Proteja-me


Titulo: Proteja-me
Autora: Juliette Fay
Editora: Novo Conceito
Páginas: 448
Edição: 1
Lançamento: 2013
Sinopse: Quatro meses após a morte do marido, Janie LaMarche continua tomada pela dor e pela raiva. Seu luto é interrompido, no entanto, pela chegada inesperada de um construtor com um contrato em mãos para a obra de uma varanda em sua casa. Surpresa, Janie descobre que a varanda era para ser um presente de seu marido — tornando-se, agora, seu último agrado para ela.Conforme Janie permite, relutantemente, que a construção comece, ela se apega aos assuntos paralelos à sua tristeza: cuidando de seus dois filhos de forma violentamente protetora, ignorando amigos e família e se afundando em um sentimento de ira do qual não consegue se livrar. Mesmo assim, o isolamento auto imposto de Janie é quebrado por um grupo de intervenções inconvenientes: sua tia faladeira e possessiva, sua vizinha mandona, seu primo fofinho e até Tug, o empreiteiro.

Resenha

Comecei a ler esse livro bem animada, já tinha lido algumas resenhas dele e todas falaram muito bem, então esperava também gostar bastante da história.
Janie é uma viúva com duas crianças pequenas, vivendo no luto e no ódio de ter perdido seu marido cedo. Após a morte de Robby, ela se tornou uma pessoa amarga e passou a se irritar com todo mundo, mas principalmente com o homem que deveria estar ao seu lado, não abandonado-a.
“Há um milhão de e se na vida. Você precisa só evitar pensar nos ruins.” – página 335
Três meses depois do trágico acidente, um empreiteiro aparece à sua porta com um projeto de varanda que Robby planejou para a esposa, e ela, relutantemente deixa que Tug construa o ultimo desejo de seu marido para a família, enquanto continua a se isolar do mundo e tenta isolar o mundo de seus filhos.

Janie é uma personagem irritante e possessiva. Tudo bem que ela está irritada e com ódio por ter perdido seu marido, mas ela acaba descontando em pessoas que só querem ajudá-la da melhor forma possível, até mesmo Carly, sua filhinha de alguns meses, acaba tornando-se alvo de sua ira de vez em quando.
O que a salva dessa amargura toda é a aproximação do padre Jake, que aparece em sua casa toda semana com um saquinho de chá, tentando fazê-la falar e perdoar seu marido. Com o tempo, os dois tornam-se amigos, mas um sentimento novo começa a surgir, e esse sentimento acaba afastando-os.
“Janie notou seu pulso acelerar quando o viu, algo que vinha acontecendo nas ultimas semanas, mas ela propositalmente vinha ignorado.” – página 184 
A autora conseguiu criar personagens verdadeiros com uma história para contar, eles realmente pareciam reais para mim, e o sofrimento de todos parecia ser o meu. Julliete fez um ótimo trabalho até então. O ponto mais negativo que consegui encontrar é que a história é um pouco enrolada demais, e se torna tão cansativa que quase deixei o livro de lado algumas vezes. A autora parecia ter um objetivo em mente para a trama, mas não conseguiu atingi-lo.
Não consegui derramar uma lágrima sequer enquanto lia as 448 cansativas páginas de Proteja-me, principalmente porque a personagem principal não me agradou em momento algum e só ficava cada vez mais chata.

Em compensação, temos Dylan e Tug, dois personagens que têm grande destaque na história e que não se deixam abalar pelo mau humor irritadiço da protagonista. Dylan é o filho de Janie, e diferente de Carly, ele se lembra do pai, e não consegue entender por quê Robby não pode voltar do céu; Tug é o empreiteiro que, assim como Janie, está passando por um momento difícil em sua vida.
É um livro de reflexão, afinal de contas, mas não é um que eu recomende.
“Sabe qual foi a coisa mais estranha desse ano todo? Essas pessoas todas que eu comecei não gostando nem um pouco... Acho que estava brava demais para gostar de alguém... E agora elas significam tanto para mim. Foram as pessoas que eu menos esperava que poderiam me ajudar que foram as mais importantes.” – página 394

A música escolhida para esse livro é Untitled, da banda Simple Plan:



MilkMilks
Dryh Meira

16 comentários

  1. Ah. Sabe que também queria ler este livro, mas vendo sua resenha fiquei com a pulga atrás da orelha. Tem vários livros que a gente vai marcando para ler né, e esse era um deles. Não gosto de personagens chatas mas às vezes eles são assim porque é realmente o que acontece com algumas pessoas.

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, eu também tenho alguns nomes marcados aqui, mas não sei se os compro *-*

      Excluir
  2. Eu verdadeiramente tenho lido algumas resenhas sobre este livro. E as vezes me animo, as vezes. Olho para capa, não me animo. Olho a sinopse, e acho que talvez. Leio uma resenha e penso que não seria bom, as vezes penso que seria.
    Fico nessa indecisão. Estou meio fugindo de livros que me levem ao estado de cansaço. Desde "A Batalha do Apocalipse" a quase um ano tenho tentado fugir de livros assim, mesmo que possuam uma história interessante.
    Ainda continuo no talvez, com este livro.

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda não li A batalha do apocalipse, mas depois do que você disse vou passar longe dele...rsrs' pior que ter uma lista enorme de desejados, é ter uma lista de livros que a gente não sabe se vale a pena ler :/

      Excluir
  3. Dryh eu tentei ler esse livro assim que foi lançado, mas a leitura não fluiu, a narrativa
    não me convenceu, e achei lenta demais, acabei abandonando.
    Também terminei minha primeira leitura do desafio, falta resenhar e a parte mais difícil: a escolha da música rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu só não abandonei porque tinha escolhido o livro para um desafio de férias, não fosse isso teria parado ainda no primeiro *-* aiin, martelo mais a cabeça na hora da música que na resenha...rsrs'

      Excluir
  4. Olá minha querida, tudo bem?
    Estou passando aqui pela primeira vez em seu blog e tenho que confessar que gostei bastante daqui e principalmente do seu conteúdo. Espero poder passar mais vezes aqui para poder conferir outras resenhas tão boa como essa que me chamou atenção.

    Olha, tenho que confessar que quando esse livro foi lançado eu tinha interesse de comprar, mas depois acabei largando a mão, porque a história não tinha chamado muita minha atenção, mas depois que vc disse ai que a mulher começa a sentir algo pelo padre e tudo mais, comecei achar que a trama é bem interessante. O problema é que eu não curto muito livro que enrola demais. Principalmente aqueles muito descritivos sabe? Mas pelo que vc escreveu eu gostei da história elaborada. Acho que vai de cada um também o gosto né? Não tem jeito. Acho que vou ter que ler para poder tirar minhas conclusões da história. Mas sua resenha ficou ÓTIMA. meus parabens =]

    Olha linda, já estou seguindo o seu blog tá?
    poderia me retribuir também? Ficarei muito feliz e tbm vê se passa no meu blog assim que puder
    para conferir minha nova resenha.
    Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigadaa Silvana ^^ estou dando uma passadinha lá no seu blog ^^
      sei sim, eu também odeio livros que enrolam demais ou que a história acaba se perdendo no meio do caminho, e infelizmente foi o que aconteceu com este. Espero sinceramente, que você consiga gostar dele :)

      Excluir
  5. Nossa que pena...
    o livro tem uma premissa tão legal, não conhecia mas achei a estória seria boa,
    pena que a autora se perdeu no caminho.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Achei o enredo bem interessante Dryh mas acho que minha nota seria baixa também =/ No momento não é a leitura mais adequada para mim.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. interessante até é, mas a autora não conseguiu deixar a história tão boa quanto parecia :/

      Excluir
  7. Achei a premissa do livro interessante. Mas não gosto de livros que a narrativa se arrasta e que não leva a lugar nenhum. A capa é muito bonita. Mas acho que, no momento, não gostaria de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom, eu só consegui terminar o livro porque tinha escolhido ele para a maratona, de outra forma não teria chegado nem na metade *-*

      Excluir
  8. Oie,
    li este livro assim que lançou e confesso que não curti a leitura.
    Prefiro livros mais leves.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante da resenha, sendo que o enredo do livro parece ser bem interessante.
    Parece ser uma boa leitura e gostei da música que escolheu para esse livro!
    Vc deve estar louca com essa maratona... rsrs

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...