Fraude legítima

Oiee pessoas \0/
Em 2014 a editora Seguinte lançou o livro Mentirosos, da autora E. Lockhart, e se você leu o livro ou pelo menos uma resenha a respeito dele, deve ter percebido que a autora fez muita gente de bobo...haha' eu me incluo nesse grupo.
Há pouco tempo a editora lançou Fraude legítima, o mais novo livro da autora. Vergonhosamente, eu furei a fila de livros-não-lidos para conferir essa belezinha, e agora trago minhas impressões. Bora?

Título: Fraude legítima
Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte (cortesia)
Páginas: 280
Edição: 1
Lançamento: 2017

Sinopse: Jule West Williams é uma garota capaz de se adaptar a qualquer lugar ou situação. Imogen Sokoloff é uma herdeira milionária fugindo de suas responsabilidades. Além do fato de serem órfãs, as duas garotas têm pouco em comum, mas isso não as impede de desenvolver uma amizade intensa quando se reencontram anos depois de terem se conhecido no colégio. Elas passam os dias em meio a luxo e privilégios, até que uma série de eventos estranhos começa a tomar curso, culminando no trágico suicídio de Imogen e forçando Jule a descobrir como viver sem sua melhor amiga. Mas, talvez, as histórias das duas garotas tenham se unido de maneira inexorável — e seja tarde demais para voltar atrás.
Resenha

Jule e Imogen são melhores amigas. Além do fato de ambas serem órfãs, elas possuem muitas outras coisas em comum, como o desejo de não fazer absolutamente nada com suas vidas além de aproveitarem o dinheirama que Imogen possui. Mas quando Imogen se suicida (fato que desencadeou dúvidas nas cabeças de algumas pessoas que a conheciam), Jule fica um pouco perdida, e aí viaja para o México. É aqui onde a história começa.

Até mais ou menos a metade do livro o leitor fica no escuro, sem saber o que realmente aconteceu com Jule e Imogen. A narrativa é bem diferente de tudo o que eu já li: o livro começa do final, e aí ao longo dos capítulos vai voltando, nos mostrando alguns acontecimentos que desencadearam na morte de Imogen e na fuga de Jule para o México. O mais interessante é que, como só conhecemos Jule (e os demais personagens) bem depois, é difícil saber se podemos confiar nela, e mais difícil ainda saber se ela está fugindo por ter feito algo errado ou se está sendo perseguida. Esse foi um dos motivos pelos quais eu li o livro tão rápido.

Immie fazia com que ela se sentisse querida. A alegria dessa sensação preenchia os seus dias. – página 2016

O outro motivo é o fato de a escrita da autora ser bem rápida e intrigante (quem leu Mentirosos sabe do que estou falando), e apesar de eu ter estranhado um pouco a narrativa no começo, isso só me deixou ainda mais curiosa para saber o que tinha acontecido para fazer Jule fugir como havia fugido. É claro que, à medida em que vamos conhecendo nossa protagonista e a autora vai revelando alguns acontecimentos, o final (ou o começo? hehe) fica um pouco na cara, mas não tira toda a graça do livro.

Eu gostei da história num geral, só achei difícil me envolver totalmente com a história, justamente pelo fato de só poder conhecer a verdadeira Jule lá pelo final. Mas achei interessante que, no início, eu tinha uma visão de como eu achava que Imogen (a melhor amiga da protagonista) era, eu sentia empatia por ela, afinal, para alguém se suicidar alguma coisa estava errada, né? Mas aí as páginas foram indo e indo e eu percebi que eu estava imaginando uma Imogen muito diferente do que ela realmente era, aí todas as minhas suposições caíram por água abaixo.

Minhas suposições a respeito de Jule (pelo menos algumas delas) também estavam erradas. Ela podia ser uma garota um pouco estranha que não gostava de falar sobre seu passado e inventava algumas coisas a respeito de si mesma, mas ela também era uma protagonista poderosa que sabia o que queria, e ver um pouco de GirlPower aqui me fez gostar um pouco mais do livro.

Jule foi até o topo da escadaria e olhou para a cidade. Pensou em todas as vidas lá embaixo. Pessoas comprando pasta de dente, discutindo, comprando ovos na volta do trabalho. Viviam cercadas por todo aquele brilho e neon, sempre presumindo alegremente que mulheres pequenas e bonitinhas eram inofensivas. – página 64

Contudo, uma coisa que me decepcionou um pouco foi o final. Não sei bem o que eu esperava, mas acho que queria algo mais desenvolvido e mais... Fechado do que esse. Eu sou uma leitora que até gosta de finais abertos quando todo o resto já foi resolvido, mas quando ficam algumas pontinhas soltas ou quando eu sinto que nem tudo foi bem desenvolvido, aí eu sempre espero um final fechado. Outra coisa que me deixou um tiquinho decepcionada foi ver que as cenas são bem curtinhas, eu esperava conhecer mais os personagens.

Eu gostei do livro num todo, mas não foi bem uma leitura eletrizante e cheia de intrigas, como eu imaginei que seria. Mentirosos conseguiu mexer bem mais comigo do que Fraude Legítima, mas teve algo em FL que me fez sentir-me inquieta durante toda a leitura, talvez por não saber se podia confiar em Jule ou não.
Enfim, foi uma leitura válida e interessante (mais uma vez, eu ainda não havia lido nenhum livro com uma narrativa assim), mas não abalou minhas expectativas.

Ninguém sabia onde ela estava. Ninguém na face da terra. Aquilo deveria deixá-la contente. Afinal, ela queria desaparecer. Mas ficou com medo. Queria estar com Paolo. Queria estar com Imogen. Queria poder desfazer tudo o que havia acontecido. – página 31

13 comentários

  1. Eu nunca li nada da autora. Porém elogios é o que não falta para ela. Mas talvez por não ser um tipo de leitura que me encha os olhos não me vejo lendo por hora. Mas esse livro me deixou mais curiosa do que mentirosos eu assumo. E apesar das suas resalvas irei colocar na lista.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dryh!
    Eu gostei muito de Mentirosos, li esse ano, e a história mexeu bastante comigo.. tipo chocante. Gostei bastante da escrita da autora e com certeza lerei Fraude Legítima! Achei a premissa interessante :)
    Adorei a resenha, beijos!

    Books & Impressions
    Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  3. Oi Dryh, tudo bem?
    Eu não sou muito fã desse tipo de narrativa, mas sua resenha faz o livro ser bastante interessante. Apenar do fato do livro começar contando pelo final, o que não me agrada muito em uma leitura. Mas quem sabe eu não tento futuramente ler esse livro?

    Beijos
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu amo esse gênero. E ainda não li Mentirosos que está na minha estante já um bom tempo. Quero muito ler ainda esse ano. Fraude legítima tem sido muito bem avaliado e isso me deixa bem animada pra realizar essa leitura.
    Certamente vou gostar. Adorei a sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oiii Dryh tudo bem?
    Que demais a sua resenha menina, fiquei feliz de saber a sua opinião e quem sabe futuramente eu daria uma chance, quero muito me aventurar e saber quem são essas meninas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Isso também decorre da nossa expectativa posta no livro em virtude de gostar do escritor ou da escritora. Acaba prejudicando e nos decepcionando em certos pontos.

    Gostei muito dessa capa

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Nunca li nada dessa autora ainda, mas achei a campanha de divulgação desse livro bem legal, e me interessei por ele, sei que as vezes os finais nos decepcionam, ms isso faz parte infelizmente da vida de quem lê, dica anotada :)
    Beijus

    ResponderExcluir
  8. olá... já oouvi falar da autora e do outro livro dela, esse eu desconhecia. a narrativa, apesar de parecer meio confusa, traz um enredo que me deixou intrigada... espero apreciar a obra, e que o final me seja satisfatório...
    bjs...

    ResponderExcluir
  9. Olá.

    Primeira resenha que leio desse livro e adorei.
    Ainda não li nada da autora, mas confesso que quero começar por esse, já que o outro não me desperta tanto interesse.
    Os finais de muitos livros vem desapontando, não é mesmo? Me senti assim com um que li esse mês, mas...
    Adorei a sua resenha e seu blog! Já estou seguindo <3

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitur

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh, são poucos os livros com finais abertos que me conquistam. Este livro eu não tinha visto ainda, mas não me interessou por completo, quem sabe mais para frente.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  11. Oie
    depois de ler Mentirosos, é impossível não querer ler mais nenhum dessa autora então com certeza estou curiosa e espero poder ler esse me breve apesar de saber que posso vir a me decepcionar com o final, mas quem sabe eu goste

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Li Mentirosos e também fui feita de boba hahaha.. mas faz parte! Estou mega curiosa com esse livro, adoro a narrativa da autora meio louca e adoro esse mistério e essa confusão toda rs' esto louca para conferir! Adorei seus pontos sobre o livro, me deixou mega curiosa, só estou com medo desse final rs' mas espero ler em breve!

    beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Tenho curiosidade em ler essa autora. Ela tem sido muito bem comentada. Esse livro parece bom, pois adoro personagens misteriosos.

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...