De olho no autor #25: Andreia Pontes

Esta blogueira está muito envergonhada ao fazer este post. Estava "limpando" meus arquivos no computador quando encontrei essa entrevista de 2014 com a autora Andreia Pontes, que nós fizemos antes mesmo do De olho no autor nascer. Fiquei chocada e ao mesmo tempo envergonhada por ter me esquecido de postar a entrevista com a Andreia, e peço mil desculpas à ela por isso *-*

Maas, agora que o tesouro perdido já foi encontrado, que tal conhecê-lo?


1.  Como foi seu primeiro contato com a leitura? 
A.: Foi ainda criança, lia muitos gibis, pois o meu pai sempre comprava. Mas conforme fui crescendo fui mudando a leitura, passando para série vaga lume, em seguida os famosos romances de bancas. Mas desde cedo gostava muito da Agatha Christie e Sidney Sheldon.

2.  Na infância, qual era sua relação com os livros?
A.: Freqüente! Minha mãe incentivava muito a leitura, pois ela lia muito.

3.  Quando você começou a escrever? 
A.: Pode parecer meio clichê rsrsrs, mas escrevo desde criança. E sempre no mesmo segmento, terror, suspense etc...

4.  Quais são suas inspirações para escrever? Tem algum autor como referência?
A.: Sou fã da Anne Rice, até coleciono os livros dela, claro que faltam muitos livros para completar a coleção..rsrsrs. Acho que ela inspirou toda uma geração de escritores da literatura fantástica voltara para os vampiros, porque ela revolucionou a forma de como eles eram vistos antes, na era Bran Stocker. Hoje eles são mais humanizados, as histórias são mais envolventes e até românticas, mas o melhor, sem tirar aquela pegada terror, que obviamente tem que ter. ela é uma referência forte pra mim.
Mas as inspirações vem  das pessoas, do cotidiano, viagens, aventuras, na verdade vem de tudo que me rodeia.

5.  Os personagens do seu livro foram inspirados em alguém que você conhece?
A.: A maioria deles foram inspirados em pessoas reais, pessoas que conheci, que convivo, que já se foram.

6.  Você já recebeu críticas negativas ou mal educadas sobre o seu trabalho?
A.: Sempre existem as criticas, já recebi criticas sim! Todo mundo recebe criticas. Adriana foi o meu primeiro livro, e tive alguns problemas com revisão, por este motivo tive algumas. Mas vale de experiência para que possamos evoluir no futuro. Mas vale alertar aqui  sobre algumas criticas que vejo por ai de outros escritores, criticas destrutivas e sem nexo.  As pessoas precisam pensar antes de matar o sonho de alguém.

7.  Quanto tempo levou para escrever seu livro e como foi a experiência? 
A.: Eu levei 12 anos para escrever a saga inteira. Devido tempo, pesquisas, percalços..enfim, demorei bastante.
8.  Quais são as dificuldades para que um autor consiga ter seu livro publicado e conhecido no mercado literário brasileiro? 
A.: É algo bem complicado publicar um livro no Brasil. Editoras grandes não dão atenção para novos autores, você bate na porta e simplesmente não te dão atenção, a não ser que você seja uma celebridade inútil. Pronto falei! Kkk..enfim, as editoras pequenas te dão varias possibilidades limitadas, e você tem que pagar por isso. Eu sempre digo, que tem que  fazer por amor e não esperar a fama. Isso é conseqüência, vem depois. Faça por amor e faça pra você primeiro.

9.  Para você, qual a melhor coisa em escrever?
A.: Escrever é terapia! Rsrs...desenvolver uma história e criar personagens é um dom.

10.  Sei que essa pode ser uma pergunta difícil, mas qual seu livro preferido?
A.: Tenho vários livros preferidos! Mas a fazenda blackwood da Anne Rice, e o livro do Vampiro Armand, me arrebataram.

11.  Se fosse um personagem, qual seria? Por quê?
A.: Sem duvida eu seria Adriana, pois ela já foi criada inspirada nessa autora que vos escreve. Rsrsrs

12.  Além de escrever, você também lê bastante?
A.: Leio muito, não somente romances. Mas pesquiso muito sobre tudo, sou curiosa e cavo fundo. Então leio diariamente, e varias coisas intercaladas.

13.  Qual livro nacional você recomenda? Por quê?
A.: A batalha do Apocalipse do Eduardo Spohr, sem duvida o melhor livro nacional que eu li esse ano. Estou apaixonada por esse livro, fantástico!

14.  Poderia nos contar um pouco do seu livro?
A.: O primeiro livro Adriana, fala de uma mulher adulta e cética, que tem a vida drasticamente transformada quando descobre que o mundo é mais do que imagina. Mas ai tem que ler e ver o que acontece..rsrsrs
Os guardiões da aliança, é o livro II da saga, continuação do livro Adriana. Ele aborda muitas coisas, e conta um pouco da historia de cada um dos personagens principais. Claro que mantendo o mesmo clima, terror, suspense, paixão, é mais eletrizante que o primeiro.

15.  Tem algum trabalho futuro chegando? Poderia nos falar um pouco dele ou é segredo?
A.: Pretendo acabar essa saga no terceiro livro. E já tenho alguns projetos que já foram iniciados. Mas é segredo por enquanto!

19 comentários

  1. Ótima entrevista Dryh, Andréia parece ser uma autora dedicada, não a conheço e nem a sua obra, mas fico feliz de ter a conhecido. Já tendo a base de Anne Rice, Agatha Christie, e alguns outros autores que eu amo, já tem créditos comigo.

    Beijos, Ahri.
    http://dois-players.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dryh!
    Menina, que pena que esqueceu dessa entrevista, mas adorei conhecer a autora. Não sabia da sua saga. 12 anos para escrevê-la apenas revela cada cuidadoso detalhe que a autora produziu. Fiquei ainda mais curiosa ao saber que a protagonista foi inspirada na própria autora (rs). Espero conhecer o seu talento.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito legal conhecer um pouco mais da autora!
    Ótima entrevista.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adorei a entrevista!
    Achei a autora super simpática e adorei saber que ela gosta de Anne Rice. Nossa 12 anos para escrever a saga?? Deve ter resultado em uma excelente obra!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ola Dhry adorei conhecer um pouco mais da autora e concordo com ela as críticas devem ser sempre construtivas, e não para magoar os autores. Gostei do modo como ela lida com as opiniões adversas. beijos e sucesso a autora.

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Hahahaha, isso acontece flor, é tanta coisa para organizar e postar que acabamos esquecebdo de algo. Mas eu adorei a entrevista e me identifiquei muito com a resposta da autora na primeira pergunta, porque comecei a ler bem assim, apesar de ter só uma diferença, que era eu quem comprava meus gibis, e serie vaga-lume nem precisa de comentários, amoooo, e já ia me esquecendo dos livros divos do divo Pedro Bandeira que também fizeram parte do meu começo do amor pelos livros.

    Amei a entrevista, é sempre bom conhecer autores novos, é uma ótima forma de divulgação, já que ajuda com editoras grandes é impossível, a não ser que seja uma celebrity, como disse ela,kkk.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Ola Dryh!!já me identifiquei com a autora logo na primeira resposta, meu primeiro contato com a leitura foi exatamente como o dela, até os autores preferidos na época eram os mesmos.Foi um tesouro reencontrado mesmo viu.

    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ótima entrevista,é sempre bom conhecer novos autores e suas vidas e inspirações,como ela eu amava a série vaga lume ,e imagino que deva ser mesmo uma terapia escrever,colocar toda a criatividade para fora.

    Gostei de conhecê-la mais um pouco....

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Flor!
    Parabéns a vc e a autora pela entrevista! Gosto muito de ler entrevistas objetivas! Adorei que ela citou a autora Anne Rice é uma das minhas autoras preferidas de sobrenatural! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh, sua linda, tudo bem?
    Já vi que essa autora é uma das minhas, risos... Também cresci lendo a coleção vagalume, Agatha Christie e Sidney Sheldon. Não acho clichê dizer que escrevia desde pequena. Pois isso só é comum no meio dos escritores. Eu acredito que quem tem esse dom, deve ter várias histórias na cabeça, querendo sair.
    Desejo muito sucesso para autora.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Dryh!
    Nunca tinha ouvido falar na autora ou em seu livro! Curti pelo fato de ser sobrenatural, por ela se inspirar em grandes nomes desse gênero!
    E sobre o fato de a entrevista ter se "perdido", pense que antes tarde do que nunca! rs
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  12. Oie Dryh!!!

    Esse é o primeiro blog que leio algo dessa autora, como pode ver não conhecia e menos ainda a sua obra. Adorei a entrevista e a oportunidade de conhecer novos autores nacionais. Gostei da proposta do livro e quem sabe um dia tenha a oportunidade de ler.
    Parabéns flor!
    Bjus
    Juh

    ResponderExcluir
  13. Olá flor, que chato que tenha se esquecido, mas isso é normal na vida de blogueira. Amei a entrevista e conhecer um pouco sobre a obra e a autora que parece ser maravilhosos. Estou bem curiosa para conhecer Adriana rs.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  14. Oii adorei a sua entrevista, muito interessante e achei a autora muito simpática ^^
    Não conheço os livros, mas irei procurar

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie.

    Não conhecia a obra, mas amei conhecer assim como a autora.
    A dedicação dela na escrita é super bacana, pois mostrar dedicação e com certeza amadureceu bastante no processo de escrita

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  16. Oi flor... eu bem sei como é rs... também esqueço de umas coisas nossa que me envergonho também... faz tempo que não vejo nada sobre esse livro e lembro que li apenas uma resenha dele e de que gostei muito do enredo... a autora é bem simpática e sabe o que quer... eu acho que as editoras estão começando bem de leve a dar mais oportunidades para autores nacionais obviamente não posso dizer que é fácil ou como isso funciona... mas vejo a novo conceito e a novo século dar muitas oportunidades... Xero!

    ResponderExcluir
  17. Olá tudo bem?
    gosto muito de entrevistas com autores elas sempre aproximas o leitor. Gostei das respostas da autora e a achei um tanto quanto simpática. Parabéns pelo post, muito bom!
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Dryh,tudo bem?
    Gostei bastante da entrevista, não conhecia a autora e sua obra parece ser bem o meu estilo, vou procurar saber mais. Já vi muitas entrevistas de autores que mencionam Agatha Christie e Sidney Sheldon, necessito ler algo desses autores, devem ser ótimos!!

    ResponderExcluir
  19. Olá!!!

    Não conhecia a autora e suas obras... muito bacana a entrevista! 12 anos escrevendo???? Caraca, deve ter sido um "filho" muito delicioso de publicar, depois de tanto tempo gerando-o. Legal!!

    Beijos!!!

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...