Confissões de um amigo imaginário

Título: Confissões de um amigo imaginário
Autora: Michelle Cuevas
Editora: Galera (cortesia)
Páginas: 176
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: Uma imperdível aventura de alguém que descobre existir apenas na imaginação de uma garotinha. Um livro para todos aqueles que, um dia, já se sentiram à margem, deixados de lado... invisíveis Jacques tem uma leve suspeita de que ninguém gosta dele. Professores o ignoram solenemente quando levanta a mão e até mesmo seus pais precisam ser lembrados de colocar um lugar à mesa para ele! Graças a Deus por Fleur, a irmã e companheira constante. Mas então Jacques descobre uma verdade devastadora: ele não é o irmão de Fleur; é seu amigo imaginário! E aí começa uma tocante e divertida busca por seu eu verdadeiro. Uma imperdível jornada em busca do significado da vida leva Jacques de encontro às mais peculiares crianças, imaginárias e reais, e o faz descobrir a incrível e invisível maravilha de ser quem se é.
Resenha

Quem é você quando tudo que você já soube sobre si mesmo partiu? – página 164

Jacques é o irmão gêmeo de Fleur desde que se entende por gente. Com a própria cama, um lugar à mesa e no carro, ele é um garoto como qualquer outro.... Mas todos parecem odiá-lo! Na escola, quando Jacques levanta a mão para responder uma pergunta feita pelo professor, ele é ignorado, e os pais precisam ser lembrados por Fleur de dar boa-noite ao menino e de colocar um prato à mesa para ele.

Até que ele descobre ser o amigo imaginário de Fleur, e tudo passa a fazer sentido. E ao mesmo tempo, não. Jacques descobre então um mundo que ele desconhecia, um mundo onde amigos imaginários andam para lá e para cá, e participa de reuniões onde os amigos imaginários contam suas experiências e etc. E é nessas reuniões que ele conhece o Bicho Papão, que lhe revela um segredo: ele pode ser livre!

Alguém já viu você? Realmente, de verdade, a parte mais profunda que parece invisível ao resto do mundo? Espero que alguém tenha visto você. Alguém me viu. Fleur sempre me viu. – página 21

Não que ele não goste da companhia de Fleur, ele a ama! Mas acontece que Jacques não quer ser apenas o amigo imaginário de alguém, não quer existir porque alguém possui uma imaginação fértil. Jacques quer ser livre. Sendo assim, ele pede para que Fleur o liberte, mas as coisas não saem bem como ele esperava. Jacques deixa de ser o amigo imaginário de Fleur... para ser o de outra pessoa! E eu paro por aqui...haha’

Fiquei com muita pena do Jacques quando ele descobriu que não era real real, e mais ainda quando ele tentou fugir daquela realidade e acabou numa pior. Mas tais acontecimentos o fizeram crescer, amadurecer, e ele foi de grande importância na vida de outras pessoas. Sem contar que isso tudo me rendeu altos risos!

Também gostei da Fleur, mas como o livro é narrado pelo Jacques, eu me senti mais próxima dele, e a Fleur não aparece tanto quanto eu achei que apareceria. Outro personagem, além do Jacques, que me encantou, foi Bernardo, um menino tímido que era praticamente invisível aos outros, o que deixava Jacques um pouco contrariado. Ele, que realmente era invisível, queria ser visto pelos outros mais do que tudo, e Bernardo fazia o possível para que não o notassem.

Talvez nós sejamos feitos das mesmas coisas que as estrelas, e as estrelas sejam feitas das mesmas coisas que nós. Feitos de todas as coisas perdidas e de todas as coisas que não pertencem a lugar nenhum. – páginas 39 e 40


A escrita da autora, além de fluir bem rápido, é bem simples e leve, então o livro acaba num piscar de olhos (infelizmente), sem contar que é uma história muito criativa, e eu adorei acompanhar as aventuras de Jacques... E torcia muito para que ele conseguisse se libertar e tornar-se real, nem que fosse para surgir um mágico no meio da história e transformá-lo em menino de verdade (ops, meio Pinóquio, né?). Mas o final criado pela autora também foi muito satisfatório, melhor que o meu acima...hehe’ Gostei do desfecho, ficou muito lindo, e eu quaaase me emocionei. Faltou um pouquinho só.

Enfim, a obra não é complexa, tanto que foi publicada pelo selo Galera Júnior, mas não deixa de ser uma leitura maravilhosa e muito agradável. Claro que ver o Jacques passando por aquela angustia toda me deu um aperto no coração, mas os momentos engraçados da história compensam o drama. Adorei o livro, e o achei muito criativo também, além de, mais uma vez usarei este adjetivo, muito lindo!

Era uma vez um garoto que não existia de verdade. Exceto que ele existia, para uma pessoa: uma garotinha. E, quando ele partiu para ser livre, foi apenas porque a garota permitiu. O garoto prometeu nunca a esquecer: não porque ele fosse particularmente teimoso, ou tivesse tendências a sentir culpa. Ele sabia que era simplesmente impossível. Mesmo que viessem vários invernos e as luzes escurecessem a ponto de ele se esquecer de tudo, ele ainda se lembraria. Mesmo quando as folhas escurecessem sob a neve [...] – página 82


11 comentários

  1. Ah, deve ser um livro muito fofo *-*
    Gosto de histórias assim, deu vontade de ler!!
    Já ia querer o Jacques como amigo imaginário <3 hahah

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dryh.
    A capa desse livro é muito bonita!
    Já e encantei pelo Jacques. Tadinho, imagino a tristeza quando ele descobriu que era fruto da imaginação. Fiquei curiosa para saber o que acontece com ele!
    Abraços.


    Papel, palavra, coração

    ResponderExcluir
  3. Que história fofa, e muito bem pensada! Dá pra filosofar tanto com uma premissa simples, mas cheia de conteúdo como essa.

    Vou procurar o livro pra ler, grato pela indicação.

    ResponderExcluir
  4. Gente, fiquei encantada com esse história! Coitado dele descobrir que não é irmão gêmeo, e sim um amigo imaginário. rsrs Que história mais bonitinha, sério. Fiquei muito afim de ler e descobrir como ele resolveu sua situação.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Achei o enredo simplesmente encantador, fiquei com pena dele descobrir que não é real, mas também acaba refletindo sobre pessoas que são reais, mas que não são percebíveis. Adorei a história!
    Beijo
    https://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii,

    Eu já estava curiosa por causa da capa, mas agora fiquei mais curiosa para ler e descobrir o que vai acontecer com o Jacques. Parabéns pela resenha.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá =)
    Ele tem bem a carinha de livro infantil, mas eu adoro livro infantil. Haha' Só por o livro fluir bem rápido ser simples e leve me conquistou 50%. Eu não conhecia o livro. Sua resenha me despertou curiosidade de ler. Parece ser bem fofa e de aprendizado. Beijos'

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Que ideia criativa! Me interessei demais por esse livro. Me parece algo novo, parece engraçado e comovente. Gostei demais. Parabéns pela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá! Que capa linda, impossível não se apaixonar por ela. Gostei da premissa, fiquei curiosa para saber todo o desenrolar da trama,, parece ser emocionante e divertido ao mesmo tempo. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, não conhecia a obra, mas já fiquei interessada na leitura. Parece ser um livro bem fofo <3

    Parabéns pela resenha.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Fiquei super curiosa para ler esse livro, parece ser uma daquelas histórias fofas que nos marcam e nos fazem refletir sobre enredo por dias. Com certeza quero ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...