#12MesesdePoe - Janeiro: A queda da casa de Usher

Olá pessoas, como vocês estão?

"A queda da casa de Usher" foi minha primeira experiência com contos do Poe (já tinha lido alguns trechos de seus poemas antes), e, por mais que tenha sido uma leitura um tanto demorada, por conta das incontáveis descrições e os tantos adjetivos usados pelo escritor, foi um conto que me pegou de surpresa em alguns momentos, e que me fez pensar na genialidade de Poe em outros.



Seu coração é um alaúde suspenso;
Tão logo o tocamos ele ressoa.
- De Béranger


Nosso protagonista viaja até a casa de um velho amigo quando este lhe envia uma carta, pedindo-lhe que o visitasse, pois se encontrava muito perturbado. Ao chegar à mansão Usher, o protagonista observa o local escuro, misterioso e assustador em que se encontrava. O aspecto da casa parecia combinar com o mal tempo de outono, e o protagonista fica observando desde as janelas até o musgo, perdido em pensamentos. Ao entrar, ele encontra seu amigo com um aspecto cadavérico que o assusta, tomado por uma doença que já havia levado outros membros da família Usher.

Além de Roderick (o amigo doente), também vivia naquela casa Lady Madeline Usher, sua irmã, que vem a morrer logo o protagonista chega à casa. Mas Roderick decidira aguardar duas semanas para enterrá-la, e, após fazê-lo, o protagonista encontra seu amigo perturbado, descontrolado e assustado. Tentando acalmá-lo, o protagonista começa a ler o primeiro livro que encontra, na esperança de distrair Roderick, que logo entra em pânico, dizendo que haviam enterrado Lady Madeline viva (ela sofria de catalepsia *) . Naquele mesmo instante, a própria surge, trazendo o horror consigo. Fugindo, o protagonista olha para trás e vê a casa ruir, como consta no título.


O mais legal em relação a este projeto, é que há um tópico de discussões a respeito do conto no grupo do Facebook, e, enquanto eu lia as impressões dos colegas que também fizeram a leitura do conto, fui entendendo algumas coisas que ainda não estavam claras para mim. Busquei também algumas análises na internet, e fui ficando cada vez mais impressionada ao ver que muita coisa estava começando a fazer sentido. Confesso que fiquei um pouco perdida na narração do Poe, principalmente por conta das intermináveis descrições, mas consegui captar algumas metáforas (durante e após a leitura), e não pude deixar de achá-lo um gênio.

A forma como a casa parece ser "segurada" enquanto os últimos Ushers ainda vivem, e sobre como ela ruí no final, como se estivesse esperando certas coisas acontecerem para, enfim, morrer. A forma como Poe parece comparar as janelas e os móveis da casa (escuros, sem vida, mortos) com o restante da mesma, inclusive os indivíduos que ali vivem. A forma como o protagonista parece lutar para continuar são, como o medo está sempre presente, e sobre como algumas pistas a respeito do relacionamento entre os irmãos são deixadas no meio do caminho, esperando para serem descobertas.

Eu não necessariamente adorei o conto, até porque, como disse anteriormente, fiquei um pouco perdida em alguns pontos. Mas não posso negar que o final foi surpreendente, e que eu estava doida para saber o que aconteceria nas últimas linhas, para saber como seria o desfecho de um conto tão macabro e que parecia focar tanto na dor, na solidão e na morte.
Estou doida para ler os próximos contos dos próximos meses, e, desta vez, com certeza ficarei mais atenta aos detalhes que circundam a obra, até porque, graças a eles, muita coisa faz sentido no final.


* Catalepsia: A catalepsia é uma condição transitória, mas às vezes duradoura (muito rara), em que o paciente sofre uma paralisia geral de todos os seus músculos, ficando impossibilitado de se mover ou mesmo falar, embora continue consciente e com os seus sentidos ativos e as funções vitais funcionantes (embora um pouco desaceleradas). O ataque cataléptico costuma também ser chamado de morte aparente porque o paciente jaz inerte, como que mumificado, sem movimentos, tal estado pode durar alguns minutos, ou até dias.

*

Conheça o projeto aqui


14 comentários

  1. Oi, Dryh!
    Esse conto parece muito maluco. Os contos do Poe são sempre assim?
    Tentei ler um conto do autor, mas é como você disse, as descrições eram longas e chegou num ponto que me perdi e acabei desistindo da leitura. :/
    Espero um dia conseguir retornar e quem sabe acabar gostando?
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Mas gente, que conto mais doidão, hahaha. Adorei a resenha! O projeto parece ser muito bacana, vou ir conhecer sim...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá
    O que falar desse gênio da literatura que eu ainda não li nada sobre o mesmo,,mesmo tendo diversos contos dele jogado aí pela rede? Kkk. Adorei esse projeto e sem dúvidas eu adorarei acompanhar e ver as opiniões durante esse ano. Adorei o post e até mais ver
    Bjk

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Eu tinha muita vontade em conhecer a escrita e os contos desse autor, mas ao ler alguns comentários sobre suas obras, me toquei que o estilo dele não é algo com o quão estou acostumada e eu poderia vir a não gostar, por isso deixei essa ideia de lado por agora.
    Sucesso aí no desafio!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Dryh!

    Eu também li o conto e fiquei meio perdida em alguns pontos, mas depois que reli, ficou um pouco mais claro. Eu adoro o poe e poder conhece-lo melhor nesse desafio vai ser incrível. Ansiosa para ler o outro <3

    bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Não conhecia esse desafio, que bacana. Realmente é bom pode comentar com alguém que também já leu, mesmo que seja em grupos no facebook. Que pena que você não curtiu muito e ficou perdida em alguns pontos. Realmente apresenta meio maluco. Haha' Beijos'

    ResponderExcluir
  7. Olá! Bom, eu nunca li nada do Poe, apesar de saber que ele é um grande escritor. Inclusive estou pensando em começar esse desafio, mesmo que nos últimos dias de Janeiro, pelo menos ainda tem tempo, rs. Adorei a premissa do conto.

    Beijos,
    Blog Anne & Cia.

    ResponderExcluir
  8. Já conheci esse conto de Poie, sou um apaixonado pelos contos do autor, e adorei conferir suas impressões do mesmo, realmente o final é surpreendente. As vezes também me perdi ao ler conto, algumas partes são confusas, mas nada que tirasse a beleza dessa história;

    ResponderExcluir
  9. Acredito que este conto é daqueles que apesar de serem um pouco cansativos por serem descritivos demais e terem até mesmo um linguajar diferenciado e menos "popularesco", quando posto em analise, se torna brilhantes ou simplesmente, inteligentes. Fiquei curiosa para saber mais sobre esse final e me perguntei se sentiria as mesmas impressões que você sentiu. Enfim, dica mais que anotada.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  10. Não estou participando do projeto e nem nunca li nada do Poe, achei interessante você falar que após a leitura foi conferir o grupo e discussões e teve uma nova visão da história. Eu acho que quando for ler algo dele também vou ficar meio perdida, então vou tentar fazer a mesma coisa.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Li já alguns contos de Poe, isso láaa longe, em minha adolescencia, e me senti da mesma forma com a maioria dos lidos e que você relatou: confusão define, de fato. Gosto de seu modo descritivo, mas o entendimento sempre abandona!

    E que feliz que agora tem esses grupos de discussões com um acesso muito mais facilitado do que na época em que eu li bastante coisa dele! É uma mão na roda poder discutir com outras pessoas que leram e ver os diversos pontos de vista.

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Dryh, tudo bem?
    Eu já cheguei a dar uma breve lida em uma das obras do Poe, mas nunca li nada completo. Como ele é um escritor que deixa algumas coisas nas entrelinhas provavelmente eu faria umas pesquisas tanto antes quanto após terminar a leitura.

    ResponderExcluir
  13. Oie
    sempre vejo esses desafios por ai e eu quero muito ler algo do autor, pois ele parece incrível e gosto muito do gênero mas ainda não tive oportunidade

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Dryh, tudo bem?
    Muito bacana esse projeto de ler as obras do Poe, eu deveria participar também por conta de adorar o gênero e nunca ter lido nada do autor. Mas para ser sincera acho que ficaria meio perdida nas histórias, pela grande descrição como você mesma falou.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...