O garoto dos olhos azuis

Oláá pessoas, tudo bem com vocês?

O garoto dos olhos azuis foi um livro que eu conheci ano passado, quando ele ainda tinha sido lançado de forma independente pela autora (eu tinha lido várias resenhas a respeito dele, e o pessoal falava maravilhas a respeito da obra), então, quando eu vi sobre o lançamento dele na bienal, pela Editora Pandorga, fiz questão de anotar no meu caderninho da bienal (como eu chamava), e ir prestigiar a autora. Comprei meu exemplar, consegui meu autógrafo e conheci a Raiza, mas só fui lê-lo mesmo este ano. Bora conhecer a história de Bárbara?

Título: O garoto dos olhos azuis
Autora: Raiza Varella
Editora: Pandorga
Páginas: 376
Edição: 2
Lançamento: 2016
Série: Trilogia Encantados #1

Sinopse: O príncipe encantado existe? Bárbara é linda, loira e bem-sucedida. Desde que assistiu a uma cerimônia de casamento pela primeira vez, ainda criança, seu sonho é apenas um: percorrer o tapete vermelho da igreja, vestida de noiva. Porém, contrariando todas as suas expectativas, ao ser abandonada no altar, a vida de Bárbara desmorona. Ela decide voltar à cidade natal e passa a viver com os irmãos e mais dois amigos. Todos homens. Com a ajuda de Vivian, uma espécie de Barbie Malibu, Bárbara tenta superar sua decepção amorosa recente e uma da adolescência, que volta com tudo à sua memória: o garoto dos olhos azuis. Será que o cavalo branco só passa uma vez? É isso que Bárbara vai descobrir com bom humor, jogo de cintura e uma pitada de neurose, em O Garoto dos Olhos Azuis, romance de estreia de Raiza Varella.
Resenha

Quantas vezes um coração podia se partir? – página 86

Desde criança, o maior sonho de Bárbara é se casar. É entrar na igreja vestida de branco, de braços dados com o pai, e ver no altar uma pessoa que a olhe como se ela fosse a coisa mais linda e preciosa de todo o mundo. E isso estava prestes a acontecer, não fosse seu noivo e sua “melhor amiga” se apaixonarem, e ela ser abandonada no altar. Desconsolada, Bárbara volta para a casa dos pais em Santa Catarina, tentando juntar os pedaços de seu coração.

Em menos de uma semana, eu perdi meu noivo, minhas duas melhores amigas, minha casa e encontrei a pessoa que mais me humilhou na vida. Na minha grande inocência, realmente não tinha como ficar pior, mas, como sempre demonstrava, o destino tinha algum problema pessoal comigo e me provou como podia ser espero e sacana quando queria. – página 74

Algum tempo depois, após assustar os pais e a avó com seu comportamento pós-abandono-no-altar, Bárbara acaba se mudando para o apartamento de seus irmãos (Augusto e Gustavo) em Floripa, e lá ela também conhece Bernardo e Ian, seus novos colegas de quarto. Morar com quatro rapazes não seria muito fácil, e, estando sem amigas, menos ainda. É aí que entra Vivian, um protótipo de Barbie que também é irmã de Ian, e que acaba se tornando a melhor amiga de Bárbara.

Pela capa, eu imaginava que esse seria um livro romance com açúcar, com tudo bem calmo e dramático, mas fiquei surpresa com a narração hilária da Bárbara, que é igualmente engraçada. Os momentos em que ela está com a família são incríveis, principalmente porque seu irmão mais velho é chato para danar, e o mais novo é mais manteiguinha. Também adorei as partes em que Bárbara está com Vivian, que parece ser do tipo princesinha, mas que vira uma fera quando estoura. E, como não poderia se diferente, me apaixonei pelas partes em que ela está com Ian.

Quantas vezes era possível se apaixonar pela mesma pessoa? – página 216

Eu gostei bastante da Bárbara, o que eu não imaginava que poderia acontecer, por causa do que dizem a respeito dela na sinopse. Linda, loira e bem-sucedida. Me deu a impressão de que eu lidaria com uma personagem completamente mimada e egoísta, e completamente mimada e chatinha. Sim, a Bárbara tem lá seus momentos de idiotice (decisões e ações precipitadas), e pode até ser um pouco dramática de vez em quando, mas ela também é mega engraçada (vou continuar repetindo isso porque ela é mesmo MUITO engraçada) e tem uma personalidade que encanta e conquista o leitor.
Não posso deixar de mencionar Vitório, o fiel (nem tanto) cachorro de Bárbara, que a acompanha para todos os lados, e também Vitória, a gatinha de Ian com intolerância à lactose. Tentem imaginar o que não vai acontecer com a pobre coitada nas mãos de Bárbara.

A escrita da autora é maravilhosa e flui muito rápida, e nada no livro é maçante, apesar de ele poder ser considerado grandinho. Os personagens são apaixonantes (apesar de eu ter vontade de estapeá-los de vez em quando) e a história é incrível (apesar de um acontecimento mais para o final, o qual [o acontecimento] eu achei que não foi totalmente desenvolvido, e me deixou com perguntas). O livro também é narrado pelo Ian, o que me fez gostar ainda mais dele e entender seus pontos de vista em relação a certas coisas e acontecimentos.

Estava na hora de parar de tentar enganar a mim mesmo. Estava na hora de parar de fingir que eu não estava apaixonado. – página 152

Mas a editora deixou passar alguns errinhos (comecei a conta-los, mas parei no 4º, ainda que tenha visto outros despois deste) bem bobos que me tiraram do sério. Como uma pessoa impulsiva a corrigir erros, não importa onde, essas coisas me irritam muito, principalmente porque elas acabam tirando o brilho do livro, transparecendo que a editora não lhe deu a devida atenção e não cuidou direitinho para que ele chegasse perfeito às mãos dos leitores. Espero que os próximos não estejam assim.

Eeeee, por falar em próximos. Eu necessito! Estou doida para ver o cabeça dura do Augusto (conhecido carinhosamente [ou não] como Monstro) se apaixonar, e espero que ele deixe de ser tão chato, rabugento e machista quando isso acontecer. E também estou doida para conhecer a garota que machucou Gustavo, e ver o que vai acontecer no livro dele. As capas são lindas, diga-se de passagem, e eu já estou contando as moedinhas para ter O garoto que tinha asas!


14 comentários

  1. Oi, Dryh!
    Adoro personagens com bom humor. Sempre deixa a leitura mais leve. ^^
    Erros também me irritam muito. Para fazer um livro tem todo um processo e deixar passar erros é algo quase inadmissível. Parece uma história bacana, mas por conta disso já me desanimo a ler.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, esse é um livro que eu tenho mais vontade de ler a cada resenha que leio dele. Sua resenha está ótima. E como eu amo romances, ainda mais quando tem uma narração com toques de humor, certamente vou ler assim que possível. A capa é linda !

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro também no ano passado e me apaixonei, que escrita gostosa! Li em um dia e fiquei triste ao terminar, os personagens são engraçados demais, cheios de vida e é tudo muito bem ambientado.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    ja tive oportunidade de ler o livro e foi só amor, espero com certeza ler outros da autora pois a narrativa dela é bem gostosa, e essa história é bem fofa mesmo, muito legal sua resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    De fato pela sinopse eu tive a mesma impressão que você teve da Bárbara, totalmente mimada hahaah Mas que bom que ela se provou o contrário e cheia de bom humor, que é uma qualidade essencial em um personagem para mim. Adorei a resenha e o livro, pretendo ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Me surpreendi com o que você disse na sua resenha, ainda não li o livro e ele está na minha lista de desejados, enfim, até ler a sua resenha também achava que o livro seria "água com açúcar" mas fico feliz em saber que é um chick-lit bem escrito e engraçado, agora estou ansiosa para ler. E realmente, as capas dos livros dessa série são lindas mesmo!
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Andy StarBooks

    ResponderExcluir
  7. Oi.

    Conheci esse livro através de algumas resenhas que li. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas espero ter esse chance ainda esse ano. Gostei muito da premissa desse livro. Vou ver se já tem o terceiro para ler um seguido do outro.

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livroe confesso que não faz nada o meu tipo de romance, por isso passarei a dica! :)

    Que bom que a leitura foi fluida e a escrita da autora agradou, contudo personagem tao chato e machista.. não sei, não.. E esses erros são bem chatos! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Amooo esses romances repletos de humor, por isso já estou com vontade de lê-lo.
    Essa coisa de personagem machista me irrita. Parece que sempre tem que ter alguém assim... As vezes leio livros maravilhosos, mas tem que ter isso pra estragar. Espero que ele mude no proximo livro.
    Ainda assim, dica anotada. Ótima resenha! :)

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Já é a segunda resenha que leio da obra e confesso que o que mais chamou minha atenção é a narrativa divertida e estou curiosa para conhecer mais sobre a Bárbara e ver a amizade entre ela e Vivian crescendo, além é claro da interação com os rapazes que creio ser bem divertida também.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  11. Achei esta capa linda, linda mesmo. Gostei de como a autora desenvolveu seus personagens, e como Barbhara cresce durante a história, e que o enredo caminha bem. O que me entristece são esses erros de revisão, realmente pensamos que a editora não deu devida atenção a obra. Espero as outras resenhas da série.

    ResponderExcluir
  12. Tava passando pela sessão de livros nacionais ontem na saraiva e tentando decidir qual livro eu compraria. Vi este e fiquei tentada, mas acabei não comprando nenhum.
    Lendo sua resenha, me arrependo de não tê-lo trago, haha.
    Já tinha ouvido falar no livro, mas nunc ali nenhuma resenha. É bom conhecer a obra e saber que não é só mais um romance água com açúcar e que a autora consegue medir bem o romance com cenas divertidas.

    ResponderExcluir
  13. Oi Dryh, tudo bem?
    O livro parece ter sim o seu lado meio clichê, mas também parece fugir desse lado em alguns momentos. Eu não li, mas acredito que se lesse o livro faria surgir vários sentimentos. Os personagens aparentam ter sido bem descritos e trabalhados e por isso fiquei muito curioso, principalmente se tratando das parte da Barbará e da Vivian.

    ResponderExcluir
  14. Tenho esse livro no meu kindle, mas ainda não tive a chance de lê-lo. Não é nem muito meu estilo de leitura, mas vi muitas pessoas falando bem da autora e resolvi arriscar.

    E sou como você, fico contando errinhos.. Estou lendo um que já me fez desistir de continuar contando, senão vou focar só nisso e deixar a história para lá!

    Ótima resenha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...