Jovens de Elite

Oláá pessoas \0/

Eu não sou muito de ler fantasias medievais ou qualquer coisa do tipo, mas, quando vi a respeito da trilogia Jovens de Elite, da Marie Lu (autora da trilogia Legend [Legend, Prodigy e Champion]) fiquei curiosa no mesmo instante.

A resenha ficou um pouco longa (me empolguei), mas espero conseguir atiçar a curiosidade de alguém...hehe' *-*

Título: Jovens de elite
Autora Marie Lu
Editora: Rocco (cortesia)
Páginas: 304
Edição: 1
Lançamento: 2016
Série: Jovens de elite #1
Sinopse: Jovens de Elite é o primeiro de uma série de fantasia ambientada na era medieval e protagonizada por jovens que desenvolvem estranhas cicatrizes e poderes especiais ao sobreviverem a uma febre que dizimou boa parte da humanidade. Entre eles está Adelina, que, após se rebelar contra o destino imposto a ela por seu pai, encontra um novo lar na sociedade secreta Jovens de Elite, vista por alguns como um grupo de heróis, por outros como seres com poderes demoníacos. Heroína ou vilã? Num mundo perigoso no qual magia e política se chocam, Adelina descobre o lado sombrio de seu coração.
Resenha

Prometo servir à Sociedade dos Punhais, levar o medo aos corações daqueles que governam Kenettra, tomar com morte o que nos pertence e tornar o poder de nossos Jovens de Elite conhecido por cada homem, mulher e criança. Se eu quebrar meu juramento, que o punhal tire de mim o que tirei do punhal. – Juramento de Iniciação da Sociedade dos Punhais, de Enzo Valenciano. – página 153

Século XIV: uma doença, conhecida como febre de Sangue, devastou a população, deixando apenas crianças como sobreviventes. Crianças estas que foram marcadas, seja pela cor do cabelo, que mudou misteriosamente, ou até mesmo cicatrizes. Crianças estas que passaram a serem consideradas malfettos, vistas como aberrações, como punidas pelos deuses. Crianças temidas pela sociedade, pela monarquia, pelos Inquisidores. Crianças e adolescentes com poderes. Jovens de Elite.

Adelina e sua irmã foram atingidas pela febre como crianças, mas, diferente de Violetta, que saiu ilesa, a mesma garota delicada e dócil que sempre fora, Adelina saiu marcada. Uma malfetto com uma cicatriz onde antes ficava seu olho esquerdo, cabelos prateados e dom algum. Pelo menos até onde ela sabia, e ela tinha tentado. E muito.

Desde a doença e suas cicatrizes, Adelina passou a sofrer nas mãos do pai, que explorava os limites da filha, tentando fazer com que ela despertasse algum poder para que ele a vendesse ou fizesse algo pior. Sendo assim, ele a maltratava, a ignorava, a machucava física e psicologicamente, além de deixar bem claro que ninguém nunca iria querê-la por ela ser quem e como era.
Até o momento em que Adelina foge de casa após ouvir o pai praticamente vende-la como amante para um homem, e em sua fuga, ela acaba descobrindo seus poderes, há muito escondidos: ela é capaz de criar ilusões. Mas seu pai a encontra, e, num incidente infeliz (ou feliz, para quem o odeia), ele morre, e Adelina é enviada para a fogueira. Prestes a ser queimada pelos Inquisidores, Adelina é resgatada pelos Jovens de Elite, e levada para a “casa” do grupo.

Como o livro é narrado em primeira pessoa por Adelina, nós ficamos a par de tudo o que ela está sentindo e/ou pensando, e isso normalmente me aproxima dos personagens, pois o leitor sente na pele tudo o que eles estão passando. Mas Adelina tinha pensamentos obscuros, de traição, ambição por poder, desejo de matar e de fazer os outros sofrerem.... Então vocês imaginam que eu não consegui torcer por ela, né?

Eu sou Adelina Amouteru, não pertenço a ninguém. Esta noite, juro me erguer acima de tudo o que você já me ensinou. Vou me tornar uma força que este mundo nunca conheceu. Terei tanto poder que ninguém ousará me machucar de novo. – página 24


Acontece que Adelina não é a mocinha com quem estamos habituados. E, ao longo do livro, é possível perceber que ela não é tão mocinha assim, principalmente se levarmos em conta seus poderes. Ela cria ilusões. Ok. Mas que tipo de ilusões? Todos os tipos, desde uma flor aparecendo à sua frente à ilusão da dor mais agoniante no corpo de alguém, o que a faz mais poderosa do que qualquer outro Jovem de Elite, e também, a mais perigosa, principalmente por ser tão ambiciosa e ter tanta sede de poder. E alguns dos Jovens de Elite que a resgataram perceberam isso no momento em que a conheceram, porém, o líder do grupo, conhecido como Ceifador (que também é o príncipe herdeiro do trono de Kennetra, que foi banido por ser malfetto), parece encantado com a nova aquisição do grupo, e decide ignorar tudo isso.

Adelina não é uma personagem fácil de entender, principalmente porque, como consta na sinopse, ela “descobre o lado sombrio de seu coração”, e isso realmente acontece. Ela é uma personagem que já sofreu muito nas mãos do pai, desde o momento em que teve a doença, ainda criança. E ela teve uma participaçãozinha na morte dele, então a garota já tinha uma aura um tanto sombria quando chegou aos Jovens de Elite. Ao longo do tempo, treinando e aprimorando suas habilidades, Adelina foi percebendo quão poderosa era, e quão poderosa poderia se tornar, e isso era assustador não só para ela como também para o leitor, pois Adelina tinha pensamentos assustadores, e eu tinha medo de que ela traísse seus “amigos” e decidisse passar por cima de todo mundo.

“Sinto que estou me perdendo... A escuridão penetra mais fundo a cada dia. O que fiz? Como posso ser assim?” – página 287


E, mesmo quando estava apaixonada (Ceifador é mesmo apaixonante, devo dizer; e o mesmo vale para Rafaelle, outro rapaz que “acolhe” Adelina), seu coração ainda tentava tirar proveito da situação, sua parte sombria prevalecia sobre as outras, e ela acaba se mostrando ainda mais poderosa e assustadoramente mortal.

Bom, eu não vou mais falar da história para não entregar demais e acabar estragando a leitura de alguém, e também porque eu não estou aqui para contar timtim por timtim, né?
Eu já tinha lido a trilogia Legend,  e gostei bastante, apesar de não ter gostado muito da protagonista (sério, eu devo ter algum problema com personagens femininas principais de distopias e ficções, não é possível). Então eu estava curiosa para ler Jovens de Elite, principalmente por ter uma premissa tão instigante e interessante, e estava ainda mais curiosa para conhecer Adelina.

A escrita flui rapidamente, e a história consegue fisgar o leitor já nas primeiras páginas, e a autora ainda acrescenta citações no início de cada capítulo, chamando ainda mais a atenção. Marie conseguiu criar personagens únicos, mesmo que os secundários não tenham sido tão bem participativos como eu imaginei que seriam. Ainda assim, gostei de conhecer os outros Jovens de Elite, e também gostei do final, apesar de ter sentido muita raiva (não vou dizer por que, dãã) e quase ter jogado o livro no chão.

O desfecho foi uma jogada de mestre, eu nem mesmo cheguei a cogitar tal final, então a autora me surpreendeu, me deixando com raiva no começo, e impressionada após. Estou curiosa para ler a continuação, e já consigo imaginar o que pode vir a acontecer. Tenho certeza de que não acertarei nenhum palpite, mas ainda assim. Ah, e outra coisa que eu sei que devo mencionar, é que o livro também mostra o ponto de vista (em terceira pessoa) de Teren, o “chefão” dos Inquisidores, que é um personagem irritantemente e odiosamente importante para a trama, e eu tenho certeza de que ele ainda vai aparecer muito no segundo livro. Ah, Marie Lu, por favor, permita que Teren tenha o que mereça. Amém.


23 comentários

  1. Olá
    Eu já conhecia esse titulo, mas fiquei bem interessada depois de ler seus comentários e a premissa parece ser ótima, confesso que tinha lido pouco a respeito da trama, anteriormente. Acho essa capa bem bonita e fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento, seja pela parte da ambientação quanto personagens, entre outras características. É um gênero que chama muito a minha atenção, e pelo que pude compreender por aqui, os elementos são ótimos. Já conheço a escrita da autora, por isso tenho algumas expectativas. Espero poder ler em breve, e obrigada pela indicação!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Já vi falarem tanto desse livro que é como se eu já tivesse lido haha vejo as citações e fico encantada pela escrita da autora, tudo parece fluir muito bem. Eu não sabia sobre o lado sombrio do coração da personagem e acredito que isso seja um tempero a mais na história.

    ResponderExcluir
  3. Oie! Tudo bem? Olha para ser bem sincera, não gostei da narrativa da autora, tentei ler a trilogia que ela lançou antes desse livor e não deu certo, fiquei bem perdida, por isso não me arrisco a ler algo dela novamente, mas fico feliz que você tenha gostado da história!
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Olá ♥
    Bom eu não conhecia a obra, mas a capa e a premissa me instigaram bastante.Gostei de saber que o livro é narrado em primeira pessoa, amo esse tipo de narrativa, pois me sinto mais ligada aos personagens.Bom saber que a leitura já fisga o leitor de imediato. A ambientação também parece ser bem bacana . Sua resenha está maravilhosa, não se culpe por ter empolgado, tenho certeza que os leitores gostaram de saber um pouco mais da obra. Beijos ♥

    ResponderExcluir
  5. Apesar de ser fantasia, achei a história bastante forte. Deve ter uma narrativa intensa que explora bastante o enredo. Já tinha ouvido falar desse livro, até mesmo lido resenhas, mas somente a sua me despertou a vontade de lê-lo.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  6. Menina! Pelo título imaginava outra história. Fiquei com muita vontade de ler e saber o que te deixou irada e ao mesmo tempo impressionada. Lerei com certeza.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Dryh,
    Quero muito ler um livro dessa autora. Acho que nunca li resenha negativas dos livros dela. Apesar de Sangue de Elite ter chamado MUITO minha atenção e sua resenha deixa bem claro que é um livro para começar e não largar, acho que vou ler a trilogia anterior dela, pois já tem todos lançados. Esse dai vou querer logo ler de uma vezes e já tem série demais na minha lista que eu já estou esperando continuação. kkkkk

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  8. Oi dryh!
    Eu não sei por que, mas eu não vou com a cara dessa autora. Nem na sua outra trilogia, nem nessa. Tenho visto muitos elogios, mas ainda assim não sinto vontade de ler. Mesmo lendo sua resenha super positiva, sabendo que o livro flui super bem, não consigo me interessar. :( Mas sua resenha está ótima como sempre. Quem sabe um dia eu não leia, né? haha

    bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oieee, ainda não li este livro, mas sou suspeita para falar pois eu sou apaixonada pela autora desde que li legend, já esta na minha listinha, ainda mais por se tratar de uma vilã como protagonista.

    Bjs

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu não sou fã de livros desse estilo, mas ao contrário de você esse livro não me chamou atenção ao ponto de eu sair de minha zona de conforto para ler. Vou deixar essa dica passar. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu amo livros desse estilo, então estou morrendo de vontade de conferir essa série. Vejo todo mundo falando que não imaginava o final que teve e eu estou super curiosa para saber o que acontece, tanto que acho que essa será a minha próxima leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu não curto esse estilo de livros, por isso não tive muita vontade de realizar a leitura após sua resenha. Porém, você me deixou curiosa e aposto que se eu decidir me arriscar neste gênero, esse será o primeiro livro que irei procurar.
    Parabéns pela resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá, sou apaixonado por fantasias medievais, principalmente se forem trilogias. E adorei mesmo a forma como você nos apresentou o livro, fiquei bastante curioso para conferir a leitura em si. E este final que te surpreendeu? Fiquei assim muito curioso, quero saber como a autora conseguiu deixar o gancho para a continuação.

    ResponderExcluir
  14. Só li o primeiro livro de Legend e não consegui me envolver muito, por isso estava com o pé atrás com esse livro. Mas a história chamou muito mais a minha atenção e agora fiquei com vontade de conferir... Rs... pena que os personagens secundários não foram tão participativos, acho que isso tornaria o enredo ainda mais interessante. Estou com um pouco de medo desse desfecho, mas pelo menos ele te deixou com raiva só no início e depois passou a te impressionar, tenho certeza que serei surpreendida também.

    ResponderExcluir
  15. Oiee...
    Sempre tive vontade e curiosidade de ler algo dessa autora, mas nunca tive oportunidade.
    Diferente de você, eu gosto muito de fantasias medievais e esse enredo me interessou bastante.
    A personagem principal e sua busca por poder a todo custo, fazem parecer com que o livro seja bastante movimentado, com bastante ação, do jeito que eu gosto! hehehe
    Adorei a resenha e quero muito ler esse livro!
    Um beijo!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Dryh! :D
    Ainda não conferi a outra série da autora, mas estou bem curiosa para ler ambas. hahahahha :D Só me falta dinheiro para adquirir. Mas vamos aos poucos, pois se eu começar a ler distopia atrás da outra começarei a perder o interesse por conta do gênero ter alguns padrões.
    Adorei a sua resenha e estou ansiosa par conhecer esse livro da autora! <3

    ResponderExcluir
  17. Oi.
    Antes de mais nada, adorei a sua resenha, o jeito que você escreve é muito leve, divertido e fácil de ler. Se sua resenha ficou longa, eu não percebi, li inteira, rápido e sem dificuldades.
    Eu já vi o livro e ele havia despertado meu interesse simplesmente por ser fantasia, mas confesso que não li a sinopse. Mas a sua resenha me deixou louca para ler, principalmente por esse lado sombrio da personagem principal ser tão aparente, ainda mais narrado em primeira pessoa, só posso imaginar as emoções que isso causa.
    Bom, acho que deu para perceber que pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Gostei bastante da sua resenha. Ainda não li nenhuma fantasia medieval, mas só por ser da Marie Lu, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia essa trilogia ainda e confesso que não sou muito fã de fantasias medievais, logo de início não fiquei muito animada, sabe? Mas lendo sua resenha fui ficando curiosa, achei interessante a premissa, essa coisa de só terem sobrado as crianças. Também fiquei curiosa para conhecer essa protagonista para saber se vou gostar dela. Enfim, parece ser realmente uma boa obra, logo vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Faz um bom tempo que quero conhecer a escrita da Marie mas ainda não consegui.
    Suas obras me chamam muito a atenção não só pelas capas que são maravilhosas ou pelas sinopses intrigantes, mas também por ser do gênero que mais gosto. Saber que a escrita da autora flui e que a trama fisga desde o inicio me deixa ansiando ainda mais por fazer as leituras.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  21. Já eu gosto muito de fantasias medievais e tenho vontade de ler esse livro desde que o vi. A capa em si já é demais!

    Adorei ler suas impressões, quero muito ler esse livro! Gosto de livros com finais inesperados e personagens bem trabalhados! Ótima resenha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  22. Oieee
    Tudo bom?
    Mesmo achando suas impressões maravilhosas, no momento não me senti empolgada para ler, acho que teria que ser um outro momento pra encarar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Gente do céu como eu ainda não conhecia esse livro? É o tipo de história que me prende do início ao fim. Tenho certeza que o lado sombrio de Adelina foi por conta de tudo que passou nas mãos do monstro do pai mais prevejo que essa história ainda vai ter muitas reviravoltas não?
    Fiquei curiosa demais com esse livro e pretendo ler em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...