O Advogado Rebelde

Olá a todos!

Hoje trago a resenha de um autor que sempre me despertou uma certa curiosidade, experimentei a escrita do John e compartilho minhas impressões com vocês.

Título: O Advogado Rebelde
Autor: John Grisham
Editora: Rocco (cortesia)
Páginas: 400
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: Na lista dos mais vendidos do The New York Times desde o lançamento nos EUA, em outubro de 2015, “O advogado rebelde” apresenta um dos mais ousados protagonistas do mestre dos thrillers de tribunal John Grisham. Sebastian Rudd é “o advogado rebelde” da trama. Seu escritório é uma van blindada, seu motorista anda fortemente armado e seus clientes são pessoas das quais a maioria dos advogados prefere manter distância, como um jovem viciado acusado de participar de um culto satânico e molestar e matar duas crianças pequenas. Mas Sebastian Rudd acredita que todos merecem um julgamento justo, ainda que ele tenha que trapacear para fazer justiça. Em sua melhor forma, Grisham constrói um suspense eletrizante e não se furta a criticar o sistema judiciário e as grandes corporações neste novo romance.


Resenha

O Advogado Rebelde, livro do americano John Grisham, é um thriller narrado sob a perspectiva de Sebastian Rudd, um advogado descrito logo na capa como "rebelde". Rudd não é mesmo um advogado comum, o tipo de caso que ele escolhe defender são os indefensíveis, na maioria deles, pessoas inocentes culpadas por crimes horríveis que não cometeram.

Nessa história, Rudd terá que defender Swanger, suspeito de sequestrar a filha do chefe da polícia da City. Swanger afirma ser inocente e diz que pode explicar tudo a Rudd e suplica que venha a defendê-lo. O advogado recusa, porém, Swanger tem uma cartão na mão que pode fazer o advogado ceder.


Sebastian Rudd não passa por bons momentos em sua vida pessoal. Sua mulher o trocou por uma parceira, seu filho só tem direito de vê-lo 36 horas por mês, uma bomba explodiu em seu escritório, forçando-o a realizar encontros em uma van, com seu único parceiro, Partner (partner, em português, parceiro).

Desde o início da história, nosso advogado é desconstruído. Ele não é o advogado "rebelde". É odiado pela polícia, joga sujo para poder ganhar no tribunal e também defende pessoas culpadas. A graça do livro está no personagem que vai mostrando quem é ao longo da leitura.

O ritmo e a estrutura da história agradam, tudo é relatado pelo ponto de vista do nosso advogado, e, num piscar de olhos todo um julgamento pode ter sido alterado. A trama é quase toda discorrida dentro de tribunais e prisões, não falta ação durante a leitura.

O livro aborda 3 casos diferentes durante a leitura, o caso que realmente aparece na sinopse só começa a partir da página 200. Essa é uma sacada inteligente, com o tanto de história e conteúdo apresentados nesse único livro, a editora poderia ter feito uns quatro livros do mesmo advogado e ter faturado sobre os leitores do autor (né, Myron Bollitar).

Alguns pontos precisam ser destacados no livro. O autor não deixa claro a cidade em que Sebastian mora ou onde a história se passa, o local é intitulado de City. Diferente de outros livros do John Grisham, esse não é vinculado com nenhuma série ou personagens criados pelo autor, segundo pesquisa realizada previamente.

John Grisham deixa seu ponto político explicito no livro. O americano pertence ao partido Democrata, mesmo partido da Hillary Clinton e de Obama, ao longo das 398 páginas, podemos ver suas convicções políticas se misturando com a ficção.

A editora Rocco foi a responsável pela edição brasileira de O Advogado Rebelde. A tradução foi realizada pela Geni Hirata, ela traduziu também a série Outlander. As páginas são amarelas e a diagramação está excelente.

Recomendo O Advogado Rebelde para os leitores da Anne Holt e também para o pessoal que acompanha a série Myron Bollitar. O Advogado Rebelde é um bom thriller, tem um advogado nem tão rebelde assim e consegue tirar uns bons suspiros do leitor.


10 comentários

  1. Oi, Heitor!
    John Grisham é o mestre dos suspenses de tribunal e é impressionante como seus enredos dão excelentes adaptações para o cinema. Lendo sua resenha, já imaginei que esse livro também daria um ótimo filme.
    Beijos,
    www.gatitaecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiii!!

    Eu vi sobre esse livro mas não cheguei a me interessar... Gostei de ver que há um desenvolvimento bom e fiquei curiosa em relação a esse advogado ai hahahha. Thrillers são ótimos! E eu já adicionei esse na minha listinha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá, ainda não conhecia esse livro. Acho que o leria sim, pois pela sua resenha o protagonista me pareceu bem interessante com essa vida pessoal bem complicada que ele está levando fora dos tribunais.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Adoro livros que são repletos de ação. Achei muito interessante essa sacada do livro, de aos poucos ir mostrando o personagem como ele realmente é.
    Não estou acostumada com esse gênero de livro, mas acho que leria, fiquei interessada.
    Beijos... Samantha Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  5. Olá! Me interessei muito pela história e na verdade, já fiquei imaginando-a como uma série de TV! Adoro esse autor, de quem tive a oportunidade de ler muito poucos livros ainda. Me amarro nessa coisa de defender inocentes, gostei de saber que o ritmo da história é bom e que a vemos pelo ponto de vista do advogado que não é tão rebelde assim. Se envolve também posicionamento político, achei ainda mais interessante e vou procurar para leitura com certeza.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, o protagonista parece ser daqueles que em certos momentos você gosta, e em outros detesta hahaha. Achei interessante. Gosto de casos envolvendo advocacia, e o fato de existirem mais de um em livro só torna mais atraente. Já tinha ouvido falar sobre o livro, mas não tinha lido nada sobre. Gostei da dica, beijos!!


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li NADA desse autor, mas sempre tive muita vontade. Vejo poucas resenhas dos livros dele, então adorei poder conferir a sua. Fiquei tentada a conferir logo algo do autor, pois eu adro thrillers, e todos os pontos que você citou me deixaram empolgada. E claro, falar que é para os leitores da Anne Holt também ajuda! rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Heitor.

    Achei sua resenha bastante interessante porque tenho muita expectativa neste livro e para ser bem sincera é a primeira resenha que leio dele. Preciso ler este livro logo ainda mais sabendo que o autor deixa seu ponto político explicito no livro. Fiquei curiosa.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Você disse thriller? Gosto! Não conhecia esse, mas achei bem legal a premissa, apesar de ele ter colocado sua preferência política na história...

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Eu fiquei curiosa por ser um thriller e eu gosto bastante de livros do gênero. Fiquei um pouco confusa com a sinopse, mas gostei bastante da sua resenha e vou tentar ler o livro em breve.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...