Fora de mim

Oláá pessoas \0/

Sumimos por alguns dias, mas já estamos de volta. Yey!
Fora de mim foi um livro que eu li ano passado, e estava para postar a resenha há tempos, mas ela foi ficando de lado com novas leituras e novas resenhas surgindo, e eu meio que me esqueci dela ~shameonme

Título: Fora de mim
Autora: Sharon M. Draper
Editora: V&R
Páginas: 208
Edição: 1
Lançamento: 2014
Sinopse: A maioria das pessoas não se dá conta do poder das palavras. Para Melody Brooks, elas são como pequenos tesouros. Melody tem paralisia cerebral: não pode andar, não pode ir ao banheiro ou se alimentar sozinha, nunca disse uma palavra... e ela tem quase onze anos. Os médicos foram categóricos e disseram que Melody seria um fardo, mas seus pais sabiam do potencial da filha. Bastava apenas querer enxergar. Melody tem memória fotográfica, um rico vocabulário e uma sensível percepção da vida. Talvez seja a menina mais inteligente de sua escola. Mas quase ninguém consegue percebê-la. Não sabem que ela consegue ouvi-los, entendê-los e que tem muito a dizer. Melody quer tocar o mundo. Romper com os limites aparentemente intransponíveis impostos por seu corpo. Determinada, ela vai encontrar uma forma de mostrar que pode ir além e surpreenderá a todos
Resenha

Quanto eu tinha dois anos, todas as minhas memorias já tinham palavras, e todas as minhas palavras tinham significado. Mas só dentro da minha cabeça. Eu nunca disse uma palavra sequer. E tenho quase onze anos. – página 5

Melody não é como as outras crianças. Ela não consegue correr, brincar, cantar, comer sozinha. Mas ela é mais inteligente do que todos os outros. Melody decora todas as palavras que vê ou ouve, ela sabe ler, consegue ver cores em músicas e tem memória fotográfica. Mas não consegue falar, não consegue se expressar ou mostrar ao mundo quão inteligente é. Melody possui paralisia cerebral, mas possui mais potencial do que muitos veem.

Não tinha como explicar que sentia cheiro de limão recém-cortado e via notas musicais de tons cítricos na minha cabeça quando ela tocava. [...] Mas minha mãe só sacudiu a cabeça e continuou colocando papinha de maçã na minha boca. Tem tanta coisa que ela não sabe. – página 9

Com onze anos, ela estuda numa escola comum, como qualquer outra criança. Mas está presa na sala H5 com outras crianças que possuem deficiência, e cada ano eles conhecem um novo professor. Alguns o tratam como crianças “normais”, utilizam métodos criativos e divertidos para fazê-los aprender, mas, outros, insistem em trata-los como bebês. Melody adora aprender, sua inteligência é bem notável ao leitor, então, quando alguém a trata como se ela fosse uma criança de dois anos de idade, é impossível não sentir raiva.

Quando a escola cria um projeto de inclusão, onde os alunos “especiais” poderão interagir com os “normais”, Melody vê uma oportunidade de ser como qualquer outra criança. Mas ela não imaginava que crianças pudessem ser tão cruéis. Mas, ao mesmo tempo, ela vai ver o quanto é capaz e inteligente, além de fazer uma amiga.

Não sei dizer tudo o que esse livro me proporcionou, mas eu me sinto grata à autora por tê-lo escrito. Me sinto grata à editora por tê-lo publicado, e grata à Melody por ter feito com que eu sentisse tanta coisa. Existem momentos tristes na história, mas também existem momentos felizes que trazem lágrimas de felicidade aos olhos do leitor, como quando Melody ganhou um aparelho chamado Medi-Talker, onde ela digita o que quer falar e uma voz eletrônica fala por ela. Há momentos em que tudo o que o leitor quer é entrar na história e esganar aquelas crianças horríveis e insuportáveis e abraçar Melody até tudo ficar bem. E há momentos em que a gente sente tanto orgulho dela que chegamos a sorrir que nem bobos.

Me dá vontade de chorar. Queria poder dar um abraço na minha irmã, só uma vezinha, ou dizer que também amo o papai. Com a minha própria voz, não através de uma máquina. – página 170

Este livro foi um presente em minha vida, e fiquei surpresa quando vi que só 121 pessoas o colocaram como lido no skoob, e ele foi lançado em 2014! Eu não sabia da existência dele até vê-lo em promoção no estande da V&R na bienal, do contrário, acho que não o leria tão cedo. Só me arrependo por não o ter lido antes. Pode parecer clichê, ou até mesmo forçado, mas eu juro que me senti outra pessoa quando finalizei o livro. Como se estivesse vendo o mundo de outra forma. Eu sentia como se Melody fosse uma amiga próxima, sentia a sua frustração quando ela queria falar algo, mas não podia. Sentia sua dor e tristeza quando alguém era cruel com ela por causa de sua condição, o que é incrivelmente ridículo. Sentia-me vibrar de alegria quando ela se mostrava mais adulta do que qualquer outro personagem na história e saia de cabeça erguida quando alguma coisa ou alguém fazia alguma maldade contra ela.

Com certeza a vida deles seria mais fácil se só tivessem uma filha. Que funcionasse direito. – página 56

Eu me encantei por Fora de mim, e quando o fechei, quis emprestá-lo para um monte de gente, só para ver se eles se sentiriam da mesma forma que eu quando o terminei: grata. Esse é um daqueles livros que, só acho, todo mundo deveria ler, sem exceções. É uma história muito tocante, e, mesmo que não seja verídica, ainda assim é possível imaginar milhares de pessoas passando pelas mesmas coisas que Melody passou, e encontrando uma forma de sorrir todos os dias. É lindo, é incrível, é arrebatador!

9 comentários

  1. Nossa! Que história cativante!
    Fiquei muito curiosa para lê-lo.
    Parece ser um daqueles livros que nos marcam.
    Bela resenha!

    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Oiii!!

    Eu não conhecia essa obra e fiquei <3 <3 <3
    Achei o enredo muito bonito e tocante, me lembrou por cima Extraordinário, pela leveza e importancia da tematica. Sua resenha ficou linda!
    Gostei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi, não conhecia a obra, mas entendo o que sentiu, pois você mergulhou no livro, aprendeu que a empatia é melhor que a pena. E que bom que a leitura mudou o modo de você observar o mundo, isso é muito importante. Espero poder ler o livro logo também.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Uma obra extremamente tocante que foi lida por tão poucas pessoas!!
    Confesso que desconhecia, mas fiquei extremamente intrigada para ler e conhecer um pouco mais de Melody, essa personagem tão peculiar e intrigante, além de muito inteligente.
    Adorei saber suas impressões e tenho certeza que ao ler serei lançada em um turbilhão de emoções.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. OOI!
    Ameei a proposta do livro, nunca li nada que tratasse do tema. Ele tem cara de quem toca bastante o leitor, e ainda nos faz refletir. Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Adoro livros assim! Não o conhecia, então mais do que nunca, preciso dele!!! Já anotei a dica, porque é uma trama maravilhosa! Obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Eu também não conhecia o livro, é pouco falado pelo visto, mas merecia mais atenção. Parece uma história muito comovente mesmo, acho que eu passaria muita raiva vendo os outros tratando a protagonista dessa forma. Fico feliz que o livro tenha despertado um lado melhor ainda em você, não é toda leitura que tem esse poder :D

    ResponderExcluir
  8. Olá! Que legal a história de uma menina extremamente inteligente, que tem memória fotográfica e vai para a escola de alunos especiais. Se conta com detalhes a dor e a tristeza, me interesso muito pela leitura. Não há melhor sentimento que resuma o quanto gostou de um livro quanto a gratidão.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Gente, que enredo sensacional, não conhecia esse livro da editora e fiquei bem interessada pelo enredo, forte e emocionante. Trabalhar a inclusão da criança com deficiência é uma obrigação da escola, mesmo com todas as dificuldades, não compreendo que crianças sejam cruéis, entendo que são 'educadas' por adultos para serem perversas.

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...