O oceano no fim do caminho

Titulo: O oceano no fim do caminho
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 208
Edição: 1
Lançamento: 2013
Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Resenha

Quando comecei a ler esse livro, esperava uma história comum, nada mais. Acabei me deparando com uma história totalmente mágica, e um pouco confusa.
Só quando parei para fazer essa resenha é que percebi que o nome do protagonista não é mencionado, mas não é isso que torna a história confusa.

Há quarenta anos, os pais do personagem principal estavam passando por dificuldades financeiras, então alugaram o quarto do menino para várias pessoas, cada uma delas com uma história, e todas foram embora, até um certo homem aparecer. Esse homem era o Minerador de opalas, e atropelou o gato de estimação do garoto, que nunca teve amigos, sempre gostou de ler e de viver em seu mundo escondido.

Algum tempo depois, esse homem roubou o carro da família que o hospedou e se suicidou dentro dele, despertando certas forças que nunca deveriam ter sido chamadas, e é aí que entra Ursula.
Ursula é a nova moradora do quarto do garoto, mas ela também vai cuidar das crianças e da casa, já que a mãe dele conseguiu um emprego. Acontece que essa Ursula é uma das forças ou criaturas que foram despertas, e ela está disposta a ter tudo o que quer, inclusive a família do garoto como seu brinquedo.

Um pouco antes de Ursula aparecer, o garoto conheceu Lettie Hempstock, uma garota poucos anos mais velha que ele, que morava na fazenda Hempstock com sua mãe e sua avó. No quintal da fazenda, havia um lago, que para as mulheres Hempstock era um oceano, O oceano. Lettie acreditava que ela e sua família haviam atravessado o oceano, vindos da velha pátria.
“— Não é um lago — corrigiu Lettie. — É o meu oceano. — E virou-se paramim dizendo: — Venha.” 
A história se resume em Lettie e o garoto tentando expulsar Ursula do mundo deles, tentando mandá-la de volta para a casa dela, mas é impossível não notar o quão confuso é o garoto, que tem apenas 7 anos de idade. Os sentimentos dele e a forma com que ele lida com os problemas foi nova para mim, nunca tinha visto um personagem tão novo agir de forma tão corajosa e inovadora, e isso me impressionou bastante.

A leitura é rápida, e a história é bem bacana, mas não chega a ser uma das minhas favoritas. Enquanto lia o livro, tinha a sensação de que não iria gostar do final dele, e sinceramente, queria terminar de lê-lo o mais rápido possível para já começar a ler outro livro. Odeio me sentir assim enquanto leio um livro, mas não posso evitar quando a história não me prende ou algo parecido.

A verdade é que o livro não me conquistou, eu até gostei da história, mas não “deu”, sabe?
Vi bastante gente elogiando bastante esse livro e dando á ele nota máxima, mas infelizmente eu não serei como eles. Repito, a história é boa, não estou dizendo o contrário, só digo que ela não me conquistou da forma que eu achei que seria.


MilkMilks
Dryh Meira

15 comentários

  1. Parece ser um livro interessante, mas a história parece um pouco confusa. Acho que não fiquei muito interessada em ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um pouco confusa sim, se soubesse disso antes de lê-lo, com certeza não o leria *-*

      Excluir
  2. Ainda não li esse livro, e ando vendo vários opiniões diferentes sobre ele, uns amam, outros odeiam e tantos outros acham mediano, fico totalmente confusa, rsrs.
    Mas pretendo lê-lo futuramente.

    Bjim!!!

    Tammy -Livreando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também vi algumas opiniões diferentes, mas me senti um pouco aliviada quando vi que não fui a única a não amar o livro *-*

      Excluir
  3. Parece ser bem confuso mesmo o.O
    Li várias resenhas sobre este livro, mas pra mim também não "deu", rs. Não chamou minha atenção.
    Ótima resenha! Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. As vezes acontece, não sentimos aquela empolgação com o livro e ele me parece de fato um pouco confuso.
    Adoreia resenha e a sua sinceridade
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. odeio quando isso acontece *-* e o problema é que eu estava um pouco empolgada para lê-lo *-*

      Excluir
  5. Oi!
    Que chato o livro não ter te conquistado, to com vontade de ler tanto pelos assuntos abordados tanto pelo autor.
    Beijos
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda não li os outros livros do Neil, mas são todos do mesmo assunto??

      Excluir
  6. Como assim o livro não te conquistou? Ai ta sendo a melhor leitura do ano pra mim. Gosto é gosto mas tente mais obras do Gaiman, ele tem pra todos os gostos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mesmo? Uia, que sorte! Ainda não li os outros livros do Neil, mas depois de me decepcionar com esse, nem vou arriscar *-*

      Excluir
  7. Olá Dryh,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, mas essa é a segunda resenha negativa que leio desse livro e agora estou na dúvida...parabéns pela sua resenha....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, Marco ^^ eu também vi algumas resenhas negativas dele, mas têm várias positivas também :)

      Excluir
  8. Esse livro realmente parece ser confuso... e já não fui muito com a cara dele pelo fato de o protagonista não ter um nome... o que me deixou intrigada.
    Mas adorei a capa... elas sempre me fascinam

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...