Melhores amigas

Oláá pessoas \0/

Melhores amigas é um dos lançamentos de fevereiro da editora Rocco, e o primeiro livro da Emily Gould a ser publicado aqui no Brasil. Além deste, ela também escreveu And The Hearts Says Wathever.
Bom, já adianto que não foi bem o que eu esperava, mas também não foi de todo ruim. Bora?

Título: Melhores amigas
Autora: Emily Gould
Editora: Rocco (cortesia)
Páginas: 256
Edição: 1
Lançamento: 2017
Sinopse: Bem-sucedido romance de estreia de Emily Gould, Melhores amigas pinta um retrato honesto e bem-humorado da mulher na faixa dos 20 e tantos aos 30 e poucos anos hoje, com suas expectativas e seus questionamentos. Segundo da coleção Geração Ha, o livro acompanha as trajetórias de Bev e Amy, amigas de longa data que chegaram aos 30, mas ainda não encontraram seu rumo na vida, entre escolhas pessoais e profissionais duvidosas. Ao longo da trama, entre sushis, taças de vinho e cigarros ocasionais, elas dividem seus planos e suas incertezas uma com a outra. Mas a amizade é posta à prova quando o plano de Amy de morar com o namorado naufraga, ao mesmo tempo em que Bev engravida de um desconhecido. Juntas, elas terão que descobrir se a amizade é capaz de resistir à força do tempo e às reviravoltas da vida, nesta deliciosa crônica da vida da mulher moderna.
Resenha 

Amy e Bev são melhores amigas desde que passaram a trabalhar juntas. Ambas tinham se mudado para Nova York sonhando em ter uma vida perfeita por lá, sonhando o mesmo sonho de tantas outras pessoas que saíam do Meio-Oeste ou de qualquer outra parte dos EUA para viver em NY, que parecia ser a terra das oportunidades. Mas a realidade era bem mais pesada do que elas imaginavam, e não demorou muito para perceberem que seus sonhos ficariam um pouco de lado, enquanto lutavam para manter um teto sob suas cabeças.
Agora, no início dos trinta, a amizade entre as duas melhores amigas começa a ficar abalada quando seus caminhos começam a se separar, e o apoio mútuo que antes existia vai desaparecendo enquanto elas tentam encontrar soluções para seus problemas.

“Bem, ainda somos relativamente novas, sabe? Estou certa de que todos os tipos de coisas inimagináveis acontecerão. – página 58

Amy planejava morar com Sam, seu namorado, agora que o aluguel de seu apartamento havia aumentado, mas ele queria ir para a Espanha e aproveitar uma oportunidade única, e seu emprego não ia às mil maravilhas, o que poderia piorar ainda mais a situação.
Bev tinha engravidado de um “desconhecido”, e, ainda dividindo o apartamento com outras garotas e trabalhando em empregos temporários, sabia que não podia cuidar de uma criança, principalmente porque ainda tinha créditos estudantis para pagar, mesmo tendo abandonado a faculdade. Mas a ideia de abortar também não lhe parecia tão maravilhosa, e ela precisava tomar uma decisão rápida.

Quando vi a capa e a sinopse deste livro, imaginei que seria um daqueles onde as personagens passam por várias coisas ao longo da história, mas que fazem o leitor rir de suas desgraças. Confesso que encontrar algo mais maduro e sem traços de humor (pelo menos eu não encontrei nenhum) me decepcionou um pouco, mas ver uma história que poderia muito bem ser real, considerando que as personagens são bem reais e humanas, me encantou.

Acho que todo mundo já imaginou que, quando crescesse e finalmente se tornasse adultx, conseguiria realizar todos os seus sonhos, e, chegando aos 30, já teria uma casa, talvez um carro, um emprego fixo e confortável e uma vida amorosa estável, certo? Ou pelo menos é o que vemos nos filmes, nas séries e em alguns livros. Bom, Amy só tinha a vida amorosa estável, e Bev nem isso. Ambas haviam feito escolhas um tanto ruins no passado e agora tentavam consertar, ou, no caso de Amy, esperava a solução cair do céu.
Não consegui gostar de nenhuma das personagens, acho que porque ambas mostraram um caráter duvidoso em algumas partes da história, então as julguei um pouco. Mas, como eu disse antes, elas são humanas. Gostei menos de Amy, que parecia estar sempre jogando seus problemas em Bev, sem nem mesmo perguntar como a amiga estava. E o pior é que, como ela tinha sido “famosa” por um curto período graças ao seu antigo emprego, agora ela se achava boa demais para certos empregos, então preferia passar fome a trabalhar com certas coisas. Além de orgulhosa, a achei um pouco mesquinha e egoísta. Já com Bev foi um pouco diferente, principalmente por causa da gravidez indesejada, e da forma como ela lidou com isso tudo.

Perguntou a si mesma se contava ser bom quando você fazia a bondade por motivos puramente egoístas. Provavelmente não, mas quem ligava? O importante era o que você fazia, não como se sentia. – página 240

Gostei do livro, no geral. As situações pelas quais as personagens passam já devem ter acontecido com muita gente, e a forma como elas lidam com elas foi, na maioria das vezes, boa. Só o final que me pareceu ter ficado um pouco perdido, acabou de repente, apesar de ter sido de uma maneira que eu, particularmente, gostei. A escrita da autora não é tão leve e rápida quanto eu imaginei, e algumas partes ficaram um pouco cansativas, então eu demorei bem mais do que achei que demoraria para terminar de ler o livro. Foi uma leitura boa, mas não me “conectei” com as personagens, e não foi muito marcante, nem emocionante, nem tocante. Não diria que totalmente decepcionante, mas, felizmente, eu não tinha expectativas.


19 comentários

  1. Ola Dryh
    Eu ja conhecia o titulo, mas confesso que quando li a sinopse nao chamou a atenção. Gostei de poder ler sua resenha e saber um pouco mais a respeito. Imagino mesmo que trate de situações mais maduras, mas seria interessante se houvesse humor pela menos para envolver mais ne?!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e fiquei bem interessada! A proposta parece ser bem legal e bem atual e típica mesmo :)

    Beijos,
    Clarissa do Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não conhecia o livro e gostei muito da premissa. essa coisa de idealizar como estaremos nos 30 anos é bem complicado,. ter uma vida amorosa estável jé seria mais que muito pra todos... rs. Quero muito ler, porque acho que me identificarei.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dryh!
    Que pena que não foi como você pensou. Eu também achei que seria algo um tanto mais engraçado e maduro...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Achei a proposta interessante, ainda mais por ter NY como cenário, uma cidade que amo. Só que me incomodou um pouco essa questão deste final largado. Me parece um chicklit, estilo que me toca o coração de tanto que amo, mas neste caso, deixarei essa leitura passar.
    Beijos
    Sorteio do Livro Louco por Você

    ResponderExcluir
  6. Oie amore,
    Que capa linda... e o título também, ainda mais nos dias atuais que está cada vez mais escasso esse termo “melhores amigas”.
    Anotei a dica aqui, parabéns pela resenha!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  7. Oi. A capa do livro é linda, mas pela sua resenha não senti muita vontade de ler. Acreditava que haveria algo de humor, por do tema amizade e dos dramas de se tornar adulto.
    Quem sabe em um outro momento eu resolva ler.
    Beijos:*

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    Não conhecia o livro ainda, porém adorei a capa.
    A sinopse não me chamou a atenção assim como a resenha, pq não tem a ver comigo e meu estilo de leitura mesmo.
    Mas parabéns pela sua escrita e dedicação em falar tão bem de um livro que com certeza fará quem gosta e aprecia esse tipo de leitura, se sentir muito bem.
    Parabéns pelo blog e pela resenha xoxo ;*

    ResponderExcluir
  9. O fato de não haver traços de humor não seria um problema pra mim, pois gosto de histórias mais maduras mesmo. A vida adulta realmente prega umas peças na gente... e pensar que tem gente torcendo para creacer logo... elea não sabem o que estão desejando! Hahaha
    Não conhecia o livro, mas curti o enredo e leria.

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Adorei a capa do livro, e parece que captou bem a mensagem do livro.
    Apesar da trama ter me deixado curiosa pra ler, não acho que faria leitura pelas suas ressalvas do final. Acho que os detalhes que você não gostou, me atrapalhariam a aproveitar a trama e demoraria a ler também, então não pretendo ler.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  11. Poxa, que pena que não se conectou aos personagens. Isso é muito ruim, não consigo me envolver quando isso acontece.
    Não esperava que a escrita da autora fosse da forma que você descreveu. Esperava algo leve e rápido.
    Até gostei da história, mas acho que essas coisinhas me incomodariam ;/


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii tudo bem??

    Juro que quando vi a capa achei que se falava daquelas amizades infantis tipo "Best Friends Forever" e desanimei, mas a sua resenha me mostrou que não era nada do que estava pensando.
    Tenho curtido ultimamente romances com pessoas mais velhas, e nada de 15, 16 ou 17 anos. Que é mega cansativo.
    Apesar de não ter sido surpreendente e ter dado 3, me interessei.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde
    Adorei a sua resenha, entretanto, no momento estou fugindo de leituras que tenham partes cansativas, pois vim de uma que passei 12 dias pra ler, e fiquei traumatizada, mas irei anotar a dica pra quando essa fase passar kkkkk, parabéns pela ótima escrita!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Dryh!
    Ainda não conhecia esse livro, mas gostei muito de conhecer suas impressões. Confesso que quando comecei a ler sua resenha tinha a mesma impressão que você sobre a obra que ele seria dessa forma e fiquei levemente decepcionada por o livro não ter sido o que você esperava. Apesar de você dizer que é uma leitura que que te agradou, no geral, é uma obra que não despertou minha curiosidade em ler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oi Dryh,

    Eu acho a premissa do livro bem bacana, mas acho que o desenvolvimento deixou a desejar, pois achei a escrita da autora também meio arrastada em alguns momentos. Mas no geral foi um livro legal de ler, só esperava mais dele, rs.

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá, aparentemente o livro parece ser algo fácil e interessante de ler, mas pela sua premissa me pareceu uma leitura cansativa e um tanto sem graça pra mim. Passo a dica, mas gostei de ler sua análise , bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?
    Lendo a sinopse imaginei, assim como você, que o livro traria um certo tom de humor em meio aos problemas e é uma pena que não tenha sido trabalhado dessa forma. É complicado quando não conseguimos nos conectar com as personagens, ainda mais quando elas são escritas se assemelhando ao real, não é mesmo? Mas que bom que deu para aproveitar algo da história e que esse final de repente tenha te agradado!


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  18. Olá Dryh...
    Confesso que assim que eu vi essa capa, também imaginei que se tratava no minimo de um chick lit e a sua resenha me surpreendeu bem por conta da negação. Acho que o fato de não se ligar a nenhum personagem faz o livro perder o encanto pra mim, por isso, esse livro nao é pra mim de fato.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da capa do livro, não conhecia a autora!

    A sinopse também é bem atrativa, gostei.

    Acredito que a ausência de humor nas situações em que as duas amigas se encontram em muito me agrada. Gosto quando as coisas vão maispara a realidade do que para o pastelão. Acredito que o livro me daria muita coisa pra pensar e refletir.

    Me interessei bastante, ótima indicação!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...