De olho no autor #60: Paulo Mateus

Oláá pessoas

Lembram-se do Paulo Mateus, autor do livro Fuga para o paraíso? Pois é, o De olho no autor de hoje é com ele! Confesso que estava mega curiosa para receber as repostas, porque queria muito saber se o livro teria continuação...haha'
Para quem não lembra do autor, fiz aqui um post apresentando-o, e aqui a resenha do livro :)

Resenha - Amazon

1. Como foi seu primeiro contato com a leitura? Foi ao mesmo tempo em que começou a escrever? 
P.M.: Meu primeiro contato com a leitura foi através da minha avó, lendo os livros que encontrava na casa dela, e posteriormente com a escola, isso me ajudou a gostar de ler. Comecei a escrever com uns 15 anos, postando meus textos em um blog que tinha em conjunto com outras pessoas, hoje o blog já não existe mais, e uso a Amazon para publicar.

2. De onde veio a inspiração para os personagens de seu livro? As características foram “tiradas” de alguém real ou todos foram totalmente criados por você? 
P.M.: As características dos personagens foram surgindo a medida que ia escrevendo, tentei criar personagens que não fossem muito chatos ou inconvenientes. Não usei pessoas reais em que pudesse me basear para criar a personalidade deles.

3. Sabemos que fantasia e ficção científica são os seus gêneros favoritos. Algum livro, filme ou até mesmo série, serviu de inspiração para a história de Fuga para o paraíso?
P.M.: Me inspirei bastante no anime Ergo Proxy, que descreve um mundo devastado e com poucos recursos, onde os sobreviventes vivem cercados por tecnologias avançadas e pelos problemas criados por ela. Os livros de Isaac Asimov também me inspiraram bastante.

4. Quanto tempo levou para escrever Fuga para o paraíso, e como a história em si te afetou, como autor e leitor? 
P.M.: Eu tinha me planejando para escrever o livro em três meses ou menos, mas isso acabou não acontecendo, por imprevistos ou por mudanças na história. Acabei terminando o livro em quatro meses. Eu diria que o livro me afetou bastante como autor, evoluindo minha capacidade de escrita e de imaginar histórias, sendo - na minha opinião - o melhor livro que escrevi até o momento. Já como leitor eu me senti feliz, pois quando peguei a obra finalizada gostei bastante do que tinha feito. E imagino que as outras pessoas vão gostar também.

5. Para você, qual a melhor coisa em escrever? 
P.M.: A melhor coisa em escrever é saber que outras pessoas poderão ler sua história. E mergulhar no mundo que você criou, quando você publica o seu trabalho e alguém deixa um comentário dizendo que gostou você se sente realizado. Seu trabalho agradou alguém.

6. Sei que essa pode ser uma pergunta difícil, mas qual seu livro preferido? Pode ser um dos seus, ou de algum colega escritor, nacionais, estrangeiros...
P.M.: Acho que um dos meus livros favoritos é o Diário de Anne Frank, um livro capaz de mudar seu jeito de ver o mundo.

7. Se pudesse ser um personagem, qual seria? Por quê?
P.M.: Acho que eu iria querer ser a Cristina, para poder ver o mundo além da redoma.

8. Qual livro nacional você recomenda? Por quê?
P.M.: Eu recomendo A Batalha do Apocalipse, do Eduardo Spohr. É um livro nacional de fantasia de ótima qualidade, bem melhor do que vários estrangeiros que tem por aí.

9. Poderia nos contar um pouco do seu livro, para que os leitores conheçam a sinopse pelo ponto de vista do autor?
P.M.: Em um futuro não muito distante a sociedade humana globalizada que temos hoje vai mudar radicalmente. Dando lugar a um mundo devastado e vazio, onde pequenos impérios surgem e tentam viver isolados do mundo exterior. Em uma destas cidades - a mais poderosa até onde se sabe - você vai encontrar uma sociedade aparentemente perfeita, mas cheia de problemas que só aumentam. As pessoas comuns não sabem muito do que acontece além da redoma, e o governo se esforça para alcançar suas ambições cada vez maiores. É nesse cenário que o Éden surge, dando às pessoas a chance de se afastarem e entrarem em um mundo perfeito completamente moldado para elas.

10. E, para finalizar, você tem algum projeto chegando por aí? Uma possível continuação de Fuga, talvez, quem sabe...haha’
P.M.: Em relação ao Fuga para o Paraíso escrevi dois contos que se passam no universo criado no livro, um deles já está disponível na Amazon, o outro deve sair até o final do mês. No momento ainda não tenho intenção de escrever uma continuação do livro. Mas já estou trabalhando em outro projeto, ainda está bem no começo, mas posso dizer que vai ser outra distopia.

*
Ok, não é uma continuação em si, mas fiquei satisfeita em saber que o autor está para escrever uma distopia, e que escreveu dois contos se passando no universo do livro. Gostei...hehe'

18 comentários

  1. Eu ainda não conhecia o autor e achei a capa do livro muito bonita. Fiquei curiosa com o livro e também com os contos que ele escreveu no mesmo universo. Desejo muito sucesso ao autor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    eu não conhecia o autor e nem a obra dele. Gostei de saber um pouco mais sobre ele e a forma como qual se expressa, acho isso sempre muito válido.
    Desejo sucesso.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie! Tudo bem?

    Amei as resposta do autor e concordo com ele sobre o livro do Eduardo! É uma fantasia de ótima qualidade, e fiquei curiosa sobre essa personagem a Cristina, por causa da resposta dele, acredito que se eu lesse o livro, me identificaria com ela!

    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Adorei conhecer um pouco sobre o autor, pois não o conhecia nem sua obra!
    Mas adorei a capa e sinopse do livro e o achei super simpático, já vou colocar a obra na wishlist, porque adoro livros assim!
    Concordo com ele, O Diário de Anne Frank me mudou bastante, me fez ver o mundo um pouquinho diferente.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu não conhecia este autor mas ainda bem que publicaste conversa com ele e com boas perguntas direcionadas ao seu trabalho! :)

    Fico contente que va publicar uma distopia e que goste de nacionais também! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Apesar de não conhecer o autor e sua obra, fiquei bem feliz de conhecê-lo um pouco mais através dessas respostas e também saber um pouco sobre o livro, o tempo que levou e suas inspiração para escrevê-lo. Parabéns pelo post, beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá, se não me engano li a resenha do livor do autor por aqui. Eu acho.
    Mas gostei de conhecer ainda mais do autor, e do seu processo de escrita e inspiração para o enredo central da obra. Sempre é legal vermos o mais profundo de um escritor, saber como ele chegou na história que chega em nossas mãos.

    ResponderExcluir
  8. Oi.

    Já rinha visto o autor em outro lugar, mas nunca li o livro dele. Adorei as respostas das perguntas e achei bem interessante o livro, e ainda bem que tem esses contos. Vou dar uma procurada nas obras dele depois.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Que pena que não terá uma continuação, mas pelo menos ele escreveu os contos. Gostei de saber um pouco mais sobre o autor, e descobrir como foi o primeiro contato dele com a leitura. Adorei essa postagem.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Bem legal essa sua forma de divulgação dos autores nacionais. Precisamos de mais disso.
    O que achei mais interessante sobre o autor, é que ele gosta de animes. Também gosto bastante. E que leu o Diário de Anne Frank. Um livro esplêndido.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom?
    Adoro entrevista com autores! É ótimo saber um pouco mais sobre eles, seus planos, suas motivações e inspirações para criar novos personagens. Adorei saber que um dos livros favoritos dele é um dos meus também! Ele é realmente um livro capaz de mudar nossa visão de mundo. Quanto as inspirações para os personagens, é uma das poucas vezes que o autor não se inspira em pessoas reais. Enfim! Espero ler a resenha do livro em breve! rs
    Ótima entrevista ^^

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  12. Oi

    Já conhecia o autor, tenho visto bastante divulgação dele e inclusive tenho que fazer uma eu mesma, mas tô bem enrolada com as postagens. Acredito que quatro meses é um tempo bem rápido para escrever um livro, eu tô no meu há mais de um ano! Hahahah
    Gostei da entrevista e desejo sucesso ao autor.

    Bj

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Não conhecia o autor ou a obra.
    Adorei ver a sinopse através do ponto de vista do autor, me interessei muito pela leitura, ainda mais sendo uma distopia escrita por um autor nacional.
    E já tenho o livro aqui em casa e estou louca para ler A Batalha do Apocalipse, será uma das minhas próximas leituras.

    Anotei a dica e pretendo ler.

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Gostei de saber que o autor teve influência da avó para gostar de ler, comigo aconteceu assim também, graças a minha avó, tenho esse amor pelos livros.
    O livro do autor faz meu gênero, e confesso que ainda não conhecia.
    O livro preferido dele, está na minha estante só aguardando leitura <3

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Dryh.
    Você fez ótimas perguntas que através das respostas do Paulo, nos permitem conhecê-lo um pouco melhor.
    Gostei da indicação de leitura dele! O livro já está anotado para uma leitura futura.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Oi querida,
    Adoro entrevista. Me faz ver o autor como ele é. Adoro O Diário de Anne Frank, e acho que todos deveriam ler. Ainda não li o livro do autor, mas quem sabe futuramente.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  17. Bacana ver como pessoas mais velhas sempre influenciam positivamente, né? Esse não é meu genero preferido mas o autor se mostrou tão carismático que sinceramente... Preciso ler! Terminar uma obra em 4 meses ainda assim é pouquissimo tempo, está de parabéns.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Não conhecia o Paulo ainda, adorei a entrevista. Achei legal que ele tenha herdado o hábito de leitura da avó e recomendar A Batalha do Apocalipse já me ganha muitos pontos hahaha vou procurar mais sobre o livro dele!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...