De olho no autor #9: Mylena Araujo

Oiee pessoas, tudo bem com vocês?

No De olho no autor de hoje, nós vamos conhecer um pouco da Mylena Araujo, autora de A herdeira de Ótavos.


É uma escritora nacional de ficção/sobrenatural e fantasia. Natural de Fortaleza, nascida em 2 de setembro de 1991. Seu gosto pela leitura começou com os livros da saga Harry Potter, desde então passou a escrever fanfics inspiradas no famoso bruxinho. Publicou seu primeiro livro “O Mundo de Marguerite Sülever” em 2013, posteriormente mais dois volumes da quadrilogia Elyse Dark. Atualmente a autora dedica seu tempo a sua primeira trilogia fantástica “Valera" estreando na 23º Bienal Internacional de São Paulo com o vol. 1 - A herdeira de Ótavos, que traz aventura e ação. Como diz Peter Pan: “Pensamentos felizes te fazem voar”.




1.  Como foi seu primeiro contato com a leitura? 
R: Na época do fundamental, mais ou menos na 4º Série. Estava na biblioteca, estudando uma prova super importante, quando as remessas do livro “O anel dos Nibelungos” chegou e me apaixonei pela leitura. Depois disso li a saga completa de Harry Potter ao longo do tempo... Até hoje é a minha predileta. Devo dizer que foi uma das melhores fases da minha vida.

2. Quando você começou a escrever? 
R: Aos 15 anos. Escrevia fanfics inspiradas nas criaturas mágicas de Hogwarts, quase trinta arquivos. Publicava todas no jornal do colégio, mas a primeira vez que lancei um livro de minha autoria foi no ano de 2012.

3. Quais são suas inspirações para escrever? Tem algum autor como referência?
R: Nossa... tenho tantos, mas devo dizer que Clarice Lispector e J.K Rowling me trazem bastante inspiração. Não no gênero literário que elas escrevem, mas a forma como descrevem seus pensamentos. É algo tão significativo e único, que me deixa realmente calma para criar minhas histórias.

4.  Os personagens foram inspirados em pessoas que você conhece? Você tem algum personagem favorito, um queridinho?
R: Bem, os meus personagens são inspirados de acordo com a qualidade e defeitos de pessoas que conheço... Geralmente a maioria dos membros da família. Para mim é difícil escolher entre tantos personagens já criados, mas acho que escolheria “Natasha”, ela faz parte do meu novo lançamento. É uma mulher batalhadora, que enfrentou perigos, tristeza e o abandono, mas que faria tudo de novo para proteger a filha. Seria a minha predileta, por assim dizer...

5. Quanto tempo levou para escrever seu livro e como foi a experiência? 
R: Em média levo oito meses, mas o meu novo lançamento “A herdeira de Ótavos”, demorou dois anos, é o primeiro livro da Trilogia Valera. Foi uma boa experiência, me identifiquei bastante com todos os personagens. Vivi o sofrimento, as vitórias de cada um deles. E ainda estou nesse mundo de magia, escrevendo os próximos volumes.

6. Quais são as dificuldades para que um autor consiga ter seu livro publicado e conhecido no mercado literário brasileiro? 
R: Devo dizer que a falta de prestígio perante a literatura nacional. Muitos autores esperam longos meses para que suas obras sejam avaliadas por grandes editoras, e na maioria das vezes nem chegam a ser lidas. As editoras precisam dar lugar aos nacionais, temos muitos escritores fantásticos que surgem a todo o momento, só é preciso divulgação e compreensão.

7.  Para você, qual a melhor coisa em escrever?
R: Sem dúvida, as histórias que podemos viver com apenas um pensamento e um pedaço de papel. Eu mesma me imagino sendo um dos meus personagens. Nesse exato momento, sou Lin, a coadjuvante do meu lançamento, um anjo que buscará sua liberdade ao lado da verdadeira amizade.

8.  Como foi criar, do zero, um novo mundo/reino?
R: Ual! Essa é uma ótima pergunta. Sempre gostei do gênero fantasia, adoro as obras de Tolkien e resolvi me aventurar nesse lado mágico. Criar o reino de Valera foi sem dúvida uma experiência gratificante... Pensei, estudei, imaginei cada trecho e detalhes para descrever o reino dos meus sonhos. E espero que os leitores o achem interessante.

9.  Qual livro nacional você recomenda? Por quê?
R: O alquimista de Paulo Coelho. É um livro de leitura igualmente simples, que te faz correr atrás dos sonhos e jamais desistir. Tem muitos significados que levam a mais pura verdade sobre o caminho na qual escolhemos seguir.

10.  Poderia nos contar um pouco do seu livro?
R: A herdeira de Ótavos, primeiro livro da Trilogia Valera – Conta a história de Eena, uma jovem que não conhece seu próprio passado, mas que está destinada a uma grande jornada. A primeira delas será a profecia, lançada pelo Rei Ótavos na tentativa de acabar com a maldade do príncipe Barron. Ela enfrentará descobertas e escolhas, em um reino lendário e poderoso, repleto de criaturas mágicas.

11. Você tem algum recado para os leitores?
R: Primeiramente quero agradecer a oportunidade de participar dessa entrevista. Segundo um grande abraço a todos os leitores que acompanham minha jornada desde o começo, devo tudo a vocês... E como a obra de Paulo Coelho revela... Jamais desistam de seus sonhos.

MilkMilks
Dryh Meira

7 comentários

  1. Oi Dryh.
    Adoro essas entrevistas que você traz aqui no seu cantinho.
    Ela se inspira em ótimos autores, a assim como ela eu também gosto do livro citado de Paulo Coelho apesar de muita gente torcer o nariz pra ele.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca li nenhum livro do Paulo, mas vou procurar conhecer alguns ^^

      Excluir
  2. Que capaz lindas heim! Adorei a entrevista! Sucesso para a autora!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  3. Oláa!
    Adoro conhecer novos autores e ler um pouquinho mais sobre eles e suas opiniões. Muito legal essa coluna onde você dá espaço aos autores e ainda nos dá ótimas dicas com os livros deles, pelo menos pra mim, que sempre acabo indo pesquisar mais sobre a obra de cada autor que vejo. rs

    Beijos,
    Fer - http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Dryh!
    Adoro conhecer um pouco mais sobre os autores, é muito interessante poder saber como foi a jornada deles até o momento de se decidir por ser escritor. E até mesmo saber como é a vida de escritor não é mesmo? Tem gente que acha que é só alegria, mas podemos perceber que não é só isso não.

    Beijos
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a vida deles é bem mais complicada do que a gente imagina, né?!

      Excluir
  5. Oi Dry,

    Nossa quanto livro ela escreveu O.O
    São todos do gênero que gosto!
    Adorei conhecer a autora!
    Muito interessante esta sua coluna!
    Bjos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...