque todos os leitores tem comentado muito bem da história e espero que eu seja um deles viu?! hehehehe...Eu ainda não vi nem o filme, mas eu quero ler o livro primeiro, porque ele é bem fininho e acho que vou ler rapidamente para ver depois a adaptação. Espero gostar também.
    Enfim...Parabens pela sua postagem. ADOREI

    lovereeadmybooks.blogspot.com.br

    Se cuida linda e tenha um BOM FINAL DE SEMANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é melhor mesmo ler o livro primeiro, Silvana. É rapidinho mesmo :)

      Excluir
  2. Oii Dryh. Não assisti esse filme e nem li o livro porque fiquei meio na dúvida sobre ser bom ou não. Eu prefiro sempre ler os livros antes do filme, porque pra mim eles são os melhores... beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eitaaa! Agora eu fiquei confusa, viu? kkk Bom, irei ler esse livro e depois vou ver o filme. Sinceramente espero gostar dos dois, vamos ver!
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  4. Tô louca pra assistir esse filme, mas quero ler o livro primeiro pra fazer a comparação.
    Adorei!
    beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito assistir! Só estão falando coisas boas sobre o livro e o filme :)
    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Dryh vi alguns comentário que comparado ao livro ficou bem inferior a adaptação de qualquer maneira quero ver, mas antes quero ler o livro!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  7. Eu li resenhas medianas sobre o livro e isso me desempolgou muito, depois fui ver as críticas do filme e acabei desanimando ainda mais. Acho super legal esse recurso d imagem preta e branca para a colorida, mas se o o filme não emociona, não vai ser sacadas legais como essa que vai salvá-lo para mim. De qualquer forma, espero estar errada e que "O Doador de Memórias" me surpreenda! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só o final que deixa a garganta um pouco apertada, mas não emociona mesmo! Espero que você goste tanto do livro quanto do filme, Jéssica :)

      Excluir
  8. Pretendo ir assistir esse filme na terça!
    Estou mais animada depois de ler sua opinião, porque vi muitas coisas negativas sobre o livro. Eu vou iniciar a leitura dele hoje pra quando assistir poder comparar. E estou impressionada por você ter gostado mais do filme, é raro isso acontecer com adaptações, né? :D

    Beijos,
    Fer - http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. raro mesmo, e eu não sei se fico feliz por ter gostado mais do filme (coisa que quase nunca acontece) ou triste porque o livro não foi lá graaaaande coisa *-*

      Excluir
  9. Oie,
    poxa, quero ler o livro e ver o filme. Ainda não fiz nenhum dos dois.
    Parece ser mto bom!!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não li o livro e nem assisti ao filme, mas é raro acontecer de a adaptação cinematográfica ficar melhor do que o livro. Lerei e assistirei para ver o que acho.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  11. Oi Dryh,
    Nossa quero muito ver o filme, mas eu tenho uma coisa de ter que ler antes de ver o filme que eu não aguento, apesar de alguns pontos negativos que muita gente vem ressaltando ainda não perdi minha curiosidade!!

    Bjos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii, Dryh! Eu fico muito feliz que vc tenha gostado e nem me surpreendo de ver alguém falando que o filme é melhor que o livro, ultimamente anda acontecendo muito. Mas, eu assisti "O Doador de Memórias" e não achei legal :( A história é sim muito bonita, mas sei lá, fiquei com a sensação de que faltou alguma coisa... Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comigo já aconteceu umas três vezes *-* não gostou, mesmo? Eu só não curti muito o final, mas o resto mexeu muito comigo :)

      Excluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...