Os Meninos da Rua Paulo

Olá a todos,

Hoje trago a resenha de um livro que me emocionou bastante, além disso, me trouxe uma incrível sensação após a leitura, uma nostalgia, talvez? Descobriremos isso na resenha!

Título: Os Meninos da Rua Paulo
Autor: Ferenc Molnár (tradução de Paulo Ronái)
Editora: Companhia das letras (cortesia)
Lançamento: 2017 (originalmente publicado em 1907)
Páginas: 280
Sinopse: Publicada em 1907, a história dos meninos que travam batalhas pela posse do “grund” da rua Paulo, um pedaço de terra cercado onde se brinca à vontade, é conhecida por leitores de todo o mundo. A luta pelo “grund” vai além da vontade de comandar o local: ali, infância e fantasia prevalecem sobre as imposições do mundo adulto. O espírito de aventura, amizade e heroísmo presente nesta obra é capaz de transpor qualquer barreira de tempo, espaço ou idade. Esta nova edição conta com, além dos textos presentes na anterior, uma orelha assinada por Luiz Schwarcz, um posfácio de Michel Laub e um glossário.

Resenha

Os Meninos da Rua Paulo é um livro infanto-juvenil escrito pelo hungáro Ferenc Mólnar, não se enganem, ele escreveu livros para o público adulto também. O título da obra se refere aos meninos da rua Paulo, localizada em Budapeste, especificamente, os meninos da Sociedade do Betume (betume é uma cola que era usada para fixar janelas em paredes).

Como outros tantos escravos, libertos de repente, cambaleavam naquela abundância de luz e de ar, ao retomar contato com a cidade viva, ruidosa, movimentada, essa mistura confusa de carros, ruas e lojas, que eles deviam atravessar para chegar em casa. 

Boka, Csele, Csónakos, Kende, Kolnay, Weiss, Geréb e Nemecsek são os garotos que formam essa sociedade, que se reúne em um grund, uma espécie de terreno baldio. A sociedade é organizada, onde itens como disciplina e hierarquia devem ser respeitados, sendo Boka o capitão do grupo. A estadia dos meninos fica ameaçada quando os Camisas-vermelhas, outro grupo comandando por Chico Áts, tenta invadir o grund dos meninos.

É sua planície, sua estepe, seu reino; é o infinito, é liberdade. Um pedacinho de terra

A odisseia em Budapeste começa quando um dos camisas-vermelhas levou a bandeira da Sociedade do Betume. Ameaçados, Boka, Csónakos e Nemecsek decidem invadir o grund dos camisas-vermelhas e deixar o seguinte aviso; ``Os rapazes da rua Paulo estiveram aqui´´.
Além de tratar das angústias e felicidades de ser uma criança, com uma forma genuína, o livro narra também a luta desses dois grupos de meninos. De certa forma, o conflito, que parece ser algo completamente fútil, (já que se tratam de crianças) é uma lupa sobre como olhamos para a juventude, podendo trazer o leitor reflexões.

Com 253 páginas (na edição da Cia das Letras), os meninos precisam provar ser leais a amizade, a verdade e também a compaixão, caso queiram ficar com o grund. Alguns personagens, como o Nemecsek, mostram os valores de lealdade dos meninos com o grupo. Escrito em 1907,o clássico húngaro não trata da Hungria, porém, o final da história dos meninos vai refletir o processo pelo qual o país passou na época.

Ferenc Molnár escreve com sensibilidade em uma linguagem um tanto universal, que consegue transpassar angústias de 1907 até a nossa atualidade. A estória dessa briga entre duas sociedades de garotos deve ser lida sem recomendação de idade, já que as palavras bem escolhidas do autor emocionam quem nunca chegou a brincar na rua. Escrito em terceira pessoa, o autor deixa escapar que ele mesmo chegou a participar da Sociedade do Betume.

A edição da Companhia das Letras está simplesmente incrível, a tradução é o maior destaque. Paulo Rónai, que nasceu na Hungria, foi o encarregado de traduzir a edição, além disso, ele deixa notas de muito valor nas páginas. Lançado anteriormente pela Cosac Naify, essa edição da Cia é bem acabada e conta com a orelha de capa assinada pelo diretor da editora, Luiz Schwarcz.

Recomendo Os Meninos da Rua Paulo para todos, por que vocês ainda não leram esse clássico incrível? Os Meninos da Rua Paulo é um livro bom que tem o poder de se comunicar com todos, além disso, me faz querer eternizar a linda estória desses garotos.

10 comentários

  1. Esse livro é lindo, lindo, lindo <3 também recomendo para todos. Vou até fazer uma releitura, li há mais ou menos cinco anos. Faz um tempinho e quero uma leitura assim para hoje.
    Beijos, Heitor.
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa parece um daqueles livros para relembrar a infância, e tocar nossos corações com questões que nos relembram de coisas simples da vida, que deixamos de lado ou nos esquecemos ao longo do caminho.

    ResponderExcluir
  3. Que legal um livro com edição em 1907 e reeditado para publicação. Gosto porque o que está aí com certeza é algo de luta do passado mas é algo para ser usado no presente. Nossa, gostei bastante do que você escreveu e se não lesse uma resenha acho que não olharia para ele.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Fico feliz em saber que a editora reeditou um livro publicado em 1907. Lendo a sua resenha e conhecendo um pouco a trama do livro, eu tive certo interesse pela história, me animei mais ainda ao saber que ela te arrancou lágrimas e te agradou. Adicionei na minha lista de desejados e irei fazer a leitura assim que possível! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  5. Heitor que incrível essa resenha menino, fico feliz que tenha gostado tanto assim da obra e pretendo com toda certeza ler em breve, sua resenha só me encantou, além do mais, gostei muito do enredo e a história abordada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Hey!

    Não conhecia o livro, ele me chamou muita atenção, parece muito bom, vou adicioná-la na lista de próximas leituras.

    Sucesso.
    Fonte Literária

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Primeiramente eu sou muito fã de Infanto Juvenil e com isso o livro já me ganha, e depois de ler a sua resenha só fortalece que eu preciso ler a obra kjkk. Acho a capa bem legal. E o fato da tradução ter ficado muito boa ganha ainda mais pontos comigo. Enfim, espero poder ler o livro em breve e amar assim como você. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Nossa eu não conhecia esse livro, mas adorei a história, parece ser muito linda e inspiradora <3 Além de a capa ser muito chamativa. Vou incluir nas minhas próximas leituras!

    ResponderExcluir
  9. Oiii. Esse livro parece dar gostinho de nostalgia, vontade de prestar mais antenção nas coisas simples. Achei fofo e adorei a dica!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Nao conhecia a obra, e a mesma não despertou a minha curiosidade, então vou passar a dica dessa vez.
    Mas a sua resenha está bem legal.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...