Enraizados

Enraizados foi um livro duplamente difícil para mim. Foi um pouco difícil engatar na leitura, e foi ainda mais difícil escrever esta resenha, mas espero conseguir passar a todos vocês o que senti enquanto acompanhava Nieshka e o Dragão nessa aventura encantadora <3

Título: Enraizados
Autora: Naomi Novik
Editora: Rocco – selo Fantástica (cortesia)
Páginas: 384
Edição: 1
Lançamento: 2017
Sinopse: Na trama, Agnieszka e Kasia são melhores amigas e levam uma vida tranquila no vale. Mas essa tranquilidade cobra seu preço. Afinal, às margens do vilarejo onde moram fica a temida Floresta corrompida, cheia de um poder maligno desconhecido, e para impedir que ele avance para além das fronteiras da Floresta, o povo do vale conta somente com a proteção de um mago frio e ambicioso, que a cada dez anos exige que uma jovem do vilarejo seja entregue para servi-lo. Enquanto a próxima escolha se aproxima, Agnieska teme por sua bela, graciosa e corajosa amiga. Mas pode ser que ela esteja errada. Porque, quando o Dragão chegar, não é Kasia que ele vai escolher.
Resenha

Quanto tempo levava para esvaziar alguém de dentro para fora? – página 86

Agnieszka é uma garota maltrapilha que não consegue se manter limpa ou arrumada por muito tempo. E por que o faria, se sabe que está a salvo, diferente de sua melhor amiga, Kasia? Todos sabem qual será o futuro da bela e adorável Kasia, e é algo inevitável.
O vale onde nossa protagonista vive é cercado pela Floresta, que abriga o pior dos males e é capaz de engolir vilas inteiras e corrompê-las. O único capaz de impedir os avanços da Floresta é um mago conhecido como Dragão, o mais poderoso do reino. Mas ele cobra um preço.

Uma vez a cada dez anos, o Dragão aparece e leva alguma garota com ele para a torre, onde ela passa a servi-lo. Depois de dez anos, essa garota é libertada. Ninguém sabe ao certo os motivos que o levam a fazer o que faz, ou pelo o que as meninas passam durante esses dez anos, já que, quando são libertadas, não querem voltar para casa. E todos sabem que, quando uma pessoa é levada pela Floresta ou quando a mesma corrompe vilas, tudo está perdido; então não há nada que os moradores possam fazer, a não ser permitir que o Dragão leve suas filhas por dez anos.

Agnieszka tinha certeza de que não seria escolhida, pois era tudo o que o Dragão jamais procurava... Mas numa reviravolta do destino, ela se viu presa na torre, servindo-o, e mais surpreendente ainda: sendo sua aprendiz. Ela não estava tão feliz por estar naquela situação, e no início odiava o Dragão por tudo o que ele fazia e representava, desde tirá-la de sua família até pela maneira como a tratava: como se ela fosse uma criatura estúpida que não servisse para nada. Mas ela vai dar um jeitinho de amaciar esse mago rabugento, e melhor ainda: vai mostrar que é mais poderosa do que ele jamais imaginara.

Quando comecei a ler esse livro, eu não estava muito animada para embarcar numa fantasia, então lia algumas páginas e já cansava. Ai no dia seguinte lia mais um pouco e assim foi, até que cheguei na página 100. Depois disso, eu não pude mais parar de ler. O início da história nos traz um pouco dos aprendizados de Nieshka de sua relação conturbada com o Dragão, relação esta que me rendeu muitas gargalhadas e me fez torcer muito para que eles se tornassem um casal! Era maravilhoso ver que ele ficava envergonhado e não sabia como reagir perto dela às vezes, e a maneira como eles se tratavam e respondiam um ao outro (com sarcasmo) era divertidíssima!

“Sua contradição impossível, miserável e sem sentido, que diabos você fez agora?” – página 72

Lá pela metade do livro, as coisas começam a esquentar. Nieshka percebe que seus dons são diferentes dos do Dragão e isso a faz arriscar o próprio pescoço para tentar derrubar a Floresta, e, a partir disso, começa uma guerra entre magos+príncipes contra a Floresta e tudo o que ela engloba. Mas como saber se tudo não passa de uma mera armadilha da própria Floresta para pegá-los? Como saber se o que eles estavam fazendo era certo, se ninguém jamais o havia feito antes?

Nieshka é uma personagem impressionante, e amadurece muito ao longo do livro (uma das coisas que eu mais gosto de acompanhar nos livros). No início ela fica muito assustada com tudo o que aconteceu, desde ser escolhida pelo Dragão a ter que conviver na mesma casa que ele, sem saber o que a esperava; mas ao longo do tempo, da convivência e da descoberta de sua magia, ela passa a se importar menos com o que ele pensa dela, e passa e pensar por si própria. É claro que ela faz algumas coisas que o leitor poderia não considerar certas, mas ela também faz o possível para consertar seus erros e para ajudar as pessoas que ama.

O que ela estava dizendo parecia verdadeiro demais. A saudade de casa parecia a dor da fome, como se algo em mim estivesse vazio. Sentia essa saudade todos os dias desde que atravessamos o vale, passando por cima das montanhas. Raízes... sim. Havia raízes em meu coração, tão profundas quanto qualquer corrupção. – páginas 242 e 243

Já o Dragão é um grande mistério rabugento. No início foi difícil gostar dele, mas ao longo da história eu fui tendo uma pequena (grande) quedinha por ele, e ansiava pelos momentos em que ele aparecia. Ele era um chato na maioria das vezes, mas a maneira como agia me soou um pouco eu-gosto-dessa-menina-mas-não-quero-que-ela-perceba, então eu não resisti e transformei os dois em um casal na minha cabeça...haha’

Enraizados foi uma leitura incrivelmente fantástica, a autora conseguiu criar uma história maravilhosa e original, e, além de tudo, soube desenvolvê-la com maestria e conseguiu até mesmo criar uma explicação para tudo o que acontecia no vale: de onde surgira a corrupção da Floresta? Eu fiquei boba quando as explicações começaram a surgir e sentia que estava quase devorando as páginas (e as unhas) de ansiedade para saber mais e mais, e quando as coisas davam errado (rá, e como davam, haja coração para aguentar!), eu ficava ainda mais tensa e ansiosa.

Meu único problema mesmo foi conseguir mergulhar na leitura no começo do livro, o que me impede de dar nota máxima ao livro, mas de resto, foi tudo incrível! Não posso deixar de dar destaque para Kasia, personagem para quem eu não dava nada no início (achei que ela seria apenas a amiga perfeita de Nieshka), mas que me impressionou demais e deu um tremendo de um show! E eu quase dei um grito quando cheguei na última página, faltou um epílogo para me deixar ainda mais feliz...haha’ mas o final foi conclusivo e apaixonante o suficiente.

Eu estava na Floresta de novo, sob os ramos, com aquela presença odiosa me observando. O silencio momentâneo no quarto era apenas sua pausa para respirar. Paredes de pedra e luz do sol não significavam nada. Os olhos da Floresta estavam sobre nós. A Floresta estava aqui. – página 280

Eu não sou muito fã de fantasia, mas Enraizados me proporcionou uma leitura muito prazerosa e inteligente, e fiquei ainda mais animada quando vi que fora inspirada num conto de fadas eslavo! Estou curiosa para ler outras histórias da autora, e mais ainda para ver o filme (que aparentemente será adaptado do livro <3) e ver como será que as coisas correrão. É, sem dúvidas, um livro que eu leria muitas e muitas vezes.

11 comentários

  1. Olá Dryh!
    Não conhecia o livro e achei a história bem interessante. Não sou muito fã de fantasia também, mas tenho tentado sair dessa zona de conforto e tentar ler mais o gênero.
    Adorei sua resenha e colocarei o livro na lista!
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e adorei a sinopse e sua resenha. Amo fantasia, então com toda certeza vou procurar para ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente seu blog é maravilhoso e eu já estou seguindo
    Olha sempre olhava pra capa desse livro e sentia vontade de ler, mas acabava deixando ele de lado...
    Acho que não vou conseguir ler tão cedo, pois estou em uma vibe mais romance adulto...
    Mas adorei sua resenha
    https://florescendolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Dryh, td bem! Meu gênero favorito fantasia, adorei sua resenha, estou anotando esse livro para ler, muito obrigado pela dica. Bjs

    ResponderExcluir
  5. A trama é um tanto quanto curiosa, parece ser muito boa. Gosto de toda essa fantasia que cerca ela, apesar da leitura ter se arrastado nas primeiras 100 páginas eu adoraria ler. Ótima resenha.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?!?! Fantasia pra mim tem que encantar de cara, do contrário eu com certeza abandono a leitura.
    Há muito tempo não leio nada com dragões, mas aguardarei outra dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Anastacia ^^
      Na verdade é só o apelido do mago que é Dragão, ele não é um Dragão de verdade :)

      Excluir
  7. Olá
    Eu amo fantasia, especialmente essas onde o mundo é mágico, fiquei muito curiosa com as explicações como a dá floresta, gosto de livros que se preocupam com os detalhes

    ResponderExcluir
  8. Olá , tudo bom?
    Nossa que blog lindo, amei um charme, também gostei muito de seu estilo para resenha, estou te seguindo.
    Menina não conhecia o livro, mas me pareceu um estoria incrível, entendo sua dificuldade, pois existe narrativas que por mais que gostemos e até nos encantemos, ficamos um pouco "amarrados" na hora de ler e resenhar, parece que não fluí.
    beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  9. Estou com esse livro no Kindle para ler, acho que vou gostar bastante da história. Gosto de fantasia e esse mundo parece bem construído.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Olá Dryh,
    Estou muito curiosa para ler esse livro, pois adoro fantasia e adoro a premissa desse livro. Fiquei muito contente por ler sua resenha e saber que, apesar de o começo ter sido um pouco lento, fiquei muito curiosa para fazer a leitura.
    Vou tentar ler e espero curtir.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...