Quando finalmente voltará a ser como nunca foi

O título é grande, e foi uma das coisas que mais atiçaram a minha curiosidade a respeito deste livro. A outra, é claro, foi a capa. Aproveitando o feriado e o fim de semana (juntinhos do jeito que a gente gosta ♥), iniciei uma maratona lá no Instagram do blog, e este foi o primeiro livro lido! 


Título: Quando finalmente voltará a ser como nunca foi
Autor: Joachim Meyerhoff
Editora: Valentina (cortesia)
Páginas: 352
Edição: 1
Lançamento: 2016

Sinopse: Isso é normal? Crescer entre centenas de pessoas com deficiência física e mental, como o filho mais novo do diretor de um hospital psiquiátrico para crianças e jovens? Nosso pequeno herói não conhece outra realidade - e até gosta muito da que conhece. O pai dirige uma instituição com mais de 1.200 pacientes, ausenta-se dentro da própria casa quando se senta em sua poltrona para ler. A mãe organiza o dia a dia, mas se queixa de seu papel. Os irmãos se dedicam com afinco a seus hobbies, mas para ele só reservam maldades. E ele próprio tem dificuldade com as letras e sempre é tomado por uma grande ira. Sente-se feliz quando cavalga pelo terreno da instituição sobre os ombros de um interno gigantesco, tocador de sinos.
Resenha

Joachim é um garoto um tanto peculiar. Filho mais novo do diretor de um hospital psiquiátrico, ele mora nas redondezas do hospital desde que se lembra, e já está acostumado com os pacientes que por ali perambulam. Ele inclusive tem alguns amigos de lá! Mas não é só isso o que faz dele um menino um tanto diferente. Quando tinha sete anos, Joachim encontrara um corpo (de um aposentado) 

enquanto ia para a escola, e à medida em que crescia, seus ataques de fúria (e birra) só aumentavam.
Joachim é muito ligado à cadela de estimação da família, mas até mesmo com ela ele se irrita de vez em quando. Seu pai está sempre com o nariz enfiado em algum livro, e raramente dá alguma atenção aos filhos (quando o faz, os meninos vibram de alegria), a mãe não gosta de viver no norte da Alemanha (e deixa isso bem claro ao reclamar do frio), e tudo o que os irmãos mais velhos fazem parece ser com o objetivo de serem maldosos com Joachim.

Hoje penso que, talvez, também a nossa família tenha sido sempre apenas um conceito para ele. A vida como diretor de um hospital psiquiátrico, a vida como capitão de um navio, a vida como horticultor autossuficiente no campo, a vida como pai e marido na família – nós também éramos uma teoria que ele só suportava sentado na sua poltrona, mergulhado em livros ou distante de nós. – página 213

Ao longo do livro, somos apresentados a vários acontecimentos da vida de Joachim (ou Josse), desde sua infância até seus vinte e poucos anos. Não são acontecimentos muito marcantes ou que nos fazem devorar as páginas, mas são interessantes, principalmente quando envolvem pacientes do hospital ou quando Josse deixa transparecer sua raiva sobre qualquer coisa. Eu estava doida para chegar logo no final e descobrir os motivos de ele sentir raiva por motivos tão bobos e insignificantes. Teria isso algo a ver com o fato de o garoto praticamente morar no hospital?

[...] Depois veio a raiva. Uma onda quente que subia dos pés e uma torrente de pensamentos vingativos. Vi punhos e sangue, levantei a cabeça e, de repente, estava diante da minha imagem refletida no espelho. Eu não tinha noção de que podia assumir uma aparência tão feroz. – página 89

Eu estava bastante animada para ler este livro, apesar de ter passado pelo Skoob antes mesmo de iniciar a leitura e ter visto que a história não havia agradado muita gente. Mas estava curiosa. Infelizmente, esperei demais da história, e acabei me decepcionando um pouco.
A narrativa é um pouco lenta e requer atenção, e muitos pontos são cansativos. Ainda assim, é uma obra interessante de se ler, e eu, no geral, gostei de acompanhar Josse em diversos anos de sua vida.

Claro, o livro não me fez rir, chorar ou demonstrar qualquer outra emoção a não ser raiva em alguns momentos (os personagens sabiam ser chatinhos quando queriam), e não é uma história com muitos altos e baixos, intrigas, cenas tensas nem nada do tipo. Quando finalmente voltará a ser como nunca foi é um livro morno, possui uma história intrigante (que promete um final um pouco mais elaborado; contudo, até que gostei do desfecho dado pelo autor) e um protagonista que não é muito difícil de se gostar.

Apesar de não ter me conquistado totalmente, Quando finalmente voltará a ser como nunca foi é uma história que conseguiu me prender do início ao fim, e eu fiquei surpresa quando descobri que o livro é, na verdade, uma autobiografia do próprio autor. Para quem busca um livro diferente (tanto em sua nacionalidade quanto em conteúdo) esta é uma boa dica. Mas antes, uma pergunta: a loucura está do lado de dentro ou de fora?

O silêncio me deprimia. Eu odiava ouvir meu sangue murmurar no travesseiro e ficar deitado no escuro como uma múmia preparada para a eternidade. Sentia saudades dos gritos, da gritaria tranquilizadora dos doentes. – página 96

22 comentários

  1. Oi. não conhecia o livro e o título também despertou minha curiosidade, pena não ter te agradado tanto, os personagens causarem irritação, mesmo assim quero ler.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, e o título me deixou bem intrigada por ser grande. Não descarto a possibilidade de leitura, mas passo a dica por enquanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?!? Imagino que esse livro não deva ser uma leitura muito fácil, né?!? E isso aliado a narrayiva lenta, definitivamente tem o dom de nos decepcionar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    Eu nunca havia ouvido falar desse livro. Confesso que ele também não me despertou o interesse gosto de livros que me tragam diversas emoções.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não esperaria de mais do livro pelo título ser muito grande rsrs, mas posso me surpreender com a grandeza da história, uma vez que não sei o desfecho do livro, ainda mais com a pergunta que fechou sua resenha.
    Dica anota, quem sabe um dia desses eu consiga ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro mas a história parece ser bem interessante. Fiquei surpresa ao saber que é quase uma autobiografia.
    Beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  7. Ola, tudo bem?

    Não conhecia essa obra. E pela premissa, não me agradou. Dessa vez, não anotarei essa dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu tinha conhecimento do livro e da capa, mas não sabia o que a história se tratava pois eu não leio sinopse de jeito nenhum. Gostei muito da sua resenha . Mais eu não leria esse livro então eu passo a dica

    ResponderExcluir
  9. Oi Dry.

    É uma pena que você esperava demais da história e acabou se decepcionando um pouco.Infelizmente, este livro não me interessou ainda mais sabendo que ele contém uma narrativa um pouco lenta. Vou deixa para pegar alguma dica na próxima vez que eu visitar seu cantinho.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha! Pela capa eu não teria interesse, mas o tema abordado é bem interessante, pena que não teve 100% de proveito para se tornar um livro fascinante, mas ainda sim fiquei muito curiosa! Sua resenha ficou maravilhosa, detalhada, mas nem um pouco cansativa, adorei!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Dryh acabei de te seguir no Instagram, tanto com minha conta pessoal qnt com a do blog viu!!!
    Sobre esse livro resenhado ... Já tinha visto a capa pelas redes sociais, mas não tinha lido nenhuma resenha ainda. Lendo a sua opinião percebi a crítica sobre os descontroles emocionais, tanto dos considerados "normais" qnt dos "loucos" e sua pergunta final "A loucura está do lado de dentro ou de fora?" Me lembrou do livro O Alienista do Machado de Assis. Vc já leu!? É ótimo e fala desse assunto também.
    Que pena que vc criou expectativas que não foram alcançadas. Desejo mais sorte nas próximas leituras viu. Mas narrativa lenta estraga qualquer tema mesmo. Enfim foi ótimo conhecer um pouco mais desse livro. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Apesar da estória parecer ser bem cansativa em alguns momentos, com personagens que sabem ser chatos quando quer, o conteúdo da obra, e o ponto chave da leitura, já que prende ao leitor, e nos desperta curiosidade em acompanhar os vários momentos da vida do autor, já que se trata de uma autobiografia. Confesso que apesar de alguns pontos negativos, quero ainda sim ler a obra, e poder tirar minha próprias conclusões, espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  13. Livro intenso com um baita fundo psicologico, adoro temas assim. Fico aflita, sofrendo com e pelo personagem, mas depois a satisfação compensa. Quero muito ler, mas esse tipo de leitura tem que ser muito bem escolhida, pois é pesado demais ler num periodo complicado da vida.

    ResponderExcluir
  14. Dyh!
    Por vezes fico imaginando o que se passa na cabeça de vários autores, sério!
    Um enredo que poderia ser bem desenvolvido e com oportunidade de mostrar a real influência da família e da figura paterna na vida das pessoas e como suas experiências infantis levam a formação de um adulto complicado, torna-se um livro sem objetivos.
    Desejo uma ótima semana!
    “ Bendita seja a data que une a todo mundo numa conspiração de amor.” (Hamilton Wright Mabi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  15. Parece um livro interessante. Por ter tema relacionado a psicológico sinto que posso investir nessa leitura tranquilamente. Esse é um daqueles livros onde você deve esperar menos, para não se decepcionar.

    ResponderExcluir
  16. Embora pareça que ninguém tenha gostado do livro, me despertou interesse pois amo psicologia e o livro aborda o assunto pelo que li na resenha, ansiosa para ler!

    ResponderExcluir
  17. Fiquei com pé atras com o livro agora, mas ainda assim daria uma chance, até porque cada um tem uma impressão diferente da história, me lembrou a história de Sete minutos para meia noite e Onde os monstros vivem.

    ResponderExcluir
  18. Eu gostei, leria com prazer, talvez me decepcionasse no final, mas correria esse risco. Gostaria de conhecer mais a vida do Joachim, suas manias e seu dia a dia nas redondezas do hospital psiquiátrico.

    ResponderExcluir
  19. Nunca tinha ouvido falar desse livro, parece ser interessante apesar de ter uma narrativa lenta. Quando ouço falarem que é uma leitura lenta já sei que ou vou amar o livro ou odiar rsrs é difícil ter um meio termo, mas acho que lendo mesmo pra saber ... vai pra minha listinha

    ResponderExcluir
  20. Gostei. Nem todo livro tem que ser "ardente", algumas histórias precisam ser mornas principalmente aquelas que querem mostrar uma vida extraordinária mas monótona.Ainda bem que nem todos os escritores são iguais.
    Marcelo da Silva

    ResponderExcluir
  21. Tenho vontade de ler desde o lançamento. A nota no skoob me desanimou um pouco, pela resenha e pelo título minhas expectativas eram altíssimas. Mas ainda quero ler, acho que acompanhar o Joachim terá muitos pontos reflexivos e como a leitura é morna, talvez seja pra isso mesmo, para pensar.
    Patricia Queiroz

    ResponderExcluir
  22. Não tem como negar que a capa e o nome do livro me chamaram a atenção!! Posso está enganada, mas o ambiente, o pai ausente, a mãe descontente e a maldade dos irmãos mais velhos colaboram e muito ao fato de Joachim se irritar na maioria das vezes!! Interessante saber que o livro é, na verdade, uma autobiografia do próprio autor.

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...