Centelha

Título: Centelha
Autora: Amy Kathleen Ryan
Editora: Geração Editorial
Páginas: 376
Edição: 1
Lançamento: 2014
Sinopse: Após uma fuga desesperada da nave inimiga, Waverly e as outras meninas sequestradas conseguiram voltar para a Empyrean. Mas o clima por ali não poderia estar pior. Kieran, o menino gentil e sonhador que Waverly amava, assumiu o posto de capitão e passou a agir como um tirano de sangue-frio, deixando a Empyrean sob uma tensão sinistra. Seth Ardvale, líder brilhante e arqui-inimigo de Kieran, foi trancafiado na prisão, sem julgamento. As crianças prodígios que mantêm a nave funcionando estão revoltadas com o autoritarismo do líder. Para completar, uma explosão faz soar o alarme de mais uma ameaça. Eles não estão sozinhos. A tripulação aterrorizada terá que lidar com um inimigo pior do que a New Horizon, ou o delírio de Kieran. Seth descobre um passageiro clandestino na nave, que se move silenciosamente, deixando rastros de sangue por onde passa. O criminoso quer vingança. E só Waverly é a chave para entender seu ódio e impedir que ele detone sua bomba-relógio.
Resenha (spoilers de Brilho)

Estava ansiosa para ler Centelha desde que terminei Brilho, e percebi que ele era um dos melhores livros que eu já tinha lido. Tinha expectativas muito altas para o segundo livro, mas confesso que não esperava realmente que elas fossem alcançadas, pois vi algumas resenhas que foram um pouco negativas e me desanimaram um pouco. Dizer que Centelha me surpreendeu seria pouco.

Waverly finalmente está em casa, mas é uma casa vazia sem adultos e cheia de crianças assustadas querendo seus pais. Depois de fugir da New Horizon, ela foi acusada pelos menores de ter abandonado os adultos nas mãos de Anne Mather, por mais que tenha arriscado sua vida para trazer as meninas de volta. Ela finge não ouvir a maioria dos insultos, mas no fundo, se sente tão culpada quanto aterrorizada. O que mais a assusta é ver que Kieran não é mais o mesmo, e que parece estar se tornando uma Anne Mather com suas palavras religiosas que parecem forçadas e os encontros matinas que agora são obrigatórios. Ele se acha o novo capitão, e com esse poder todo em mãos, quem garante que não se sairá pior do que Seth?

“É culpa dela por eu estar assim”, pensava Waverly, “Ela me transformou em outra pessoa.” – página 287

Uma coisa que me impressionou bastante no primeiro livro e que ainda conseguiu me deixar de queixo caído neste, foi a forma com que a autora consegue colocar o leitor contra os personagens. Seth era o inimigo para mim no primeiro livro, e Kieran era um santo, porém em Centelha os papéis se inverteram. Seth era quem estava na prisão, sem direito nenhum, e Kieran era o maluco que se achava no poder de fazer o que quisesse. Eu realmente não sei o que esperar do terceiro livro. Waverly é outra personagem que eu amo e odeio ao mesmo tempo. Adoro sua inteligência e coragem, e a força de vontade que a mantém em pé mesmo quando tudo parece estar ruindo à sua volta, mas odeio que ela se sinta tão presa à Kieran e se importe tanto com que os outros pensam. Também odeio que ela demore tanto para perceber que está apaixonada por Seth, coisa que está bem na cara há muito tempo.

“É por isso que eu me escondo debaixo de tratores e colheitadeiras de grãos”, pensou Waverly consigo mesma e com amargura. “Ninguém pode me ver. Ninguém pode me dizer nada. E eu posso simplesmente ficar sozinha. – página 23

Não vou falar muito do que acontece em Centelha porque a sinopse já conta bastante coisa, mas resumindo, há um terrorista clandestino da New Horizon na Empyrean, e ele está furioso e sedento por sangue por algo que aconteceu anos atrás, algo que a autora vai contando as poucos e que vai deixando o leitor cada vez mais curioso para saber a história toda. Esse terrorista conseguiu se manter escondido desde que Waverly e as outras meninas voltaram, mas agora ele decidiu agir, e não será fácil encontra-lo. Principalmente para Seth, que foi libertado como uma distração e acabou levando a culpa pelos ataques graças à rixa que tem com Kieran.

Não são poucas as cenas de ação em Centelha, mas a mais tensa dela acontece nas últimas dez páginas (sacanagem a gente se vê por aqui), e são aquelas cenas que te fazem querer terminar logo de ler para saber o que vai acontecer, e ao mesmo tempo morra de medo de saber o que vai acontecer. Não conseguia acreditar no que estava acontecendo, e por mais que o desfecho não tenha sido 100% trágico, ainda assim tive vontade de chorar. Imagino cem coisas que podem acontecer após isso tudo, e mal vejo a hora de saber o que realmente acontecerá, e torcer para que os personagens consigam sobreviver.

Centelha é um livro surpreendente, e eu não sei se consigo esperar a continuação por tanto tempo. Em busca de um novo mundo é uma das melhores trilogias e distopias que eu já li, a história é impactante, os personagens são incríveis e, por mais que não goste muito de triângulos amorosos, acho que vale a pena conhecer Waverly/Kieran/Seth.

#TeamKieran em Brilho
#TeamSeth em Centelha
- Nada em relação a isso tudo é justo com ninguém – disse ela. - Mas vamos tornar isso justo de novo. Vamos conseguir trazer nossos pais de volta, e todo mundo que ficar no nosso caminho... – Ela não terminou a frase. Não queria ouvir a si mesma dizendo aquilo. – página 280


12 comentários

  1. Oi, Dryh. Ainda não li Brilho, então li sua resenha por alto. Fico feliz que tenha gostado tanto dos dois livros, ambos estão na minha lista de leitura e eu espero gostar. Essas duas capas são lindas demais! <3
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você goste tanto dos livros quanto eu, Ana ♥ são lindonas, né? A editora caprichou!

      Excluir
  2. Oi Dryh... adorei a sua resenha... saber que a continuação do livro é tão bom quanto o primeiro me deu vontade de colocar na minha listinha os dois livros como urgente... desde o lançamento quero ler esses livros, sem contar que distopia é vida... e não posso deixar essa passar... percebi o quanto gostou da leitura do livro e até o favoritou a sua empolgação foi a minha durante a leitura da resenha... nem me dei conta de spoiler kkkkkk porque não li o livro e como vai demorar um pouquinho até irei esquecer.... parabéns... Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, Diana ♥ Concordo...haha' distopia é a melhor!

      Excluir
  3. Olá flor,

    Eu ainda não li nenhum Brilho e para ser sincera a capa me chamou a atenção uma vez, mas nunca parei pra saber o enredo do livro.
    Parece interessante, lembra vagamente The 100. Uma amiga minha já leu e adorou, fiquei um pouco curiosa depois da sua resenha.

    Beijos

    www.itgeekgirls.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lembra um pouquinho mesmo, pelo fato de acontecer no espaço, mas Brilho/Centelha ganham em disparada...haha' ♥

      Excluir
  4. Olá!
    Como não li Brilho (mas vi que a sua resenha da obra ficou maravilhosa e fiquei curiosa), pulei boa parte da resenha e espero conseguir ler a obra em breve, pois me interessei muito.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você possa ler em breve, Juliana, e que goste tanto quanto eu ♥

      Excluir
  5. Não conhecia, gosto de sagas! As citações são bem legais.
    Seguindo, abraços!
    http://borboletasdegelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Li a resenha superficialmente pois não li o primeiro livro ainda, mas é bom saber que dá agonia ficar esperando a continuação.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  7. Oiee.

    Flor a leitura de Brilho foi bem difícil para mim, mas cheguei ao final e como disseram que Centelha é melhor vou ler assim que terminar Espossa 22.
    Não li sua resenha, mas vi o final rsrs.

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...